Por Mário Quirino
Saber trabalhar em equipe é uma das
principais características procuradas no mercado. A interação favorece
habilidades, conhecimento do negócio, criação de confiança, ambiente saudável,
compartilhamento de ideias e oportunidades. O trabalho em conjunto é importante
para que a empresa, como um todo, alcance seu objetivo final. A comunicação
eficaz entre os departamentos é imprescindível para o desenvolvimento de
equipes e influi diretamente nos resultados, nas atitudes, no clima
organizacional e no bom desempenho dos colaboradores e da empresa.
Um dos grandes desafios no trabalho em
equipe é lidar com as diferenças de personalidade, comportamentos, valores e
atitudes. Cada pessoa se comporta de forma distinta, tem expectativas e
pensamentos diferentes e possui um estilo próprio de comunicação e organização,
sendo que tais atitudes podem gerar conflitos no ambiente organizacional.
Diferenças de humor, de ritmo de trabalho, de liderança e de linguagem são
exemplos de comportamentos que geram divergências.
Por exemplo, alguns profissionais
gostam mais de conversar, seja de assuntos relacionados à empresa ou não. Já
outros são mais concentrados, preferindo falar em ocasiões e momentos certos.
Essa diferença de comportamento leva o profissional mais focado a pensar que o
outro é inconveniente ou desconcentrado. Em contrapartida, o outro pode pensar
que a pessoa mais quieta é antissocial e antipática. Aqueles muito expansivos
podem desagradar os que não estão acostumados a esse tipo de comportamento,
assim como vocabulários informais podem causar desconforto para os formais e
diretos.
Na maioria das vezes, não escolhemos
os relacionamentos profissionais e, por isso, precisamos aprender a conviver
com as diferenças de temperamento e de personalidade. É fundamental entender a
própria personalidade, as características do outro e como ele funciona para que
o trabalho em equipe seja efetivo e para alcançar os objetivos em comum. A
dificuldade em lidar com as diferenças reflete a falta de autoconhecimento.
Antes de enxergar o defeito dos outros, é preciso olhar para si e analisar o
seu comportamento e o que fazer para melhorar a relação com terceiros. Quando a
pessoa se conhece, torna-se mais fácil a convivência com as diversas
personalidades, assim como com ideias, habilidades e comportamentos.
Relacionar-se não é fácil, inclusive
no ambiente de trabalho, onde vários perfis estão juntos. É preciso ter em mente
que cada um age e pensa de uma maneira, mas uma equipe eficiente é composta por
pessoas com diferentes habilidades, atitudes e pontos de vista. Quando os
objetivos são os mesmos, as diferenças podem, inclusive, fazer a diferença e
tornarem as atividades mais produtivas. Conviver com as várias personalidades é
uma maneira de conhecer as próprias dificuldades e não permitir que as reações
frente aos obstáculos gerem mais problemas do que soluções. O sucesso de uma
equipe depende de várias pessoas e o bom relacionamento começa, primeiramente,
com o conhecimento interno.
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