Solar Impulse bate novo
recorde, mas piloto está 'esgotado'
Jean Revillard/EFE
Foto de 29 de junho mostra o avião Solar Impulse durante o trajeto
Japão-Havaí. O avião, movido a energia solar, quebrou o recorde de mais longo
voo solo na história durante o período de maior risco de sua volta do mundo: a
viagem do Japão para o Havaí, a ilha dos Estados Unidos no Pacífico
O avião Solar Impulse,
movido a energia solar, quebrou o recorde de mais longo voo solo na história
durante o período de maior risco de sua volta do mundo: a viagem do Japão para
o Havaí, a ilha dos Estados Unidos no Pacífico.
Os organizadores da façanha admitiram que o piloto suíço veterano Andre Borschberg está exausto depois de quase quatro dias de voo contínuo e que as últimas 24 horas foram particularmente difíceis.
"@andreborschberg está cansado. Com turbulência a 8.000 pés (2,5 Km) e uma frente fria se aproximando, a situação é difícil", informou o Centro de Controle de Missão (MCC) da pioneira nave Solar Impulse 2 em sua última atualização no Twitter.
A equipe "está trabalhando duro para avaliar a situação e ajudar @andreborschberg durante esta estressante etapa".
Por volta das 13h30 (de Brasília) desta quinta-feira, o Solar Impulse 2 tinha cumprido 84% da rota até a ilha norte-americana, o que representa 6.921 quilômetros. Faltavam apenas 1.250 quilômetros a mais para chegar, segundo o projeto.
Até agora, Borschberg voou mais de 94 horas, o que rompe facilmente o recorde anterior de voo solitário, estabelecido por Steve Fossett ao navegar 76 horas e 45 minutos em 2006. Espera-se que toda a viagem, do Japão ao Havaí, leve 120 horas.
O aviador suíço dorme só 20 minutos por vez para manter o controle da pioneira aeronave. Está equipado com um paraquedas e um bote, caso necessite se jogar no oceano.
O avião experimental alimentado com energia solar saiu do Japão às 15h de domingo. Originalmente viajaria da China para o Havaí, mas o mau tempo forçou um desvio para o Japão.
Borschberg viaja sozinho e depende inteiramente de si mesmo em uma cabine não pressurizada de 3,8 metros cúbicos. Nas ocasiões em que ele viajou a alturas de mais de 9.000 metros, teve que usar tanques de oxigênio para respirar.
O Solar Impulse 2 partiu de Abu Dhabi no início deste ano em uma tentativa de várias escalas para voar ao redor do mundo, com uma só carga de combustível.
A aeronave tem 17 mil células solares em suas asas e uma bateria recarregável que lhe permite voar à noite. Sua envergadura é maior do que a de um jato jumbo mas pesa apenas 2,3 toneladas, aproximadamente o mesmo que um carro.
Os organizadores da façanha admitiram que o piloto suíço veterano Andre Borschberg está exausto depois de quase quatro dias de voo contínuo e que as últimas 24 horas foram particularmente difíceis.
"@andreborschberg está cansado. Com turbulência a 8.000 pés (2,5 Km) e uma frente fria se aproximando, a situação é difícil", informou o Centro de Controle de Missão (MCC) da pioneira nave Solar Impulse 2 em sua última atualização no Twitter.
A equipe "está trabalhando duro para avaliar a situação e ajudar @andreborschberg durante esta estressante etapa".
Por volta das 13h30 (de Brasília) desta quinta-feira, o Solar Impulse 2 tinha cumprido 84% da rota até a ilha norte-americana, o que representa 6.921 quilômetros. Faltavam apenas 1.250 quilômetros a mais para chegar, segundo o projeto.
Até agora, Borschberg voou mais de 94 horas, o que rompe facilmente o recorde anterior de voo solitário, estabelecido por Steve Fossett ao navegar 76 horas e 45 minutos em 2006. Espera-se que toda a viagem, do Japão ao Havaí, leve 120 horas.
O aviador suíço dorme só 20 minutos por vez para manter o controle da pioneira aeronave. Está equipado com um paraquedas e um bote, caso necessite se jogar no oceano.
O avião experimental alimentado com energia solar saiu do Japão às 15h de domingo. Originalmente viajaria da China para o Havaí, mas o mau tempo forçou um desvio para o Japão.
Borschberg viaja sozinho e depende inteiramente de si mesmo em uma cabine não pressurizada de 3,8 metros cúbicos. Nas ocasiões em que ele viajou a alturas de mais de 9.000 metros, teve que usar tanques de oxigênio para respirar.
O Solar Impulse 2 partiu de Abu Dhabi no início deste ano em uma tentativa de várias escalas para voar ao redor do mundo, com uma só carga de combustível.
A aeronave tem 17 mil células solares em suas asas e uma bateria recarregável que lhe permite voar à noite. Sua envergadura é maior do que a de um jato jumbo mas pesa apenas 2,3 toneladas, aproximadamente o mesmo que um carro.
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