Saiba como é importante acompanhar as tendências de mercado e como podem auxiliar profissionais de marketing.
Cristiana Arcanjo – MINDMINERS
O que é tendência de mercado e sua importância no marketing
O que é tendência de mercado? Segundo Kotler (2000), uma tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção.
As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se refletem através de sinais em contextos sociais, culturais, econômicos, e muitos outros. Sendo assim, ao percebê-la, é possível antecipar e se adaptar ao comportamento que o seu consumidor adotará futuramente.
Nesta postagem vamos entender os 3 tipos de tendências de mercado apontados por Kotler e mostrar a importância de seu uso no dia a dia dos profissionais de marketing.
Tendência de mercado: como saber o que seus clientes vão querer amanhã?
Uma tendência de mercado é a indicação de um caminho a seguir, uma pista que o comportamento dos consumidores e dados de pesquisas estão apontando, mas isso não significa que, com absoluta certeza, quem apostar nela estará com o sucesso garantido.
É por isso que Kotler divide as tendências de mercado em três tipos, de acordo com seu grau de confiabilidade e duração:
Modismos
Tendências
Megatendências
Como identificar tendências de mercado com pesquisas
Modismos
Modismos são imprevisíveis. Uma tendência de curta duração, mas sem um significado cultural relevante. Algumas empresas podem ganhar algum dinheiro com modismos, mas por um curto período de tempo.
Um exemplo desse fenômeno foram as “febres” em sequência de franquias ou lojas individuais de “frozen yogurt”, temakerias, paleterias mexicanas e, mais recentemente, hamburguerias gourmet.
Tendências
A tendência “revela como será o futuro […] pode se manter por muito tempo – sendo observável em diferentes áreas de mercado e atividades de consumidores – e é consistente com outros indicadores significativos que ocorrem ou surgem ao mesmo tempo”.
Um exemplo de tendência é o trabalho remoto, tanto por meio do Home Office, como em espaços de coworking. Aliás, esse setor tende a crescer ainda mais após a pandemia.
Uma empresa que soube perceber essa tendência e se aproveitar da oportunidade foi a Spacious, uma startup de Nova Iorque que se deu conta que muitas restaurantes belíssimos da cidade só abrem de noite, ficando fechados durante o dia.
A partir daí, criaram um app para que as pessoas encontrassem nestes restaurantes e trabalhassem por lá, durante o dia, usando a internet do local e aproveitando uma decoração maravilhosa.
Megatendências
Um exemplo de megatendência são os carros inteligentes que estão sendo desenvolvidos por diversas empresas de ponta, como Google, Tesla, Uber e Apple.
Com uma abrangência bem maior, as megatendências são “grandes mudanças sociais, econômica, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, nos influenciam por algum tempo – de sete a dez anos, ou mais”.
Agora que você entendeu o que é tendência de mercado e seus vários tipos, veja como usá-la em seu dia a dia profissional.
A importância das tendências para profissionais de marketing
Antever tendências contribui para a criação de estratégias de marketing mais eficientes, já que ajuda a:
Enxergar possibilidades de mudança: este é um dos maiores desafios nas empresas. E, hoje, mais do que nunca, a capacidade de gestão da mudança se tornou uma vantagem competitiva sustentável. Prever novos comportamentos e tendências de mercado pode fazer toda diferença no desenvolvimento de produtos ou no lançamento de campanhas.
Estar um passo à frente da concorrência: existe uma frase de Steve Jobs que descreve isso muito bem: “Inovação é o que distingue um líder de um seguidor”. Ao perceber tendências antes da concorrência, tornando-se pioneira em um mercado novo e inexplorado, sua empresa conseguirá uma enorme vantagem competitiva.
Se preparar para atender as necessidades e desejos dos clientes: mudar características e atributos de produtos e serviços para acrescentar novos benefícios para os consumidores não se faz da noite para o dia. Ao detectar tendências, as empresas podem se preparar com antecedência e obter melhores resultados.
Acabamos de falar de mercado, concorrência e público-alvo e de mostrar como as tendências ajudam um profissional de marketing a compreendê-los melhor. Mas como podemos, de fato, mapear tendências?
O uso de softwares de CRM e de ferramentas online, como Google Adwords Keyword Tool, Google Alertas, Google Trends e Redes Sociais é um caminho. Mas pesquisas de tendência são uma das melhores alternativas para conhecê-las de forma concreta, sob medida para a sua realidade e baseada em dados.
Que tal ler nosso e-book sobre pesquisas de tendência? Com ele, você poderá entender ainda melhor o que é tendência de mercado e como usar este recurso em seu negócio para alcançar os melhores resultados.
Como identificar tendências de mercado?
Artigo de Cristiana Arcangeli,
O empreendedor, ao decidir por um negócio, tem que escolher se vai apostar em mercados conhecidos, onde a concorrência já está estabelecida e vai lhe sobrar a guerra de preços, mas que também oferece conforto por já ser conhecido e disseminado entre os consumidores, ou se vai arriscar novos rumos, explorando tendências de mercado e descobrindo seu blue ocean.
Para quem escolhe a primeira opção, tudo bem. Basta apenas reduzir os custos e ajustar a margem para conseguir um lugar ao sol. Uma questão de administração e resultados nem sempre espetaculares, mas quase garantidos – se o negócio foi bem pensado e estruturado.
Para quem, como eu, prefere a segunda opção, de descobrir mercados, criar hábitos de consumo e inovar, os resultados vem a longo prazo, mas são certos e possivelmente maiores. Mas a dúvida é: como descobrir o que está por vir?
A arte de descobrir nichos
Acredito que isso se deve a um exercício de análise, de pesquisa, de ir a campo, de entender os novos rumos e criar negócios a partir disso. Querem um exemplo? Sabemos que o ser humano quer viver por mais tempo e com saúde, sabemos que esse objetivo só é alcançado com alimentação, exercícios físicos, cuidados com a aparência, prevenção de doenças…. ou seja, todos os mercados ligados a isso tem boas perspectivas.
Quem trabalha com qualidade de vida, seja produto ou serviço, já tem meio caminho andado. E se vamos viver mais, significa que teremos mais idosos, certo? Outro grande nicho a ser explorado. O raciocínio é basicamente este.
Ah, claro, não podemos esquecer o efeito oposto a isso, a indulgência. Geralmente quem foca no wellness faz concessões e escapa um pouco da rotina como forma de recompensa. Por isso, chocolates, brigadeiros, entretenimento e afins tem boa perspectiva de futuro.
Dentro destes setores muita coisa já foi feita, mas ainda há muito a fazer. E é preciso descobrir oportunidades e brechas dentro deste contexto, unindo informações e analisando a sociedade de um jeito crítico, antropológico e rigorosamente científico – mas é claro que uma dose extra de sensibilidade é fundamental.
Somar condições pode ser ainda melhor. Que tal pensar em alimentos, passeios, academias, cosméticos e produtos para a terceira idade? Mas tire da cabeça a imagem de velhinhos de chinelo. A nova terceira idade quer viver experiências.
Cada empreendedor vai descobrir um jeito particular de ponderar suas expectativas, o mercado que mais gosta e as previsões futuras da sociedade e do modo como vamos passar a viver. Mas acredito que esta seja uma das maneiras.
Particularmente, viajar e ver coisas diferentes ainda é o que mais desperta a minha criatividade – outra dica importante que compartilho. Fugir da rotina nos dá outra perspectiva e abre a mente para novas ideias.
A Startup Valeon reinventa o seu negócio
Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.
São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.
Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.
Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.
Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.
Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.
Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.
Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por 82.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por 674.000 pessoas , valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas dois anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.
Temos a plena certeza que o site da Startup Valeon, por ser inédito, traz vantagens econômicas para a sua empresa e pode contar com a Startup Valeon que tem uma grande penetração no mercado consumidor da região capaz de alavancar as suas vendas.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
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Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297
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