Motor do carro já deveria
ter sido banido do planeta
Boris Feldman
Por que se fala tão mal dos motores dos nossos
automóveis?
Porque não prestam e estão entre as mais
ineficientes máquinas do mundo! Qual deles: a gasolina, etanol, diesel ou GNV?
Todos eles! Alguns melhores, outros piores. O diesel costuma ser considerado o
menos ineficiente. A rigor, motor a combustão interna já deveria ter sido
banido há tempos do planeta, por vários motivos.
Só para se ter ideia de sua ineficiência, da
energia contida num litro de combustível que se coloca no tanque, apenas 40%,
no máximo, é aproveitada para movimentar o veículo. O resto é transformado em
calor ou jogado fora pelo escapamento. Tem até uma brincadeira: dizem que o
motor a combustão interna é o melhor aparelho de calefação que se conhece...
Além de ineficiente, o motor a combustão queima um
líquido precioso derivado do petróleo, que demorou milhões de anos a ser
produzido nas profundezas da terra. E que deveria ser preservado para funções
mais nobres na indústria da petroquímica. Nós ainda seremos acusados por
gerações futuras deste desrespeito a uma fonte tão nobre de energia.
Outro problema grave do motor a combustão é que, ao
queimar algum derivado do petróleo, está poluindo a atmosfera com emissão do
carbono (CO2) que estava em paz nas profundezas. E contribuindo para o efeito estufa.
A solução? Pode demorar ainda algumas dezenas de
anos, mas o que vai movimentar o automóvel é o motor elétrico, que tem quase
90% de eficiência energética. O dobro do motor a combustão. E que tem
praticamente as mesmas aplicações, com a vantagem de ser ecologicamente
correto. Aliás, insuperável neste aspecto, pois seu nível de emissões é zero.
Mas, as baterias não poluem? Sim, mas o carro
elétrico não deve necessariamente funcionar a partir de eletricidade fornecida
pela bateria. Existe outra opção, da “célula a combustível”, que gera corrente
elétrica no
próprio automóvel. Como? A partir de hidrogênio no
tanque ou de outro combustível (como o etanol) de onde se pode extrair o
hidrogênio.
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