Atividades do
turismo estão concentradas em 1% dos 853 municípios mineiros
Hoje em Dia
Setor do turismo
representou 20,8% da movimentação econômica registrada em Tiradentes no período
de 2010 a 2014
Um estudo sobre a
economia do Turismo em Minas Gerais, elaborado pela Fundação João Pinheiro
(FJP), mostra a concentração das atividades do setor em apenas 10 dos 853
municípios mineiros. Esta dezena de cidades representou 60% de todo o Valor
Adicionado (VA) – valor criado por um setor ou agente econômico – gerado em
Minas no período 2010-2014.
“Belo Horizonte
manteve, isoladamente, a maior participação no VA do turismo estadual em todo o
período, com percentual mais relevante em 2011 (35,2%)”, destaca Caio
Gonçalves, pesquisador e coordenador do levantamento realizado pelo Centro de
Estatística e Informações (CEI) da FJP, ligada ao Governo de Minas.
Na sequência do
ranking de participação, aparecem os municípios de Uberlândia, Contagem,
Confins, Juiz de Fora, Uberaba, Betim, Montes Claros, Ipatinga e Pouso Alegre.
“Também vale
ressaltar a importância do setor para municípios como Confins (80,1%), Ribeirão
Vermelho (35,8%), Florestal (23,3%), Tiradentes (20,8%) e São Sebastião da Bela
Vista (18,8%), nos quais o turismo superou a participação da agropecuária e da
indústria”, conclui Gonçalves.
Entre 2010 e 2014,
tiveram destaque a considerável participação média do grupo alimentação (47,2%)
e a média de participação do grupo referente a aluguéis de bens não
imobiliários (15,8%). Verificou-se, ainda, que o transporte terrestre teve
participação predominante em relação ao transporte aéreo, com médias de 13,8% e
4,9%, respectivamente.
Movimentação
O turismo em Minas
Gerais apresentou um VA de R$ 14,9 bilhões no ano de 2014, o que representou
5,68% do total do setor de serviços e de 3,72% do total da atividade econômica
do estado naquele ano.
No entanto, o estudo
apontou que a atividade de turismo no Estado, no período 2010-2014, apresentou
queda nas taxas de crescimento real, ganhando estabilidade nos anos de 2013 e
2014, com índices de -0,07% e 0,31%, respectivamente.
O estudo Economia do
Turismo de Minas Gerais 2010-2014 inaugura a série “Estatística &
Informações”, criada para divulgar dados estruturais e conjunturais produzidos
pelo CEI, nos mais diversos recortes.
A análise aborda o
processo de construção da classificação das Atividades Características do
Turismo (ACTs) consideradas na pesquisa, a construção da metodologia adotada
nos níveis estadual e municipal, além de enfatizar a compatibilidade com os
procedimentos já utilizados pelo IBGE e pela própria FJP no cálculo das
atividades contempladas nas Contas Regionais.
A iniciativa visa
contribuir para a literatura acerca da importância do turismo para Minas Gerais
em uma ampla agenda de discussão sobre diversificação da economia mineira.
Governo trabalha
para distribuir benefícios econômicos
A região da capital
mineira também manteve a liderança na distribuição do Valor Adicionado (VA) do
turismo entre os circuitos turísticos do estado.
O Circuito Belo
Horizonte ficou com 32,6% do VA do turismo em 2014, seguido pelo Circuito Alto
Mogiana (7,8%), Ouro (4,7%), Caminho Novo (3,6%) e Serras Verdes do Sul de
Minas Gerais (2,5%).
De acordo com o
secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, ações para uma desconcentra-ção
dos benefícios econômicos da atividade para todo o Estado já estão sendo
realizadas.
“A Secretaria de
Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) está valorizando e fomentando, de
forma incisiva, a organização do estado em regiões turísticas, fazendo com que
mais municípios possam participar da distribuição de receitas e geração de
oportunidades de negócios e empregos por meio do turismo. Dessa forma, a
regionalização possibilita uma maior organização da política municipal e
regional do turismo, fazendo com que ações mais efetivas possam ser realizadas
com o objetivo de gerar impactos positivos na sociedade”, afirmou.
Ele ressaltou,
ainda, que entre janeiro e março de 2007, a Setur já se reuniu com sete
circuitos turísticos, e contou com a participação de 68 municípios, visando
sensibilizá-los pela importância da criação de uma política de turismo
municipal e sua organização regional.

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