Atrás do
sonho: Estudantes mineiras concorrem a prêmio nacional de negócios
Tatiana Lagôa
Olívia, Thayrine e
Thalita buscam patrocínio para desenvolver negócio de papinhas 100% orgânicas
para bebês
O projeto de montar
uma empresa destinada à fabricação de papinhas e refeições orgânicas para
crianças de 6 meses a 3 anos, idealizado por três estudantes belo-horizontinas,
será apresentado na Feira Nacional de Empreendedorismo do Centro Brasileiro de
Cursos (Cebrac), em Londrina, no Paraná, no próximo dia 28. O evento é
visto por elas como um degrau na busca pelo patrocínio do sonho, ainda no papel
por falta de recursos.
O plano de negócios
das companheiras de sala do curso técnico de assistente administrativo Thayrine
Dias, de 23 anos, Olívia Santos, de 27, e Talita Jardim, de 24, está entre os
69 finalistas de um grupo de mil concorrentes no país. Para viabilizar o
negócio, o trio precisa de aproximadamente R$ 84 mil.
“O que propomos é
uma empresa com alimentos 100% orgânicos e com embalagens livres de BPA. É um
negócio promissor porque os pais estão sempre correndo, sem tempo para cozinhar
e não encontram alimentos saudáveis para os filhos facilmente”, afirma
Thayrine.
“A feira de empreendedorismo premia os estudantes que apresentam a
melhor opção de negócio. O primeiro lugar ganha um prêmio de R$
2.500 e o segundo, de R$ 1.500”
Rosângela Lacerda
Coordenadora pedagógica do Cebrac Belo Horizonte
Rosângela Lacerda
Coordenadora pedagógica do Cebrac Belo Horizonte
Demanda
Em uma pesquisa de
mercado, as estudantes notaram a crescente preocupação dos pais em manter uma
alimentação livre de agrotóxicos para os filhos.
Inicialmente, elas
propõem um cardápio com cerca de 200 sabores de alimentos, incluindo doces e
salgados.
A ideia é iniciar o
negócio com uma equipe pequena e, à medida em que houver aumento das vendas,
contratar mais pessoas. As jovens, inclusive, frequentaram cursos de
empreendedorismo, de olho na qualificação.
Tendência
Com o desemprego
gerado pela crise, foi registrado um aumento do número de pessoas que buscam
abrir o próprio negócio, assim como o trio de estudantes.
Uma pesquisa
divulgada no ano passado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), feita pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), mostrou
que quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio próprio ou
estão em vias de criar uma empresa.
Números notados no
mundo acadêmico. A coordenadora pedagógica do Cebrac Belo Horizonte, Rosângela
Lacerda, explica que a procura por cursos focados no mercado de trabalho e no
empreendedorismo estão em alta. “Temos alunos que nos procuram porque querem
montar empresas e outros que pretendem se reposicionar no mercado”, conta.
Nesse contexto, a
participação em feiras de negócios, como a que as estudantes belo-horizontinas
são finalistas, pode ser uma oportunidade para tornar o sonho de empreender em
realidade. “É o momento em que os alunos colocam as ideias no papel para depois
correrem atrás da viabilização”, afirma.

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