sábado, 10 de abril de 2021

VENDER MUITO SIGNIFICA LUCROS?

 

Fernando G. Custódio*

Ter maiores volumes de vendas para obter melhores resultados financeiros é uma linha de ação praticada por muitas empresas. Entretanto, essa estratégia deve ser tratada com muito zelo.

Vender mais, requer uma série de estudos. Precisamos conhecer mais uma vez, ou mais detalhadamente o mercado. Conhecer os custos a empresa, a percepção de valores pelos clientes e ainda as ações da concorrência.

Aumentar o volume de vendas aplicando por exemplo, a estratégia descontos no preço de vendas, pode nos dar uma falsa impressão de resultados positivos. Ora, se o custo variável da empresa, onde temos o custo das mercadorias vendidas não teve alterações, e a empresa optou por baixar o preço de vendas, a consequência é óbvia: redução da margem de contribuição. Se reduzimos as margens de contribuição e mantemos o custo fixo, o resultado final é a direta redução do lucro da empresa, podendo levar até mesmo a transformação desse lucro em resultados negativos, ou seja, prejuízo. É comum vermos empresas utilizando dessas estratégias para aumentar as receitas. Mas, a pergunta que fica é até que pontos os custos estão sendo avaliados. Até que ponto esses descontos que visam aumentar o volume de vendas, ainda é o suficiente para cobrir os custos. A formação do preço de vendas, parte da apuração dos custos. E através dos custos totais, aqui tratando de todos eles, os diretos e os indiretos, o gestor aplica um percentual de lucros, necessário para a remuneração dos sócios e acionistas. Se ao partir do preço de vendas damos um percentual de desconto, significa que estamos aplicando esse percentual em toda a cadeia de custos, e não somente nos valores de lucros. A questão é até que ponto a empresa conseguiu esses descontos juntos aos seus fornecedores, todos que fizeram parte da composição dos custos e formação do preço de vendas. E ainda, caso esse controle seja ineficiente, ou não exista, corremos o risco de termos margens de contribuição negativas, ou seja, vender pelo preço menor que o custo unitário dos produtos vendidos ou serviços prestados.

Quando a estratégia é aumento do volume de vendas sem redução de receitas, ou seja, sem descontos, aí sim temos uma estratégia perfeita. O que nem sempre é possível, pois exige na maioria das vezes algum tipo de investimento, até mesmo para a divulgação dessas estratégias ao público alvo.

Então, a melhor estratégia não é simplesmente vender mais, e sim fazer efetivamente vendas “boas”, que são aquelas que geram margens de contribuição positivas, tão necessárias para o pagamento dos custos fixos e a geração de lucros para remunerar os sócios e acionistas.

* Mestre em Administração e professor dos Cursos de Administração e Gestão Financeira das Faculdades Promove

Faça boas vendas e gere bons lucros anunciando no site da Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A VALEON?

O CANAL DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A Valeon possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A Valeon já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A Valeon além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a Valeon é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

O QUE OFERECEMOS E VANTANGENS COMPETITIVAS

  • Fazemos anúncios de publicidade para vários tipos de Empresas, Serviços e para Profissionais Liberais;
  • Temos excelente custo x benefício;
  • Nossos sites: (https://valedoacoonline.com.br/ e https://valeonnoticias.com.br/) têm grande penetração no mercado consumidor com um bom marketing fit que satisfaz esse mercado;
  • A nossa Plataforma Comercial Valeon permite total flexibilidade de anúncios, promoções e de produtos, além de oferecer serviços de divulgação de Ofertas de Supermercados e de Veículos;
  • Os resultados são mensurados através de métricas diária/mensal;
  • O seu negócio estará disponível para milhares de Internautas através de uma vitrine aberta na principal avenida do mundo, 24 horas por dia, 7 dias da semana;
  • A sua empresa fica visível para milhares de pessoas que nem sabiam que ela existe;
  • Somos altamente comprometidos com os nossos clientes no atendimento de suas demandas e prazos e inteiramente engajados para aumentar as suas vendas.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MICHAEL STOTT EDITOR DO FINANCIAL TIMES ANALISA A SITUAÇÃO ECONÔMICA E POLÍTICA BRASILEIRA DO GOVERNO LULA

  Área econômica é o ponto mais fraco do governo...