domingo, 12 de julho de 2015

PLANEJAR E EXECUTAR



  

Jornal Hoje em Dia



Todos os países que superaram suas dificuldades e tomaram o caminho do desenvolvimento têm como característica o planejamento a longo prazo. A China é o maior exemplo. De país essencialmente rural e dominado pela ortodoxia do Partido Comunista, a partir de 1978 a nação estabeleceu a política das quatro grandes modernizações: da indústria, da agricultura, da ciência e tecnologia e das forças armadas.

O resultado é que, em pouco mais de 30 anos, a China se tornou a segunda nação mais poderosa economicamente, só sendo superada pelos Estados Unidos, que demoraram mais de 100 anos para chegar a esse posto. O Produto Interno Bruto chinês em 1980 não chegava a 200 bilhões de dólares; hoje, é de mais de 10 trilhões de dólares. Uma avanço extraordinário em três décadas.

Em reportagem nesta edição, o Hoje em Dia enumera as condições para que o Brasil pudesse dar um salto de competitividade no cenário mundial. Os principais problemas começam com o atraso em tecnologia e a burocracia. Depois vêm a falta de projetos a longo prazo e o excesso de tributação, que inibe os investimentos. Além desses entraves, o país precisaria gastar R$ 197 bilhões por ano, sobretudo em infraestrutura, para superar sua condição atual.

Esse diagnóstico é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que destaca ainda a importância do investimento privado nesse processo. Mas a instituição enfatiza: isso só será conseguido com “programas de concessão, boas agências reguladoras e segurança jurídica”. Na atualidade, o governo está sempre lançando pacotes de obras que, em geral, nunca vão para a frente.

A maior ênfase, segundo os especialistas, teria que ser no sistema de transporte. O Brasil, desde a década de 1950, adotou o caminhão como principal meio de escoamento da produção, sobretudo agrícola. Ao mesmo tempo, as ferrovias eram desativadas. Em termos de comparação, nos Estados Unidos, a “terra do automóvel”, o tipo de transporte mais utilizado é o ferroviário.

Depois de muito resistir, até mesmo pela ideologia do partido que governa o Brasil, a União resolveu adotar o sistema de concessões à iniciativa privada nas obras de infraestrutura. Esse parece ser o melhor caminho, inclusive para tirar o país do atoleiro econômico em que se encontra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...