É ESTARRECEDORA ESSA
NOTÍCIA! QUANDO A JUSTIÇA VAI AGIR PARA PRENDER OS CHEFES E SUBORDINADOS DESSA
ROUBALHEIRA TODA?
É raro achar
um político que goste de Hélio Telho Corrêa Filho. Eles têm razão de não ter
muita afeição pelo procurador da República: além de já passado pelo Ministério
Público Eleitoral (MPE) deixando estragos em várias candidaturas com gastos
suspeitos nas eleições de 2004 e 2006, ele não costuma “alisar” com a classe. O
fato agravante é que ele usa as redes sociais para dizer o que pensa — e
geralmente o que ele pensa é o antônimo do que um questionável ocupante de
cargo público consideraria um elogio.
Dessa
forma, ele consegue a antipatia de partidários de todas as correntes. Ser tido
por tanta gente diversa como “persona non grata” não parece lhe incomodar. Pelo
contrário: mostra que o alcance de seu rigor com a coisa pública é imparcial e
acaba “doendo” em todos. Ao mesmo tempo em que mostra a vigilância necessária
aos fatos sombrios demonstrada nas redes sociais, ele tem também um lado
reservado: prefere não falar sobre questões pessoais. “Minha vida particular é
muito pouco interessante”, desconversa, embora ele mesmo diga que quem o quer
destratar o acusa de gostar de aparecer.
Ao
receber o Jornal Opção em sua sala, Helio Telho fez questão de puxar alguns
temas por conta própria — embora já estivessem também na pauta. O principal
alvo foi a necessidade de uma reforma político-eleitoral adequada. “Hoje as
lideranças políticas, sociais e religiosas, em sua maioria, vendem o apoio. Há
até mesmo uma tabela. E a cada eleição isso está mais caro”, resume.
O
escândalo da Petrobrás ganha outro nome pela boca do procurador: “petropina”,
uma junção dos termos “petróleo” e “propina”. “A ‘Veja’ foi de uma criatividade
sem tamanho usando o termo ‘petrolão’. O que há é a ‘petropina’, a Petrobrás
estava prospectando petróleo com propina.” Mas o pior ainda está por vir, diz
ele. “Nós ainda vamos ver o maior escândalo de corrupção. E será no BNDES. Se
na Petrobrás havia o TCU [Tribunal de Contas da União] investigando e denunciando
fraudes, do BNDES nós não temos nada, não sabemos nada”, alerta Helio Telho,
que estabelece até um prazo máximo para os novos podres virem à tona: dois
anos.
O sr.
atuou como procurador eleitoral [esteve à frente do Ministério Público
Eleitoral (MPE) no Estado de 2004 a 2007, período em que definiu a estratégia
de atuação do colegiado nas eleições de 2004 e 2006 e também no referendo sobre
comércio de armas, ocorrido em 2005], e fez alguns candidatos terem problemas
sérios com a Justiça. O que o sr. pode dizer da Lei da Ficha Limpa? Ela
efetivamente contribuiu para melhorar o processo eleitoral no País?
Só teve
problema quem teve dificuldades para observar as regras eleitorais. De lá para
cá, tivemos muita evolução na legislação eleitoral como um todo, mas foram
alterações mais, digamos, cosméticas. Não tivemos o que realmente precisávamos,
que é uma reforma política que barateie as campanhas eleitorais, que faça com
que não se necessite de tanto financiamento.
O sistema
não pode induzir a que o partido político se torne um negócio, uma empresa, e
que o apoio político se torne uma mercadoria. Hoje — e desde aquela época já
era assim, identificamos isso — o apoio político é uma mercadoria negociada por
dinheiro. Esse comércio ocorre de várias maneiras. Por exemplo, um partido
político pequeno tem um horário na propaganda eleitoral e vende isso para quem
lhe der mais, seja por dinheiro, por posições no governo etc. Veja que as
coligações governistas, em todas as eleições — nacionais, nos Estados e nos
municípios — são as que reúnem o maior número de siglas, fazem uma sopa de
letrinhas. Isso se dá porque um punhado de partido de aluguel vende para o
majoritário governista, que tem maior capacidade de pagar. O partido
governista, além do dinheiro, tem a estrutura de poder, cargos, contratos
favorecidos etc.
Esses
cargos depois serão usados da mesma maneira como foram utilizadas as diretorias
da Petrobrás, para tirar dinheiro e enriquecer as pessoas que fizeram as
indicações para esses cargos. Então, o sistema eleitoral precisa mudar. Se os
partidos querem se coligar, ótimo; mas isso não pode implicar um aumento do
tempo de televisão. Podem coligar, mas o tempo será apenas o do partido que
lançar o candidato. Dessa forma, o tempo de TV deixa de ser uma moeda de troca,
porque não terá valor de mercado. O tempo das siglas que se juntarem aos
partidos dos candidatos será distribuído em rateio para todos. Dessa forma, a
reforma eleitoral desestimularia a compra do apoio de partidos de aluguel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário