quarta-feira, 2 de julho de 2014

EMPREENDEDORISMO - MITOS

EMPREENDEDORISMO – MITOS QUE PODEM LEVAR SUA EMPRESA À FALÊNCIA

·        PAIXÃO PELO NEGÓCIO – O problema da paixão por uma ideia ou por um produto pode cegar e não deixar que o empresário veja seus problemas. Análise crítica é sempre necessária para quem está colocando o dinheiro em risco.
·        CONTRATAÇÃO DE AMIGOS E PARENTES – Uma pessoa de confiança no campo pessoal não é necessariamente um empregado adequado. A contratação pode criar problemas de gestão para a empresa, já que a demissão de amigos e parentes vira um problema pessoal.
·        ABRIR UM NEGÓCIO PARA NÃO TER CHEFE – Na sua empresa, o proprietário pode não ter chefe, mas deve saber que terá que atender pedidos de funcionários, de fornecedores e de clientes a todo instante. Não dar ouvido e atenção a eles pode levar o negócio ao fracasso.  
·        EU COMPRO MEUS PRODUTOS E OUTROS TAMBÉM VÃO COMPRÁ-LOS – Não é porque você pagaria por um produto ou serviço que haverá cliente para ele. Antes de lançar um produto no mercado, é preciso testá-lo para ver se outras pessoas gostam, se há melhorias para serem feitas,  se o tamanho do público comprador é suficiente para o seu investimento.
·        CRIE ALGO QUE OS CLIENTES QUEIRAM E OS INVESTIDORES VIRÃO – Se seu negócio precisa de investidores, não adianta achar que basta uma boa ideia para atraí-los. O empreendedor precisa saber apresentar seu produto para seus clientes e seu negócio para os investidores, mostrando planejamento, capacidade executiva e projeção de lucros.
·        ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO – Dividir o trabalho com pessoas bem capacitadas é uma forma de melhorar a qualidade do serviço que sua empresa oferece. Achar que o empresário pode fazer tudo sozinho, sem sócios ou sem dividir responsabilidades é um erro comum em pequenos negócios.
·        EMPRESA PEQUENA NÃO PRECISA DE PLANO DE NEGÓCIO – Não é porque sua empresa é pequena que ela não precisa de planejamento. Saber aonde se quer chegar ajuda a tomar decisões do dia-a-dia e é o primeiro passo para alcançar objetivos.
·        O LUCRO DA MINHA EMPRESA É O MEU SALÁRIO – A renda da empresa e do proprietário não podem se confundir.  Do lucro se houver, devem sair a remuneração dos sócios, dos acionistas e ainda dinheiro para o caixa e para futuros investimentos.
·        INVESTIR EM  PRODUTOS QUE ESTÃO NA MODA NÃO SIGNIFICA GARANTIA DE SUCESSO – Sem muito dinheiro em caixa, pequenos empresários têm pouca margem de erro, assim, especialistas sugerem que o empreendedor só deve apostar em um mercado que conheça e com o qual possa lidar.
·        EMPRESÁRIO NÃO DEVE TIRAR FÉRIAS – Muitas vezes o empreendedor considera-se insubstituível dentro da empresa e acha que deve abrir mão das férias, no entanto, é importante para os negócios que haja uma pessoa para assumir o posto de liderança quando for preciso.
·        INOVAÇÃO CUSTA CARO – Inovação não é sinônimo de investimento em tecnologias caras, mudar um processo, um rótulo, uma forma de atendimento pode dar bons resultados em uma pequena empresa. Não custa lembrar que deixar de inovar pode tornar o negócio obsoleto.


Fonte: Site BOL

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