Petrobras pagou R$ 19 mi à
Traffic por direitos obtidos com propina
rodrigomattos
A Petrobras pagou R$ 19,2 milhões para a Traffic para patrocinar a Copa
do Brasil, de 2011 a 2014, e a Copa América-2011. A agência de marketing já
admitiu à Justiça dos EUA que pagou propina para obter os contratos dos
direitos sobre esses campeonatos. Ou seja, dinheiro público serviu para
abastecer o esquema de corrupção descoberto no caso Fifa ainda que a estatal
não soubesse.
A Traffic tinha os direitos de televisão, placas publicitárias e outras
propriedades comerciais da Copa do Brasil e da Copa América desde o final da
década de 80 e início de 90. Em depoimento ao Departamento de Justiça dos EUA,
o dono da empresa José Hawilla admitiu ter pago subornos para ex-presidentes da
CBF como José Maria Marin e Ricardo Teixeira (não citado no inquérito) e
dirigentes da Conmebol por esses contratos.
Pelo acordo da Copa do Brasil, ele pagou oficialmente R$ 55 milhões para
a CBF por seis anos, de 2009 a 2014, isto é, R$ 9 milhões por ano, além dos
subornos. Com os direitos na mão, a Traffic vendeu placas publicitárias
para a Petrobras para 2011 por R$ 3,099 milhões, em contrato assinado no final
de 2010.
Logo depois, em abril de 2011, a Petrobras assinou novo acordo com a
Traffic no valor de R$ 3,5 milhões pelo patrocínio da Copa América-2011, na
Argentina. Por esse torneio, a agência de marketing pagou propinas ao então
presidente da Conmebol Nicolás Leoz, e a membros do conselho da entidade.
Ao final de 2011, a estatal de petróleo estendeu seu contrato em relação
à Copa do Brasil, fechando por mais três anos. Desta vez, foram R$ 12,6 milhões
por três anos, o que significava cerca de R$ 4 milhões por ano. Ou seja, só o
acordo da Petrobras bancava quase metade do que a agência tinha gasto com os
direitos.
A assessoria da Petrobras informou que foi a CBF que indicou que a
negociação fosse feita com a Traffic nos três contratos: “A Confederação
Brasileira de Futebol (CBF) atestou à Petrobras que esta empresa detinha os
direitos de exclusividade de comercialização das cotas de patrocínio para os
eventos. Todas as obrigações contratuais foram cumpridas por parte da Traffic.
A Petrobras efetuou os pagamentos devidos nos prazos estabelecidos nos
contratos.''
Assim, foi pago um total de R$ 19,2 milhões pela Petrobras à
Traffic. Não foi feita licitação para nenhum dos três contratos baseado no
decreto 274 que libera a concorrência nos casos de patrocínio ou de fornacedor
único: “Não há obrigação legal de se efetuar um processo de licitação, pois não
é possível haver competição por critérios objetivos'', disse a asessoria da
estatal.
Segundo a Petrobras, o objetivo foi ter ganho de imagem institucional
para seus produtos. Não há por parte da estatal nenhum indício de corrupção na
contratação, e a petroleira não respondeu se abriu inquérito para investigar o
caso após saber da corrupção nos contratos. A assessoria da Traffic não quis se
pronunciar. Outros nove patrocinadores assinaram acordos com agência de
marketing para a Copa do Brasil, todos privados.

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