Saiba responder a sete perguntas embaraçosas que os chefes fazem
Rita Trevisan e Suzel Tunes
Do UOL, em São Paulo
Do UOL, em São Paulo
·
Getty Images
Se você nunca teve que enfrentar uma saia justa por conta de uma pergunta vinda do seu chefe, espere mais um pouco, é uma questão de tempo. Questões inesperadas, às vezes constrangedoras, são mais comuns do que deveriam e podem provocar situações incômodas no trabalho --especialmente se quem as faz é o seu superior hierárquico.
Diante de uma pergunta embaraçosa, feita à
queima-roupa, a tentação de mentir é grande: um estudo publicado em 2012, na
revista científica Psychological Science, revela que, sob pressão, as pessoas
mentem mais. "Quando a situação exige uma resposta rápida,
instintivamente, as pessoas tendem a se proteger, ainda que, para isso, abram
mão da postura ética e mintam", diz o psicólogo Shaul Shalvi, da
Universidade de Amsterdam, em sua pesquisa.
Porém, esse é, sem dúvida alguma, o pior desfecho
para o episódio, segundo afirmam os especialistas em gestão de recursos humanos
e comunicação no ambiente de trabalho. Afinal, mais cedo ou mais tarde, a
verdade aparece. "É mais complicado ainda se o gestor for surpreendido por
uma informação que ele já deveria ter", diz o psicólogo Rafael Chiuzi,
especialista em psicologia do trabalho e coordenador do curso de Gestão de RH
da Universidade Metodista de São Paulo.
Mas é claro que a verdade precisa ser dita com bom
senso. "Sempre que possível, seja objetivo na resposta, apresentando dados
e fatos em vez de opiniões ou julgamentos pessoais", diz a jornalista
Karen Gimenez, especialista em comunicação empresarial da CCS Consultoria -
Coaching, Comunicação e Sustentabilidade.
A seguir, confira algumas orientações que poderão
ajudá-lo a responder às perguntas incômodas do seu superior. Assim, se for pego
de surpresa por ele, você saberá sair da situação numa boa, sem arranhar sua
imagem com o chefe ou com o restante da equipe.
1. Sobre a competência de um colega: a relações-públicas
Cristina Camargo, professora da escola de negócios BSP (Business School São
Paulo), aconselha a responder apenas se o trabalho do colega tiver vínculo
direto com o seu. Nesse caso, mencione as qualidades e, caso haja algum aspecto
da atuação do colega que esteja atrapalhando o seu próprio desempenho, comente
que existem alguns pontos nos quais ele poderia se desenvolver mais. "Se
não houver interação, diga simplesmente que não tem elementos para
avaliá-lo", diz a professora.
2. Sobre um assunto do qual você nunca
ouviu falar: é mais seguro dizer a verdade do que fazer um comentário
inapropriado sobre o que não sabe. Mas evite se expor, conforme aconselha o
psicólogo e professor Rafael Chiuzi: "Em vez de dizer que não sabe nada
sobre o assunto, diga que não conhece o tema em profundidade, mas que está
interessado em aprender. Você pode sugerir, ainda, que voltem a conversar
novamente sobre o assunto, depois que se informar melhor".
3. Sobre a sua disponibilidade para
trabalhar até mais tarde quando tem um compromisso inadiável (seu aniversário,
por exemplo): mesmo que o seu motivo para dizer "não" seja justo, é bom
saber que uma recusa pura e simples poderá ser vista como falta de
comprometimento. Assim, é importante não apenas se justificar –sem entrar em
muitos detalhes–, mas, principalmente, sugerir outra data ou horário para
resolverem o que está pendente. "Diga que tem um compromisso envolvendo
outras pessoas e busque uma alternativa para atender à demanda de trabalho.
Negocie, seu chefe dificilmente se mostrará resistente se você souber expor os
fatos", diz Cristina.
4. Sobre a pontualidade de um colega: "Esse é
o tipo de pergunta que demonstra falhas na gestão da empresa", afirma
Karen Gimenez. Para quem responde, o risco é cometer uma injustiça contra o
colega que pode, eventualmente, ter enfrentado algum problema para chegar no
horário, em um determinado dia da semana. E, na dúvida, o melhor é
desconversar. "Responda que pode dizer ao certo a hora em que você foi
procurado pelo colega para falar sobre alguma questão de trabalho, mas que não tem
como saber a hora em que a pessoa chegou à empresa", sugere Cristina.
5. Sobre o seu relacionamento com um colega de trabalho: algumas empresas não aprovam o namoro entre colegas. Mas como nem sempre é possível ter controle sobre esse tipo de situação, é preferível dizer logo a verdade. E o quanto antes, para que o superior não fique sabendo da história por terceiros. No caso de um relacionamento que ainda está no início, vale dizer que é cedo para responder à pergunta com exatidão. E mais: tão importante quanto manter a transparência é adotar uma atitude profissional, sempre. Isso significa que o seu relacionamento pessoal não deve ser omitido, mas também não precisa ser exposto nem interferir na rotina do trabalho.
6. Sobre a sua satisfação com o salário: não diga que está feliz se não estiver. Por outro lado, resista à tentação de pedir um aumento só por pedir. Procure demonstrar, com fatos, que o seu trabalho tem qualidade e, por isso, merece ser bem remunerado. "Se você sabe que a empresa tem uma política de corte aos salários mais altos, o seu discurso deve justificar o seu salário", afirma Chiuzi.
5. Sobre o seu relacionamento com um colega de trabalho: algumas empresas não aprovam o namoro entre colegas. Mas como nem sempre é possível ter controle sobre esse tipo de situação, é preferível dizer logo a verdade. E o quanto antes, para que o superior não fique sabendo da história por terceiros. No caso de um relacionamento que ainda está no início, vale dizer que é cedo para responder à pergunta com exatidão. E mais: tão importante quanto manter a transparência é adotar uma atitude profissional, sempre. Isso significa que o seu relacionamento pessoal não deve ser omitido, mas também não precisa ser exposto nem interferir na rotina do trabalho.
6. Sobre a sua satisfação com o salário: não diga que está feliz se não estiver. Por outro lado, resista à tentação de pedir um aumento só por pedir. Procure demonstrar, com fatos, que o seu trabalho tem qualidade e, por isso, merece ser bem remunerado. "Se você sabe que a empresa tem uma política de corte aos salários mais altos, o seu discurso deve justificar o seu salário", afirma Chiuzi.
7. Sobre a sua empresa anterior: você pode citar
alguns exemplos de experiências vividas no antigo emprego, até mesmo para
justificar algumas das decisões que está tomando hoje. Porém, não se sinta
obrigado a dar informações sigilosas, ainda mais se as empresas forem
concorrentes. E acredite: insistir nessa postura ética não o fará perder
pontos. Ao contrário, ela demonstrará ao seu gestor que você é uma pessoa de
confiança que, no futuro, também não passará adiante os dados estratégicos da
companhia atual. "Com delicadeza, diga apenas que não se sente à vontade
para fazer comentários sobre o seu antigo emprego", diz Cristina. Para bom
entendedor, isso bastará para evitar futuras especulações.
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