domingo, 2 de abril de 2017

A FALA DE TRUMP INCITOU A VIOLÊNCIA ENTRE OS SEUS APOIADORES?



EUA: Juiz recusa defesa de Trump por incitar violência contra manifestantes

Estadão Conteúdo
Hoje em Dia - Belo Horizonte













Três pessoas afirmaram que foram agredidas por apoiadores de Trump

Um juiz federal rejeitou a defesa dos advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra uma acusação de que ele teria incitado violência contra manifestantes que protestavam durante sua campanha. O argumento da defesa é que Trump estaria usando da liberdade de expressão, mas o juiz afirmou que a Suprema Corte já determinou que não há proteção constitucional para discursos que incentivem a violência.

Três pessoas afirmaram que foram agredidas por apoiadores de Trump em março de 2016 durante uma manifestação contra ele em um comício em Louisville, no Estado norte-americano de Kentucky. Segundo os advogados, quando Trump disse "tirem eles dali" ele não tinha a intenção de incentivar seus apoiadores de usarem a força.

Duas mulheres e um homem foram agredidos pelos apoiadores do então candidato e boa parte da ação foi filmada e amplamente divulgada durante a campanha.

O Juiz David J. Hale, em Louisville, autorizou nesta sexta-feira que o processo contra Trump, sua campanha e três dos seus apoiadores prosseguisse. Segundo ele, há amplos fatos que sustentam a alegação de que as lesões dos manifestantes foram um resultado direto das ações de Trump. "É plausível que a fala de Trump tenha incentivado o uso da força", escreveu.



A VIOLÊNCIA ESTÁ DOMINANDO O BRASIL



O futuro ameaçado
Manoel Hygino 









Em face dos ingentes, delicados e complexos problemas que afligem o mundo e, especificamente, o Brasil, neste quase fim de segundo decênio, do século XXI, medito. E há muito a meditar, diante do nível de insensibilidade humana, da degradação de costumes de modo geral, entre os quais os vigentes nos anais políticos.
O Brasil se tornou nação-problema, embora sempre ostentasse adequadas condições para fazer o seu povo feliz e próspero. No entanto, o que se vê, acompanha-se e se sente é uma débâcle que corrói grande parte do que ainda há de honesto e digno.
Era comum a nossas lideranças falar em pátria, honestidade e futuro, o que se transforma em lembrança cada vez mais distante. As palavras aparentemente foram riscadas dos discursos, até parecem ter perdido muito de seu sentido na atual fase de corrupção.
Faço o raciocínio, ao lembrar Francisco, o papa, ao apresentar à comunidade cristã a sua encíclica Laudato si: que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer? A indagação é grave: “para que viemos a esta vida? Para que trabalhamos e lutamos?”.
Mais adiante, o pontífice propõe empreender em todos os níveis da vida social, econômica e política, um diálogo honesto, que estruture processos de decisão transparentes, enfatizando que nenhum projeto pode ser eficaz se não for animado por uma consciência formada e responsável.
Sublinha o moderno excesso de antropocentrismo: o ser humano não reconhece mais sua correta posição em relação ao mundo e assume uma posição autorreferencial, centrada exclusivamente em si mesmo e no próprio poder.
Daí a lógica do descartável, tratando o homem como um simples objeto de dominação. É a lógica que leva a explorar meninos e meninas, a abandonar os idosos, a reduzir os outros à escravidão, a superestimar a capacidade do mercado de se autorregular, a praticar o tráfico de seres humanos, o comércio de peles de animais em extinção e de “diamantes ensanguentados”. É a mesma lógica de muitas máfias, dos traficantes de órgãos e de drogas, do descarte de crianças por não corresponderem ao desejo dos pais.
Neste começo do segundo trimestre de 2017, o quadro é dramático no Brasil, mas não somente aqui. Evidentemente têm os brasileiros de cuidar-se, em meio à tempestade e ao desvario de uma sociedade vergastada pela degradação.
As previsões são terríveis. A Organização Mundial do Trabalho advertiu, há poucos dias, que o mundo necessita de 40 bilhões de novos postos de trabalho. Isso tem consequências funestas, porque trabalhando é que se dá sentido à experiência humana.
Mas deve doer à consciência deste país notícias como a do menino de 6 anos, na Grande São Paulo, que ofereceu aos bandidos armados seu cofrinho de moedas para tentar salvar a vida do pai. Os criminosos queriam saber onde estava o cofre.
O marceneiro levou um tiro fatal no peito, diante da criança e de sua mãe após a humilde habitação ser invadida. Os malfeitores não sabem perdoar.

sábado, 1 de abril de 2017

ESSA LEI VAI DIMINUIR AS CAUSAS TRABALHISTAS



Temer sanciona lei que permite a terceirização em todos setores de empresas

Agência Brasil









Presidente Michel Temer
  
O presidente Michel Temer sancionou nesta sexta (31), com três vetos, a lei que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. O texto será publicado ainda nesta sexta-feira em edição extra do Diário Oficial da União. A lei começa a valer a partir da data de publicação.
Foram vetados o parágrafo terceiro, do Artigo 10 - que previa a possibilidade de prorrogação do prazo de 270 dias dos contratos temporários ou de experiência -, o Artigos 11 e trechos do Artigo 12 – que repetiam itens que já estão no Artigo 7 da Constituição Federal.
Segundo o Palácio do Planalto, o parágrafo terceiro do Artigo 10 da lei aprovada pelo Congresso abria a possibilidade de prorrogações indefinidas do contrato temporário de trabalho, desde que isso fosse aprovado em acordo ou convenção coletiva, o que poderia prejudicar os trabalhadores.
Há três dias nove senadores do PMDB assinarem uma carta pedindo para que Temer não sancionasse o texto como foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Para os peemedebistas, da forma como foi aprovado, o texto poderá agravar o desemprego e reduzir a arrecadação.
Temer sancionou a lei depois de ouvir todos os órgãos envolvidos no tema.
Atividade-fim
Os temas centrais do texto aprovado no último dia 22 pela Câmara dos Deputados foram mantidos, como a possibilidade de as empresas terceirizarem a chamada atividade-fim, aquela para a qual a empresa foi criada. A medida prevê que a contratação terceirizada possa ocorrer sem restrições, inclusive na administração pública.
Antes, decisões judiciais vedavam a terceirização da atividade-fim e permitiam apenas para atividade-meio, ou seja, aquelas funções que não estão diretamente ligadas ao objetivo principal da empresa.
“Quarteirização”
A empresa de terceirização terá autorização para subcontratar outras empresas para realizar serviços de contratação, remuneração e direção do trabalho, que é chamado de “quarteirização”.
Condições de trabalho
É facultativo à empresa contratante oferecer ao terceirizado o mesmo atendimento médico e ambulatorial dado aos seus empregados, incluindo acesso ao refeitório. A empresa é obrigada a garantir segurança, higiene e salubridade a todos os terceirizados.
Causas trabalhistas
Em casos de ações trabalhistas, caberá à empresa terceirizada (que contratou o trabalhador) pagar os direitos questionados na Justiça, se houver condenação. Se a terceirizada não tiver dinheiro ou bens para arcar com o pagamento, a empresa contratante (que contratou os serviços terceirizados) será acionada e poderá ter bens penhorados pela Justiça para o pagamento da causa trabalhista.

TURISMO RELIGIOSO EM MINAS GERAIS



Tradição religiosa mineira é um atrativo para turistas de todo o mundo
Hoje em Dia









O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté na Grande BH, é um dos roteiros mais procurados pelos turistas

Festejos religiosos tomam conta de Minas Gerais durante a Semana Santa, e os municípios do Estado já se preparam para receber turistas, de 9 a 16 de abril. Para apresentar as programações religiosas dessas cidades, a Secretaria de Turismo (Setur-MG) lança neste sábado uma campanha sobre a celebração.
As ruas ganham cores, simbolismos e personagens que fortalecem a tradição do feriado em Minas. Os fiéis se unem em uma grande demonstração de fé, religiosidade e devoção, que tem início no Domingo de Ramos, data que recorda a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, e termina no Domingo de Páscoa, com a celebração da Ressurreição.
Sabará, Tiradentes, Serro e diversas outras cidades mineiras também já estão se preparando para receber os fiéis. Não faltam, portanto, boas e encantadoras opções para os turistas
Capital
Em Belo Horizonte, a Semana Santa é celebrada pelas paróquias da Arquidiocese. Já na região metropolitana, o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté na Grande BH, é um dos roteiros mais procurados pelos turistas.
A tranquilidade do lugar, situado a 1.700 metros acima do nível do mar, é propícia para momentos de reflexão e orações.
Pautados pela fé, em todos os cantos, os mineiros preparam programações representadas por espetáculos repletos de emoção. A encenação da paixão e morte de Cristo é apresentada por paróquias de vários municípios.
“Considerado um dos principais atrativos de Minas, o turismo religioso movimenta o setor e atrai visitantes de todo o mundo. As celebrações da Semana Santa são um convite tanto ao mineiro quanto às pessoas de outras regiões, para conhecer as tradições religiosas”, observa o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria.
Símbolos
Nas cidades históricas mineiras, a população sai às ruas para acompanhar a programação com procissão, cortejos, missas e teatros específicos para a data.
Em Ouro Preto, o feriado mobiliza toda a população e encanta quem passa pelos tapetes de flores e serragem estendidos pelas ruas, ligando as matrizes de Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição.
Na noite da Quarta-feira Santa, é celebrado o Ofício das Trevas, de origem medieval. Na ocasião, apenas um candelabro ilumina o local e, ao final de cada salmo, uma vela é apagada.
Na Sexta-feira da Paixão, a procissão do enterro, marcada pelo silêncio, é considerada por muitos fiéis o momento mais bonito de toda representação bíblica. Já no Domingo de Páscoa, os turistas e fiéis percorrem o caminho desenhado em tapetes coloridos, comemorando a ressurreição de Cristo.
Vale ressaltar que o feriado é também uma oportunidade para conhecer a beleza da arquitetura barroca da cidade tricentenária, que atrai turistas nacionais e internacionais.
Em São João del-Rei, o destaque vai para os tapetes de serragem, confeccionados pelos fiéis para a passagem das procissões. A cidade é tomada pelo clima de religiosidade e conta, na programação, com diversas procissões, missas e encenações.
A expectativa, segundo a prefeitura, é que a cidade histórica receba, durante o feriadão, pelo menos 30 mil pessoas.
Diamantina
Uma das tradições mais antigas preservada na cidade é a “Guarda Romana”, bem cultural imaterial no vasto patrimônio cultural diamantinense, no qual mais de 50 homens caracterizados participam da procissão, cumprindo papéis específicos: o de guardas que acompanham Jesus do percurso da condenação à ressurreição. Vestidos a caráter, também da Via Sacra.
Mariana
As comemorações da Semana Santa em Mariana atraem um grande número de turistas. Na Procissão das Almas, uma das mais tradicionais, os fiéis se cobrem de lençóis brancos e, com velas nas mãos, saem pelas ruas do Centro Histórico. As festividades incluem ainda bailes, shows, Malhação do Judas e decoração de ruas com tapetes de flores e serragens coloridas.
Congonhas
As procissões, ao som das matracas e o toque fúnebre das bandas relembram o cortejo de Jesus aprisionado. Mais de 200 atores representam as figuras bíblicas. A Praça da Igreja Matriz se transforma em palco para a encenação da Santa Ceia. A encenação paralitúrgica da Crucificação de Cristo, no Adro dos Profetas, também é considerada um dos pontos altos da programação.
Araxá
Um fantástico musical de luzes e fogos acontece em Araxá, contando os principais momentos da paixão de Cristo. Tecnologia de projeção mapeada, música e muita emoção são os principais atrativos do evento “Páscoa Iluminada”, que utiliza como cenário o cinematográfico Grande Hotel de Araxá.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...