Fernanda de Morais – Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória.
Fonoaudióloga dá dicas infalíveis para falar bem e passar credibilidade diante das câmeras
Em um mundo cada vez mais conectado, as apresentações virtuais se tornaram uma parte indispensável da nossa vida estudantil e profissional. Seja em reuniões com clientes, entrevistas de emprego, apresentações ou vídeos ao vivo em redes sociais, a habilidade de falar bem virtualmente é cada vez mais exigida. No entanto, profissionais qualificados ainda cometem erros de comunicação que podem comprometer sua credibilidade.
“Saber como se portar, como falar, para onde olhar e de que maneira organizar as ideias mostra profissionalismo, competência e credibilidade. Dessa forma ganhamos o prestígio e a confiança do ouvinte”, relata Fernanda de Morais, Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória.
De acordo com a especialista, é extremamente importante saber o que falar na hora da apresentação. “Pense em uma abertura que desperte o interesse dos ouvintes, como uma pergunta contextualizada sobre o assunto a ser abordado. Durante a apresentação, seja objetivo, evitando falar demais e desviando de assuntos que não são pertinentes. Na conclusão, faça um resumo dos principais pontos abordados e coloque-se à disposição para esclarecer dúvidas”.
Inúmeras estratégias podem ser utilizadas para manter os ouvintes atentos ao que você está falando. Fernanda explica que um dos métodos para retomar a atenção de todos é mencionar o nome de um dos participantes, trazendo um comentário relacionado a ele. “Por outro lado, variar a entonação da voz, utilizando tons agudos e graves, ajuda a evitar monotonia e torna a apresentação mais envolvente”.
Além disso, fique atento para não utilizar muitas palavras técnicas e falar de forma difícil. “Elimine excesso de exemplos e histórias desnecessárias. Concentre-se no que realmente importa para o contexto da apresentação”, alega a fonoaudióloga.
Uma apresentação virtual impactante requer atenção a diversos aspectos para garantir uma comunicação eficaz. Evitar certos erros comuns é fundamental para transmitir confiança e causar uma boa impressão. Confira dicas da especialista:
1. Abra a câmera: Manter a câmera fechada durante uma apresentação virtual pode prejudicar a comunicação, já que 93% da nossa comunicação é não-verbal. Ao abrir a câmera, seu interlocutor poderá observar suas expressões faciais e seus movimentos, tornando sua exposição mais confiável.
2. Teste o áudio antecipadamente: Antes de iniciar a apresentação, preciso testar o áudio para garantir que todos possam ouvi-lo claramente. Os primeiros segundos são cruciais para captar a atenção das pessoas e causar uma boa impressão. Começar com a pergunta “está me ouvindo bem?” pode prejudicar a sua imagem profissional.
3. Prepare o ambiente/cenário: O cenário em que você realiza a apresentação é mais importante que a roupa que está usando, pois pode transmitir uma mensagem sobre você e sua organização. Evite distrações visuais, como móveis desorganizados ou objetos pessoais chamativos. Se você não tem um escritório, dê preferência a um fundo branco e claro, ou utilize recursos virtuais de fundo para manter o foco na sua mensagem.
4. Vista-se de maneira profissional: Mesmo em uma apresentação virtual, vista-se de forma adequada e profissional. Evite roupas informais, como pijamas, roupão e camisas de time. Lembre-se de que sua aparência é um sinal de respeito aos outros e contribui para a imagem que você transmite, tanto pessoal quanto da empresa.
5. Utilize a linguagem corporal a seu favor: A linguagem corporal desempenha um papel importante na comunicação. Evite posturas que transmitam cansaço ou desinteresse, como apoiar a cabeça nas mãos. Isso traz informações que vão muito além das palavras, como: “estou sem vontade de estar aqui”, “que reunião chata”, “o que você está falando está me causando tédio”. Mantenha uma postura ereta e demonstre interesse e engajamento durante a apresentação.
Por fim, Fernanda indica que é essencial preparar-se antecipadamente. “Em uma ordem que faça sentido, anote os principais pontos que você vai tratar e pense bem em como iniciar e encerrar. Personalize cada momento ao seu ouvinte, levando em consideração seus interesses e necessidades”, conclui.
Com essas dicas, você estará mais preparado para se destacar em suas reuniões e apresentações virtuais.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297
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