segunda-feira, 31 de maio de 2021

O QUE É MELHOR PARA A EMPRESA

 

Site on criação

Qualquer que seja a decisão de investir em marketing, uma coisa precisa ser levada em conta: hoje, não existe mais essa de consumidor online ou offline. O consumidor é hiperconectado e utiliza múltiplos dispositivos onde quer que ele esteja.

Este cliente busca informações e impressões sobre os produtos e serviços que deseja adquirir em sites e nas redes sociais, entre familiares, amigos e influenciadores na internet. Mas, atenção: este mesmo consumidor continua a ouvir rádio, ver TV, ir ao cinema, ler revistas, entre outros hábitos de informação e entretenimento offline.

As empresas precisam entender que a tecnologia e, mais particularmente a mobilidade, transformaram nossas vidas. Por isso, antes de escolher as ferramentas para atrair ou se relacionar com seus clientes, é fundamental conhecer mais profundamente os benefícios do marketing digital e do marketing tradicional e o potencial que ambos oferecem para alavancar ou sustentar o seu negócio.

MARKETING TRADICIONAL
O marketing tradicional — ou offline — envolve meios de comunicação amplamente conhecidos e utilizados pelo consumidor. São eles: TV, rádio, jornal e revista.

Essas mídias possuem grande alcance e cobertura geográfica, o que significa dizer que atingem, com um único comercial, uma grande massa de consumidores, embora seja composta pelos mais variados perfis.

A abordagem predominante no offline é unilateral, isto é, o anunciante fala e o consumidor escuta. Quantas vezes nos deparamos com propagandas dizendo “compre meu produto porque ele é melhor”?

Mas não são só as mídias citadas acima. O marketing tradicional também utiliza outras ferramentas, como: outdoors, panfletos e toda a sorte de intervenções em eventos, stands etc.

Já o marketing digital — ou online — é aquele que tem a internet e os dispositivos móveis como plataformas. As estratégias digitais combinam e-mail, banners, blogs, anúncios no Google, no YouTube, e em sites de interesse dos internautas como os Marketplaces da Startup Valeon.  Também faz uso de aplicativos e de games.

Capilaridade, linguagem bilateral — afinal, o consumidor cria conteúdos — e engajamento fazem com que o marketing digital tenha uma impressionante capacidade de propagação qualificada. Isto é, ela pode ser feita pelo próprio consumidor por meio de suas redes de contatos.

Com isso, esta modalidade amplia vendas e promove marcas instantaneamente. Todavia, o inverso também é verdadeiro. Se a empresa pisar na bola de alguma forma, corre o sério risco de os usuários compartilharem opiniões negativas em blogs, sites e mídias sociais.

marketing digital OU TRADICIONAL?


Depois de compreender quais são as diferenças, cabe entender quais são as vantagens do marketing digital em comparação ao tradicional.

INTERATIVIDADE

O marketing digital atinge o consumidor de forma direta e personalizada, criando um relacionamento ao oferecer entretenimento ou compartilhar conteúdos que ele deseja receber.

Já o marketing tradicional faz uso de técnicas que já possuem grande penetração nos mercados. Ainda que não seja segmentado, ele consegue atingir pessoas que ainda não estão constantemente na internet.

FLEXIBILIDADE

O marketing digital é muito mais flexível, ao apresentar conteúdos customizáveis a baixos custos. Além disso, as campanhas que não funcionarem de imediato podem ser adaptadas ou refeitas rapidamente.

MENSURABILIDADE

Em campanhas online, os resultados podem ser completamente mensurados em tempo real. Campanhas virtuais são monitoradas por meio de métricas como número de cliques, comentários, conversões, permitindo uma visão precisa do retorno sobre investimento.

Para negócios que já nasceram no ambiente digital, o uso de ferramentas online é o que anima e dá fôlego às vendas. Mas, mesmo essas empresas precisam de alguma intervenção offline às vezes.

Como assim? O negócio não é digital? Sim, o modelo de negócio opera neste ambiente, mas os consumidores são de carne e osso e vivem no mundo real.

Já pequenos negócios que operam fora do ambiente virtual, como uma padaria ou uma drogaria, devem priorizar ferramentas tradicionais, como banners, embalagens caprichadas e cartões de fidelidade. Mas não se esquecendo que sua presença online precisa ser um objetivo.

O advento da internet como ferramenta de marketing subverteu o mercado de diversas maneiras. A comunicação de massa perdeu espaço para o diálogo personalizado com o consumidor e as verbas migram, cada vez mais, para mídias online, onde o sucesso das campanhas depende de estratégias diferentes do tradicional.

É necessário se adequar ao meio e ao comportamento do consumidor online. Este cenário é particularmente favorável às pequenas empresas, pois no ambiente digital, muitas vezes, a criatividade e a inovação são mais eficientes que ter grandes somas de dinheiro disponíveis para investir.

Na mídia tradicional, praticamente só as grandes marcas conseguem a atenção do público, por meio da massificação de campanhas em mídias eletrônicas (rádio, TV) ou impressas (jornais, revistas, panfletos). É claro que grandes verbas destinadas ao marketing, seja ele on ou offline, resultam em maiores resultados se comparadas a campanhas de baixo investimento financeiro.

Então, por que pequenas empresas devem investir em marketing digital? Confira a seguir 7 motivos para você começar a investir nessa estratégia hoje mesmo!

Maior índice de retorno efetivo

O marketing digital dá às pequenas empresas a possibilidade de reduzir essa diferença de resultado e, em alguns casos, até de alcançar resultados tão expressivos quanto aqueles obtidos por meio de altos investimentos. Isso, por si só, é motivo suficiente para as pequenas empresas considerarem fortemente ter o digital como ponto central e prioridade dos seus investimentos em marketing.

Mas existem diversos outros fatores que justificam esta afirmação. Como dito na introdução deste artigo, as pequenas empresas têm, obviamente, menos recursos para investimento em marketing do que as grandes corporações.

Em outras palavras, isso significa dizer que cada Real mal investido tem muito mais peso para as pequenas empresas em comparação com as suas grandes concorrentes. Ou seja, você deve procurar ser sempre muito assertivo nos seus investimentos, pois só assim você poderá alcançar igualdade de condições de competitividade no mercado.

Mensuração do ROI

O marketing digital atende plenamente a este propósito, pois oferece todas as condições para que você mensure o ROI (sigla do inglês Return on Investment, ou retorno sobre o investimento) de cada centavo das suas campanhas. Aqueles que acompanham estes números de perto e estão atentos à performance de suas ações online têm a possibilidade de cortar ou aumentar, com toda agilidade e em muitos casos até instantaneamente, os investimentos em uma determinada mídia, de acordo com a sua performance em termos de resultados.

De acordo com o “Digital Marketing Spend Report”, divulgado em 2014 pela Gartner, 40% das marcas afirmaram ter alcançado uma considerável economia nos seus investimentos usando o marketing digital como ferramenta de promoção dos seus produtos ou serviços. Na mesma pesquisa, 28% dos entrevistados afirmaram já estar transferindo recursos do marketing offline para o digital. Os números para 2015 prometem ser ainda maiores.

Aumento do ROI

A associação que o marketing digital possibilita entre maiores lucros e melhor branding impacta, diretamente, sobre o aumento do ROI dos seus investimentos. Tudo isso é 100% mensurável, conforme também já abordamos anteriormente.

A chave para o sucesso no marketing digital é construir um fluxo lógico de tráfego qualificado, pois desta forma é muito mais fácil converter este tráfego em vendas ou leads. Quanto mais você puder qualificar suas visitas e criar este fluxo, mais verá seu ROI aumentar e seu negócio ter sucesso a partir de ações online.

Conversões

A conta é simples: o sucesso das campanhas online é medido pelo índice de aumento das conversões em uma página, sejam elas de leads, assinantes ou de vendas efetivas. Aqui não há espaço para números que representam pouco em termos financeiros.

Sem conversão, todo o tráfego que você atrai, por maior que seja, significa que seus esforços de marketing têm sido em vão. Por essa razão, a Otimização de Conversão (CRO — Conversion Rate Optimization) desde 2013 vem sendo considerada uma prioridade entre os gestores de marketing nos EUA.

Obtenção de maiores lucros

Maiores taxas de conversão obtidas por estratégias efetivas de marketing digital representam, diretamente, aumento nos lucros para as marcas. Estudos do Google, em parceria com a IPSOS Hong Kong, apontam expectativas de aumento de lucros 2,8 vezes maiores para empresas que incluem o digital em suas estratégias de marketing!

Alto nível de segmentação

Umas das principais razões que destacam e diferenciam o marketing online dos formatos tradicionais offline é a possibilidade de atingir públicos altamente segmentados em tempo real. Este artifício se reflete, diretamente, sobre o aumento de eficiência que já mencionamos como recurso para que as pequenas empresas possam usar, efetivamente, o marketing digital como forma de se diferenciar da concorrência. As diferenças entre a Publicidade Tradicional e Digital.

Ao contrário das mídias tradicionais, em que uma única mensagem é propagada para todos os públicos, no digital você tem a possibilidade de falar com audiências cada vez mais segmentadas e até mesmo individualizadas. O retargeting e a mídia programática são exemplos de recursos disponíveis para este fim.

As necessidades do consumidor mobile

Não existem dúvidas de que o mobile é a próxima grande tendência da web! Os acessos à rede por dispositivos móveis são cada vez mais numerosos e alguns estudos apontam que se tornem o principal canal já em 2021.

Isto significa que os gestores de marketing devem estar muito atentos a esta nova realidade e o mercado de marketing digital vem se preparando para esta situação já há alguns anos. Desta forma, investindo no digital você, muito provavelmente, estará alinhado à vanguarda da mobilidade, antecipando as necessidades dos seus clientes.

Reputação de marca online

Uma importante vantagem do marketing digital é a possibilidade de gerenciar e de otimizar a reputação das marcas online. O comportamento do consumidor mudou muito depois do advento da internet e, hoje em dia, as pessoas dialogam livremente sobre produtos, serviços e as próprias empresas nas redes sociais.

VALEON UMA STARTUP INOVADORA

A Startup Valeon é uma nova empresa da região do Vale do Aço que tem um forte relacionamento com a tecnologia.

Em geral, elas se caracterizam por ser um negócio com ideias muito inovadoras e grande disposição para inovar e satisfazer as necessidades do mercado.

Seja nas formas de atendimento, na precificação ou até no modo como o serviço é entregue, as startups buscam fugir do que o mercado já oferece para se destacarem ainda mais.

Muitos acreditam que desenvolver um projeto de inovação demanda uma ideia 100% nova no mercado. É preciso desmistificar esse conceito, pois a inovação pode ser reconhecida em outros aspectos importantes como a concepção ou melhoria de um produto, a agregação de novas funcionalidades ou características a um produto já existente, ou até mesmo, um processo que implique em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade ao negócio.

inovação é a palavra-chave de qualquer startup. Essas empresas buscam oferecer soluções criativas para demandas que sempre existiram, mas não eram aproveitadas pelo mercado.

As startups procuram resolver problemas e oferecer serviços inovadores no mercado.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário