Lucas Castellani, CEO e fundador da Cartpanda
As lições de empreendedorismo para o e-commerce dos participantes do BBB.
Além das intrigas e do entretenimento, o BBB também pode ensinar muito sobre empreendedorismo e estratégia para não só ganhar o jogo, como também para ganhar cada vez mais com o seu negócio. Pensando nisso, o que empreendedores podem aprender com o jogo para ganhar mais dinheiro?
Programa traz algumas lições para aqueles que desejam expandir seus negócios para o mundo digital
O que o BBB e o e-commerce têm em comum? O Big Brother Brasil é um dos programas de maior audiência e engajamento online dos últimos tempos. Reunindo participantes memoráveis e provas dos mais diversos tipos, o reality show engaja a torcida e dita tendências que inspiram os telespectadores e os futuros brothers. Já o e-commerce, segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, faturou R$169 bilhões em 2022 – com expectativa para crescer ainda mais – e, assim como BBB, também já se tornou tendência, sendo uma das principais inovações para o futuro do varejo.
Mas, o que o e-commerce pode aprender com o reality show? Ainda, o que os empreendedores podem aprender com os “brothers”?
Para responder essas perguntas, no material abaixo, Lucas Castellani, CEO e fundador da Cartpanda, empresa que oferece soluções para o e-commerce, lista algumas lições que o programa deixa para aqueles que desejam empreender no varejo digital.
Prova de resistência
O varejo digital é um mercado competitivo e, para se diferenciar em um setor que no primeiro trimestre de 2022 cresceu 6% e está mudando cada vez mais – segundo pesquisa realizada pela Nielsen|Ebit -, é necessário saber jogar a prova de resistência. Uma estratégia de consolidação de marca, presença de um sistema omnicanal e atendimento rápido são só algumas das soluções para resistir aos desafios do mercado.
Para Castellani, pensar em estratégias integradas dentro das redes sociais e manter a atenção ao feed de produtos, além de uma constante procura por inovação é essencial para manter o negócio de pé.
Casa de Vidro
Em 2022, segundo pesquisa da ClearSale, o Brasil registrou 5,6 milhões de tentativas de fraudes em plataformas de compras online. Além desse problema, a utilização de dados com propósitos maliciosos e receio em compartilhar informações bancárias também assustam muitos compradores na hora de adquirir um produto.
Assim como na Casa de Vidro, os processos, a utilização das informações pessoais e a segurança desses dados, devem ser visíveis para todos que utilizam plataformas de e-commerce – em uma vigilância constante e sem pontos cegos. Há muitas soluções seguras no mercado, como o próprio sistema da Cartpanda, e Castellani indica que é necessário entender bem a plataforma utilizada pelo seu empreendimento.
BBBs Empreendedores
O e-commerce proporciona grandes oportunidades para quem quer empreender e isso não é diferente para os participantes, como Jade Picon e Boca Rosa que, antes de entrarem na competição, já faturaram online – com linhas de roupas e maquiagens.
As participantes demonstraram algo muito importante sobre como empreender. Assim como no Big Brother, uma loja online também precisa marcar presença e conquistar o público. Para isso, é necessário vestir a camisa e estar atento às tendências que movem o mercado – como checkouts de compra cada vez mais simplificados, atendimento automatizado e estratégias integradas entre o físico e o digital.
Já deixe tudo preparado
Como Manu Gavassi e outros participantes que planejam suas campanhas e conteúdos para o andamento do programa, o e-commerce também precisa se preparar para encantar o público com cada vez mais criatividade.
Portanto, é necessário considerar a jornada do cliente, como ele se relaciona com a plataforma de compra e quais são suas maiores dificuldades na hora de comprar. Podem ser por meio de vídeos nas redes sociais mostrando os produtos, como no Live Commerce, ou até mesmo investindo em sistemas mais intuitivos para diminuir o abandono do carrinho, mas sempre pensando na experiência do comprador.
Prêmio de milhões
O prêmio de uma boa loja online não é muito diferente do prêmio do BBB. Porém, como diz a abertura do programa: “Tem que ir até o final se quiser vencer”.
Para Castellani, o empreendedor não pode desistir. Para faturar, é necessário não só passar pelas provas de resistência, como também saber jogar com estratégia. Além disso, é importante estar sempre motivado e, para o especialista, as próprias plataformas podem ajudar.
É o caso da Plataforma Comercial Marketplace da Startup valeon que através do seu site mobiliza todo o vale do aço para alavancar as suas compras e é um importante veículo para a jornada de vendas dos empreendedores locais.
Vantagens Competitivas da Startup Valeon
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise.
Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras.
Em vez de andar pelos comércios, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira.
Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
Contudo, para esses novos consumidores digitais ainda não é tão fácil comprar online. Por esse motivo, eles preferem comprar nos chamados Marketplaces de marcas conhecidas como a Valeon com as quais já possuem uma relação de confiança.
Inovação digital é a palavra de ordem para todos os segmentos. Nesse caso, não apenas para aumentar as possibilidades de comercialização, mas também para a segurança de todos — dos varejistas e dos consumidores. Não há dúvida de que esse é o caminho mais seguro no atual momento. Por isso, empresas e lojas, em geral, têm apostado nos marketplaces. Neste caso, um shopping center virtual que reúne as lojas físicas das empresas em uma única plataforma digital — ou seja, em um grande marketplace como o da Startup Valeon.
Vantagens competitivas que oferece a Startup Valeon para sua empresa:
1 – Reconhecimento do mercado
O mercado do Vale do Aço reconhece a Startup Valeon como uma empresa de alto valor, capaz de criar impactos perante o mercado como a dor que o nosso projeto/serviços resolve pelo poder de execução do nosso time de técnicos e pelo grande número de audiências de visitantes recebidas.
2 – Plataforma adequada e pronta para divulgar suas empresas
O nosso Marketplace online apresenta características similares ao desse shopping center. Na visão dos clientes consumidores, alguns atributos, como variedade de produtos e serviços, segurança e praticidade, são fatores decisivos na escolha da nossa plataforma para efetuar as compras nas lojas desse shopping center do vale do aço.
3 – Baixo investimento mensal
A nossa estrutura comercial da Startup Valeon comporta um baixo investimento para fazer a divulgação desse shopping e suas empresas com valores bem inferiores ao que é investido nas propagandas e divulgações offline.
4 – Atrativos que oferecemos aos visitantes do site e das abas do shopping
Conforme mencionado, o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores tem como objetivos:
- Fazer Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;
- Fornecer Informações detalhadas do Shopping Vale do Aço;
- Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;
- Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;
- Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;
- Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;
- Notícias da região e do mundo;
- Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;
- Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;
- Fazemos métricas diárias e mensais de cada aba desse shopping vale do aço e destacamos:
- Média diária de visitantes das abas do shopping: 400 e no pico 800
- Média mensal de visitantes das abas do shopping: 5.000 a 6.000
Finalizando, por criarmos um projeto de divulgação e propaganda adequado à sua empresa, temos desenvolvido intensa pesquisa nos vários sites do mundo e do Brasil, procurando fazer o aperfeiçoamento do nosso site para adequá-lo ao seu melhor nível de estrutura e designer para agradar aos mais exigentes consumidores. Temos esforçado para mostrar aos srs. dirigentes das empresas que somos capazes de contribuir com a divulgação/propaganda de suas lojas em pé de igualdade com qualquer outro meio de divulgação online e mostramos o resultado do nosso trabalho até aqui e prometemos que ainda somos capazes de realizar muito mais.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (WApp)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
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