Governo anuncia concessões de 2,5 mil quilômetros de rodovias em Minas
Da Redação
A expectativa é atrair investimentos da ordem de R$ 7 bilhões em
sete lotes de rodovias estaduais
O governo de Minas
anunciou nesta sexta-feira (31) a concessão de 2,5 mil quilômetros de rodovias
do Estado, dentro do Programa de Concessões Rodoviárias. A expectativa, segundo
o governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de Estado de Infraestrutura e
Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, é atrair investimentos de cerca de R$ 7
bilhões em sete lotes de rodovias estaduais.
De acordo com o executivo
estadual, a medida deve gerar mais de 9,5 mil empregos, entre diretos e
indiretos, impulsionando o desenvolvimento regional no Estado. As concessões
devem durar de 25 a 30 anos e vão beneficiar mais de 100 municípios.
“A infraestrutura é
essencial para o desenvolvimento econômico e um Estado na situação financeira
de Minas não tem condições mínimas de fazer novos investimentos. Esse nosso
programa de concessões vem ao encontro dessa realidade, nós temos de ser
realistas e fazermos aquilo que é viável para o Estado”, afirmou o governador.
O secretário de
Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, ressaltou que os
resultados com a implementação do programa serão muitos. “O Estado gasta
valores enormes na manutenção das rodovias, mas gastos que não envolvem
investimentos. As concessões vão permitir a um só tempo a preservação,
manutenção, com desenho mais moderno, para garantir a diminuição de acidentes,
o atendimento aos usuários, e novos investimentos. Um exemplo é a implementação
de acostamentos, que a maioria das estradas não contempla, e é uma melhoria na
segurança”, finalizou.
Lotes
O subsecretário de
Regulação de Transportes, Diogo Prosdocimi, apresentou os sete lotes alvos
desta primeira etapa do programa, que inclui cidades históricas e com grande
fluxo de turistas. “A perspectiva é que a gente consiga fazer o lançamento
destes lotes ao longo do governo, começando já no final deste ano. A meta é que
tenhamos um edital por trimestre, tão logo os estudos sejam realizados”,
acrescentou.
Já no terceiro trimestre
deste ano está prevista a retomada da licitação do lote composto pela MG-424 -
entre a MG-010 e a entrada de Sete Lagoas, com 51 quilômetros de extensão. A
licitação do trecho chegou a ser lançada em 2018, mas foi suspensa ainda no
governo anterior. A requalificação da MG-424 é uma forma de atrair novos
investimentos para diversos municípios da área central do Estado, além de
possibilitar acesso mais rápido ao aeroporto de Confins. Dentre outras
intervenções, a licitação contemplará a construção dos contornos de Matozinhos
e Prudente de Morais, cidades severamente afetadas pelo volume de carretas e
veículos pesados que trafegam na região.
Ainda em 2019, no último
trimestre, haverá o lançamento de edital do lote Triângulo Mineiro, que
compreenderá rodovias das cidades de Araxá, Uberlândia e Uberaba (BR-452,
BR-462, MG-190, LMG-798), em um total de 488,5 quilômetros de extensão.
A partir do próximo ano,
os lotes contemplados serão de Pouso Alegre-Itajubá (423,6 quilômetros de
extensão), Varginha-Furnas (434,5 quilômetros), São João del-Rei (376,7
quilômetros), Itapecerica-Lagoa da Prata (496,9 quilômetros) e Ouro Preto
(242,4 quilômetros).
Melhorias
O Programa de Concessões
Rodoviárias pressupõe, além dos investimentos constantes em manutenção e
restauração dos trechos, a pavimentação e implantação de acostamentos em
aproximadamente 75% das rodovias consideradas, que hoje sequer contam com esse
item de segurança; investimentos na solução de passivos ambientais; duplicações
e a expansão da plataforma das estradas para 7 metros de largura, medida que
hoje não é padronizada no estado.
Os contratos também vão
incluir a garantia de preservação da faixa de domínio das rodovias e a
implantação de serviços aos usuários, como atendimento a acidentes e
incidentes, recolhimento de animais, sistema de pesagem e inspeção rodoviária
constante, o que também não é feito atualmente nos trechos. Todas essas
exigências buscam contribuir para a diminuição dos custos de transportes e
redução de acidentes, beneficiando diretamente milhares de usuários da via.
Rodovias em MG
Minas Gerais possui a
maior malha rodoviária do Brasil, equivalente a 16% de toda a malha de estradas
existente no país. No estado, são 273 mil quilômetros de estradas, sendo 8.881
quilômetros de rodovias federais, 25.933 quilômetros estaduais – sob
gerenciamento do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG) –
e 238.191 quilômetros de vias municipais. Atualmente, existem em Minas Gerais
duas concessões rodoviárias estaduais vigentes, a da MG-050, com 371
quilômetros de extensão, e a da BR-135, com total de 364 quilômetros
concedidos.
* Com
Agência Minas
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