Mais do que
o empreendimento em si o empreendedorismo deve ser entendido como qualquer
tentativa de criação de um novo empreendimento, como, por exemplo: uma
atividade autônoma, uma nova empresa ou a expansão de um empreendimento
existente.
Devemos levar em consideração os fatores críticos que
contribuem ou inibem a iniciativa empreendedora e a evolução das variáveis tais
como: a relação oportunidade/necessidade e a motivação para empreender.
Veja 15 mitos e verdades sobre abrir o próprio negócio
A ideia
de trabalhar no negócio próprio, sem precisar prestar contas ao chefe e com a
possibilidade de ter grandes ganhos, é atraente para muita gente, mas a vida de
um empreendedor não é feita apenas de sucessos. Achar que vai trabalhar menos e
ganhar mais do que quando era empregado, por exemplo, é um erro comum, segundo
Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper,
e Tales Andreassi, coordenador do GVCENN - Centro de Empreendedorismo e Novos
Negócios da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
- Empreendedores nascem
empreendedores. MITO: segundo Cynthia Serva, do Insper, há características que
são desejadas quando se quer empreender, como foco, capacidade de automotivação
e disposição para assumir riscos, mas elas podem ser desenvolvidas e
aprimoradas se a pessoa estiver disposta a aprender. "Ninguém nasce pronto
para empreender, é necessário se preparar, estudar e ter habilidades técnicas,
além das comportamentais", afirma Thinkstock.
- É necessário ter muito dinheiro para começar um
negócio. MITO: atualmente, existem modelos de negócio que não exigem grande
capital, além de haver no mercado investidores em busca de boas ideias e
executores. "Muita gente começa do zero. A escassez de recursos, muitas
vezes, é importante para fazer o indivíduo pensar mais e se desdobrar para
achar soluções", diz Tales Andreassi, da FGV.
- Abrir uma empresa no Brasil é demorado. VERDADE: de
acordo com o Banco Mundial, leva-se 107 dias, em média, para abrir uma empresa
no Brasil, enquanto nos EUA a espera é de cinco dias. "Se o negócio exigir
certificados ou regulamentações específicas, como no ramo de alimentação, a
demora é ainda maior", declara Tales Andreassi, da FGV.
- É preciso ter uma ideia inovadora para abrir uma
empresa. PARCIALMENTE VERDADE: uma inovação irá ajudá-lo a se diferenciar da
concorrência e a se destacar no mercado, mas não é necessário descobrir a nova
roda para começar. "Mais importante do que uma ideia inovadora é ter pessoas
dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço", afirma Cynthia Serva, do
Insper.
- Quanto mais jovem começar a empreender, melhor.
MITO: de acordo com Tales Andreassi, da FGV, há vantagens e desvantagens ao se
empreender muito jovem. "Por um lado, o jovem ainda não formou família,
não tem dependentes e pode correr mais riscos. Por outro lado, ele não tem
experiência e poderá ter mais dificuldades na implantação do negócio.
- Só quem faz o que gosta tem sucesso. VERDADE: para
Cynthia Serva, do Insper, essa deve ser a principal motivação para empreender.
"A pergunta inicial a se fazer é: o que eu gosto e sei fazer? A partir
disso, vamos identificar as oportunidades de mercado. O dinheiro é
consequência".
- Empreendedores não têm
chefe e trabalham menos. MITO: Cynthia Serva, do Insper, diz que o empreendedor
tem os dois piores chefes que existem: o cliente e ele próprio. "O
empreendedor tem que cuidar de todo o negócio, ele não tem horário de trabalho
porque precisa estar disponível o tempo todo, não pode tirar férias quando quer
e, muitas vezes, não ganha de acordo com sua dedicação".
- Vou ganhar mais dinheiro sendo dono de uma empresa. MITO: os ganhos
dependem da oportunidade de negócio identificada e podem variar bastante se o
mercado de atuação tiver sazonalidade. "Há muitos casos de pessoas que
deixaram bons cargos para empreender e hoje ganham menos, mas estão mais
realizadas profissionalmente", diz Cynthia Serva, do Insper.
- Empreendedores precisam ser bons vendedores. VERDADE: segundo Cynthia
Serva, do Insper, o empreendedor precisa saber vender sua ideia para possíveis
investidores, sócios, fornecedores e potenciais clientes. "Mais do que
vender um produto ou serviço, ele precisa vender seu sonho, convencer os demais
a confiarem no seu projeto", diz.
- Ter um plano de negócios é fundamental para começar uma empresa.
PARCIALMENTE VERDADE: para negócios tradicionais, como um restaurante, ele pode
ser útil, mas para modelos inovadores, como start-ups, ele pode não funcionar.
"O plano de negócios ainda é uma ferramenta importante, principalmente
para pedir recursos financeiros, mas não precisa ser feito no início do
negócio, necessariamente", diz Tales Andreassi, da FGV.
- Empreendedores correm riscos altos. MITO: bons empreendedores correm
riscos calculados. "Riscos sempre existem, mas é necessário minimizá-los.
Monitorar a concorrência, analisar o mercado, avaliar o impacto das ações que
pretende tomar, considerar cenários negativos e positivos são maneiras de se fazer
isso", diz Tales Andreassi, da FGV.
- É possível começar um negócio em casa, sem planejamento. VERDADE: de
acordo com os especialistas, é possível começar assim, mas o planejamento será
necessário se desejar crescer. "É importante conhecer os concorrentes,
saber o que oferecem e os preços que praticam para se aprimorar se quiser
sobreviver no mercado", diz Cynthia Serva, do Insper .
- Ter sócios não é bom. MITO: os sócios devem ter objetivos em comum
para a empresa e perfis complementares em conhecimento e comportamento para
dividir as responsabilidades do negócio. "Além de um sócio suprir as
deficiências do outro, eles se apoiam mutuamente, pois muitas vezes o
empresário pode pensar em desistir", diz Cynthia Serva, do Insper.
- Os impostos no Brasil são complicados e caros. VERDADE: Embora exista
o Simples, que facilitou o pagamento dos impostos, ele atende a apenas uma
parcela das empresas. "A grande dificuldade é para a média empresa. A
grande tem benefícios fiscais, a pequena pode estar no Simples. Tem empresa que
evita crescer muito porque não consegue sobreviver quando muda o regime
tributário", diz Tales Andreassi, da FGV.
- Empreendedores têm sorte. MITO: assim como qualquer profissional,
empreendedores precisam se preparar se quiserem ter sucesso. "Eles não têm
sorte, eles têm espírito inovador, buscam oportunidades onde há problemas,
enxergam além do que outras pessoas", diz Tales Andreassi, da FGV.