EMPREENDEDORISMO 6
TEXTOS DO LIVRO – O NEGÓCIO DO SÉCULO
XXI – DE ROBERT T. KIYOSAKI
Um negócio duplicável, totalmente
escalável Aqui está uma verdade crítica sobre o marketing de rede que pode surpreendê-lo:
não é um negócio para aqueles que são especialistas em vendas.
Para um “vendedor nato”
obter sucesso em marketing de rede, muitas vezes a primeira coisa que tem de
fazer é esquecer tudo o que sabe sobre vendas.
O marketing de rede trata
do compartilhamento de informação e de histórias pessoais, e não de vendas
pesadas. É também sobre se importar com o sucesso daqueles que você traz para o
negócio. O que é uma coisa boa, por sinal, porque, de qualquer maneira, apenas 1
pessoa em 20 é um vendedor nato.
A chave do sucesso em
vendas é o que você tem condições de fazer. A chave do sucesso no marketing de
rede é o que você pode duplicar.
É esse fator de duplicação que, na verdade,
mostra drasticamente a enorme diferença entre vendas e marketing da rede. Aqui
está o que eu diria a essa pessoa: “Se você é um vendedor incrível, superstar,
singularmente qualificado, então pode se
dar muito bem em vendas e são boas as chances de que se dê mal em marketing de
rede. ”Por quê? Porque, ainda que você possa vender muito, a maioria das pessoas
na sua rede não será capaz de duplicar o que você faz. Consequentemente, sua
rede não pode crescer e acaba morrendo precocemente.
Costumo ver pessoas
criativas e talentosas que começam no marketing de rede e dão com os burros
n’água porque pensam que o caminho para ser bem-sucedido é utilizar sua
criatividade, talento e habilidades únicas para ser o máximo. Mas não é uma
questão do que você pode fazer; é o que você pode e, então, o que os outros
também podem fazer.
A capacidade para
duplicar é a chave mágica aqui, não a capacidade de ser um vendedor de elite.
Quando empresas de marketing de rede não conseguem tornar isso bem claro, prejudicam
a própria capacidade de continuamente desenvolver e dinamizar seu motor de
crescimento: as pessoas que se duplicam.
Mais uma vez, o que dá a
seu negócio de marketing de rede o poder real não é o que você pode fazer, é o
que pode duplicar. Em outras palavras, você quer construir seu negócio de uma
forma que praticamente qualquer outra pessoa pode facilmente copiar. Por quê?
Porque outros copiando o que você faz é exatamente o que você quer que aconteça
– o que você precisa que aconteça. Isso é o que cria seu sucesso.
Se você realmente não
tem de ser um vendedor de elite e não tem de ser um orador ou apresentador profissional,
o que você faz? Por que a empresa ainda precisa de você?”
Você cria a rede. É por
isso que é chamado de marketing de rede, e é por isso que a empresa precisa de
você e é por isso que lhe pagam. Como um participante da rede, a descrição do
seu trabalho, por assim dizer, é se conectar com as pessoas, convidando-as a
experimentar os produtos sobre os quais você está animado e a darem uma olhada
nas informações que você tem; depois basta acompanhar os resultados. Então, uma
vez que elas decidem participar, você compartilha com elas seu entusiasmo, suas
experiências, e as ajuda a fazer o que você aprendeu a fazer. Aqui, de novo, há
ferramentas digitais que podem retirar de seus ombros uma quantidade enorme da
carga de treinamento e especialização. Seu trabalho é construir relacionamentos,
conversar, explorar possibilidades, relacionar-se com as pessoas e ajudá-las a
entender do que se trata esse negócio.
Portanto, há partes
desse negócio que uma ferramenta pode fazer melhor do que você: a apresentação
e, até certo ponto, o treinamento. E há partes que só você pode fazer de forma
excepcional, e essa é a parte de conexão humana.
Aqui está a ideia
central: em termos de marketing de rede, você é o mensageiro, não a mensagem.
Longe se vão os dias de
carregar consigo uma mala pesada de produtos para amostra, estabelecer uma loja
de varejo em sua sala de estar ou ter de memorizar longas listas de
características do produto e de estatísticas financeiras. Este é o século XXI.
No marketing de redes atual, as ferramentas fazem isso tudo. Seu trabalho é
conectar e convidar. Porém, a propósito, isso não significa que você não precise
ser qualificado. Definitivamente, precisa. Você precisa desenvolver as suas habilidades
a capacidade de ter autoconfiança, suportar a rejeição, comunicar-se, ser um
grande contador de histórias, importar-se com as pessoas, ser um bom coach e
todo o resto.Mas essas são habilidades disponíveis a qualquer pessoa. Pouquíssimas
pessoas são verdadeiramente hábeis em vendas. Mas praticamente qualquer um pode
se tornar hábil em networking, treinamento e formação de equipe. O que
significa que esse negócio está aberto para ser negociado por centenas de
milhões de pares, já que você tem um negócio prontamente duplicável, totalmente
escalável. Quando você chegar a cinco pessoas e depois a 50, terá dominado as
habilidades básicas que o levarão a crescer para 500, 5 mil e mais além. O que
nos leva à liderança.
Descobri que os grandes
líderes não eram pessoas duronas que gritavam e esperneavam ou que se mostravam
fisicamente abusivas. No calor da batalha, descobri que líderes valentes e poderosos
eram muitas vezes silenciosos, mas, quando eles falavam, falavam para nossas
almas e nossos espíritos.
Todos os grandes líderes
foram grandes contadores de histórias capazes de comunicar sua visão de tal
forma vívida que outros também a viram. Olhe para Jesus Cristo, Buda, Madre Teresa,
Gandhi, Maomé. Todos eles foram grandes líderes, o que significa que foram
grandes contadores de histórias.
Dinheiro não vai para o
negócio com os melhores produtos ou serviços. Dinheiro flui para o negócio que
conta com os melhores líderes.
As habilidades de
liderança que você precisa desenvolver para o quadrante D são muito diferentes
da capacidade de gestão que, na maioria das vezes, é necessária para os
quadrantes E e A. Não me interpretem mal: habilidades de gestão são
importantes, mas há uma grande diferença entre gestão de competências e
habilidades de liderança. Gerentes não são necessariamente líderes, e líderes
não são necessariamente gestores.
Encontro muitas pessoas
no quadrante A, especialistas ou proprietários de pequenas empresas, que
gostariam de expandir seus negócios, mas não podem, por um motivo: eles não têm
habilidades de liderança. Ninguém quer segui-los. Seus empregados não confiam
neles, não são inspirados por eles.
Encontrei muitos
gerentes de nível médio que não conseguem subir a escada corporativa porque não
conseguem se comunicar com os outros. O mundo está cheio de pessoas solitárias
que não conseguem encontrar o homem ou a mulher de seus sonhos porque não conseguem
comunicar que são boas pessoas.
A comunicação afeta
todos os aspectos da vida – e esta é a principal habilidade que o marketing de
rede ensina.
Os líderes de marketing
de rede às vezes se descrevem como “contadores de histórias muito bem pagos”.
Na verdade, eles estão entre os contadores de histórias mais bem pagos, e há
uma razão muito simples para isso: eles estão entre os melhores contadores de
histórias.
Quando comecei a
frequentar os treinamentos de marketing de redes, encontrei proprietários de
empresas altamente bem-sucedidos, do mundo real, que haviam começado seus
negócios a partir do zero. Muitos foram grandes professores porque eles estavam
ensinando a partir da experiência, e não da teoria. Sentado nos auditórios dos
seminários de negócios, muitas vezes me peguei balançando a cabeça
positivamente, concordando com suas conversas sem rodeios sobre o que é preciso
fazer para sobreviver nas vielas do mundo real dos negócios.
Depois dos seminários,
muitas vezes eu ia conversar com os instrutores. Fiquei espantado com a
quantidade de dinheiro que eles faziam, não apenas com os próprios negócios,
mas também com investimentos. Vários ganhavam mais do que muitos CEOs da elite
corporativa.
No entanto, havia algo
mais nesses professores que me deixou ainda mais mpressionado. Embora eles
fossem ricos e certamente não precisassem estar à frente desses eventos, tinham
paixão por ensinar e ajudar seus pares.
Comecei a perceber que
uma empresa de marketing de rede se baseia nos líderes erguendo as pessoas,
enquanto um negócio de empresas tradicionais ou do governo se baseia em
promover alguns apenas, mantendo a massa de trabalhadores satisfeita com um
salário fixo. Estes instrutores no mundo do marketing de rede não saem dizendo:
“Se você não produzir, perderá o emprego.” Em vez disso, dizem: “Deixe-me ajudá-lo
a fazer cada vez melhor. Enquanto você quiser aprender, estarei aqui para lhe
ensinar. Estamos no mesmo barco.”
Muitas pessoas têm
qualidades intrínsecas de liderança, mas essas qualidades nunca são
externalizadas. Elas nunca têm a oportunidade. Meu Pai Rico entendia isso.
O marketing de rede
tende a desenvolver o tipo de líder que influencia outros a serem grandes
professores, ensinando a realizarem os sonhos de sua vida.
O marketing de rede tende
a desenvolver o tipo de líder que influencia outros a serem grandes professores,
ensinando a realizarem os sonhos de sua vida.
Em vez de vencer o
inimigo ou derrotar a concorrência, a maioria dos líderes do marketing de rede
inspira e ensina a encontrar a recompensa financeira que este mundo oferece,
sem causar danos a outros.
A oportunidade de
desenvolver a capacidade de liderar é um valor intrínseco exclusivo do
marketing de rede. Claro, você poderia aprender sobre liderança em qualquer
outro campo. Os militares, o governo, a vida corporativa, cada esfera da vida
produz lideranças, mas não muitas. A verdadeira liderança é extremamente rara –
exceto no marketing de rede.
O que é peculiar no
marketing de rede é que ele combina com uma ampla estrutura de remuneração a
uma quantidade de pessoas composta por 100% dos voluntários.
Você não vai encontrar
um único distribuidor de marketing de rede que bata ponto em relógio ou que
tenha de aparecer para trabalhar. Como representantes independentes, ninguém é
contratado ou despedido – todos estão ali voluntariamente. Ninguém pode dizer o
que fazer, ninguém pode dar ordens.
Então, por que funciona?
Qual é o motor que impulsiona essa máquina? A resposta vem em uma única
palavra: liderança. E a liderança que você desenvolve no seu negócio de
marketing de rede aparecerá em todas as outras esferas de sua vida.
As escolas tradicionais
o treinam para ser um bom funcionário. Elas focam em uma coisa só: sua
capacidade mental. Se você pode resolver equações e se sair bem nos testes,
então é considerado inteligente o suficiente para gerir uma empresa. Isso é
ridículo.
A razão para eu ser um
empresário bem-sucedido hoje é o treinamento que recebi dos Fuzileiros Navais.
A escola militar prepara você para ser um grande líder, concentrando-se não
apenas em sua mente, mas também em seu emocional, em suas habilidades físicas e
espirituais. Eles ensinam como operar sob extrema pressão.
Tive inteligência para
pilotar um helicóptero no Vietnã, mas nunca teria conseguido sobreviver sem o
desenvolvimento de minha espiritualidade. Se isso não tivesse sido forte, então
o medo (emoção) teria se estabelecido, e eu provavelmente teria congelado
(físico) no controle do helicóptero armado.
Ter estes quatro
elementos – mental, emocional, físico e espiritual – trabalhando em harmonia me
ajudou a completar minhas missões. Isso também me deu o conhecimento e a compreensão
necessários para ser um bom líder no mundo dos negócios, porque estes são
exatamente os mesmos quatro elementos de liderança necessários para ser
bem-sucedido no empreendedorismo – mente, espírito, corpo e emoções
Se você não consegue
controlar esses quatro aspectos de si mesmo, então irá falhar. E se não é capaz
de ajudar seus empregados a desenvolver esses quatro elementos e, ao fazê-lo,
ajudá-los a se tornarem líderes eficazes, então você irá falhar. É simples
assim. Aqui está outra coisa que as escolas militares ensinam: estar na linha
de frente significa não se importar com o fato de você ser ou não apreciado. Claro,
todos nós queremos ser amados, mas, para ser um grande líder, você tem de
estabelecer limites, monitorar o comportamento do pessoal e tomar ações
corretivas quando necessário. Às vezes, você vai advertir as pessoas. Sim, isso
vai acontecer – não há um meio de contornar isso. Mas veja o que também vai
acontecer: você criará o melhor time possível, um que entende o que você
espera, e o que vai ou não tolerar.
CONTINUA