Lembranças de 'Mani Pulite'
Contardo Calligaris
No começo dos anos 1990, na Itália, um grupo de magistrados milaneses (o
mais popular foi Antonio di Pietro) tentou acabar com os esquemas de corrupção
(antigos e tradicionais) que ligavam empresários, financistas e políticos.
Esse sistema viciado enchia os bolsos dos políticos (pessoas físicas) e
financiava os partidos com comissões que as empresas pagavam para ganhar
contratos públicos.
Anos antes, Sandro Pertini, presidente da República (honesto), declarara
que um político deveria sempre ter as mãos limpas ("le mani pulite").
A expressão ficou e voltou em 1992, para batizar a "operação" dos
magistrados milaneses.
Naquela década, eu vivia entre o Brasil e os EUA, mas visitava
regularmente meus pais e meu irmão em Milão —por isso mesmo, minhas impressões
daqueles anos são sobretudo o reflexo dos anseios e dos medos de meus
familiares, que estavam lá, na Itália.
Já nos anos 1980 e antes (pela podridão do "milagre italiano",
que reconstruiu o país depois da Segunda Guerra Mundial), havia uma tremenda
desconfiança dos italianos diante da política tradicional.
Salvavam-se só os comunistas. Mas isso talvez fosse uma ilusão de óptica
produzida pela minha própria história de militância. Ou pelo fato de que os
comunistas ficaram quase sempre longe do poder executivo nacional.
O fato é que, para o italiano médio, qualquer governo roubava e
roubaria. Os brasileiros não pensariam (não pensam) muito diferente: o grito
"Roma ladra" poderia facilmente ser traduzido, ainda hoje, como
"Brasília ladra".
A partir de "Mani Pulite", em 1992, ganharam espaço um
movimento antimáfia e anticorrupção (fato curioso: ele se chamava "La
Rete", a rede), e um movimento de direita do qual Bolsonaro, Feliciano e
companhia gostariam (a Liga Norte).
De qualquer forma, a opinião pública estava, forte e unida, com o
Ministério Público e com os juízes.
Pipocavam escritas nos muros de Milão: "Di Pietro, não volte atrás!
Não perdoe!". De uma, em particular, me lembro bem —a que eu li estava num
muro de tijolos, talvez na parte externa da Universidade de Milão: "Di
Pietro, facci sognare" (Di Pietro, faça a gente sonhar).
Era isso mesmo, os italianos sabiam que aquilo seria, ao menos em parte,
um sonho.
Os inimigos naturais de "Mani Pulite" se oporiam de todas as
maneiras possíveis. De 1992 a 1996, políticos tradicionais e empresários
desonestos lutaram para sujar os magistrados milaneses —foi sem muito efeito.
No meio de 1992, os juízes Giovanni Falcone e Paulo Borsellino foram
assassinados pela Máfia (a relação entre a Máfia e a classe política era o pano
de fundo sombrio da corrupção).
Mesmo assim, aos poucos, na Itália, o jeito de fazer política mudou para
sempre. Sumiram os partidos que tinham se tornado instituições fisiológicas.
Imagine o que isso poderia significar hoje no Brasil.
A política italiana de hoje (a própria figura do primeiro-ministro
Renzi) seria impensável sem "Mani Pulite". E ela é infinitamente
melhor do que ela era no passado.
Há quem diga, aqui no Brasil, que o resultado de "Mani Pulite"
foi Berlusconi. Isso é historicamente falso: ao contrário, Berlusconi se
instalou no poder por uma década a partir de 2001, justamente quando os
italianos se cansaram de "Mani Pulite".
Porque, de fato, eles se cansaram. De quê? Do fedor da lama? Do clima
paranoico? Será que o mesmo cansaço nos espreita?
Não sei, mas o fato é que, em geral, quando a corrupção é o sistema de
governo, é porque ela é também a forma dominante da vida social, pública e
privada.
Você dá R$ 20 a um colega para que ele faça seu dever de casa. Isso é
possível porque os políticos, lá em cima, são corruptos? Ou é o contrário: os
políticos, lá em cima, se permitem ser corruptos porque sabem que a corrupção é
a regra aqui em baixo, na nossa vida cotidiana?
O cidadão médio vive de pequenas corrupções: venda e compra de pontos na
carteira, notas fiscais não emitidas, colas numa prova, pequenas sonegações e
fraudes...
Ele pede transparência e honestidade até se dar conta de que muitas de
suas ações são filhas da mesma confusão que ele denuncia no político: uma incapacidade
de distinguir os interesses públicos dos interesses privados.
Não basta que uma boa faxina seja pelas calçadas e pelas praças; ela
precisa acontecer em casa. Isso seria uma verdadeira mudança cultural...
Vou continuar sobre público e privado.
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