EMPREENDEDORISMO 8
TEXTOS DO LIVRO – O NEGÓCIO DO SÉCULO
XXI – DE ROBERT T. KIYOSAKI
O trabalho de apoio,
coaching e manutenção de relacionamentos de um patrocinador de rede de
marketing para com seus aprendizes da comunidade é o tipo de relacionamento e
interação em que as mulheres se destacam.
O marketing de rede é,
em sua essência, um negócio de relacionamento. Não é um negócio que gira em
torno de vendas; é um negócio que gira em torno de fazer conexões. Trata-se de
estabelecer relações, coaching e treinamento, além de ensino e monitoramento. O
trabalho diário de construção de uma rede é muito mais construir uma comunidade
do que conquistar um território de vendas.
O trabalho de apoio,
coaching e manutenção de relacionamentos de um patrocinador de rede de
marketing para com seus aprendizes da comunidade é o tipo de relacionamento e
interação em que as mulheres se destacam.
Claro, nada disso
significa que os homens também não possam ser bem sucedidos no marketing de
rede. Há milhões de homens provando isso a cada instante. Mas a verdade é:
trata-se de um modelo de negócio em que as mulheres se destacam.
E isso é muito bom
também porque as mulheres de hoje realmente precisam aprender a construir a
própria riqueza.
As estatísticas sobre
mulheres e dinheiro são surpreendentes. As estatísticas seguintes são para os
Estados Unidos, mas, para outros países em todo o mundo, elas são muito
semelhantes ou tendem para a mesma direção.
• 47% das mulheres com idade acima de 50 anos são sozinhas;
em outras palavras, são financeiramente responsáveis por si.
• O rendimento das mulheres na aposentadoria é menor do que o
dos homens, porque, como principal cuidadora da casa, uma mulher fica fora da
força de trabalho uma média de 14,7 anos, em comparação com 1,6 ano para os
homens. Adicione a isso o fato de que as mulheres ainda recebem salários
menores do que os homens, e têm benefícios de aposentadoria que representam
apenas cerca de um quarto do que eles recebem. (Pesquisa do NCWRR National
Center for Women and Retirement – Centro Nacional para Mulheres e
Aposentadoria).
• A expectativa de vida das mulheres é, em média, de sete a
10 anos superior à dos homens, o que significa que elas precisam de mais
dinheiro para esses anos extras.
• Dos idosos que vivem na pobreza, três em cada quatro são
mulheres (Morningstar Investor Fund).
• Aproximadamente 7 em cada 10 mulheres em algum momento viverão
na pobreza.
O que essas estatísticas
nos dizem? Que cada vez mais mulheres não sãoeducadas ou não estão preparadas
para cuidar de si financeiramente, em especial quando envelhecem. Passamos a
vida inteira cuidando de nossas famílias, mas não temos a capacidade de cuidar
de nós mesmas nesse aspecto vital.
Você não entra em um
casamento à espera de um divórcio. Você não começa um novo emprego à espera de
uma demissão. Mas isso acontece – e hoje com frequência cada vez maior.
Mulheres, se vocês
estiverem dependendo de um marido, um chefe ou qualquer outra pessoa para
garantir seu futuro financeiro, pensem duas vezes. Eles podem não estar lá no
futuro. Com frequência, não conseguimos nem mesmo perceber o quão dependentes
somos até que deparamos com nossa própria realidade.
Juntamente com todos os
desafios que os funcionários da empresa, neste mundo pós-crise de 2008, as
mulheres ainda enfrentam um obstáculo adicional enorme: o infame “teto de
vidro”. Sim, é verdade, até hoje: por causa do gênero, as mulheres só conseguem subir a
escada corporativa até certo ponto. E as mulheres com 50 anos ou mais, que
tentam reingressar no mundo do emprego nas empresas? Nem queira saber.
No mundo do marketing de
rede, a própria ideia de um teto de vidro para as mulheres é ridícula. Sua
empresa de marketing de rede não se importa se você é do sexo feminino ou
masculino, preto ou branco, graduado em faculdade ou desistente do ensino
médio. Ela só se preocupa em saber se você é diligente e eficaz na construção
de sua rede e, como apontei, há quatro vezes mais mulheres do que homens
fazendo exatamente isso.
A chave é habilidade,
educação e experiência. Para as mulheres, não há limites, telhados de vidro ou
qualquer outra coisa no mundo do marketing de rede.
Porque o teto de vidro e
a desigualdade salarial continuam presentes entre os homens e as mulheres no
mercado de trabalho, isso limita a renda que a mulher pode gerar. Estudos
apontam que mulheres com a mesma educação e experiência que seus pares
masculinos ganham um terço.
Mas um negócio de
marketing de rede é totalmente escalável. Independentemente do sexo, no
marketing de rede a quantidade de fluxo de renda que você pode gerar,
construindo sua rede, é ilimitada.
Pessoalmente, acho que
este é um dos maiores benefícios e recompensas do marketing de rede e uma das
mais fortes razões para que as mulheres se envolvam nesse negócio. Não é
incomum para uma mulher que a autoestima esteja ligada à sua capacidade de prover
a si mesma. Ser dependente financeiramente de alguém pode levar à redução da
autoestima. Você pode fazer coisas que, de outra forma, não faria se o dinheiro
não fosse um problema.
Já vi a autoestima das
mulheres disparar quando aprendem a cuidar de si próprias financeiramente. E
quando a autoestima de uma mulher se eleva, as relações ao seu redor tendem a
melhorar. Maior autoestima leva a um sucesso maior, que, por sua vez, acaba por
conduzir à maior recompensa de todas – a liberdade.
Um dos maiores
empecilhos que as mulheres têm em relação aos homens, quando se trata de
dedicar energia à construção de riqueza genuína, é, frequentemente, a simples
questão de tempo. Isso é especialmente verdadeiro para as mães que passam
muitas horas cuidando de crianças. Ouço de muitas mulheres: “Depois que venho
para casa do trabalho, tenho de preparar o jantar, ajudar meus filhos com a
lição de casa e limpar os pratos. Depois que coloco todos na cama e tenho um
momento livre para mim, estou exausta!”
Como participante do
marketing de rede, você controla seu tempo. É algo que você pode fazer em tempo
parcial ou integral, em sua casa, ao telefone e ao computador, à noite, nos
fins de semana, a qualquer hora, em qualquer lugar. É um negócio que vai com
você aonde você for, que você mantém no bolso, no qual pode trabalhar apenas
meia hora do dia, se é isso que seu horário e as circunstâncias permitem.
Estas seis razões são
suficientemente fortes para as mulheres precisarem aprender a construir a
própria riqueza. As estatísticas provam o quanto o tempo mudou para as mulheres
e salientam que a educação financeira da vida real não é mais um luxo; é uma
necessidade. Depender de alguém para seu futuro financeiro é como lançar dados.
Pode haver recompensa lá no final, mas o risco é imenso.
Tetos de vidro e limites
de renda são duas das coisas que muitas mulheres têm combatido há muito tempo.
Ambas desapareceram no mundo do marketing da rede. E, então, duas das maiores
dádivas possíveis – maior sensação de autoestima e tempo para gastar exatamente
como você quer – podem ser suas. No entanto, apesar das razões que acabei de
listar, não tenho como saber o que mais toca você. Você não é uma “mulher
qualquer” – você é você. E só você pode determinar o motivo mais atraente para
construir seu negócio de marketing de rede.
O que é preciso para
iniciar um negócio de marketing de rede bem-sucedido
Então, você decidiu
começar o próprio negócio do marketing da rede. Parabéns! Agora enfrenta uma
escolha. Há vários milhares de empresas de marketing de rede em operação. De
qual delas você vai participar? E como escolher?
E, quando você começa a
examinar as diferentes empresas, a questão mais importante em sua mente precisa
ser: “É esta a empresa que vai me ajudar a aprender como me tornar um mestre em
construção de redes?”
O primeiro motivo para
eu recomendar o marketing de rede é por causa de seu sistema de educação
empresarial do mundo real e desenvolvimento pessoal.
Um sistema de marketing
de rede é criado para tornar possível a qualquer pessoa compartilhar riqueza. É
aberto a qualquer pessoa que tenha fibra, determinação e perseverança. Não importa
seu nome de família ou qual faculdade você frequentou (nem mesmo se frequentou),
quanto dinheiro você faz hoje, sua raça ou sexo, quão bonito você é, quão
popular ou até mesmo quão inteligente.
A maioria das empresas
de marketing de rede presta atenção
principalmente no quanto
você está disposto a aprender, mudar e crescer, e se você tem coragem para
resistir às intempéries, enquanto aprende a ser um empresário. Isso é verdade para toda empresa de marketing
de rede? Não. Como em qualquer outra coisa, há o bom, o mau e o feio – e há
também o verdadeiramente fantástico.
Mas as melhores empresas
são totalmente dedicadas a seu negócio de educar. Elas estão comprometidas com
o longo prazo e colocam prioridade no desenvolvimento de suas habilidades. Quando
você encontra uma empresa como essa, com os líderes que estão dispostos a treiná-lo
e ajudá-lo a se tornar o empresário que você pode ser, é uma empresa boa à qual
se associar.
O plano de remuneração é
importante? Com certeza. E a qualidade da linha de produtos é crítica? É claro.
Mas, muito além dessas coisas, o que realmente observo é o quão dedicada a
empresa está para desenvolver você para pertencer verdadeiramente ao quadrante
D – um empresário que constrói riqueza genuína. Esta é a coisa mais importante
da empresa de marketing de rede com a qual você vai se afiliar: ser realmente
sua escola de negócios.
Deixei bem clara minha
crença de que a formação e a educação que você recebe representam o principal
valor de sua experiência com marketing de rede, ainda mais importante do que o
fluxo de renda que você está construindo. Então, certifique-se de que isso
esteja presente.
Nos dias de hoje, os
negócios do dia a dia da construção de uma rede são tipicamente conduzidos por
telefone e pela internet, tanto quanto o face a face.
E, a propósito, não é
apenas a empresa de marketing de rede que está envolvida em sua formação e
educação. Você tem toda uma hierarquia de pessoas – desde aquela que o afiliou diretamente
ao negócio (muitas vezes chamado de seu “patrocinador”) até aquelas que estão
no topo da hierarquia da empresa. Todas elas têm um interesse genuíno em ver
você crescer, aprender e ter sucesso.
Uma das belezas do
sistema de marketing de rede é que ele é configurado para ser exatamente o
oposto do ambiente competitivo corporativo, no qual até mesmo seu melhor amigo
pode passar a perna em você para chegar ao próximo degrau da escada.
No marketing da rede,
esse tipo de competição acirrada não acontece, porque o sucesso do seu
patrocinador, e daqueles acima de vocês, depende do seu sucesso. Pessoas que
lucram com seu crescimento querem que você cresça!
Mesmo que não seja a
consideração mais importante, a oferta de produtos da empresa é crucial. Por
quê? Por causa de uma coisa: o boca a boca.
Empresas de marketing de
rede, normalmente, não fazem um monte de publicidade nos meios de comunicação de
massa. Você não vê frequente-mente outdoors ou anúncios de televisão para esses
produtos. Por que não? Porque elas utilizam um modelo promocional completamente
diferente. Em vez de colocar seu orçamento de publicidade em mídias de massa
caras, eles aplicam esse dinheiro em pessoas como você.
A força vital de uma
rede em crescimento é o boca a boca – indivíduos falando a outros indivíduos sobre
seu produto ou serviço e a oportunidade que eles tiveram de fazer parte disso
tudo.
Por causa disso, os
produtos e serviços que normalmente vendem bem no modelo de marketing de rede
são aqueles com os quais as pessoas estão animadas, aqueles que significam uma
grande história para elas, que têm um ingrediente interessante ou uma história
original, aqueles que proporcionam benefícios especialmente poderosos ao
usuário ou aqueles que são o primeiro de sua espécie – produtos ou serviços que
contam uma história única. Em suma: o boca a boca.
CONTINUA

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