Por Sabrina Bezerra – StartSe
Saiba como transformar consumidores em fãs da sua empresa e aprenda como as grandes marcas já fazem isso!
Tem uma frase da Maya Angelou, escritora e poetisa norte-americana, que diz: “as pessoas não vão se lembrar do que você falou, as pessoas não vão se lembrar do que você fez, mas elas sempre vão se lembrar de como você as fez sentir.”
Assim também funciona no mundo dos negócios: se a marca cria um vínculo emocional positivo com o consumidor, a chance de fidelizá-lo é muito maior. Ele deixa de ser apenas um cliente e se torna fã.
Como resultado, compra o produto mais vezes e indica para a rede de contatos dele — o tal do marketing boca a boca, que cá entre nós: em tempos de rede social, é ainda mais importantíssimo para ajudar a atrair novos consumidores.
Bom, mas agora que você já sabe sobre a importância em fidelizar o cliente, chegou a hora de aprender como conquistá-los e criar a sua rede de fãs. Anote ou salve nos favoritos (lá no topo da página) e boa leitura:
CONHEÇA O SEU CLIENTE
Faça um mapeamento da jornada de consumo — desde o primeiro contato do consumidor até o pós-venda. “Conheça o seu cliente: como ele descobriu a sua marca, por que comprou, qual é o estilo de vida, linguagem, faixa etária, localização. Essas informações são importantes para você criar estratégias personalizadas [que serão pilares importantes para a fidelização]”, diz em entrevista à StartSe Juliana Segallio, consultora de negócios e marketing do Sebrae.
FAÇA ANÁLISE DE DADOS
Feito o mapeamento, é hora de analisar os dados e criar hipóteses de mais melhorias. “Por exemplo, se você tem uma loja física e não tem estacionamento, mas identificou que a maioria de seus clientes vão ao local de carro próprio, é um problema. Isso porque, se demorarem para estacionar, o sentimento de frustração pode ser gerado”, diz Juliana. O que impactaria nas emoções: se ficou frustrado ao ir à loja, logo vai associar o sentimento à marca.
OFEREÇA EXPERIÊNCIAS
Agora, a partir da análise de dados, crie experiências impactantes. Ainda usando o exemplo citado no tópico acima, você poderia fechar parceria com algum estacionamento do local — com manobrista para otimizar o tempo da clientela. Mas além disso, é preciso oferecer experiências diferentes, como loja instagramável (que comentamos neste artigo, lembra?) e usar e abusar das tecnologias como self-checkout.
Torcida, fã, felicidade
Ter clientes fãs é ter pessoas torcendo pelo sucesso da sua empresa (Foto: Thomas Barwick via Getty Images)
FAÇA CAMPANHAS INSPIRACIONAIS
Evite fazer apenas campanhas que divulguem diretamente o produto. “Em tempos de redes sociais e vídeos virais, as campanhas inspiracionais, com personagens reais, histórias ou mensagens emocionantes, podem ter um efeito muito mais positivo para a sua marca do que algo que apenas demonstre os diferenciais do produto”, afirma a pesquisa “Customer Emotional Value”, feita pela Opinion Box.
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HUMANIZE A SUA MARCA
“Em tempos de inteligência artificial, o atendimento humanizado ganha destaque. Existem diversas formas de humanizar sua marca, não só no atendimento. Criar um avatar ou mascote da marca, investir em um relacionamento mais próximo com os seguidores das suas redes sociais e oferecer um suporte totalmente diferenciado para os seus clientes”, aconselha a Opinion Box.
“Quando a equipe de marketing está desesperada para fisgar o consumidor, muitas vezes a comunicação vai para o lado da pressão e forçação. Ou seja, parece que a empresa está desesperada para vender — o que distancia o cliente. No entanto, ao ter clientes fãs, isso não é preciso, pois é um cliente recorrente”, diz Juliana.
APOIE A SUSTENTABILIDADE
A sua marca mais do que nunca deve estar antenada com a sustentabilidade. E o ESG (Environmental, Social and Governance) veio para provar isso, né? E mais: para você ter uma noção, a pesquisa da Opinion Box mostrou que a maioria das marcas que ocupam o top 10 do ranking de vínculo emocional adotam práticas sustentáveis. “Não apenas no discurso, mas com iniciativas que realmente geram impacto positivo no mundo”, afirma a empresa de pesquisa de mercado.
EXEMPLOS DE EMPRESAS QUE TÊM FÃS
APPLE
Era de se esperar, né? A Apple tem uma legião de fãs e nada tem a ver com preço baixo ou uma série de anúncios nas redes sociais no estilo “desespero de venda”. “O grande diferencial dos produtos que estampam a maçã mordida é exatamente a experiência do consumidor, construída em cima de benefícios emocionais”, diz a Opinion Box. “Desde o design elegante dos produtos embalados cuidadosamente até a identidade clean e agradável das lojas e do site, tudo é pensado para gerar encantamento”, completa.
Observe, por favor, o lançamento de um novo produto da Apple. “A empresa não investe em campanhas multimilionárias. Pelo contrário, há apenas um evento de apresentação do produto e a divulgação da data que ele chegará às lojas. E basta isso para que dias antes do lançamento os fãs já estejam dormindo na fila para adquirir o novo gadget — seja ele qual for”, diz o relatório. “Pode ser verdade que a empresa vem perdendo um pouco do seu valor simbólico, mas ainda vai demorar muito para que essa conexão emocional deixe de ser tão forte entre os Apple Lovers”, finaliza.
HAVAIANAS
A marca brasileira avaliada pela pesquisa “Customer Emotional Value”, feita pela Opinion Box. Um dos motivos para conquistar tantos clientes? Análise de dados. “A marca sempre investiu em pesquisa para entender os hábitos e as tendências em relação ao uso dos chinelos. Foi assim que ela percebeu que poderia inovar e lançar seu produto em diferentes cores, depois em diferentes estampas e finalmente em diferentes modelos”, conta o relatório.
NETFLIX
A rainha do streaming sabe muito bem como ter fãs. “Por ser uma opção de entretenimento acessível a muitos, fica fácil entender como ela constrói vínculo emocional com os consumidores. Além disso, a marca tem um forte trabalho de branding e de presença digital nas redes sociais, misturando conteúdos das séries com fatos reais que ocupam os noticiários, interagindo com o público com boas sacadas e utilizando o elenco das produções originais para divulgá-los online e offline”, afirma a pesquisa.
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Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.
Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.
Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?
Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto resulta em mais vendas.
Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?
A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
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