terça-feira, 26 de janeiro de 2016

"O QUE NÃO TE DESAFIA, NÃO TE TRANSFORMA"



  

Luiz Hippert




Você já notou que o Brasil está vivendo um boom motivacional? O movimento traz desde mestres do empreendedorismo com suas fórmulas milagrosas vendidas pela Internet – num misto de fanatismo com o velho esquema das “pirâmides” – até a reprodução de memes com frases de efeito, repetidas à exaustão nas redes sociais.

Nesse bololô, vai se criando um vocabulário próprio, com novas palavras e, sobretudo, expressões. Tem duas que, me parece, estão em maior destaque no momento: “Pensar fora da caixa” e “zona de conforto”. Como até citei a última na coluna da semana passada, vamos a ela.

Afinal, que zona é essa?

A primeira coisa é que esse conforto não significa exatamente confoooorto não. Na verdade, de confortável essa zona não tem nada. Geralmente é um mar revolto de insatisfação e frustrações, aliado a uma âncora paralisante de medo e insegurança e uma bússola meio destrambelhada, que não sabe bem em que direção apontar.

Mas, e zona de conforto confortável, tem? Batendo de frente com o que os magos do bem-viver vendem pela Internet, eu digo que sim. Tudo bem que nada está tão bom que não possa melhorar. Só que tem gente que tá REALMENTE feliz com a vida que leva. Sente-se realizado em seu emprego fixo com salário razoável, família mais ou menos estruturada, 120 canais de TV a cabo ou mesmo novelinha no final do dia. Enfim, ninguém é obrigado a ter o céu como limite. Além disso, pensar “dentro” da caixa também é pensar, e estar satisfeito é diferente de ser acomodado.

Aí tem o outro lado, do povo que arrasta correntes. Pelo que dá pra perceber em conversa de fila de padaria, e pelas pesquisas regularmente publicadas em matérias de comportamento, esse pessoal é a maioria. Pra essas pessoas é que serve, e muito, a teoria da zona de conforto, e o incentivo de pular pra fora dela.

Ser feliz dá trabalho. Realmente, uma vida boa é bem mais trabalhosa do que uma ruim. Porque pra viver bem, primeiro é preciso pensar, com a consequência de, muito provavelmente, se angustiar. Depois, mais complexo e trabalhoso ainda, é preciso agir. Sabe aquela história de se jogar no sofá e esvaziar a cabeça com o controle remoto nas mãos? Pode esquecer.

Como não vai cair do céu, então o negócio é criar coragem pra botar a mão na massa. Não há nada mais estimulante do que ter um propósito, é isso que vai fazer você pular da cama todo dia de manhã e ter ânimo para enfrentar as dificuldades, e também pra comemorar as vitórias. Já sabe o seu propósito de vida? Pelo menos algum propósito pra 2016? E pra semana que vem? Se não, tá na hora de por em prática aquela primeira parte, a de pensar, ainda que isso gere um tiquinho (ou um montão) de angústia.

Ok, confesso. Eu também meio que surfo nessa onda motivacional e compartilho bastante memes com frases inspiradoras na divulgação do meu trabalho de Coach. Falando sério, essas frases inspiradoras, em muitos casos, trazem soluções teóricas que, com um pouquinho só de ação, podem se tornar realidades quando colocadas em prática. Pra fechar o raciocínio, aqui vai uma: “O que não te desafia, não te transforma”. Que tal, topa pular pra fora da caixa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...