sexta-feira, 9 de outubro de 2015

MARKETING MULTINIVEL (MMN) - 1



Marketing multinível




Marketing multinível (MMN), Marketing de rede , é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores[. Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores .
MMN não é dinheiro fácil, é TRABALHO árduo verdadeiramente recompensável.
Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide .
De acordo com Will Marks , “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.
Conceito
O marketing multinível é um sistema derivado das vendas diretas. Este sistema em forma de rede (networking) tem se consolidado num cenário de revolução organizacional. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado um sistema mais eficaz em determinadas situações de mercado.[ Segundo tais autores, a globalização alterou a disposição do cenário econômico nos anos 80. Sendo assim, as empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de relacionamento, justificando a necessidade de criar vínculos de fidelização com os clientes.
Especialistas em Marketing Multinível, apresenta o Marketing Multinível como um modelo de remuneração da Força de Vendas
O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:
  • Marketing de mídias sociais (MMS)
  • Marketing de Rede (MR)
  • Marketing Multinível (MMN)
  • Multi Level Marketing (MLM)
  • Network Marketing (NM)

Funcionamento

O MMN é geralmente usado por uma empresa (fabricante, importadora, distribuidora) de produtos ou serviços que entende que, por necessidades e estratégia de mercado, bem como possíveis vantagens financeiras, administrativas e logísticas, aquilo que vende terá maior sucesso utilizando esse canal de vendas.
O crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas e, para aumentar a presença no mercado, é solicitado aos representantes que recomendem pessoas interessadas em trabalhar no mesmo cargo. Como incentivo é oferecido um prêmio para cada recomendação.
Àqueles que recomendam novos vendedores é dada também uma comissão sobre as vendas de cada um dos indicados, de forma a incentivar a busca por bons profissionais e o treinamento destes. Se os indicados também recomendarem outros, é iniciado o processo de formação da rede de vendedores. Os vendedores assumem uma postura empreendedora e independente, controlando suas próprias redes e negócios, mas ainda vendendo e/ou consumindo os produtos do fabricante original.
Segundo o Livro Segredos do Multinível o empreendedor precisa se capacitar para Vender os produtos e serviços, recrutar novos distribuidores e liderar.
O segredo do sucesso no marketing multinível
As pessoas estão sempre a se perguntar – e a me perguntar, assim como a seus uplines – qual o grande segredo de quem alcança o sucesso no Marketing Multinível. Qual a fórmula secreta utilizada por este ou aquele brilhante distribuidor que chegou a Diamante. Tenho certeza de que a maioria delas se frustra quando obtém respostas do tipo “o segredo está em estudar mais”, “a fórmula é o desenvolvimento pessoal”, “participe de mais seminários”, “leia mais livros”, “assista tais filmes”, “deseje aprender”, etc., etc., etc.
Todas estas respostas são nada mais, nada menos que a pura verdade, porém, isoladas, não têm efeito algum. Dizer às pessoas que elas têm que aprender não as faz se mover – é preciso dizer-lhes “porquê” aprender. Ninguém passa seis anos estudando medicina porque deseja simplesmente “aprender” sobre medicina, mas sim porque quer ser médico. Os primeiros cientistas da NASA não passaram décadas estudando aerodinâmica, combustão explosiva, resistência ao atrito com o ar simplesmente pelo desejo de deter tais conhecimentos.
Eles dedicaram tanto tempo e esforço ao estudo dessas coisas porque desejavam chegar à lua. Sonhavam em chegar lá. Raros são os casos de pessoas desejosas de “saber por saber” que não padecem de algum desequilíbrio psicológico, como egocentricidade ou soberba, por exemplo. Creio eu que a busca por aprender deve ser precedida pelo desejo de se realizar algo.
Porque desenvolver-se pessoalmente
E, adiantando, tudo isso que falei é a base do grande segredo que está por trás do sucesso no MMN. Se seus uplines ou mentores no MMN te dizem que precisas aprender, que precisas estudar, que precisas desenvolver-se, embora, talvez, mesmo sem saber porque te aconselham dessa maneira, eles assim o fazem porque empiricamente têm em mente que…
“…o grande segredo do sucesso no
Marketing Multinível está em entendê-lo.”
Isso faz muito sentido! O Multinível é uma modalidade de negócios nada convencional, que faz com que muita gente não dê certo justamente porque não o entende. Ele é tão diferente dos negócios tradicionais que mesmo entre quem já chegou ao sonhado sucesso, há quem ainda o incompreenda.
Como disse Robert Butwin, em seu livro Network Marketing com a esperteza das ruas, “conheço pessoas que estão no negócio há 10 anos e ainda não o entenderam”. Não sei se você já teve a oportunidade de ver algum grande líder falando em seus seminários algo do tipo “ah se eu pudesse abrir sua cabecinha e colocar tudo lá dentro”. Essa frase retrata justamente o que quero dizer: só quando assimilar o que é o MMN, quando tiver um verdadeiro entendimento sobre ele, sobre seu poder, você estará apto ao sucesso. Quem se utiliza de uma frase assim, o faz justamente por lembrar que passou por esse processo.
O homem de sucesso nessa indústria sabe que houve um divisor de águas em sua trajetória, um momento mágico – e esse foi o instante em que ele entendeu o Marketing Multinível com clareza. Como diria o meu amigo Júlio Miranda, foi o momento em que ele “viu a lebre”. E é justamente isso: só quando se vê a lebre, sabe-se por que se está correndo atrás dela.
Lembra do que eu falei sobre aprender? Então, quem estuda por estudar, uma hora pára. Só quem sabe aonde irá chegar e qual utilidade dará à tudo que aprendeu, estuda de bom grado. Como na história da lebre, gorda e suculenta, que, ao passar, foi vista por um cão que começou a persegui-la enlouquecidamente. Ele corria feito um maluco, sem pestanejar, e começou a atrair uma multidão de outros cães com o seu barulho. Em poucos minutos dezenas de cães corriam uns atrás dos outros com todo o pique.
Porém, os minutos foram passando, a fadiga foi chegando e um a um os cães foram desistindo. Logo, apenas um cão ainda continuava a correr atrás da suculenta lebre – e quem era ele? Claro que era o primeiro, o único que a viu. Os demais estavam correndo atrás de uma história que ouviram.
Estude o MMN, enxergue sua lebre e corra atrás de seu sucesso
E assim é o MMN: só quem consegue entendê-lo, só quem vê a lebre dessa grande oportunidade, irá dar tempo ao tempo, irá vencer a fadiga, irá sobreviver aos “nãos” com brio. Quando alguém te disser “estude”, é porque essa pessoa sabe que só após adquirir conhecimento de causa você será capaz de vencer todos os desafios, de superar todos os deboches, de argumentar com os que não estudaram e, por fim, de esperar o tempo necessário que qualquer negócio precisa.
Só quem realmente aprende sobre o que é empreender no multinível é capaz de esperar pelo sucesso nesse negócio, que está lá na frente, como em qualquer outro empreendimento, e não dois dias depois de uma entusiasmada e eufórica reunião de oportunidade. Quem pára no entusiasmo das reuniões, quem não se debruça sobre os livros quando está a sós consigo mesmo, será um eterno dependente da energia dos outros. Só com entendimento próprio, você saberá que terá dias de sol e dias nublados em seu caminho e mesmo assim continuará inflexível em sua caminhada. A descoberta desse “grande negócio” mexe com a cabeça das pessoas.
Saber que existe uma oportunidade de negócio onde você se beneficia do esforço de toda uma equipe e ouvir as primeiras explanações sobre as leis da alavancagem e duplicação deixa a cabeça de qualquer iniciante dando voltas. Neste momento começa o processo de ansiedade, de querer, literalmente, falar com todo mundo, de dizer aos quatro cantos a grande descoberta que se fez. Porém, logo descobre-se que quase todo o mundo também já descobriu isso.
Então, tenta-se motivar-se em uma ou duas reuniões e assim que os primeiros “nãos” aparecem, surge também a vontade de largar tudo. E é nesse momento que se pergunta ao patrocinador “qual o grande segredo de quem alcança o sucesso no Marketing Multinível” e recebe-se a resposta “estude mais e aprenda mais”, que, embora em muitos dos casos seja uma mera repetição do que o patrocinador também ouviu de sua linha ascendente, traduz-se da seguinte maneira: só beneficia-se do esforço de toda uma equipe quem é capaz de ensinar essa equipe a produzir resultados e as leis da alavancagem e da duplicação só funcionam para quem sabe ensinar os outros a colocá-las em prática, portanto, “aprenda!” – só assim você será capaz de ensinar.
Esse é o grande segredo do sucesso no Marketing Multinível: aprender tudo sobre ele a ponto de apaixonar-se e nunca largá-lo.
Enxergar a lebre”, nesse caso, é vislumbrar, de fato, o potencial do marketing de rede. Você tem que enxergar por si só o que um empreendimento dessa natureza tem a lhe oferecer e desenvolver seu negócio porque você próprio compreendeu aonde ele pode lhe levar. O que a “metáfora” quer mostrar é que muitas pessoas empreendem no marketing de rede motivadas pelo sucesso das outras, mas elas próprias não se convenceram ainda da grandeza desse setor. Não enxergaram a lebre. Por isso, mais cedo ou mais tarde, vão desistir. Entraram para “testar” e não porque acreditam que o modelo de negócio do MMN oferece instrumentos mais sofisticados que os outros modelos de negócios. Os desafios e momentos difíceis chegarão em qualquer área que você opte por empreender. A questão é: se você está 100% convencido de que o MMN é um mercado que lhe oferece melhores condições que os outros mercados, você preferirá enfrentar esses desafios e momentos difíceis estando no MMN – e assim o fará até que seu sucesso se torne realidade. Portanto, você tem que ver a lebre com seus próprios olhos e não apenas seguir os rumores de que ela está passando.

PARA MAIS INFORMAÇÕES: 
MOYSÉS - FONE: (31) 3827-2297
E-MAIL: wmlespaco@hotmail.com

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