quarta-feira, 21 de junho de 2017

DEPOIMENTO DE UM PROFESSOR DE UMA ESCOLA SECUNDÁRIA




O QUE VI DA ESCOLA E DA SALA DE AULA





REALIZAÇÕES PESSOAIS:

.    COORDENEI E PARTICIPEI DE 2 FEIRAS DE CIÊNCIAS DE EXPRESSÃO NA CIDADE DE IPATINGA-MG OBTENDO 8º E 3º LUGARES);
       COORDENEI E PARTICIPEI DA 7ª FEBRACE/USP EM SÃO PAULO NO ANO DE 2007;
       COORDENEI E PARTICIPEI DO GRUPO DO GDP-FÊNIX DE 2008 A 2012 E ADMINISTREI O BLOG DESSE GDP NESSE PERÍODO;
          FUI UM DOS ORGANIZADORES DE 4 FETEC (FEIRA TÉCNICA E CULTURAL) DA EE. DONA CANUTA ROSA DE OLIVEIRA – IPATINGA – MG);
          COORDENEI E PARTICIPEI DE AMOSTRAS DE EXPERIMENTOS E TEATRO NO AMBIENTE ESCOLAR;
          SONHEI MUITO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E DE PROVEITO PARA OS  ALUNOS;
·          ESFORÇEI-ME MUITO PARA APRENDER E PRODUZIR ALGO DE ÚTIL;
          PARTICIPEI  DO CRV/SEE/MG COM PROJETOS, AULA PRÁTICA E ROTEIROS DE ATIVIDADES;
          ELABOREI APOSTILHAS DE FÍSICA PARA 1º, 2º E 3º ANOS.

COMENTÁRIO:
Esse meu período fértil dentro da escola só foi possível com o apoio de uma diretora sensacional como a professora MARIA HELENA GONÇALVES, depois que ela deixou o cargo, pouca coisa foi realizada.

FRACASSO ESCOLAR: CULPA DO ALUNO OU DO PROFESSOR?

       ALUNO REPETE ANO POR NÃO QUERER ESTUDAR;
       ALUNO PASSA DE ANO SEM ESTUDAR AJUDADO PELO PROFESSOR;
       PROFESSOR MAL PREPARADO NAS FACULDADES  FICA HABILITADO A DAR AULAS NO ESTADO ASSIM QUE SE FORMA;
       FACILIDADES PARA APROVAR ALUNOS NOS ESTUDOS ORIENTADOS (DEPENDÊNCIA);
       A DIREÇÃO DA ESCOLA ORIENTA OS PROFESSORES PARA EVITAREM REPROVAÇÕES;
       CBC (CURRÍCULO BÁSICO COMUM) É MAL APLICADO OU VISTO POR CIMA;
       PROFESSOR NÃO É FISCALIZADO NAS SUAS AULAS, ENSINA O QUER;
       SUPERINTENDÊNCIAS DE ENSINO NÃO PRIORIZAM O PEDAGÓGICO, POUCA FISCALIZAÇÃO DOS PROFESSORES;
       ALUNOS NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA FAZEREM AS AVALIAÇÕES DO PROALFA, PROEB, PAAE, BRASIL, ENEM E OLIMPÍADAS. O ENSINO NÃO PRIORIZA ESTAS AVALIAÇÕES.

PARA O SUCESSO ESCOLAR:

       OBRIGAR OS PROFESSORES CONTRATADOS A FAZEREM PROVAS ESCRITA E ORAL UMA VEZ POR ANO. SÓ VÃO PODER DAR AULAS SE FOREM APROVADOS NOS TESTES.
       FORMAR COMISSÕES DE AVALIAÇÕES DOS PROFESSORES CONTRATADOS NAS SUPERINTENDÊNCIAS, COM PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES APOSENTADOS;
       APLICAR TESTES OBRIGATÓRIOS NOS PROFESSORES EFETIVOS DE 2 EM 2 ANOS COBRANDO INCLUSIVE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA.
       OBRIGAR OS PROFESSORES DAS ÁREAS A SE REUNIREM SOB COORDENAÇÃO DE UM PROFESSOR MAIS EXPERIENTE QUE DEVE ORIENTAR OS DEMAIS, PARA DISCUTIREM SEUS PROBLEMAS;
       APERFEIÇOAR OS PLANEJAMENTOS ESCOLARES COM MAIS DETALHES POR BIMESTRE E POR AULAS E ATUALIZÁ-LOS PERIODICAMENTE.
       AS PEDAGOGAS DEVEM PRIORIZAR O PEDAGÓGICO E FISCALIZAR O PLANEJADO.
       OBRIGAR AS ESCOLAS A INSTALAREM EM CADA SALA DE AULA UM COMPUTADOR, UM PROJETOR DE IMAGENS  FIXO E UMA TELA,  PARA OS PROFESSORES DAREM AULAS DIFERENTES E ATUALIZADAS PELA INTERNET;
       OBRIGAR OS PROFESSORES A SE ATUALIZAREM COM AS TÉCNICAS DE INFORMÁTICA;
       AS DISCIPLINAS DE EXATAS DEVEM TER NO MÍNIMO 03 AULAS SEMANAIS, POR CLASSE, SENDO: UMA TEÓRICA, UMA DE PRÁTICA DE LABORATÓRIO E UMA UTILIZANDO A INFORMÁTICA.


DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS:

       QUE PROBLEMAS ENTRAVAM HOJE O DESENVOLVIMENTO DAS NOSSAS ESCOLAS, DOS NOSSOS PROJETOS EDUCATIVOS, DAS APRENDIZAGENS DOS NOSSOS ALUNOS, DA IMPLICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS NOSSOS PROFESSORES, DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E DIRETORES DE ESCOLA?
       FALTA DE REUNIÕES DE PROFESSORES POR ÁREA DE ENSINO E COBRANÇA DO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO;
       EVASÃO, SOBRETUDO NO PERÍODO NOTURNO, EM QUE OS ALUNOS “MATAM” MUITAS AULAS E EXIGEM APROVAÇÃO;
       FALTA DE PROFISSIONALISMO E DE RESPONSABILIDADE PEDAGÓGICA (PRIORIZA-SE A ADMINISTRAÇÃO E DEIXA DE LADO O PEDAGÓGICO);
       PROFESSORES DESMOTIVADOS E POUCO COMPROMETIDOS;
       NECESSIDADE DE MUDAR A CONCEPÇÃO DE APRENDIZADO;
       FALTA DE OBJETIVOS MAIS CLAROS E COMUNS A TODOS. ENSINAR PARA QUE? PARA ONDE VAMOS? QUE RUMO A SEGUIR? QUE MÉTODOS? QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS?
       EXISTÊNCIA DE VÁRIAS “ESCOLAS” DENTRO DA ESCOLA, CADA UM AGE DA SUA MANEIRA E FORMA, FALTA PADRONIZAÇÃO DO ENSINO.
       A ESCOLA PRECISA TER BEM CLARO, QUAIS SÃO AS SUAS METAS, OBJETIVOS E INTENÇÕES;
       BAIXO RENDIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA DEVIDO A POUCA COBRANÇA.  
 

BULLING CONTRA O PROFESSOR  NA ESCOLA

·         NÃO FIQUEM ASSUSTADOS COM ESSA AFIRMAÇÃO, POIS, É A PURA VERDADE, EXISTE O BULLING DO DIRETOR DA ESCOLA CONTRA O PROFESSOR.
·         É UMA PERSEGUIÇÃO VELADA DO DIRETOR CONTRA O PROFESSOR POR INVEJA, NO FUNDO O DIRETOR ADMIRA O PROFESSOR, MAS, PERANTE OS ALUNOS ELE O DESPREZA, FALA MAL E INCITA OS ALUNOS CONTRA O MESMO.
·         O DIRETOR ALERTA O PROFESSOR PARA NÃO PEGAR AS AULAS DE DETERMINADO TURNO ALEGANDO QUE OS ALUNOS NÃO GOSTAM DELE.
·         SE O PROFESSOR PEGA AS AULAS É PERSEGUIDO PELOS ALUNOS, NÃO VALORIZAM AS SUAS AULAS, MUITAS FALTAS E CONVERSAS NA SALA DE AULA E NÃO FAZEM AS AVALIAÇÕES, TUDO ISSO, A MANDO DO DIRETOR.
·         POR FIM, ACONTECEU COMIGO, FALTANDO UM MÊS PARA A MINHA APOSENTADORIA NA ESCOLA, DANDO AULAS NOTURNAS PARA UMA DETERMINADA TURMA, UM ALUNO ME DISSE: “É PROFESSOR, VOCÊ ESTÁ DE AVISO PRÉVIO” -  TUDO ISSO A MANDO DO DIRETOR.


ELABORADO POR:
MOYSÉS PERUHYPE CARLECH
IPATINGA – MG
E-mail: wmlespaco@hotmail.com
Fones: (31) 98643-6579 / (31) 99305-2591 / (31) 3827-2297

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DELEGADOS DA POLÍCIA FEDERAL CONTRA OS CORTES NO ORÇAMENTO DA PF

  Brasil e Mundo ...