sábado, 24 de outubro de 2015

EMPREENDEDORISMO 10



EMPREENDEDORISMO 10

TEXTOS DO LIVRO – O NEGÓCIO DO SÉCULO XXI  – DE ROBERT T. KIYOSAKI



Viver a vida
O que o torna rico? A maioria das pessoas responderia: “Dinheiro, claro!” E estariam erradas. Ter dinheiro não o torna rico porque você sempre pode perdê-lo. Possuir imóveis não o torna verdadeiramente rico porque (como estamos vendo dramaticamente nos últimos anos) imóveis sempre podem perder valor. Então, o que o torna rico? Conhecimento.
O objetivo de seu negócio de marketing de rede não é você fazer dinheiro, mas dar-lhe habilidades e inteligência financeira para usar esse dinheiro adicional para construir riqueza genuína. Mas mesmo esse não é o objetivo final. O objetivo final de construir essa riqueza é para que você possa ter uma vida magnífica.
Das minhas observações das pessoas em muitas situações diferentes, eu diria que existem três maneiras de viver. Essas três formas surgem de três emoções diferentes, e também correspondem a três diferentes estados financeiros e emocionais:
VIVER COM MEDO - Sei o que significa estar falido. Já descrevi como, em 1985 – em vários aspectos o pior ano da minha vida –, Kim e eu estivemos em situação financeira tão precária que, literalmente, éramos sem-teto, vivendo em nosso velho Toyota quebrado. O sentimento de medo durante esses dias foi paralisante, tão intenso que amortecia inteiramente nossos corpos. Eu conhecia esse sentimento: foi a mesma sensação que tivera na infância, crescendo em uma família que vivia quebrada quase o tempo todo. Essa nuvem escura de “o dinheiro não é suficiente” pairou sobre nossa família a maior parte da minha infância. Não ter dinheiro suficiente para viver é uma experiência horrível, e machuca em muitos mais aspectos além do financeiro. Pode minar sua autoconfiança e senso de autoestima e sabotar todos os outros aspectos de sua vida.
VIVER COM RAIVA E FRUSTRAÇÃO - A segunda maneira de viver é com a emoção da raiva ou da frustração de ter de se levantar e ir para o trabalho, especialmente quando você preferiria estar fazendo outra coisa. Uma pessoa que vive com esse sentimento pode até ser alguém que tem um bom trabalho e ganha bem, mas não pode se dar ao luxo de parar de trabalhar. É aí que a frustração vem. Ela sabe que, se parar, o mundo em que vive desabaria. Pessoas assim costumam dizer: “Não posso me dar ao luxo de parar. Se eu parar, os bancos viriam e levariam tudo embora.” Essas pessoas muitas vezes dizem: “Mal posso esperar até minhas próximas férias” ou “Faltam só 10 anos para a aposentadoria”.
VIVER COM ALEGRIA, PAZ E CONTENTAMENTO - A terceira maneira de viver é com a paz de espírito de saber que, independentemente de você trabalhar ou não, o dinheiro entra com abundância. Essa é a sensação com a qual Kim e eu temos convivido, desde 1994, quando vendemos nosso negócio e nos aposentamos. Kim tinha, então, 37 anos e eu, 47. Hoje, muitos anos depois, continuamos a trabalhar; na verdade, trabalhamos duro. Por quê? Porque amamos o que fazemos. O sentimento de não precisar trabalhar, sabendo que, não importa o que façamos, teremos dinheiro mais do que suficiente durante o tempo que vivermos, é incrivelmente libertador, emocionante, que nos permite fazer o que realmente amamos. Gastamos nosso tempo juntos e, estejamos jogando golfe, viajando ao redor o mundo ou despendendo longas horas em nossa sala de reuniões, para nós, é tudo diversão e é uma coisa dos sonhos. É a nossa vida, exatamente como sempre sonhamos que fosse, e nós valorizamos cada momento disso.
Já mencionei a fábula da formiga e da cigarra. Todos nós crescemos com essa ideia de que existem duas maneiras de se viver: viver como a boa, modesta, laboriosa e frugal formiga e juntar migalhas para o futuro, ou como a cigarra irresponsável e perdulária, dançando e tocando violino sem nunca pensar no futuro.
De certa forma, essa imagem nos fez mais mal que bem. Claro, é bom ser responsável e frugal e se preparar para o futuro. Mas olhe para o estilo de vida da formiga! Você realmente quer ser uma engrenagem em uma colônia gigantesca de formigas, empurrando migalhas imundas, dia após dia, para o resto da vida?
Sejamos sinceros: não somos formigas e não somos gafanhotos; somos seres humanos. Não é razoável esperar termos uma vida plena que nós, seres humanos, somos capazes de ter?   
Se você compreender os conceitos básicos de riqueza; se administrar seu dinheiro, o tempo e a atenção com inteligência; se criar grandes sonhos e tiver a audácia de persegui-los, então pode ter uma vida com o sucesso inesperado em algum momento do cotidiano.
O negócio do século XXI
Uma razão pela qual tenho forte respeito pelo marketing de rede é que se trata de uma oportunidade de negócio genuinamente democrática. O marketing de rede é muito amplo. Quando você observa atentamente os mais de 60 milhões de pessoas no mundo envolvidas nesse tipo de negócio, encontrará gente de todas as cores e credos, de todas as faixas etárias, de todos os backgrounds e níveis de habilidade e experiência.
Isso também faz com que seja o negócio do futuro. No século XXI, estamos percebendo pela primeira vez com muita intensidade que a riqueza, como eu disse, não é um jogo de soma zero. Não é uma questão de alguns de nós prosperarmos, mantendo os outros empobrecidos. O futuro de uma riqueza verdadeira reside nas formas pioneiras de se fazerem negócios que elevam o bem-estar financeiro da humanidade.
Esses são meus valores pessoais de fazer negócios e o marketing de rede compartilha esses valores. E defender esses valores não só faz com que nos sintamos bem – também é um bom negócio.
Uma das principais razões para eu depositar tanta energia em apoiar e promover a indústria de marketing de rede é simplesmente isto: seus sistemas são mais justos do que os sistemas anteriores de aquisição de riqueza.
Um sistema de marketing de rede é estabelecido para tornar possível a qualquer pessoa compartilhar riqueza. Essa é uma maneira muito democrática de criação de riqueza. O sistema está aberto a qualquer pessoa que tenha ímpeto, determinação e perseverança. O sistema realmente não se importa com a faculdade que você frequentou ou se não frequentou. Ele não se importa com quanto dinheiro você faz hoje, com sua raça ou sexo, se você tem boa aparência, quem são seus pais ou o quão popular você é. A maioria das empresas de marketing de rede se preocupa principalmente com o quanto você está disposto a aprender, a mudar e a crescer, e se você tem coragem suficiente para enfrentar dificuldades, enquanto aprende a ser um empresário.
O marketing de rede é mais do que apenas uma boa ideia; em muitos aspectos, é o modelo de negócio do futuro. Por quê? Porque o mundo está finalmente começando a despertar para a realidade de que a Era Industrial acabou.
Para um mundo que tem cada vez menos a antiga segurança, o marketing de rede está emergindo como um novo motor de realização individual e de segurança. O marketing de rede dá a milhões de pessoas em todo o mundo a oportunidade de tomar as rédeas de sua vida e de seu futuro financeiro. É por isso que, mesmo que os pensadores do velho mundo insistam em não enxergar isso ainda, a indústria do marketing de rede continuará a crescer.
Nos próximos anos, espero assistir a uma explosão na prevalência de penetração, visibilidade e maturação de empresas importantes de marketing de rede.
Anteriormente, escrevi sobre como Thomas Edison se tornou rico, não por fazer uma lâmpada melhor, mas pela criação da rede elétrica, que deu suporte ao uso da lâmpada. Edison tinha um jovem empregado, chamado Henry, que fez algo muito parecido com outra nova invenção que, na época, parecia não ter uso prático.
Como Edison, com a lâmpada, o jovem Henry Ford não inventou o automóvel, mas fez algo radical que mudou para sempre o destino dessa invenção, juntamente com o destino de milhões de pessoas. Na virada do século XIX para o século XX, o automóvel era visto como uma curiosidade, um brinquedo de gente rica. E, de fato, eles eram tão excessivamente caros que só os ricos podiam se dar ao luxo de possuir um. A ideia radical de Ford era tornar o automóvel acessível a todos.
Ao cortar os custos de produção e adaptar a linha de montagem para produzir em massa carros padronizados baratos, Ford se tornou o maior produtor de automóveis do mundo. Não só ele tornou seu carro acessível, como também pagava os salários mais altos da indústria e até mesmo ofereceu planos de participação nos lucros, redistribuindo mais de $30 milhões anualmente para seus trabalhadores – e $30 milhões valiam muito mais no início de 1900 do que hoje!
A declaração da missão da Ford era “democratizar o automóvel” e, no cumprimento dessa missão, ele se fez um homem muito rico.
O marketing de rede é uma forma revolucionária de negócios: pela primeira vez na história, é possível para qualquer um e para todos partilhar a riqueza que, até agora, tem sido reservada apenas aos poucos escolhidos ou sortudos.
Não é um negócio sem seus detratores. E já teve a sua quota de embusteiros, pessoas sem ética tentando fazer um dinheirinho rápido. Mas, por sua própria natureza e design, o marketing de rede é um sistema justo, democrático e socialmente responsável por geração de riqueza.
Apesar do que seus detratores dirão, o marketing de rede não é um negócio muito bom para pessoas gananciosas. Na verdade, a única maneira de você enriquecer no marketing de rede é ajudando outros a se tornarem ricos no processo. Para mim, isso é tão revolucionário quanto foram Thomas Edison e Henry Ford em seus dias.
O projeto do marketing de rede é o negócio perfeito para pessoas que gostam de ajudar outras. Eu não necessariamente condeno a ganância; um pouco de ganância e interesse pessoal sempre é saudável. Mas quando o objetivo de ganho pessoal sai da perspectiva e as pessoas o perseguem à custa dos outros, torna-se repugnante. Acredito que a maioria das pessoas é inerentemente generosa e nós tiramos grande satisfação e gratificação de nossas próprias realizações quando elas servem também para ajudar outras pessoas.
O marketing de rede satisfaz este impulso generoso. Ele oferece um caminho pessoal de sucesso, para a construção de uma grande riqueza e a criação da liberdade financeira através de um processo que só funciona se ajudarmos os seres humanos.
Você pode ficar rico sendo medíocre e ganancioso. Também pode ficar rico se for altruísta e generoso. O método que você escolher será aquele que mais se aproxima de seus valores mais essenciais.
Voei de helicóptero em missões sobre as selvas do Vietnã, e sei, por experiência própria, como é a guerra. Sei também que a desigualdade é uma das causas principais da guerra. Enquanto o fosso entre ricos e pobres continuar se alargando, será difícil criar condições de paz. Nós podemos marchar para a paz, dar palestras endossando-a, formar comissões para estudá-la e promovê-la, mas será impossível realmente criar a paz sobre a qual falamos a menos que possamos levar oportunidades econômicas substanciais para muitos milhões de pessoas.
E por mais incrível que o objetivo pareça, é exatamente isso que o marketing de rede está fazendo. Hoje, as empresas de marketing de rede estão espalhando a paz através de oportunidades econômicas em todo o mundo.
Não apenas as empresas de marketing de rede estão prosperando em todas as principais capitais do mundo, como também muitas estão funcionando nas nações em desenvolvimento, trazendo esperança financeira para milhões de pessoas que vivem em países pobres. Empresas mais tradicionais só podem sobreviver onde as pessoas são ricas e têm dinheiro para gastar.
É hora de as pessoas ao redor do mundo terem a mesma oportunidade de desfrutar de uma vida rica e abundante, em vez de passar a vida trabalhando duro só para enriquecer ainda mais os ricos.
É hora de você ter essa oportunidade. Bem-vindo ao século XXI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...