sexta-feira, 29 de agosto de 2014

EMPREGABILIDADE



Quer ser um líder? Veja 7 características que precisam ser desenvolvidas

Existem profissionais que se esforçam constantemente para se transformar em líderes. Apesar disso, alguns não obtêm êxito nesse processo e acabam "patinando" por muito tempo sem saber o real motivo do fracasso. 
De acordo com o diretor executivo da Innovia Training e Consulting, Ricardo Barbosa, na maioria das vezes essas pessoas buscam apenas uma fórmula pronta e a seguem sem nenhuma reflexão sobre sua postura e qualificações.
"O grande segredo para liderar pessoas é conhecer a fundo sua personalidade e o que você faz, além de aprimorar a capacidade de ser convincente e motivador."
Segundo o executivo, existem 7 características essenciais que um bom líder precisa desenvolver antes de assumir um posto de comando na empresa.
Características para se tornar um líder
  • 1
Qualificação
O verdadeiro líder precisa dominar os processos de sua área de atuação e passar convicção disso. Busque o aprimoramento constante, seja por meio de leitura ou cursos de capacitação
  • 2
Autoconfiança
O profissional que quer tomar a frente de uma equipe precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores. Acredite em você
  • 3
Iniciativa
Ter iniciativa proporciona destaque e mostra o quanto você é engajado e quer crescer. Agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem
  • 4
Controle
Um líder não pode esquecer que está no comando e que é possível delegar funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto, assuma o controle e crie métodos que possibilitem a visibilidade de todos os projetos em andamento
  • 5
Relacionamento
É importante saber interagir e passar nossas ideias para as pessoas. Quanto mais bem relacionado é o profissional, mais ele mostrará que é confiável e influenciará os que estão ao seu redor. Estabeleça bons contatos e proporcione um processo contínuo de troca de informações
  • 6
Adaptação
A capacidade de se adequar às novas realidades é uma qualidade buscada por muitos, porém alguns profissionais são resistentes e isso prejudica o seu crescimento. Procure entender as novas situações e se adapte. Isso influenciará os demais colaboradores a agir da mesma forma
  • 7
Solução de conflitos
É importante saber ouvir e mediar conflitos, mas não se deve tomar partido. Mantenha uma postura racional e evite reações que prejudiquem o clima. Discussões ríspidas e muito emocionais devem ser evitadas

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