Mário
D'Alcântara
Não sei se você já assistiu, no TED,
uma palestra do Zack Kanter a que ele deu o título de “Falling in Love With the
Future”. Impressionou-me tanto que resolvi fuçar seu blog, onde, entre outras
coisas, ele trata da radical revolução que os carros autônomos irão fazer nos
próximos dez anos. Para quem não leu o blog e não viu o post no Facebook, vou
listar aqui alguns dados que me deram uma “porrada mercadológica”, a começar
pelo título: “Como os Carros Autônomos da Uber Irão Destruir 10 Milhões de
Empregos e Reformatar a Economia Por Volta de 2025”.
Zack Kanter afirma que a mudança
provocada, na economia, pelos carros autônomos irá eclipsar qualquer outra
inovação já surgida em nossa sociedade. “Os carros autônomos causarão uma perda
de empregos sem precedentes e uma reestruturação da nossa economia,
solucionarão grande parte dos nossos problemas ambientais, evitarão dezenas de
milhares de mortes por ano, economizarão milhões de horas com o aumento da
produtividade e criarão indústrias inteiramente novas que ainda não podemos
sequer imaginar em nossa atual posição”.
As grandes montadoras já começaram a
se preparar para enfrentar os desafios impostos por essa revolução. O impacto
sobre a posse de carros será enorme. Em um futuro muito próximo os carros serão
comprados e operados por “empresas de caronas” e outras companhias que irão
compartilhar a propriedade de veículos. Um estudo da Universidade de Colúmbia
sugere que uma frota de 9 mil carros autônomos poderia substituir toda a frota
de táxis de Nova York. Os passageiros iriam esperar uma média de 36 segundos
para uma corrida que custaria US$0,50 por milha. A rigor, a frota
norte-americana de carros cairia de 245 milhões de automóveis para apenas 2,4
milhões de veículos.
O mercado de US$198 bilhões de seguros
de automóveis, de US$98 bilhões de financiamento, os US$ 100 bilhões do setor
de estacionamentos e a montanha de US$ 300 bilhões de peças e serviços de
reposição iriam simplesmente evaporar.
Não mais existiriam as empresas de
aluguel de carros nem mesmo as empresas de transporte. Apenas nos Estados
Unidos, cerca de 3,8 milhões de empregos das montadoras, das indústrias de
autopeças e de vendas e manutenção de veículos também iriam ser tragadas pela
nova revolução. Mas, ao mesmo tempo, eliminando-se o preço de aquisição e
manutenção de toda a frota, apenas no mercado norte-americano US$1 trilhão
seria despejado na economia criando uma nova era, sem precedentes, de
eficiência, inovação e criação de novos postos de trabalho.
Quem viver, verá.
“US$1 trilhão seria despejado na
economia criando uma nova era, sem precedentes”
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