EMPREENDEDORISMO 10
TEXTOS DO LIVRO – O NEGÓCIO DO SÉCULO
XXI – DE ROBERT T. KIYOSAKI
Viver a vida
O que o torna rico? A
maioria das pessoas responderia: “Dinheiro, claro!” E estariam erradas. Ter
dinheiro não o torna rico porque você sempre pode perdê-lo. Possuir imóveis não
o torna verdadeiramente rico porque (como estamos vendo dramaticamente nos últimos
anos) imóveis sempre podem perder valor. Então, o que o torna rico? Conhecimento.
O objetivo de seu
negócio de marketing de rede não é você fazer dinheiro, mas dar-lhe habilidades
e inteligência financeira para usar esse dinheiro adicional para construir
riqueza genuína. Mas mesmo esse não é o objetivo final. O objetivo final de
construir essa riqueza é para que você possa ter uma vida magnífica.
Das minhas observações
das pessoas em muitas situações diferentes, eu diria que existem três maneiras
de viver. Essas três formas surgem de três emoções diferentes, e também
correspondem a três diferentes estados financeiros e emocionais:
VIVER COM MEDO - Sei o
que significa estar falido. Já descrevi como, em 1985 – em vários aspectos o
pior ano da minha vida –, Kim e eu estivemos em situação financeira tão
precária que, literalmente, éramos sem-teto, vivendo em nosso velho Toyota
quebrado. O sentimento de medo durante esses dias foi paralisante, tão intenso
que amortecia inteiramente nossos corpos. Eu conhecia esse sentimento: foi a
mesma sensação que tivera na infância, crescendo em uma família que vivia quebrada
quase o tempo todo. Essa nuvem escura de “o dinheiro não é suficiente” pairou
sobre nossa família a maior parte da minha infância. Não ter dinheiro
suficiente para viver é uma experiência horrível, e machuca em muitos mais
aspectos além do financeiro. Pode minar sua autoconfiança e senso de autoestima
e sabotar todos os outros aspectos de sua vida.
VIVER COM RAIVA E
FRUSTRAÇÃO - A segunda maneira de viver é com a emoção da raiva ou da
frustração de ter de se levantar e ir para o trabalho, especialmente quando
você preferiria estar fazendo outra coisa. Uma pessoa que vive com esse
sentimento pode até ser alguém que tem um bom trabalho e ganha bem, mas não
pode se dar ao luxo de parar de trabalhar. É aí que a frustração vem. Ela sabe
que, se parar, o mundo em que vive desabaria. Pessoas assim costumam dizer:
“Não posso me dar ao luxo de parar. Se eu parar, os bancos viriam e levariam
tudo embora.” Essas pessoas muitas vezes dizem: “Mal posso esperar até minhas
próximas férias” ou “Faltam só 10 anos para a aposentadoria”.
VIVER COM ALEGRIA, PAZ E
CONTENTAMENTO - A terceira maneira de viver é com a paz de espírito de saber
que, independentemente de você trabalhar ou não, o dinheiro entra com
abundância. Essa é a sensação com a qual Kim e eu temos convivido, desde 1994,
quando vendemos nosso negócio e nos aposentamos. Kim tinha, então, 37 anos e
eu, 47. Hoje, muitos anos depois, continuamos a trabalhar; na verdade, trabalhamos
duro. Por quê? Porque amamos o que fazemos. O sentimento de não precisar
trabalhar, sabendo que, não importa o que façamos, teremos dinheiro mais do que
suficiente durante o tempo que vivermos, é incrivelmente libertador,
emocionante, que nos permite fazer o que realmente amamos. Gastamos nosso tempo
juntos e, estejamos jogando golfe, viajando ao redor o mundo ou despendendo
longas horas em nossa sala de reuniões, para nós, é tudo diversão e é uma coisa
dos sonhos. É a nossa vida, exatamente como sempre sonhamos que fosse, e nós
valorizamos cada momento disso.
Já mencionei a fábula da
formiga e da cigarra. Todos nós crescemos com essa ideia de que existem duas
maneiras de se viver: viver como a boa, modesta, laboriosa e frugal formiga e
juntar migalhas para o futuro, ou como a cigarra irresponsável e perdulária,
dançando e tocando violino sem nunca pensar no futuro.
De certa forma, essa
imagem nos fez mais mal que bem. Claro, é bom ser responsável e frugal e se
preparar para o futuro. Mas olhe para o estilo de vida da formiga! Você
realmente quer ser uma engrenagem em uma colônia gigantesca de formigas,
empurrando migalhas imundas, dia após dia, para o resto da vida?
Sejamos sinceros: não somos
formigas e não somos gafanhotos; somos seres humanos. Não é razoável esperar
termos uma vida plena que nós, seres humanos, somos capazes de ter?
Se você compreender os
conceitos básicos de riqueza; se administrar seu dinheiro, o tempo e a atenção
com inteligência; se criar grandes sonhos e tiver a audácia de persegui-los,
então pode ter uma vida com o sucesso inesperado em algum momento do cotidiano.
O
negócio do século XXI
Uma razão pela qual
tenho forte respeito pelo marketing de rede é que se trata de uma oportunidade
de negócio genuinamente democrática. O marketing de rede é muito amplo. Quando
você observa atentamente os mais de 60 milhões de pessoas no mundo envolvidas
nesse tipo de negócio, encontrará gente de todas as cores e credos, de todas as
faixas etárias, de todos os backgrounds e níveis de habilidade e experiência.
Isso também faz com que
seja o negócio do futuro. No século XXI, estamos percebendo pela primeira vez
com muita intensidade que a riqueza, como eu disse, não é um jogo de soma zero.
Não é uma questão de alguns de nós prosperarmos, mantendo os outros
empobrecidos. O futuro de uma riqueza verdadeira reside nas formas pioneiras de
se fazerem negócios que elevam o bem-estar financeiro da humanidade.
Esses são meus valores
pessoais de fazer negócios e o marketing de rede compartilha esses valores. E
defender esses valores não só faz com que nos sintamos bem – também é um bom
negócio.
Uma das principais
razões para eu depositar tanta energia em apoiar e promover a indústria de
marketing de rede é simplesmente isto: seus sistemas são mais justos do que os
sistemas anteriores de aquisição de riqueza.
Um sistema de marketing
de rede é estabelecido para tornar possível a qualquer pessoa compartilhar
riqueza. Essa é uma maneira muito democrática de criação de riqueza. O sistema
está aberto a qualquer pessoa que tenha ímpeto, determinação e perseverança. O
sistema realmente não se importa com a faculdade que você frequentou ou se não frequentou.
Ele não se importa com quanto dinheiro você faz hoje, com sua raça ou sexo, se
você tem boa aparência, quem são seus pais ou o quão popular você é. A maioria
das empresas de marketing de rede se preocupa principalmente com o quanto você está
disposto a aprender, a mudar e a crescer, e se você tem coragem suficiente para
enfrentar dificuldades, enquanto aprende a ser um empresário.
O marketing de rede é
mais do que apenas uma boa ideia; em muitos aspectos, é o modelo de negócio do
futuro. Por quê? Porque o mundo está finalmente começando a despertar para a
realidade de que a Era Industrial acabou.
Para um mundo que tem
cada vez menos a antiga segurança, o marketing de rede está emergindo como um
novo motor de realização individual e de segurança. O marketing de rede dá a
milhões de pessoas em todo o mundo a oportunidade de tomar as rédeas de sua
vida e de seu futuro financeiro. É por isso que, mesmo que os pensadores do velho
mundo insistam em não enxergar isso ainda, a indústria do marketing de rede
continuará a crescer.
Nos próximos anos,
espero assistir a uma explosão na prevalência de penetração, visibilidade e
maturação de empresas importantes de marketing de rede.
Anteriormente, escrevi
sobre como Thomas Edison se tornou rico, não por fazer uma lâmpada melhor, mas
pela criação da rede elétrica, que deu suporte ao uso da lâmpada. Edison tinha
um jovem empregado, chamado Henry, que fez algo muito parecido com outra nova
invenção que, na época, parecia não ter uso prático.
Como Edison, com a
lâmpada, o jovem Henry Ford não inventou o automóvel, mas fez algo radical que
mudou para sempre o destino dessa invenção, juntamente com o destino de milhões
de pessoas. Na virada do século XIX para o século XX, o automóvel era visto
como uma curiosidade, um brinquedo de gente rica. E, de fato, eles eram tão
excessivamente caros que só os ricos podiam se dar ao luxo de possuir um. A
ideia radical de Ford era tornar o automóvel acessível a todos.
Ao cortar os custos de
produção e adaptar a linha de montagem para produzir em massa carros
padronizados baratos, Ford se tornou o maior produtor de automóveis do mundo.
Não só ele tornou seu carro acessível, como também pagava os salários mais
altos da indústria e até mesmo ofereceu planos de participação nos lucros, redistribuindo
mais de $30 milhões anualmente para seus trabalhadores – e $30 milhões valiam
muito mais no início de 1900 do que hoje!
A declaração da missão
da Ford era “democratizar o automóvel” e, no cumprimento dessa missão, ele se
fez um homem muito rico.
O marketing de rede é
uma forma revolucionária de negócios: pela primeira vez na história, é possível
para qualquer um e para todos partilhar a riqueza que, até agora, tem sido
reservada apenas aos poucos escolhidos ou sortudos.
Não é um negócio sem
seus detratores. E já teve a sua quota de embusteiros, pessoas sem ética
tentando fazer um dinheirinho rápido. Mas, por sua própria natureza e design, o
marketing de rede é um sistema justo, democrático e socialmente responsável por
geração de riqueza.
Apesar do que seus
detratores dirão, o marketing de rede não é um negócio muito bom para pessoas
gananciosas. Na verdade, a única maneira de você enriquecer no marketing de
rede é ajudando outros a se tornarem ricos no processo. Para mim, isso é tão
revolucionário quanto foram Thomas Edison e Henry Ford em seus dias.
O projeto do marketing
de rede é o negócio perfeito para pessoas que gostam de ajudar outras. Eu não
necessariamente condeno a ganância; um pouco de ganância e interesse pessoal
sempre é saudável. Mas quando o objetivo de ganho pessoal sai da perspectiva e as
pessoas o perseguem à custa dos outros, torna-se repugnante. Acredito que a
maioria das pessoas é inerentemente generosa e nós tiramos grande satisfação e
gratificação de nossas próprias realizações quando elas servem também para
ajudar outras pessoas.
O marketing de rede satisfaz este impulso generoso. Ele
oferece um caminho pessoal de sucesso, para a construção de uma grande riqueza
e a criação da liberdade financeira através de um processo que só funciona se
ajudarmos os seres humanos.
Você pode ficar rico
sendo medíocre e ganancioso. Também pode ficar rico se for altruísta e
generoso. O método que você escolher será aquele que mais se aproxima de seus
valores mais essenciais.
Voei de helicóptero em
missões sobre as selvas do Vietnã, e sei, por experiência própria, como é a
guerra. Sei também que a desigualdade é uma das causas principais da guerra.
Enquanto o fosso entre ricos e pobres continuar se alargando, será difícil
criar condições de paz. Nós podemos marchar para a paz, dar palestras
endossando-a, formar comissões para estudá-la e promovê-la, mas será impossível
realmente criar a paz sobre a qual falamos a menos que possamos levar
oportunidades econômicas substanciais para muitos milhões de pessoas.
E por mais incrível que
o objetivo pareça, é exatamente isso que o marketing de rede está fazendo.
Hoje, as empresas de marketing de rede estão espalhando a paz através de
oportunidades econômicas em todo o mundo.
Não apenas as empresas
de marketing de rede estão prosperando em todas as principais capitais do
mundo, como também muitas estão funcionando nas nações em desenvolvimento,
trazendo esperança financeira para milhões de pessoas que vivem em países pobres.
Empresas mais tradicionais só podem sobreviver onde as pessoas são ricas e têm
dinheiro para gastar.
É hora de as pessoas ao
redor do mundo terem a mesma oportunidade de desfrutar de uma vida rica e
abundante, em vez de passar a vida trabalhando duro só para enriquecer ainda
mais os ricos.
É hora de você ter essa
oportunidade. Bem-vindo ao século XXI!

Nenhum comentário:
Postar um comentário