Pesquisa
revela: mais de 80% dos consumidores em BH fazem compras on-line
Da Redação
A maioria dos
consumidores de Belo Horizonte já aderiu às compras pela internet. É o que
aponta uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo
Horizonte (CDL/BH). Segundo o levantamento, 42,7% dos entrevistados afirmaram
que compram sempre ou quase sempre no comércio virtual. Já 30,6% disseram que
às vezes fazem compras on-line. Outros 8,9% responderam que raramente
utilizam a internet na hora de consumir, mas admitem que já usaram.
Somados, os índices
apontam que 82,2% já utilizaram o modo virtual de fazer compras. Essa foi a
primeira pesquisa da entidade sobre o assunto, portanto não é possível mensurar
o crescimento da modalidade na capital mineira, mas, segundo o presidente da
CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o e-commerce já faz parte da realidade dos
belo-horizontinos. “Os consumidores estão cada vez mais conectados e bem
informados, por isso fazer compras on-line já se tornou um hábito para a
maioria dos moradores da capital”, comenta Silva.
Motivos
Motivos
O preço dos produtos
foi apontado como a principal razão para consumir no comércio eletrônico. Para
27,8% dos entrevistados, os produtos vendidos pela internet possuem um valor
melhor. Em seguida aparece o fato de não precisar se deslocar/locomover para comprar
(20,4%) e a agilidade de operação (19,9%).
“O e-commerce
oferece ao consumidor a liberdade de comprar quando e onde quiser, além de
permitir a comparação de preços em tempo real, o que facilita a tomada de
decisão”, explica Silva.
Para ele, os dados
deixam claro que os empreendedores devem pensar cada vez mais no comércio de
uma forma global, que integre as lojas físicas e virtuais. “A internet está
moldando cada vez mais as relações de consumo entre clientes e lojistas, por
isso os empresários devem estar atentos para conseguir atrair os consumidores
tanto para lojas virtuais, quanto para as físicas, oferecendo aos clientes uma
experiência de compra omnichannel”, acrescenta.
Hábitos
Outras mudanças
significativas em relação aos hábitos de consumo tradicionais também podem ser
observadas na pesquisa, principalmente em relação à hora e ao dia das compras.
O período da noite é o horário preferido pelos moradores da capital (60,2%)
para comprar on-line. “Nesse horário as pessoas costumam estar em casa e com
disponibilidade para acessar a internet, por isso a maior concentração”, diz o
presidente da CDL/BH. Em seguida vem o horário da tarde com 20,8% da
preferência, da manhã com 13,1% e madrugada com 5,9%.
Sábado e domingo são
os dias preferidos pelos consumidores (41,7%) para comprar no e-commerce. Na
sequência aparecem: sexta-feira (13,1%); quinta-feira (12,2%); segunda-feira
(11,9%); terça-feira (10,5%) e quarta-feira (10,5%).
Produtos
De acordo com o
levantamento, os itens mais comprados pelos consumidores que utilizam o
e-commerce são os eletrônicos, móveis e artigos de decoração (14,4%). Em
seguida estão os calçados e acessórios, com 11,7%, e vestuário com 10,4%.


Nenhum comentário:
Postar um comentário