quinta-feira, 31 de outubro de 2024

O SUCESSO DO MARKETING ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADO A ATENDER ÀS NECESSIDADES E DESEJOS DO CONSUMIDOR

 

João Branco – Profissional de Marketing mais admirado do Brasil e professor da StartSe

Em um mundo cada vez mais competitivo, a experiência do cliente se tornou o principal diferencial das marcas. Nesta coluna, João Branco defende que o sucesso do marketing está intrinsecamente ligado à capacidade de atender às necessidades e desejos do consumidor.

Pessoas em reunião no escritório (Foto: Pexels)

Mágicos profissionais têm uma habilidade muito grande nas mãos, mas têm um talento ainda maior: o de perceber onde a sua plateia está olhando e o que estão sentindo. 

Eles treinam exaustivamente as jogadas de cartas até que consigam fazê-las sem olhar para as mãos. E, assim, conseguem manter os olhos no que realmente importa: a audiência – para confirmar que ela está envolvida, se surpreendendo e se emocionando.

Publicidade não é ilusão, mas também tem um toque de magia. Uma mágica que acontece quando a pupila do cliente dilata, quando o seu coração acelera, quando a sua pele arrepia.

Profissional de Marketing que trabalha com restaurante, por exemplo, deve olhar mais para o salão do que para a cozinha. O que trabalha com cinema deve olhar mais para a plateia do que para a tela. E o que trabalha com maquiagem deve olhar mais para o espelho da consumidora do que para o batom.

“Entender de produto é importante. Mas entender de gente é crucial.”

Um cliente continuamente satisfeito é um sinal mais forte de que o Marketing foi bem-feito do que um mês pontual de muito lucro. Essa é a verdade, ainda que seja difícil lembrar disso com metas trimestrais gritando nos nossos ouvidos e com uma rotatividade altíssima na cadeira.

Essa semana completo um ano desde que pedi para sair de uma das vagas mais legais de CMO do Brasil. E quanto mais de fora da função eu olho, mais convicto fico dos acertos dessa jornada: 

“Marketing é sobre satisfazer clientes e não sobre empurrar uma venda em quem não precisa.”

Devo saber qual parafuso apertar na fábrica, qual efeito musical fica melhor em um filme, qual ingrediente tem o custo mais acessível. Mas preciso saber ainda mais qual é a intensidade da dor que o meu público-alvo está sentindo. Conhecer onde o calo aperta. Ser capaz de abraçar as suas causas, vestir os seus sapatos e entender a sua realidade.

Do outro lado do balcão, da tela, do site da sua marca está uma pessoa. Alguém que só está ali por uma única razão: ela precisa de uma ajuda.

Seus clientes não entram na sua loja porque a propaganda foi legal, porque o merchandising está bonito ou porque o preço está baixo. Eles entram porque têm necessidades. E as marcas que entenderem isso se tornarão as melhores amigas de seus clientes.

O show de mágica não acontece quando o ingresso é vendido, mas quando a criança arregala o olho ao ver o coelho saindo da cartola. O “momento da verdade” do Marketing não é quando o pix cai na conta, mas quando o sorriso de satisfação aquece o coração do consumidor. Construir marcas é deixar marcas na vida das pessoas.

Philip Kotler diria que a melhor publicidade é um cliente satisfeito.  Mas vou complementá-lo afirmando que o cliente mais satisfeito é o que teve a sua necessidade preenchida por outra pessoa que o serviu com a intenção de ajudar.

Desejo que você venda muito. Mas que nunca se esqueça que você está aí para servir, não para vender. Esse é o novo Marketing.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MADURO RETIRA EMBAIXADOR E FAZ DURAS CRÍTICAS AO BRASIL

  Brasil e Mundo ...