quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MAR DE LAMA TAMBÉM NA POLÍTICA





Jornal Hoje em Dia




Na década de 1950, em face dos acontecimentos que abalavam o país e os desacertos do governo de Getúlio Vargas, seu maior inimigo, o jornalista Carlos Lacerda, cunhou a frase “mar de lama” para definir a situação em que vivia a nação. Pressionado por militares que haviam lutado na Segunda Guerra Mundial e por uma porção do empresariado que não tolerava as posturas nacionalistas do presidente, Getúlio acabou se suicidando em 1954.

“Mar de lama” pode ser também a definição da atual situação do Brasil. É claro que não é a primeira vez que isso acontece. O país teve o governo de Fernando Collor de Mello, que, depois de confiscar a poupança dos brasileiros, foi denunciado por ter conhecimento e ser conivente com um esquema de tráfico de influência e desvio de dinheiro montado por seu tesoureiro de campanha, Paulo César Farias. Aberto o processo de impeachment, Collor acabou renunciando, em 1992.

Acontece que esse momento de trauma para a nação não pode ser comparado ao atual estado de coisas que vive o país. O governo do Partido dos Trabalhadores, que está fazendo 13 anos no poder, parece que resolveu passar por cima de todas as instituições da República, praticando um jogo político que foge completamente às regras civilizadas.

A prisão do senador petista Delcídio do Amaral foi apenas mais um capítulo desse drama. E a origem está, mais uma vez, na Petrobras, que virou uma espécie de tesouraria do partido. O PT não pode, como vem fazendo, dizer que está sendo vítima de um conluio orquestrado por parte da imprensa e da “elite conservadora” contra seu projeto de “governo popular”.

Os fatos falam por si mesmos. O desmonte da principal estatal e orgulho do país, a colocação de negociadores nos cargos de direção para a realização de negociatas com partidos que apoiam o governo, a obtenção de vantagens pessoais para os membros da agremiação. E tudo isso foi descoberto pela Polícia Federal de forma acidental, quando investigava um esquema de evasão de divisas para o exterior. Encontrou um doleiro que acabou derrubando todo o castelo de cartas.

Após anos tentando, o PT finalmente conquistou o Estado brasileiro pelas urnas, em 2003. Agora, parece estar deixando um legado de terra arrasada, em sua estratégia de se manter no poder a qualquer custo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...