quarta-feira, 4 de março de 2015

A CORRUPÇÃO NO BRASIL VAI DIMINUIR?



Lava Jato é vista de fora como chance de diminuir corrupção no Brasil





O esquema de desvio de dinheiro na Petrobras investigado pela operação Lava Jato pode se tornar o maior escândalo de corrupção já descoberto no Brasil, segundo reportagens publicadas na imprensa internacional nas últimas semanas. A investigação que abalou a reputação da Petrobras e revelou pagamento de propinas no valor de mais de US$ 800 milhões está criando uma enorme turbulência no país, mas pode ter um efeito positivo no longo prazo, dizem analistas.
Apesar da exposição das fragilidades e dos problemas políticos, parte da mídia do resto do mundo vê a investigação como um passo importante na luta contra a corrupção, e um processo no caminho de acabar com a impunidade de ricos e poderosos no país. Segundo a agência de notícias Associated Press, a investigação pode até mesmo fortalecer a democracia brasileira, reforçando a importância de suas instituições. 

O tom do que se vê atualmente é parecido com o que houve na imprensa internacional entre 2012 e 2013 com o julgamento do Mensalão, que levou políticos importantes para o governo à prisão. O Mensalão foi discutido internacionalmente como um primeiro e importante passo na luta contra a corrupção espalhada pelo país. À época, a revista “The Economist” chegou a falar que o Brasil mudava seu cardápio, e a partir de então nem tudo ia acabar em pizza – como costumava acontecer em casos de corrupção no país.
De fato, pesquisadores de universidades fora do Brasil apontam para a existência de um “poder invisível” ligado a uma armadilha de corrupção no país, que sempre foi alimentada pela impunidade. A partir do momento em que escândalos são descobertos, e envolvidos são punidos, há um início do que em inglês se chama “accountability”, a responsabilização de funcionários públicos pelas suas ações, e o processo pelo qual a corrupção é descoberta, exposta e investigada – levando a um sistema político mais transparente e honesto. Pode ser o caso do Brasil nos últimos anos, mesmo que a passos lentos.

“As investigações já levaram executivos de grandes empreiteras do Brasil à prisão – uma novidade em uma nação onde os ricos aparentemente sempre viviam impunes”, diz a reportagem publicada nesta semana pela AP, que destaca que nos últimos anos, executivos e políticos passaram a enfrentar a Justiça como não acontecia antes. “É uma enorme chance de o Brasil encarar seus demônios e corrigi-los”, disse à agência o pesquisador Paulo Sotero, do Woodrow Wilson International Center for Scholars.

A reportagem da AP ressalta, entretanto, que a investigação pode durar anos para ter algum resultado real e punição dos envolvidos. O processo de diminuição da corrupção pode ter começado, mas ele é longo e tortuoso, e pode vir acompanhado de muitos problemas políticos e econômicos para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VINICIUS JUNIOR DO REAL MADRID É FAVORITO PARA GANHAR A BOLA DE OURO

  Bola de Ouro ...