terça-feira, 28 de maio de 2019

SÃO 48 BARRAGENS PERIGOSAS SOMENTE 16 SERÃO ESVAZIADAS EM MINAS GERAIS


Só 16 barragens em Minas têm planos de desativação

Cinthya Oliveira









Barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, utiliza o método de alteamento a montante

Terminou nesta segunda-feira (27) o prazo dado às mineradoras com barragens de alteamento a montante – mesmo método utilizado na mina que se rompeu em Brumadinho, na Grande BH – para a apresentação dos planos de descaracterização das estruturas. Dos 48 reservatórios que deveriam entregar as ações de descomissionado, só 16 cumpriram a determinação do governo do Estado.
As companhias tiveram 90 dias para desenvolver e apresentar o cronograma. A resolução que obriga a medida prevê sanções administrativas e multa a quem não se adequasse.
Em nota, a pasta estadual informou que, "considerando que o prazo foi estabelecido em lei, o descumprimento sujeitaria o empreendedor a autuação nos termos do decreto 47.383. Essa infração é considerada gravíssima e a multa pode variar de 1.250 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) a 101.250,00 Ufemgs.
Prazo
Após apresentar os projetos de desativação e reintegração dos espaços à natureza, as empresas terão três anos para finalizar o processo.
Além do Córrego do Feijão, a barragem de Fundão, que entrou em colapso em novembro de 2015, em Mariana, na região Central, também foi erguida por meio de alteamento a montante.
Localização
Os 32 reservatórios que não têm planos de descaracterização estão em 14 municípios mineiros, dentre eles Caeté e Rio Acima (Grande BH) e Congonhas, Itabirito, Mariana e Ouro Preto (região Central). Já com relação às 16 estruturas que contam com as propostas no Estado, 14 são Vale e duas da CSN.
Responsável pela barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, que também utiliza o método e está em alerta máximo - um talude da estrutura pode se romper, comprometendo toda a mina - a Vale informou que protocolou, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) o plano de descaracterização de todos os reservatórios a montante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOVERNO AUTORIZA OS EMIRADOS ÁRABES A EXPLORAR O TERRITÓRIO BRASILEIRO PARA EXPLORAR MINERAIS EXTRATÉGICOS

  Brasil assina acordo com Emirados Árabes para ...