quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A CATALUNHA E SEUS PROBLEMAS



A Catalunha e seu entrevero

Manoel Hygino 











O problema da Espanha com a Catalunha está longe de terminar. Vamos falar dele até porque de nossos desafios estamos cansados de escrever sem resultado prático. Tampouco representam perspectivas promissoras as longas conversas, os discursos inflamados, as acusações recíprocas, os intensos debates e os incontáveis conciliábulos em Brasília. O clima, altamente contaminado, prejudica e impede chegar-se a conclusões de maior duração beneficiando o país. E o povo sofre. 
Na Europa, a declaração de independência da Catalunha, proclamada pelo seu Parlamento, acirrou os ânimos diante da atenção cuidadosa de toda a Europa, que também já enfrenta problemas demais, por todos os lados. No último sábado, 28 de outubro, o Executivo central espanhol destituiu o governo e convocou eleições para 21 de dezembro.
Como não poderia deixar de ser, Madri tratou imediatamente de nomear alguém para substituir o separatista presidente Carles Puigdemont.
Assumiu o cargo a simpática vice-presidente Soraya Siena de Santamaria, já exercendo as funções de presidência e vice-presidência da Catalunha.
Em contrapartida, o destituído presidente apelou aos cidadãos para que se oponham à intervenção de Madri, mas em todo caso foi prudente: “Nossa vontade é continuar trabalhando para cumprir os mandatos democráticos, e, ao mesmo tempo, buscar maior estabilidade e tranquilidade”.
O primeiro-ministro espanhol Rajoy, a seu turno, também foi precavido: Garantiu que as eleições do último mês do ano serão “limpas, livres e legais”. A Procuradoria da República, porém, não deixou de mexer seus pauzinhos. Anunciou uma queixa-crime contra o cinquentão Puigdemont, por “rebelião”, pela qual pode ser condenado a até 30 anos de prisão.
A situação, como se depreende e se observa pelas manifestações de rua em Barcelona e outras cidades catalãs, não é tão pacífica como se desejaria. A independência é um grande sonho da Catalunha, e a última tentativa, liderada pelo presidente Luis Companys, resultou em fracasso, em 1934.
A Catalunha, no canto Nordeste da Península Ibérica, mais do que uma região, de fato é um conjunto de regiões bem delimitado. Se a costa é de difícil acesso, tem portos importantes, em especial Barcelona e Tarragona. Quem estuda o que há por ali, percebe caracteres linguísticos e folclóricos, que revelam o sentimento autonomista. 
Ao longo da história, passou dos sarracenos expulsos pelos espanhóis, para o governo de condes franceses, que se tornaram independentes da França. Trava-se, no decorrer de séculos, uma luta pela autonomia, sem êxitos mais significativos. É uma crônica complexa, que registrou inclusive o domínio do reino de Aragão. Quando o soberano espanhol Felipe IV tentou privar a Catalunha de seus direitos e privilégios, ela se revoltou sob a proteção de Luís XIII, da França. Assim a Catalunha tem sido teatro de expectativa de rebeldia. De grande significação para a vida política e econômica espanhola, é estratégica para a Europa, que dali não tira os olhos. Tem muitos motivos. 

terça-feira, 31 de outubro de 2017

COPA DE FUTEBOL DA RÚSSIA 2018 - AMEAÇA DO EI AOS CRAKES



Após Messi e Neymar, Estado Islâmico usa foto de Cristiano Ronaldo para ameaçar Copa do Mundo

Da Redação





As ameaças terroristas a Copa do Mundo da Rússia continuam. Após Neymar e Lionel Messi se tornarem "alvos", um grupo pró-Estado Islâmico espalhou pelas redes sociais uma nova ameaça, agora com a foto do craque português Cristiano Ronaldo.
O novo cartaz traz um terrorista com uma faca em frente ao jogador do Real Madrid ajoelhado e com um olho roxo. O símbolo da Copa do Mundo da Rússia 2018, suposto alvo dos jihadistas, aparece quebrado no canto da imagem.
"Nossas palavras são o que você vê, não o que você ouve. Então espere. Nós estamos esperando também..." Foi a mensagem transmitida na propaganda, encontrada pelo grupo de monitoramento Intel.
O melhor jogador do mundo é retratado no que parece um cemitério, ajoelhado sobre uma montanha de ossos. As ameaças às estrelas do futebol nestas últimas semanas e ao principal evento de seleções do mundo chegam no momento em que o Estado Islâmico sofre derrotas em seus redutos e perde território na Síria e no Iraque.
No sábado (28), outro pôster dos extremistas trouxe ameaças a Neymar e Messi. Nele, um terrorista segura o brasileiro, de joelhos e com as mãos atadas. Já o argentino Messi aparece executado ao lado.
Antes, o craque do Barcelona também já havia sido alvo dos jihadistas da Wafa Media Foundation, que apoia o EI, que divulgou uma imagem do argentino com um dos olhos sangrando e uma roupa de presidiário com seu nome escrito.

CO2 - SE AUMENTOU EM 2016 EM 2017 SERÁ AINDA MAIOR



Concentração de dióxido de carbono na atmosfera bate recorde em 2016

Agência Brasil








Segundo a OMM, atualmente a concentração de CO2 na atmosfera representa 145% dos níveis pré-industriais (antes de 1750)

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera aumentou em 2016 até atingir níveis recordes, informou hoje (30) a Organização Meteorológica Mundial (OMM) em seu boletim anual sobre o impacto dos gases de efeito estufa.
A informação é publicada poucos dias antes do início da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, que será realizada entre os dias 6 e 17 de em novembro na cidade alemã de Bonn.
Em 2016, a concentração atmosférica de CO2 - principal gás de efeito estufa de longa duração - alcançou 403,3 partes por milhão (ppm), acima das 400 registradas em 2015.

Segundo a OMM, atualmente a concentração de CO2 na atmosfera representa 145% dos níveis pré-industriais (antes de 1750).
A agência da ONU atribui o aumento recorde de 3,3 partes por milhão da média anual, em parte, ao resultado das atividades humanas combinadas com um intenso impacto do fenômeno meteorológico El Niño, que teve devastadores efeitos em várias áreas do mundo entre 2015 e os primeiros meses de 2016.
O fenômeno provocou secas nas regiões tropicais e reduziu a capacidade dos "sumidouros" - como as florestas, a vegetação e os oceanos - para absorver CO2.
Em observações diretas, não se viram esses níveis de concentração de CO2 em 800 mil anos, assegura a OMM em seu boletim.
Se forem empregados os indicadores indiretos para medir a quantidade de CO2 na atmosfera, níveis similares aos de agora foram observados no período de 3 milhões a 5 milhões de anos, ou seja, no Plioceno Médio, quando a temperatura era de 2 a 3 graus superior e o nível do mar entre 10 e 20 metros acima do atual.
O crescimento demográfico, as práticas agrícolas mais intensivas, o maior uso da terra, aumento do desmatamento, a industrialização e o uso de energia procedente de fontes fósseis contribuíram para uma aceleração da taxa de aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera desde o início da era industrial.
"Infelizmente, não vimos números positivos na concentração dos principais gases de efeito estufa até agora", disse, em entrevista coletiva. o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, que enviou mensagem aos governos: há "necessidade urgente de elevar o nível de ambição se queremos cumprir seriamente os objetivos do Acordo de Paris".
O Acordo de Paris tem como objetivo evitar que o aquecimento global supere os 2 graus centígrados no final deste século em relação aos níveis pré-industriais, embora as nações tenham se comprometido a fazer todos os esforços necessários para não ultrapassar 1,5 grau.


PRESIDENTE TEMER RECUPERA DE UMA CIRURGIA DE PRÓSTATA



Presidente Michel Temer recebe alta do hospital Sírio-Libanês após cirurgia de próstata

AFP








O presidente precisou de uma intervenção cirúrgica devido a uma hiperplasia (aumento) benigna na próstata na noite de sexta

O presidente Michel Temer recebeu alta médica nesta segunda-feira (30) depois de ser submetido a uma cirurgia de próstata no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou o Palácio do Planalto.
"O presidente Michel Temer recebeu alta às 12h de hoje. Por recomendações médicas, ele irá para casa, em SP mesmo, repousar", afirmou a assessoria do chefe de Estado, de 77 anos.
"Por aqui foi tudo bem. Agora vou trabalhar em casa", afirmou Temer a jornalistas que aguardavam a sua saída na porta do hospital.
Seu quadro de saúde o obrigou a cancelar uma visita a Brasília do presidente boliviano, Evo Morales, prevista para esta segunda. Espera-se que Temer volte a Brasília na quarta-feira (1º), informou à AFP um porta-voz da Presidência.
O presidente precisou de uma intervenção cirúrgica devido a uma hiperplasia (aumento) benigna na próstata na noite de sexta-feira (27). Dois dias antes havia sido hospitalizado em Brasília por uma obstrução na uretra.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...