sábado, 30 de julho de 2016

DURO GOLPE CONTRA O PT



Impacto da ação contra lula

Editorial Jornal Hoje em Dia 



A aceitação da denúncia contra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva faz com que a operação ‘Lava Jato’ chegue ao ponto mais alto de toda a sua investigação. Mesmo sendo uma denúncia sobre a tentativa do petista de atrapalhar o andamento das apurações, com indícios de que ele e outros investigados tentaram comprar o silêncio de um dos delatores, e não sobre um ato de corrupção na Petrobras, a força-tarefa coloca no grupo dos réus um dos mais importantes líderes políticos da história do país, com milhões de admiradores. Mesmo assim, não parece ter havido uma reação muito forte de seus correligionários ou apoiadores.
Talvez, primeiramente, por ter sido apenas uma abertura de processo, o que não pressupõe culpa. O fato da denúncia ter se baseado em uma delação e não em uma prova concreta pode também contribuir para esse impacto menor.
Mas é claro o desânimo da militância quanto à defesa do ex-presidente. Ainda ontem, durante um evento, em São Paulo, Lula falou sobre ter virado réu. Disse que não sabia do que se tratava a ação – o que é difícil de acreditar para uma pessoa tão bem assessorada – e que estava cansado, justificando novamente que não tem imóvel no Guarujá ou sítio em Atibaia.
“Lula aparentou abatimento e não mostrou ontem, em São Paulo, aquela retórica tradicional e a voz firme que sempre marcaram suas falas nos palanques”

Realmente, o petista parecia cansado, como disso, mas acima disso, aparentava abatimento. Não mostrou aquela retórica tradicional e a voz firme que sempre marcaram suas falas nos palanques. Se compararmos ao comportamento dele após a condução coercitiva determinada pela juiz Sérgio Moro, nota-se claramente uma diferença de tom.
Pelo lado da plateia, também, alguns gritos de apoio e palmas, mas nada comparado à reação da militância que costuma acompanhá-lo.
Outro fato que chamou a atenção foi que Lula se defendeu em São Paulo da investigação que apura a relação dele com imóveis construídos e reformados pela construtora OAS. Informações revelaram que novos dados da Polícia Federal teriam reforçado a suspeita de que ele seria o verdadeiro proprietário de um apartamento e de um sítio. O petista não se pronunciou, portanto, diretamente sobre a denúncia de interferência nas investigações.
Ainda temos que aguardar as consequências da ação e, principalmente, se as afirmações dos delatores que basearam a abertura do processo vão se confirmar. Mas a inclusão de Lula no grupo de réus da lava Jato pode ser um duro golpe nas pretensões do PT de se reerguer após o impeachment de Dilma Rousseff, com consequências inclusive para o fim do processo da presidente afastada.
Se a reorganização do partido passa pela aposta na figura de Lula, os planos podem ter sofrido um duro golpe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

30 ANOS DE ASSINATURA DO PLANO REAL E A REFORMA TRIBUTÁRIA ATUAL

  30 anos de assinatura do Plano Real ...