quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

MARKETING DE CONTEÚDO QUE EDUCAM E INSPIRAM A CONFIANÇA DO CLIENTE

 

Monica Lau – Hator Marketing

Conteúdos que educam e inspiram ganharão a atenção dos clientes, aumentando a base de conhecimento de informações do consumidor B2B e a busca acirrada no topo dos buscadores

O crescimento do marketing de conteúdo demonstra a importância da informação relevante para o usuário e no que ele busca para sanar sua necessidade

O marketing de conteúdo já estava previsto como promissor quando a PQ Media (www.pqmedia.com) já contabilizava um crescimento em 15% ao ano desde 2015.  Isso demonstra como as empresas têm trabalhado para fazer para chegar a informação ao cliente final – seja ele B2B ou B2C – através dos motores de busca, conhecidos como SERPs – Search Engine Results Page – acirrando a intensa briga por audiência, especialmente os negócios que não possuem uma marca tão conhecida no mercado. Até porque, de acordo com o Google, 75% dos usuários que fazem uma pesquisa, não passam da primeira página.

O entendimento da busca por informações e jornada de compra dos usuários, leva profissionais de marketing a ficarem atentos, o tempo todo, aos termos e palavras que podem alavancar seu produto ou serviço e, dessa forma, criarem conteúdos que sejam interessantes para sua audiência. Até 2024, de acordo com a PQ Media, o marketing de conteúdo tende a crescer próximo dos 20%. “Esse índice demonstra a importância de um conteúdo rico em informações com foco no que o usuário procura”, enfatiza Monica Lau, sócia fundadora da Hator Marketing, empresa de serviços de marketing estratégico.

O Mercado B2B especificamente tem investido muito no LinkedIn. De acordo com o mesmo estudo, 79% dos entrevistados indicaram que a rede social demonstrou mais resultados. O LinkedIn por sua vez, identificou através de uma pesquisa com decisores de compra de TI, que são exigidos de 2 a 4 peças de conteúdo para cada estágio de compra, em especial, na seleção de consumidores. “No processo de compra de TI, o grupo que decide e influencia é grande, o que demanda das equipes de marketing, uma segmentação mais cuidadosa para que os conteúdos atinjam as pessoas que irão influenciar a aquisição”, salienta Monica. De acordo com o LinkedIn, o conteúdo é a principal âncora dos esforços de marketing.

No último levantamento do Content Marketing Institute, um em cada cinco profissionais de marketing esperam que os orçamentos com foco em marketing de conteúdo crescerão mais de 9% em 2022.  No segmento B2B, que normalmente encontra mais desafios ao focar o conteúdo no cliente, do que nos seus produtos e soluções, investem em canais próprios, como websites e páginas sociais, de acordo com o Instituto.

O levantamento 2021 Content Management And Strategy Survey indicou que 49% das empresas entrevistadas criaram jornadas consistentes aos seus consumidores, comparado a 39% do ano anterior. Entretanto, a utilização de dados para criação de conteúdo declinou, com relação a 2020.“O sucesso do marketing, sempre deve vir baseado em dados. O segmento B2B em especial possui uma dificuldade muito grande em mostrar valor ao time de vendas sobre os resultados, pois o relacionamento com o cliente é considerado primordial para o time de vendas.  Entretanto, as vendas também se tornaram digitais. Os clientes quando buscam uma solução, utilizam motores de buscas, sites e redes sociais para entender se a marca irá oferecer a solução para seu problema, depois entra o relacionamento”, atesta Monica Lau.

Mais de 75% dos respondentes indicaram que terceirizam o trabalho de marketing de conteúdo, principalmente em grandes empresas. “A terceirização do trabalho de marketing leva ao profissional interno captar mais idéias com menor interferência interna durante o processo de criação”, diz Monica Lau, “o que traz novas oportunidades para demonstrar resultado”, finaliza.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

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