Para que é usado o Antonov
225, o maior avião do mundo?
DA BBC BRASIL
Quando a aterrissagem de um avião de carga atrai 20 mil pessoas, é algo
especial.
Foi o que ocorreu na cidade australiana de Perth no domingo, quando
recebeu o Antonov An-225 Mriya.
Trata-se do maior avião do mundo: mede 84 metros de comprimento, tem 88
metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e pesa 175 toneladas
sem carga e combustível. É o único exemplar em atividade.
Mercado limitado
Na viagem para a Austrália, o Antonov, que partiu de Praga, na República
Tcheca, e fez escalas no Oriente Médio e na Ásia, transportou um gerador de 117
toneladas.
Seu compartimento de carga tem capacidade para 50 automóveis.
O interesse pela chegada do avião provocou engarrafamentos em Perth.
Mas quem precisa de um avião tão grande? O Antonov foi originalmente
construído para transportar o Buran, o malfadado ônibus espacial soviético que
fez apenas um voo (não-tripulado), em 1988. O que ajuda a explicar também
as proporções de seu compartimento de carga: 43 metros de comprimento, 6,4
metros de largura e 4,4m de altura.
"Você não verá essa aeronave com frequência porque o mercado para
ela é limitado", diz Laurie Price, especialista da empresa de consultoria
aeronáutica Mott MacDonald Aviation.
"A vasta maioria dos tipos de carga aérea (99,5%), pode ser
transportada por Boeings 747, mas ainda haverá um mercado de nicho (para o Antonov)".
Aeronave ucraniana tem 84 m de
comprimento e pesa 175 toneladas, e pode transportar 50 carros - BBC Brasil
O Antonov fez seu primeiro voo em 1988 e começou a operar no ano
seguinte. Os planos de construir mais unidades foram cancelados pelo fim
da União Soviética e o colapso do programa Buran.
A aeronave foi aposentada em 1994, mas voltou a ser usada sete anos mais
tarde. Não tem sido usada apenas para fins comerciais e já foi
comissionada para operações humanitárias como, por exemplo, o terremoto no
Haiti, em 2010, e a tsunami em Fukuoka, no Japão, em 2011.
Com seis turbinas, o An-225 pode carregar até 250 toneladas, uma
capacidade de carga muito maior que a de concorrentes como o Boeing 747-800
(140 toneladas) e o Airbus 330 (65).
Mas em uma era marcada pelo aumento na capacidade de navios de carga,
não seria mais simples enviar produtos como o supergerador de 117 toneladas
pelo mar?
"O custo seria imenso e a operação poderia demorar meses",
explica Price. "Você, provavelmente, teria que remover postes de luz das
ruas no porto (para fazer o transporte)".
O An-225 perde em envergadura para o "Spruce Goose", o avião
desenhado pelo milionário americano Howard Hughes e que fez um único voo de
teste, em 1947.

Nenhum comentário:
Postar um comentário