quinta-feira, 2 de maio de 2019

SITUAÇÃO NA VENEZUELA É MUITO CRÍTICA


Guaidó convoca greve geral e Maduro diz que opositor quer provocar guerra

Estadão Conteúdo











Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela, reapareceu nesta quarta-feira, (1º), em Caracas durante a manifestação e convocou uma greve progressiva na administração pública a partir desta quinta-feira, (2). "Amanhã (hoje) começa a 'Operação Liberdade Sindical' rumo à greve geral (...) Amanhã vamos acompanhar a proposta de greve escalonada", disse Guaidó diante de mil pessoas que se concentraram em um dos pontos preparados para o protesto contra o governo de Nicolás Maduro.
Embora Guaidó não tenha se referido ao fracassado levante de terça-feira, (30), afirmou que continuará convocando protestos até conseguir o fim da "usurpação", que é a forma como se refere ao mandato de Maduro. Na Venezuela, as greves não costumam ter o efeito desejado.
"Esperamos que Bolsonaro nos ajude", afirmou o engenheiro eletrônico venezuelano, que pediu para ser identificado somente como "Chicho", um dos manifestantes que protestavam nesta quarta na Avenida San Juan de Bosco, altura da Praça Altamira, um dos pontos de reunião de opositores ao governo. Durante toda a tarde, Chicho e a irmã, dona de lavanderia em Las Mercedes, zona comercial de Caracas, acompanharam a manifestação que foi reprimida com gás lacrimogêneo, com avanço e recuo de policiais em motos e blindados.
No fim da tarde, Maduro discursou para milhares de apoiadores em evento pelo Dia do Trabalho. Ele acusou a oposição de querer "iniciar uma guerra civil", e voltou a insinuar que os EUA poderiam ordenar uma invasão militar caso a tensão interna escalasse para um conflito armado. "Se tivéssemos mandado tanques para enfrentá-los (os manifestantes), o que teria acontecido? Um massacre entre venezuelanos", afirmou Maduro. "É isso que a oposição quer? Uma guerra civil entre compatriotas?". Enquanto Maduro discursava, Guaidó usou as redes sociais para responder ao chavista: "O regime covarde trata de demonstrar com repressão um controle que já não tem".
Maduro voltou a chamar Guaidó e o opositor Leopoldo López de golpistas, e disse que os dois são marionetes do presidente americano, Donald Trump. "Jamais haverá uma marionete como presidente no Palácio de Miraflores", disse no discurso. "Na Venezuela, a democracia existe de verdade. Aqui, só o povo põe, só o povo tira."
Maduro celebrou o que classificou de "vitória" contra "golpistas" nos confrontos de terça-feira, felicitando seus apoiadores pelo "dia em que a classe operária derrotou novamente um golpe de Estado" dos opositores. "Não puderam com (o falecido líder venezuelano Hugo) Chávez e tampouco puderam conosco", afirmou Maduro sobre o que disse ser um "complô" da direita para derrubá-lo. "Eles esqueceram que há uma poderosa união cívico-militar que não se enfraqueceu." Ele também prometeu punir os "traidores".
Para Benigno Alarcón, diretor do Centro de Estudos Políticos da Universidade Católica Andrés Bello, a maior da Venezuela, Maduro está esperando o desgaste de Guaidó. "Essa é uma aposta que o governo sempre fez. Apostar no desgaste do tempo. E desta vez conta a favor dessa estratégia as ameaças feitas pelos EUA caso algo aconteça a Guaidó". "Por isso o governo tem evitado tomar medidas como tomou no passado, quando prendeu líderes da oposição."
Uma mulher de 27 anos, identificada como Jurubith Rausseo, morreu no hospital após ser atingida por um tiro na cabeça durante os protestos em Caracas. Segundo fontes médicas, ao menos 46 pessoas ficaram feridas nas manifestações que ocorreram nesta quarta em várias partes do país. Em Caracas, os confrontos começaram quando dezenas de opositores tentaram bloquear uma rodovia e lançaram pedras e coquetéis molotov contra a base aérea, onde militares se rebelaram na terça-feira contra Maduro.
Na avenida próxima à Praça Altamira, onde se concentram os protestos, a empresária de lavanderia, que também não quis se identificar, gritava: "Até quando vamos com isso? Isso aqui é perigoso, senhor. Não estamos num país normal", afirmou ao saber da reportagem para o jornal O Estado de S. Paulo. "Como disse meu irmão, esperamos que Bolsonaro nos ajude a sair disso. É um absurdo o que estamos vivendo."
A manifestante disse ainda, durante uma das ondas de correria por causa das bombas de gás e estampidos de tiros, que "não são venezuelanos que estão fazendo esses ataques às pessoas", e emendou "isso deve ser cubano", argumentando que "venezuelanos não têm essa índole de atacar o próprio povo".
No quarteirão logo abaixo, um grupo de jovens, com os rostos cobertos reunia pedras e coquetéis molotov para investidas periódicas contra o comboio policial que tentava desobstruir a via. Os mascarados comemoravam a cada fogaréu que se erguia dos blindados atingidos.

PRESIDENTE BOLSONARO ANUNCIA DESBUROCRATIZAÇÃO PARA ABERTURA DE NEGÓCIOS


Bolsonaro anuncia MP para abertura de negócios em pronunciamento de 1º de maio

Agência Brasil














A norma estabelece regras gerais para garantir a livre iniciativa de negócios no país, de forma desburocratizada


Em pronunciamento à nação nesta quarta-feira (1°), o presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou a medida provisória editada nesta terça-feira (30) que trata da Declaração dos Direitos de Liberdade Econômica.
A norma estabelece regras gerais para garantir a livre iniciativa de negócios no país, de forma desburocratizada. No pronunciamento, com duração de 2 minutos e 10 segundos, o presidente disse que a MP está concretizada em direitos considerados essenciais ao crescimento do país, como desenvolver atividade econômica de baixo risco para o sustento próprio da sua família, produzir, empregar e gerar renda.
Ainda na lista de direitos garantidos pela MP, Jair Bolsonaro listou a liberdade do dono da atividade econômica definir o preço de produtos de serviços, sem interferência de qualquer autoridade. O texto garante ainda tratamento igualitário de órgãos e de entidades da administração pública. Ainda durante o pronunciamento, o presidente ressaltou que a medida restringe o papel do Estado no controle e na fiscalização da atividade econômica.
“Esse é o compromisso do meu governo com a plena liberdade econômica, única maneira de proporcionar, por mérito próprio, e sem interferência do Estado, o engrandecimento de cada cidadão”, destacou o presidente.
O presidente da República disse ainda que ainda há muito a fazer. “O caminho é longo. Eu sei que unidos ultrapassaremos essas dificuldades iniciais que são naturais nas transições de governo, especialmente se as concepções políticas forem antagônicas. O Brasil elegeu a esperança. Razão pela qual estarei sempre atento para não decepcioná-los. É o meu compromisso com você, nesse Dia do Trabalho”, afirmou.
Sobre a MP
Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que as medidas estão "na direção correta de simplificar a atividade empresarial".
"Esperamos que este seja o anúncio de um primeiro conjunto de medidas nesta direção. O ambiente de negócios no Brasil é sabidamente hostil à atividade empreendedora e são muito bem vindas todas as ações voltadas para a simplificação", afirma o presidente da CNI em exercício, Paulo Afonso Ferreira.

VOCÊ TEM BOA AUTOESTIMA?


Só se sente bem consigo quem tem boa autoestima

Simone Demolinari











Autoestima é um juízo de valor que cada um tem a seu respeito. Uma boa autoestima ocorre quando nos sentimos satisfeitos com nossas condutas, atitudes, posturas e quando vivemos de acordo com nosso código interno de valores.
Uma autoestima alta não tem a ver com bens materiais, status ou beleza – isso está relacionado com a vaidade, ou seja, algo externo. A vaidade é “para fora”, enquanto a autoestima é “para dentro”, algo que ocorre no silêncio da nossa intimidade e sem autoengano.
Alguns comportamentos definem uma boa autoestima:
– Capacidade de se livrar de situações desconfortáveis: pessoas com boa autoestima não suportam dores evitáveis. Quando percebem o ambiente desfavorável, dão logo um jeito de sair daquela situação. A autoestima alta é um combustível para uma postura resolutiva.
– Aceitar com docilidade as dores que a vida forçosamente nos impõe: o pensamento pautado na realidade ajuda a ver o cenário verdadeiro. O inverso disso é alimentar o pensamento romântico, ou seja, idealizado.
– Não permitir que o julgamento alheio interfira nas decisões: a boa autoestima está associada à autoconfiança. Pessoas seguras de si consideram o cenário, mas seguem suas convicções.
– Gostar de si na totalidade: isso significa lidar bem com as fraquezas sem tentar escondê-las atrás de personagens, fingindo ser quem não é.
– Ter atitudes construtivas através de bons hábitos: comer bem, praticar atividade física, cuidar da saúde, prezar pelo sono, livrar-se dos vícios, ampliar as fontes de prazer. Já pessoas com autoestima baixa buscam com facilidade os prazeres imediatos que, na maioria das vezes, são fontes autodestrutivas.
– Discurso livre de autoafirmação: quem se sente bem consigo não reverbera suas qualidades aos quatro cantos. Isso é atitude de pessoas inseguras, que precisam, por meio da fala, afirmar aquilo em que nem elas próprias acreditam. A autoafirmação é um recurso geralmente usado por pessoas que, no fundo, sabem que são um blefe, mas fingem superioridade na fala.
– São justos (com o outro e consigo): a boa autoestima dá o tom do equilíbrio não deixando o indivíduo tender nem para a subserviência, nem para a arrogância. Nem para o egoísmo, nem para generosidade.
– Dizer “não” sem dificuldade: não se violentam fazendo algo que não querem por vergonha de negar. A dificuldade em falar “não” tem a ver com a baixa autoestima, pois deriva do fato de querer ser aceito por todos. Acabam vítimas de si mesmas.
Os que pretendem melhorar a autoestima precisam estar dispostos a eliminar alguns comportamentos sabotadores, tais como: sentimento de culpa, generalização de experiências negativas e autopunição.
Se tratar bem é o melhor combustível para felicidade. Afinal, devemos dar a nós um tratamento superior ao que dispomos ao outro.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...