quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

NOTÍCIAS DO DIA 22/01/2020


Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje





                                                                                                                   © Foto: Reprodução 

GOVERNO
- Regina Duarte vai a Brasília para conhecer secretaria
A atriz Regina Duarte estará em Brasília nesta quarta-feira (22) para conhecer a Secretaria da Cultura, cujo comando está vago desde a demissão de Roberto Alvim. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro fez um gracejo sobre o acerto para ela chefiar o órgão. ‘É a namoradinha do Brasil, já estou com saudade dela. Tem que ser escondido da primeira-dama’, brincou o presidente. (Via Poder360)

JUSTIÇA
- Glenn Greenwald critica MP após ser denunciado
O jornalista Glenn Greenwald publicou um vídeo no qual rebate a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra ele no âmbito da operação Spoofing, que investiga a invasão de aplicativos de mensagens de autoridades brasileiras. Glenn diz que a denúncia se trata de ‘um ataque à liberdade de imprensa, ao STF e à democracia brasileira’. O jornalista foi denunciado junto de outras 6 pessoas. São apontados indícios dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e interceptação telefônica ilegal. (Via Poder360)

- Brumadinho: MP denuncia Vale Tüv Süd e 16 pessoas
O Ministério Público de Minas Gerais denunciou a Vale, a TÜV SÜD e 16 executivos das duas empresas por homicídio duplamente qualificado e crimes ambientais no caso do desastre da barragem do Córrego de Feijão, em Brumadinho, há um ano. O ex-CEO da mineradora, Fabio Schvartsman, está entre os indiciados. Para o MPMG e a Polícia Civil, ficou demonstrada a existência de uma ‘promíscua relação entre as duas empresas no sentido de esconder do poder público, sociedade e acionistas a inaceitável situação de segurança de várias barragens de mineração mantidas pela Vale.’ (Via Exame.com)

EDUCAÇÃO
- Weintraub diz que Sisu teve ‘pequena instabilidade’
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) apresentou ‘pequenas instabilidades’ ao longo da terça-feira (21), primeiro dia das inscrições na plataforma. Estudantes relataram lentidão ao acessar o site. O ministro disse que a situação ocorreu em razão de uma demanda ‘muito acima da prevista’. As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo, 26, após prorrogação do prazo em decorrência de erro na apuração das notas de cerca de 6 mil alunos. (Via Estadão)

BRASIL
- Mulher é 22º caso de intoxicação por cerveja
A notificação do caso de uma mulher fez chegar a 22 o número de suspeitos de intoxicação pelo dietilenoglicol. A substância tóxica foi encontrada na cerveja e na água da cervejaria Backer, em Belo Horizonte. Até ontem foram notificados casos de 19 homens e três mulheres em oito municípios mineiros. Quatro pessoas morreram, sendo que o exame de uma delas indicou a presença do dietilenoglicol. As outras três mortes depende de resultados de análises laboratorias. (Via Estado de Minas)

MUNDO
- Senado define regras do impeachment de Trump
O julgamento político contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou em uma nova etapa nesta quarta-feira (22) depois que o Senado debateu as regras do processo e os republicanos bloquearam todos as tentativas dos democratas de convocar autoridades como testemunhas. A decisão é um indício de como o processo vai transcorrer e que provavelmente terminará com a absolvição do presidente, que busca a reeleição em novembro. (Via AFP)

- Na China, coronavírus mata 9 e infecta 400 pessoas
O coronavírus surgido na China e já registrado em vários países da Ásia e nos Estados Unidos provocou a morte de nove pessoas e infectou cerca de 400, revela nesta quarta-feira (22) o último boletim das autoridades de saúde chinesas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) se reunirá hoje para determinar se é necessário declarar ‘emergência de saúde pública de alcance internacional’. (Via AFP)


Mais de 600 líderes indígenas brasileiros reunidos pelo chefe Raoni Metuktire concluíram uma reunião em Mato Grosso. Eles denunciaram o projeto político ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Logotipo de AFP

Alvim disse 'assinar embaixo' frase nazista antes de demissão
Logotipo de Estadão

Cogumelo com psilocibina: substância antidepressiva (Foto: Hilko Mari)


LOTERIA
- Mega-Sena acumula e vai R$ 35 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.226 da Mega-Sena e o prêmio acumulou de novo, para R$ 35 milhões. Nesta semana, a loteria terá três sorteios e não dois, como de costume. O primeiro foi na terça (21), o próximo acontece na quinta-feira (23) e o último será no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOVERNO AUTORIZA OS EMIRADOS ÁRABES A EXPLORAR O TERRITÓRIO BRASILEIRO PARA EXPLORAR MINERAIS EXTRATÉGICOS

  Brasil assina acordo com Emirados Árabes para ...