sexta-feira, 9 de outubro de 2015

MARKETING MULTINIVEL (MMN) - 1



Marketing multinível




Marketing multinível (MMN), Marketing de rede , é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores[. Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores .
MMN não é dinheiro fácil, é TRABALHO árduo verdadeiramente recompensável.
Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide .
De acordo com Will Marks , “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.
Conceito
O marketing multinível é um sistema derivado das vendas diretas. Este sistema em forma de rede (networking) tem se consolidado num cenário de revolução organizacional. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado um sistema mais eficaz em determinadas situações de mercado.[ Segundo tais autores, a globalização alterou a disposição do cenário econômico nos anos 80. Sendo assim, as empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de relacionamento, justificando a necessidade de criar vínculos de fidelização com os clientes.
Especialistas em Marketing Multinível, apresenta o Marketing Multinível como um modelo de remuneração da Força de Vendas
O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:
  • Marketing de mídias sociais (MMS)
  • Marketing de Rede (MR)
  • Marketing Multinível (MMN)
  • Multi Level Marketing (MLM)
  • Network Marketing (NM)

Funcionamento

O MMN é geralmente usado por uma empresa (fabricante, importadora, distribuidora) de produtos ou serviços que entende que, por necessidades e estratégia de mercado, bem como possíveis vantagens financeiras, administrativas e logísticas, aquilo que vende terá maior sucesso utilizando esse canal de vendas.
O crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas e, para aumentar a presença no mercado, é solicitado aos representantes que recomendem pessoas interessadas em trabalhar no mesmo cargo. Como incentivo é oferecido um prêmio para cada recomendação.
Àqueles que recomendam novos vendedores é dada também uma comissão sobre as vendas de cada um dos indicados, de forma a incentivar a busca por bons profissionais e o treinamento destes. Se os indicados também recomendarem outros, é iniciado o processo de formação da rede de vendedores. Os vendedores assumem uma postura empreendedora e independente, controlando suas próprias redes e negócios, mas ainda vendendo e/ou consumindo os produtos do fabricante original.
Segundo o Livro Segredos do Multinível o empreendedor precisa se capacitar para Vender os produtos e serviços, recrutar novos distribuidores e liderar.
O segredo do sucesso no marketing multinível
As pessoas estão sempre a se perguntar – e a me perguntar, assim como a seus uplines – qual o grande segredo de quem alcança o sucesso no Marketing Multinível. Qual a fórmula secreta utilizada por este ou aquele brilhante distribuidor que chegou a Diamante. Tenho certeza de que a maioria delas se frustra quando obtém respostas do tipo “o segredo está em estudar mais”, “a fórmula é o desenvolvimento pessoal”, “participe de mais seminários”, “leia mais livros”, “assista tais filmes”, “deseje aprender”, etc., etc., etc.
Todas estas respostas são nada mais, nada menos que a pura verdade, porém, isoladas, não têm efeito algum. Dizer às pessoas que elas têm que aprender não as faz se mover – é preciso dizer-lhes “porquê” aprender. Ninguém passa seis anos estudando medicina porque deseja simplesmente “aprender” sobre medicina, mas sim porque quer ser médico. Os primeiros cientistas da NASA não passaram décadas estudando aerodinâmica, combustão explosiva, resistência ao atrito com o ar simplesmente pelo desejo de deter tais conhecimentos.
Eles dedicaram tanto tempo e esforço ao estudo dessas coisas porque desejavam chegar à lua. Sonhavam em chegar lá. Raros são os casos de pessoas desejosas de “saber por saber” que não padecem de algum desequilíbrio psicológico, como egocentricidade ou soberba, por exemplo. Creio eu que a busca por aprender deve ser precedida pelo desejo de se realizar algo.
Porque desenvolver-se pessoalmente
E, adiantando, tudo isso que falei é a base do grande segredo que está por trás do sucesso no MMN. Se seus uplines ou mentores no MMN te dizem que precisas aprender, que precisas estudar, que precisas desenvolver-se, embora, talvez, mesmo sem saber porque te aconselham dessa maneira, eles assim o fazem porque empiricamente têm em mente que…
“…o grande segredo do sucesso no
Marketing Multinível está em entendê-lo.”
Isso faz muito sentido! O Multinível é uma modalidade de negócios nada convencional, que faz com que muita gente não dê certo justamente porque não o entende. Ele é tão diferente dos negócios tradicionais que mesmo entre quem já chegou ao sonhado sucesso, há quem ainda o incompreenda.
Como disse Robert Butwin, em seu livro Network Marketing com a esperteza das ruas, “conheço pessoas que estão no negócio há 10 anos e ainda não o entenderam”. Não sei se você já teve a oportunidade de ver algum grande líder falando em seus seminários algo do tipo “ah se eu pudesse abrir sua cabecinha e colocar tudo lá dentro”. Essa frase retrata justamente o que quero dizer: só quando assimilar o que é o MMN, quando tiver um verdadeiro entendimento sobre ele, sobre seu poder, você estará apto ao sucesso. Quem se utiliza de uma frase assim, o faz justamente por lembrar que passou por esse processo.
O homem de sucesso nessa indústria sabe que houve um divisor de águas em sua trajetória, um momento mágico – e esse foi o instante em que ele entendeu o Marketing Multinível com clareza. Como diria o meu amigo Júlio Miranda, foi o momento em que ele “viu a lebre”. E é justamente isso: só quando se vê a lebre, sabe-se por que se está correndo atrás dela.
Lembra do que eu falei sobre aprender? Então, quem estuda por estudar, uma hora pára. Só quem sabe aonde irá chegar e qual utilidade dará à tudo que aprendeu, estuda de bom grado. Como na história da lebre, gorda e suculenta, que, ao passar, foi vista por um cão que começou a persegui-la enlouquecidamente. Ele corria feito um maluco, sem pestanejar, e começou a atrair uma multidão de outros cães com o seu barulho. Em poucos minutos dezenas de cães corriam uns atrás dos outros com todo o pique.
Porém, os minutos foram passando, a fadiga foi chegando e um a um os cães foram desistindo. Logo, apenas um cão ainda continuava a correr atrás da suculenta lebre – e quem era ele? Claro que era o primeiro, o único que a viu. Os demais estavam correndo atrás de uma história que ouviram.
Estude o MMN, enxergue sua lebre e corra atrás de seu sucesso
E assim é o MMN: só quem consegue entendê-lo, só quem vê a lebre dessa grande oportunidade, irá dar tempo ao tempo, irá vencer a fadiga, irá sobreviver aos “nãos” com brio. Quando alguém te disser “estude”, é porque essa pessoa sabe que só após adquirir conhecimento de causa você será capaz de vencer todos os desafios, de superar todos os deboches, de argumentar com os que não estudaram e, por fim, de esperar o tempo necessário que qualquer negócio precisa.
Só quem realmente aprende sobre o que é empreender no multinível é capaz de esperar pelo sucesso nesse negócio, que está lá na frente, como em qualquer outro empreendimento, e não dois dias depois de uma entusiasmada e eufórica reunião de oportunidade. Quem pára no entusiasmo das reuniões, quem não se debruça sobre os livros quando está a sós consigo mesmo, será um eterno dependente da energia dos outros. Só com entendimento próprio, você saberá que terá dias de sol e dias nublados em seu caminho e mesmo assim continuará inflexível em sua caminhada. A descoberta desse “grande negócio” mexe com a cabeça das pessoas.
Saber que existe uma oportunidade de negócio onde você se beneficia do esforço de toda uma equipe e ouvir as primeiras explanações sobre as leis da alavancagem e duplicação deixa a cabeça de qualquer iniciante dando voltas. Neste momento começa o processo de ansiedade, de querer, literalmente, falar com todo mundo, de dizer aos quatro cantos a grande descoberta que se fez. Porém, logo descobre-se que quase todo o mundo também já descobriu isso.
Então, tenta-se motivar-se em uma ou duas reuniões e assim que os primeiros “nãos” aparecem, surge também a vontade de largar tudo. E é nesse momento que se pergunta ao patrocinador “qual o grande segredo de quem alcança o sucesso no Marketing Multinível” e recebe-se a resposta “estude mais e aprenda mais”, que, embora em muitos dos casos seja uma mera repetição do que o patrocinador também ouviu de sua linha ascendente, traduz-se da seguinte maneira: só beneficia-se do esforço de toda uma equipe quem é capaz de ensinar essa equipe a produzir resultados e as leis da alavancagem e da duplicação só funcionam para quem sabe ensinar os outros a colocá-las em prática, portanto, “aprenda!” – só assim você será capaz de ensinar.
Esse é o grande segredo do sucesso no Marketing Multinível: aprender tudo sobre ele a ponto de apaixonar-se e nunca largá-lo.
Enxergar a lebre”, nesse caso, é vislumbrar, de fato, o potencial do marketing de rede. Você tem que enxergar por si só o que um empreendimento dessa natureza tem a lhe oferecer e desenvolver seu negócio porque você próprio compreendeu aonde ele pode lhe levar. O que a “metáfora” quer mostrar é que muitas pessoas empreendem no marketing de rede motivadas pelo sucesso das outras, mas elas próprias não se convenceram ainda da grandeza desse setor. Não enxergaram a lebre. Por isso, mais cedo ou mais tarde, vão desistir. Entraram para “testar” e não porque acreditam que o modelo de negócio do MMN oferece instrumentos mais sofisticados que os outros modelos de negócios. Os desafios e momentos difíceis chegarão em qualquer área que você opte por empreender. A questão é: se você está 100% convencido de que o MMN é um mercado que lhe oferece melhores condições que os outros mercados, você preferirá enfrentar esses desafios e momentos difíceis estando no MMN – e assim o fará até que seu sucesso se torne realidade. Portanto, você tem que ver a lebre com seus próprios olhos e não apenas seguir os rumores de que ela está passando.

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quinta-feira, 8 de outubro de 2015

EMPREENDORISMO 2



Resumo do Livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kivosaki

RESUMO DE Pai Rico, Pai Pobre Conta a história de Robert Kiyosaki e seu amigo Mike. Robert era filho de um professor universitário, que tem o privilégio de ter a orientação de dois pais, um rico e outro pobre. O pai rico que chamamos é pai de seu amigo Mike, e o pai pobre é seu pai, um homem muito instruído e inteligente. Ambos homens influentes e bem sucedidos em suas carreiras, embora um sempre com dificuldades financeiras. Os dois acreditam na educação, mas com visões diferentes. Um dizia: "O amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal" o outro "A falta de dinheiro é a raiz de todo o mal". Um dos pais recomendava "Estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa" o outro falava "Estude arduamente para comprar uma empresa". Através dessas opiniões tão divergentes Robert teve a oportunidade de optar por qual dos pais iria dar ouvidos, sendo assim resolveu seguir os conselhos do pai rico. Robert e seu amigo Mike estudaram em uma escola pública onde todas as crianças dessa escola eram filhos de pessoas ricas. Foi então que Robert começou a indagar seu pai, como ele poderia ficar rico, seu pai não soube lhe explicar. No dia seguinte Robert propôs a seu amigo Mike uma sociedade para ambos ficarem ricos. Infelizmente seu primeiro negócio foi um fracasso. O pai de Robert reconheceu o esforço dos meninos, foi em tão que ele aconselhou à eles que fossem pedir conselhos sobre como ficar rico com o pai de Mike "Pai rico". Foi a partir desse momento que Robert e Mike começaram a trabalhar e estudar como o pai rico, que lhes ofereceu um emprego em uma de suas lojas. O pai rico mostra a importância de termos objetivos e persistência, e que devemos fazer com que o dinheiro trabalhe para nós ao invés de trabalharmos para o dinheiro. E não importa o quanto se ganha, mas sim o quanto se guarda. Para construir um grande império, um sonho, devemos planejar e construir em bases sólidas. Sem construirmos sem planejarmos, assim como muitas pessoas o fazem, esse império não vai durar muito tempo. Muitos se preocupam em ter, não em saber, para um dia ser uma pessoa rica. A diferença entre o Ativo e o Passivo é: • O Ativo coloca dinheiro no seu bolso, • O Passivo tira dinheiro do seu bolso. O dinheiro só acentua o padrão de fluxo de caixa que está na sua mente. Se seu padrão for gastar tudo o que ganha, o mais provável é que um aumento de dinheiro disponível, apenas resulte em um aumento de despesas. O que falta na educação não é saber como ganhar dinheiro, mas como gastá-lo, o que fazer com ele depois de tê-lo ganho. Os ricos compram ativos, os pobres só tem despesas e a classe média compra passivos, pensando que são ativos. Para o autor os vários reais que devemos adquirir são agrupados em várias categorias: Se tiver que trabalhar nos negócios, não é negócio; • Ações; • Títulos; • Fundos Mútuos; • Imóveis que geram renda; • Promissória; Compre ativos que goste, pois o que você gosta, você cuida. Nos Estados Unidos, os impostos que originalmente foram criados para que houvesse uma taxação sobre os mais ricos, com o passar do tempo começaram a incidir sobre a classe média e daí para baixo, penalizando assim quem os aprovou mediante votação. Sendo assim faz-se necessário o conhecimento do sistema legal, juntamente com a contabilidade para que se possa adequar os investimentos à menor incidência de impostos. E nesse aspecto a sociedade anônima constitui uma excelente ferramenta. Pois além de proteger os ativos sob um manto de artifícios legais, faz com que os impostos incidam sobre o saldo do faturamento menos todos os gastos, enquanto que para uma pessoa física o desconto do imposto dá-se na fonte de sua renda. Todos os indivíduos possuem uma gama de atributos para que possam tornar-se empreendedores bem sucedidos. E, por que isso não ocorre? A principal causa á a falta de autoconfiança, pois no mundo fora dos centros de informação (escolas) são exigidas habilidades que lá não foram desenvolvidas, tais como garra, ousadia, coragem, audácia, esperteza e tenacidade, entre outras. Por isso precisamos desenvolver nossa capacidade de avaliar e assumir riscos administrando-os em cada oportunidade que nos aparece, pois a tendência natural é a busca da segurança que geralmente não é a melhor escolha para sermos bem sucedidos em nossos empreendimentos. Os empreendedores encontram oportunidades onde a grande maioria não as vê, assumem riscos baseando-se em conhecimentos financeiros contábeis e jurídicos capazes de tornarem estes riscos calculáveis e então entrar no "jogo" do mercado para sonhar, e se fracassarem sabem que isso faz parte da busca do sucesso e usam isso para tornarem-se mais atentos na próxima oportunidade e assim vão cumulando ativos ao longo da vida ao passo que as pessoas que não desenvolveram esta inteligência financeira passaram o tempo inteiro fazendo contas de como saldar suas dívidas, reclamando do patrão e do governo, quando na verdade o que poderia mudar sua situação financeira seria uma mudança de atitude frente às oportunidades, passando da acomodação à ação. Robert diz que um profissional deve se preocupar em apreender, em ampliar seus conhecimentos, independente do ramo de negócios que venha escolher. Não devemos trabalhar pensando exclusivamente em um salário melhor ou em um emprego mais estável, mais duradouro, porque se nos especializarmos em uma única área ficaremos dependente deste mercado, e por tanto, vulnerável profissionalmente. Devemos desenvolver habilidades e conhecimento gerais que nos servirão para administrar o nosso negócio. Algumas habilidades como vendas e entendimento de organização são básicas para que qualquer atividade possa ter sucesso. Se você aprender a vender bem a sua idéia, independente de qual seja, terá sucesso. Se você aprender a administrar bem o seu negócio, na área financeira, pessoal, independente de qual seja, terá sucesso. Quanto melhor você se comunicar, negociar a administrar mais sucesso terá. Devemos aprender que também devemos ser eternos alunos e eternos professores, que devemos dar para poder receber. Mesmo as pessoas alfabetizadas financeiramente, podem ter problemas para sua independência financeira. Algumas razões são: Medo - Não existe nada de errado em perder dinheiro, o importante é ter a coragem de encarar o medo e o risco. "Se você odeia risco e preocupação .... comece cedo" Nunca encontraremos um vencedor que nunca passou por perdas e fracassos. Para os vencedores o fracasso é uma inspiração, para os perdedores uma derrota. Se você for do tipo que não aceita perder, fique com a segurança. Se quiser enfrentar o fracasso, vá a luta, ache seu foco e encare as perdas como fonte de inspiração. Superar o Ceticismo - Existem aquelas pessoas pessimistas que procuram a todo o momento razões para achar que algo não vai dar certo, influenciando negativamente a si e aos que o rodeiam. Idéia com esta fazem pessimistas andarem para traz, pois escolhem ficar com a segurança, enquanto que os ricos que não dão ouvidos ao medo, encaram os desafios. Preguiça - Preguiça não é o nome que se da para aquelas pessoas que não gostam de trabalhar. Muitos profissionais ocupados demais, muitas vezes com a desculpa de excesso de trabalho estão é fugindo de algo mais, de encarar algo novo, do desafio. Isto também chamamos de preguiça. Podemos lutar contra essa forma de preguiça, desenvolvendo dentro de nós uma ambição, positiva é claro, que nos faz parar de dizer frases como "Isso eu não posso comprar" e nos faz com que digamos "O que tenho que fazer para comprar isto?" Maus Hábitos - Nossa vida é um reflexo de nossos hábitos de nossa educação. O empresário dito como correto sempre paga primeiro suas obrigações e depois se sobrar paga a si próprio. Se pagarmos a nós em primeiro lugar, teremos que trabalhar mais, pois nossas obrigações somos obrigados a pagar, com isso, teremos criado uma nova fonte de motivação. Arrogância é ego mais ignorância - O que sei, me faz ganhar dinheiro, o que não sei me faz perder. Muitas pessoas usam a arrogância para disfarçar sua ignorância sobre determinado assunto. Quando você for ignorante sobre determinado assunto não se acomode, não se envergonhe, busque algo ou alguém que lhe de este conhecimento. Em cada um de nós reside um gênio financeiro, para algumas pessoas este gênio está adormecido, pois nossa cultura nos ensina que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Nossa cultura nos ensina a trabalhar pelo dinheiro e não o dinheiro a trabalhar para nós, nos ensina a não nos preocupar com o futuro financeiro. Devemos definir os "não quero" e os "quero" na vida, ou seja, não quero perder dinheiro, não quero trabalhar a vida inteira, não quero ser empregado, os "não quero", eles criam os "quero", exemplo, quero ser livre para viajar por todo o mundo e viver o estilo de vida que gosto, quero controlar meu tempo e minha vida. Acredite que você é capaz, vá atrás de seus sonhos, realize-os. Para tanto, segundo o autor existem 10 passos importantíssimos para se seguir: 1° Encontrar razão maior que a realidade, tenha um objetivo, algo motivador, escolha o que você quer! Pessoas arrogantes e críticas são muitas vezes, pessoas com baixa auto-estima, que têm medo de assumir riscos. 2° O poder da escolha, você escolhe as opções que colocam você mais próximo de seus objetivos. 3° Escolha seus amigos, não somente por sua situação financeira, mas sim, pelo que essa pessoa possa lhe transmitir de ensinamentos e conhecimentos, bons ou ruins, bons para que você possa fazer o mesmo e ruins para que você nunca faça. 4° Domine uma fórmula de fazer algo cada vez melhor e mais rápido, isto serve também para ganhar dinheiro. 5° Autodisciplina, ou seja, pague primeiro a si mesmo, mesmo sem dinheiro, pague a si mesmo primeiro, porque a partir daí você usará a cobrança de seus credores como motivação e determinação para conseguir o quer. 6° Pague bem as pessoas que trabalham para você, principalmente aquelas que lhe ajudam a ganhar dinheiro. 7° Sempre que emprestar, solicite de volta, sempre observe o retorno sobre o investimento: são os ativos que você obtém de graça depois que você recebe seu dinheiro de volta. Isso é inteligência financeira. 8° Ativos compram supérfluos, ou seja, concentre-se em como ganhar dinheiro fazendo o dinheiro trabalhar por você, coloque seu desejo de consumir para motivar seu gênio financeiro a investir. 9° A necessidade de heróis, temos a necessidade de nos espelhar em alguém positivo, pessoas bem sucedidas como exemplo, porque se eles conseguiram nós também conseguiremos. 10° Doe antes de receber, sempre que puder doe algo a alguém principalmente conhecimento. Isto é uma ação, e toda a ação tem uma reação. Há muita gente que quer fazer, em lugar de pensar, e há gente que pensa mas não faz. As duas formas juntas são ótimas, devemos adorar idéias e adorar agir. Pare de fazer o que não funciona e procure algo novo para fazer. Não desista de uma idéia antes de tentar, compre livros, faça cursos, busque novas idéias, converse com alguém que já tenha feito o que você quer fazer, peça dicas. Quando estiver comprando faça ofertas mínimas, sem a vergonha e o medo, e quando estiver vendendo sempre peça o máximo possível. Quando algo envolve dinheiro seja profissional, esperto, queira só ganhar. Pessoas que pensam pequeno não conseguem grandes oportunidades, comece pensando grande e termine pensando maior ainda. Você precisa agir antes de poder receber recompensas financeiras. Aja agora! Pai Rico Pai Pobre Pai Rico, Pai Pobre conta à história do norte-americano Robert Kiyosaki. Ele conseguiu ser um investidor de sucesso e conquistar a independência financeira. A alfabetização financeira de Robert começou aos nove anos, com lições do pai de um amigo, a quem o autor passou a chamar de "Pai Rico". Foi dele que Robert recebeu as primeiras noções sobre o valor do dinheiro. Conselhos bem diferentes dos dados por seu verdadeiro pai, a quem chama de "Pai Pobre". O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, freqüentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará. No livro há comparações entre o pai rico e o pai pobre, tendo como principal diferença a Inteligência financeira. Uma combinação de várias habilidades e talentos, que necessitam também de sólidos conhecimentos em quatro grandes áreas: Contabilidade (capacidade de ler e entender demonstrações financeiras, permitindo identificar os pontos fortes e fracos de qualquer negócio), investimento, conhecimento da lei (como utilizar vantagens tributárias) e entendimento dos mercados. Segundo o autor, a educação formal não prepara as crianças para a vida real, e boas notas e formação não bastam para garantir o sucesso de alguém. A diferença está entre ter o controle do próprio destino ou não. O livro traz lições para controlar o destino e tornar-se bem-sucedido.

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Fluxo de Caixa Pai Rico Pai Pobre

PLANOS


  

Simone Demolinari

 
“Me acho muito preguiçoso”, “deixo tudo para a última hora”, “não consigo realizar as coisas que planejo”, “não consigo fazer dieta”.
Queixas como essas geralmente vêm de pessoas que não estão satisfeitas com sua conduta. Fracassam nas metas que estipulam para si e embora saibam o que deveriam fazer, simplesmente não conseguem.
Para entender melhor o porquê desse comportamento, precisamos entender dois princípios descritos por Freud: prazer e realidade.
O princípio do prazer tem como propósito dominante a busca da satisfação imediata.
Indivíduos que são regidos por esse princípio têm dificuldade de suportar sacrifícios em prol da recompensa futura. São impulsivos. Fazem hoje e resolvem amanhã. Preferem prejudicar a saúde, o sono e as economias financeiras para não se privarem de um prazer momentâneo. São capazes de ficar numa festa até tarde mesmo sabendo que acordam cedo. Gastam dinheiro mesmo sabendo que precisam economizar. Planejam iniciar uma atividade física mas não conseguem acordar uma hora mais cedo. Querem emagrecer, mas não conseguem parar de comer. A dificuldade em tolerar o sacrifício é tão grande que acabam fracassando no primeiro obstáculo. Se auto-concedem prazeres colocando de lado o objetivo principal. É o famoso “eu mereço”: “comi uma caixa de chocolate porque estava na TPM”, “Fumei porque estou cheio de problemas”. As justificativas são intermináveis. O ponto interessante é que esse comportamento não significa uma preguiça propriamente dita, mas sim uma intolerância ao desprazer. Crianças também são assim, querem tudo na hora delas e sem contrapartida. Um mundo fantasioso.
Além de imediatista, quem vive governado pelo princípio do prazer costuma ser exímio procrastinador. Empurra a obrigação o máximo possível. Adia prazo, prorroga compromisso, deixa para o último minuto o que poderia ter feito com antecedência. O problema é tão grave que as vezes resulta em demissão e até separação conjugal. Para piorar, a procrastinação ocorre em relação às obrigações – o mesmo não acontece para ir a uma festa, por exemplo. O que deixa as pessoas com quem convive mais indignadas ainda.
Já o princípio da realidade tem como base a obtenção do prazer através do merecimento. São indivíduos mais maduros emocionalmente, com maior capacidade de tolerar o sacrifício em prol de um bem maior. Abrem mão do prazer imediato para ganhar lá na frente. São comedidos e estão sempre ponderando o custo/beneficio da situação. Carregam consigo o lema “plantar para depois colher”. Não são dados a excessos momentâneos. São consequentes e sabem que essa é a melhor forma de cuidar bem de si. Regem-se pela disciplina e posturas construtivas.
O princípio da realidade permite que o indivíduo conquiste seus objetivos encarando o mundo de forma real e serena, mesmo com suas mazelas e contradições. Já os que vivem no princípio do prazer, aparentemente são mais felizes, mas, no fundo, estão muito insatisfeitos com suas condutas autodestrutivas.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...