Marketing multinível
Marketing multinível (MMN), Marketing de rede , é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os
ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos
vendedores[. Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus
rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros
vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores .
MMN não é dinheiro fácil, é TRABALHO árduo verdadeiramente
recompensável.
Nos Estados Unidos, uma forma de
diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou
mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é
pirâmide .
De acordo com Will Marks , “O marketing de rede é um sistema de
distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do
fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes
independentes”.
Conceito
O marketing multinível é um sistema derivado das vendas diretas. Este sistema em forma de rede (networking) tem se consolidado num cenário de revolução
organizacional. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado um sistema mais
eficaz em determinadas situações de mercado.[ Segundo tais autores, a globalização alterou a
disposição do cenário econômico nos anos 80. Sendo assim, as
empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de relacionamento, justificando a
necessidade de criar vínculos de fidelização com os clientes.
Especialistas em Marketing Multinível, apresenta o Marketing Multinível
como um modelo de remuneração da Força de Vendas
O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza,
estão:
- Marketing de mídias sociais (MMS)
- Marketing de Rede (MR)
- Marketing Multinível (MMN)
- Multi Level Marketing (MLM)
- Network Marketing (NM)
Funcionamento
O MMN é geralmente usado por uma empresa
(fabricante, importadora, distribuidora) de produtos ou serviços que entende
que, por necessidades e estratégia de mercado, bem como possíveis vantagens
financeiras, administrativas e logísticas, aquilo que vende terá maior sucesso
utilizando esse canal de vendas.
O crescimento da base de clientes é limitado
pela quantidade de pessoal de vendas e, para aumentar a presença no mercado, é
solicitado aos representantes que recomendem pessoas interessadas em trabalhar
no mesmo cargo. Como incentivo é oferecido um prêmio para cada recomendação.
Àqueles que recomendam novos vendedores é
dada também uma comissão sobre as vendas de cada um dos indicados, de forma a
incentivar a busca por bons profissionais e o treinamento destes. Se os
indicados também recomendarem outros, é iniciado o processo de formação da rede
de vendedores. Os vendedores assumem uma postura empreendedora e independente,
controlando suas próprias redes e negócios, mas ainda vendendo e/ou consumindo
os produtos do fabricante original.
Segundo o Livro Segredos do Multinível o
empreendedor precisa se capacitar para Vender os produtos e serviços, recrutar
novos distribuidores e liderar.
O segredo do sucesso no
marketing multinível
As pessoas estão
sempre a se perguntar – e a me perguntar, assim como a seus uplines – qual o
grande segredo de quem alcança o sucesso no Marketing Multinível. Qual a
fórmula secreta utilizada por este ou aquele brilhante distribuidor que chegou
a Diamante. Tenho certeza de que a maioria delas se frustra quando obtém
respostas do tipo “o segredo está em estudar mais”, “a fórmula é o
desenvolvimento pessoal”, “participe de mais seminários”, “leia mais livros”,
“assista tais filmes”, “deseje aprender”, etc., etc., etc.
Todas estas
respostas são nada mais, nada menos que a pura verdade, porém, isoladas, não
têm efeito algum. Dizer às pessoas que elas têm que aprender não as faz se
mover – é preciso dizer-lhes “porquê” aprender. Ninguém passa seis anos
estudando medicina porque deseja simplesmente “aprender” sobre medicina, mas
sim porque quer ser médico. Os primeiros cientistas da NASA não passaram
décadas estudando aerodinâmica, combustão explosiva, resistência ao atrito com
o ar simplesmente pelo desejo de deter tais conhecimentos.
Eles dedicaram tanto
tempo e esforço ao estudo dessas coisas porque desejavam chegar à lua. Sonhavam
em chegar lá. Raros são os casos de pessoas desejosas de “saber por saber” que
não padecem de algum desequilíbrio psicológico, como egocentricidade ou
soberba, por exemplo. Creio eu que a busca por aprender deve ser precedida pelo
desejo de se realizar algo.
Porque desenvolver-se pessoalmente
E, adiantando, tudo
isso que falei é a base do grande segredo que está por trás do sucesso no
MMN. Se seus uplines ou mentores no MMN te dizem que precisas aprender, que
precisas estudar, que precisas desenvolver-se, embora, talvez, mesmo sem saber
porque te aconselham dessa maneira, eles assim o fazem porque empiricamente têm
em mente que…
“…o grande segredo do sucesso no
Marketing Multinível está em entendê-lo.”
Marketing Multinível está em entendê-lo.”
Isso faz muito
sentido! O Multinível é uma modalidade de negócios nada convencional, que faz
com que muita gente não dê certo justamente porque não o entende. Ele é tão
diferente dos negócios tradicionais que mesmo entre quem já chegou ao sonhado
sucesso, há quem ainda o incompreenda.
Como disse Robert
Butwin, em seu livro Network Marketing com a esperteza das ruas,
“conheço pessoas que estão no negócio há 10 anos e ainda não o entenderam”. Não
sei se você já teve a oportunidade de ver algum grande líder falando em seus
seminários algo do tipo “ah se eu pudesse abrir sua cabecinha e colocar tudo lá
dentro”. Essa frase retrata justamente o que quero dizer: só quando assimilar o
que é o MMN, quando tiver um verdadeiro entendimento sobre ele, sobre seu
poder, você estará apto ao sucesso. Quem se utiliza de uma frase assim, o faz
justamente por lembrar que passou por esse processo.
O homem de sucesso
nessa indústria sabe que houve um divisor de águas em sua trajetória, um
momento mágico – e esse foi o instante em que ele entendeu o Marketing
Multinível com clareza. Como diria o meu amigo Júlio Miranda, foi o momento em
que ele “viu a lebre”. E é justamente isso: só quando se vê a lebre, sabe-se
por que se está correndo atrás dela.
Lembra do que eu
falei sobre aprender? Então, quem estuda por estudar, uma hora pára. Só quem
sabe aonde irá chegar e qual utilidade dará à tudo que aprendeu, estuda de bom
grado. Como na história da lebre, gorda e suculenta, que, ao passar, foi vista
por um cão que começou a persegui-la enlouquecidamente. Ele corria feito um
maluco, sem pestanejar, e começou a atrair uma multidão de outros cães com o
seu barulho. Em poucos minutos dezenas de cães corriam uns atrás dos outros com
todo o pique.
Porém, os minutos
foram passando, a fadiga foi chegando e um a um os cães foram desistindo. Logo,
apenas um cão ainda continuava a correr atrás da suculenta lebre – e quem era
ele? Claro que era o primeiro, o único que a viu. Os demais estavam correndo
atrás de uma história que ouviram.
Estude o MMN, enxergue sua lebre e corra atrás de
seu sucesso
E assim é o MMN: só
quem consegue entendê-lo, só quem vê a lebre dessa grande oportunidade, irá dar
tempo ao tempo, irá vencer a fadiga, irá sobreviver aos “nãos” com brio. Quando
alguém te disser “estude”, é porque essa pessoa sabe que só após adquirir
conhecimento de causa você será capaz de vencer todos os desafios, de superar
todos os deboches, de argumentar com os que não estudaram e, por fim, de
esperar o tempo necessário que qualquer negócio precisa.
Só quem realmente
aprende sobre o que é empreender no multinível é capaz de esperar pelo
sucesso nesse negócio, que está lá na frente, como em qualquer outro
empreendimento, e não dois dias depois de uma entusiasmada e eufórica reunião
de oportunidade. Quem pára no entusiasmo das reuniões, quem não se debruça
sobre os livros quando está a sós consigo mesmo, será um eterno dependente da
energia dos outros. Só com entendimento próprio, você saberá que terá dias de
sol e dias nublados em seu caminho e mesmo assim continuará inflexível em sua
caminhada. A descoberta desse “grande negócio” mexe com a cabeça das pessoas.
Saber que existe uma
oportunidade de negócio onde você se beneficia do esforço de toda uma equipe e
ouvir as primeiras explanações sobre as leis da alavancagem e duplicação deixa
a cabeça de qualquer iniciante dando voltas. Neste momento começa o processo de
ansiedade, de querer, literalmente, falar com todo mundo, de dizer aos quatro
cantos a grande descoberta que se fez. Porém, logo descobre-se que quase todo o
mundo também já descobriu isso.
Então, tenta-se
motivar-se em uma ou duas reuniões e assim que os primeiros “nãos” aparecem,
surge também a vontade de largar tudo. E é nesse momento que se pergunta ao
patrocinador “qual o grande segredo de quem alcança o sucesso no Marketing Multinível” e recebe-se a
resposta “estude mais e aprenda mais”, que, embora em muitos dos casos seja uma
mera repetição do que o patrocinador também ouviu de sua linha ascendente,
traduz-se da seguinte maneira: só beneficia-se do esforço de toda uma equipe
quem é capaz de ensinar essa equipe a produzir resultados e as leis da
alavancagem e da duplicação só funcionam para quem sabe ensinar os outros a
colocá-las em prática, portanto, “aprenda!” – só assim você será capaz de
ensinar.
Esse é o grande
segredo do sucesso no Marketing Multinível: aprender tudo sobre ele a ponto de
apaixonar-se e nunca largá-lo.
Enxergar a lebre”, nesse caso, é vislumbrar, de fato, o potencial
do marketing de
rede. Você tem que enxergar por si só o que um empreendimento dessa
natureza tem a lhe oferecer e desenvolver seu negócio porque você próprio
compreendeu aonde ele pode lhe levar. O que a “metáfora” quer mostrar é que
muitas pessoas empreendem no marketing de rede motivadas pelo
sucesso das outras, mas elas próprias não se convenceram ainda da grandeza
desse setor. Não enxergaram a lebre. Por isso, mais cedo ou mais tarde, vão
desistir. Entraram para “testar” e não porque acreditam que o modelo de negócio
do MMN oferece instrumentos mais sofisticados que os outros modelos de
negócios. Os desafios e momentos difíceis chegarão em qualquer área que você
opte por empreender. A questão é: se você está 100% convencido de que o MMN é
um mercado que lhe oferece melhores condições que os outros mercados, você
preferirá enfrentar esses desafios e momentos difíceis estando no MMN – e assim
o fará até que seu sucesso se torne realidade. Portanto, você tem que ver a
lebre com seus próprios olhos e não apenas seguir os rumores de que ela está
passando.
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