O
QUE VI DA ESCOLA E DA SALA DE AULA
REALIZAÇÕES
PESSOAIS:
.
COORDENEI E PARTICIPEI DE 2 FEIRAS DE CIÊNCIAS DE EXPRESSÃO NA CIDADE DE
IPATINGA-MG OBTENDO 8º E 3º LUGARES);
• COORDENEI E PARTICIPEI DA 7ª FEBRACE/USP EM SÃO
PAULO NO ANO DE 2007;
• COORDENEI E PARTICIPEI DO GRUPO DO GDP-FÊNIX DE
2008 A 2012 E ADMINISTREI O BLOG DESSE GDP NESSE PERÍODO;
•
FUI UM DOS ORGANIZADORES DE 4 FETEC
(FEIRA TÉCNICA E CULTURAL) DA EE. DONA CANUTA ROSA DE OLIVEIRA – IPATINGA –
MG);
•
COORDENEI E PARTICIPEI DE AMOSTRAS DE
EXPERIMENTOS E TEATRO NO AMBIENTE ESCOLAR;
•
SONHEI MUITO COM UMA EDUCAÇÃO DE
QUALIDADE E DE PROVEITO PARA OS ALUNOS;
·
ESFORÇEI-ME MUITO PARA APRENDER E PRODUZIR
ALGO DE ÚTIL;
•
PARTICIPEI DO CRV/SEE/MG COM PROJETOS, AULA PRÁTICA E
ROTEIROS DE ATIVIDADES;
•
ELABOREI APOSTILHAS DE FÍSICA PARA 1º,
2º E 3º ANOS.
COMENTÁRIO:
Esse
meu período fértil dentro da escola só foi possível com o apoio de uma diretora
sensacional como a professora MARIA HELENA GONÇALVES, depois que ela deixou o
cargo, pouca coisa foi realizada.
FRACASSO
ESCOLAR: CULPA DO ALUNO OU DO PROFESSOR?
• ALUNO REPETE ANO POR NÃO QUERER ESTUDAR;
• ALUNO PASSA DE ANO SEM ESTUDAR AJUDADO PELO
PROFESSOR;
• PROFESSOR MAL PREPARADO NAS FACULDADES FICA HABILITADO A DAR AULAS NO ESTADO ASSIM
QUE SE FORMA;
• FACILIDADES PARA APROVAR ALUNOS NOS ESTUDOS
ORIENTADOS (DEPENDÊNCIA);
• A DIREÇÃO DA ESCOLA ORIENTA OS PROFESSORES PARA
EVITAREM REPROVAÇÕES;
• CBC (CURRÍCULO BÁSICO COMUM) É MAL APLICADO OU
VISTO POR CIMA;
• PROFESSOR NÃO É FISCALIZADO NAS SUAS AULAS, ENSINA
O QUER;
• SUPERINTENDÊNCIAS DE ENSINO NÃO PRIORIZAM O
PEDAGÓGICO, POUCA FISCALIZAÇÃO DOS PROFESSORES;
• ALUNOS NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA FAZEREM AS
AVALIAÇÕES DO PROALFA, PROEB, PAAE, BRASIL, ENEM E OLIMPÍADAS. O ENSINO NÃO
PRIORIZA ESTAS AVALIAÇÕES.
PARA
O SUCESSO ESCOLAR:
• OBRIGAR OS PROFESSORES CONTRATADOS A FAZEREM PROVAS
ESCRITA E ORAL UMA VEZ POR ANO. SÓ VÃO PODER DAR AULAS SE FOREM APROVADOS NOS
TESTES.
• FORMAR COMISSÕES DE AVALIAÇÕES DOS PROFESSORES
CONTRATADOS NAS SUPERINTENDÊNCIAS, COM PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES APOSENTADOS;
• APLICAR TESTES OBRIGATÓRIOS NOS PROFESSORES
EFETIVOS DE 2 EM 2 ANOS COBRANDO INCLUSIVE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA.
• OBRIGAR OS PROFESSORES DAS ÁREAS A SE REUNIREM SOB
COORDENAÇÃO DE UM PROFESSOR MAIS EXPERIENTE QUE DEVE ORIENTAR OS DEMAIS, PARA
DISCUTIREM SEUS PROBLEMAS;
• APERFEIÇOAR OS PLANEJAMENTOS ESCOLARES COM MAIS
DETALHES POR BIMESTRE E POR AULAS E ATUALIZÁ-LOS PERIODICAMENTE.
• AS PEDAGOGAS DEVEM PRIORIZAR O PEDAGÓGICO E
FISCALIZAR O PLANEJADO.
• OBRIGAR AS ESCOLAS A INSTALAREM EM CADA SALA DE
AULA UM COMPUTADOR, UM PROJETOR DE IMAGENS
FIXO E UMA TELA, PARA OS
PROFESSORES DAREM AULAS DIFERENTES E ATUALIZADAS PELA INTERNET;
• OBRIGAR OS PROFESSORES A SE ATUALIZAREM COM AS
TÉCNICAS DE INFORMÁTICA;
• AS DISCIPLINAS DE EXATAS DEVEM TER NO MÍNIMO 03
AULAS SEMANAIS, POR CLASSE, SENDO: UMA TEÓRICA, UMA DE PRÁTICA DE LABORATÓRIO E
UMA UTILIZANDO A INFORMÁTICA.
DIAGNÓSTICO
DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS:
• QUE PROBLEMAS ENTRAVAM HOJE O DESENVOLVIMENTO DAS
NOSSAS ESCOLAS, DOS NOSSOS PROJETOS EDUCATIVOS, DAS APRENDIZAGENS DOS NOSSOS
ALUNOS, DA IMPLICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS NOSSOS PROFESSORES, DA PARTICIPAÇÃO DOS
PAIS E DIRETORES DE ESCOLA?
• FALTA DE REUNIÕES DE PROFESSORES POR ÁREA DE ENSINO
E COBRANÇA DO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO;
• EVASÃO, SOBRETUDO NO PERÍODO NOTURNO, EM QUE OS
ALUNOS “MATAM” MUITAS AULAS E EXIGEM APROVAÇÃO;
• FALTA DE PROFISSIONALISMO E DE RESPONSABILIDADE
PEDAGÓGICA (PRIORIZA-SE A ADMINISTRAÇÃO E DEIXA DE LADO O PEDAGÓGICO);
• PROFESSORES DESMOTIVADOS E POUCO COMPROMETIDOS;
• NECESSIDADE DE MUDAR A CONCEPÇÃO DE APRENDIZADO;
• FALTA DE OBJETIVOS MAIS CLAROS E COMUNS A TODOS.
ENSINAR PARA QUE? PARA ONDE VAMOS? QUE RUMO A SEGUIR? QUE MÉTODOS? QUE PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS?
• EXISTÊNCIA DE VÁRIAS “ESCOLAS” DENTRO DA ESCOLA,
CADA UM AGE DA SUA MANEIRA E FORMA, FALTA PADRONIZAÇÃO DO ENSINO.
• A ESCOLA PRECISA TER BEM CLARO, QUAIS SÃO AS SUAS
METAS, OBJETIVOS E INTENÇÕES;
• BAIXO RENDIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA DEVIDO A
POUCA COBRANÇA.
BULLING CONTRA O PROFESSOR NA ESCOLA
·
NÃO FIQUEM ASSUSTADOS COM ESSA AFIRMAÇÃO, POIS, É A
PURA VERDADE, EXISTE O BULLING DO DIRETOR DA ESCOLA CONTRA O PROFESSOR.
·
É UMA PERSEGUIÇÃO VELADA DO DIRETOR CONTRA O PROFESSOR
POR INVEJA, NO FUNDO O DIRETOR ADMIRA O PROFESSOR, MAS, PERANTE OS ALUNOS ELE O
DESPREZA, FALA MAL E INCITA OS ALUNOS CONTRA O MESMO.
·
O DIRETOR ALERTA O PROFESSOR PARA NÃO PEGAR AS
AULAS DE DETERMINADO TURNO ALEGANDO QUE OS ALUNOS NÃO GOSTAM DELE.
·
SE O PROFESSOR PEGA AS AULAS É PERSEGUIDO PELOS
ALUNOS, NÃO VALORIZAM AS SUAS AULAS, MUITAS FALTAS E CONVERSAS NA SALA DE AULA
E NÃO FAZEM AS AVALIAÇÕES, TUDO ISSO, A MANDO DO DIRETOR.
·
POR FIM, ACONTECEU COMIGO, FALTANDO UM
MÊS PARA A MINHA APOSENTADORIA NA ESCOLA, DANDO AULAS NOTURNAS PARA UMA
DETERMINADA TURMA, UM ALUNO ME DISSE: “É PROFESSOR, VOCÊ ESTÁ DE AVISO PRÉVIO”
- TUDO ISSO A MANDO DO DIRETOR.
ELABORADO
POR:
MOYSÉS
PERUHYPE CARLECH
IPATINGA
– MG
E-mail:
wmlespaco@hotmail.com
Fones:
(31) 98643-6579 / (31) 99305-2591 / (31) 3827-2297
Nenhum comentário:
Postar um comentário