Quer ser um líder? Veja 7
características que precisam ser desenvolvidas
Existem profissionais que se
esforçam constantemente para se transformar em líderes. Apesar disso, alguns
não obtêm êxito nesse processo e acabam "patinando" por muito tempo
sem saber o real motivo do fracasso.
De acordo com o diretor executivo
da Innovia Training e Consulting, Ricardo Barbosa, na maioria das vezes essas
pessoas buscam apenas uma fórmula pronta e a seguem sem nenhuma reflexão sobre
sua postura e qualificações.
"O grande segredo para
liderar pessoas é conhecer a fundo sua personalidade e o que você faz, além de
aprimorar a capacidade de ser convincente e motivador."
Segundo o executivo, existem 7
características essenciais que um bom líder precisa desenvolver antes de
assumir um posto de comando na empresa.
Características para se tornar um líder
- 1
Qualificação
O verdadeiro líder precisa
dominar os processos de sua área de atuação e passar convicção disso. Busque o
aprimoramento constante, seja por meio de leitura ou cursos de capacitação
- 2
Autoconfiança
O profissional que quer tomar a
frente de uma equipe precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar
e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.
Acredite em você
- 3
Iniciativa
Ter iniciativa proporciona
destaque e mostra o quanto você é engajado e quer crescer. Agir é
imprescindível para fazer os resultados aparecerem
- 4
Controle
Um líder não pode esquecer que
está no comando e que é possível delegar funções, mas não é adequado entregar
todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela
seja. Portanto, assuma o controle e crie métodos que possibilitem a
visibilidade de todos os projetos em andamento
- 5
Relacionamento
É importante saber interagir e
passar nossas ideias para as pessoas. Quanto mais bem relacionado é o
profissional, mais ele mostrará que é confiável e influenciará os que estão ao
seu redor. Estabeleça bons contatos e proporcione um processo contínuo de troca
de informações
- 6
Adaptação
A capacidade de se adequar às
novas realidades é uma qualidade buscada por muitos, porém alguns profissionais
são resistentes e isso prejudica o seu crescimento. Procure entender as novas
situações e se adapte. Isso influenciará os demais colaboradores a agir da
mesma forma
- 7
Solução de conflitos
É importante saber ouvir e mediar
conflitos, mas não se deve tomar partido. Mantenha uma postura racional e evite
reações que prejudiquem o clima. Discussões ríspidas e muito emocionais devem
ser evitadas
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