sexta-feira, 28 de março de 2014

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA



EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - Educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade


Publicado em maio 17, 2011 por Luana Ribeiro

                                                                                                                                                     Esses são apenas quatro exemplos dos milhões de vídeos que você pode encontrar no YouTube. De piadas, pornografia e flagrantes até programas de TV já exibidos, apresentações raras de artistas e produções cinematográficas. Neste quase infinito de opções, é possível agora ter uma “escola” ao alcance de um toque no mouse: a Khan Academy.

O projeto, criado pelo analista financeiro Salman Khan, 34 anos, surgiu por acaso. Em 2006, postou, de Boston, alguns vídeos com lições de química e matemática no YouTube para ajudar seus primos, que moram na Louisiana. Alcançando milhões de acesso em pouco tempo, Salman começou a postar outros vídeos (hoje são mais de 2200) e resolveu fundar a Khan Academy, em que os vídeos estão associados a exercícios. O “ambiente escolar” funciona na lógica dos games – há, por exemplo, uma pontuação em “energia”, com os avanços dos alunos. 
Quem chamou atenção para o projeto foi ninguém menos que Bill Gates, já que seu filho estava vendo as aulas. Empolgado com a idéia, ele ajudou a popularizar a academia e contribuiu com doações. A Google também investe na Khan Academy e atualmente esta atende a cerca de 200 mil alunos, segundo seu criador.
A iniciativa é interessante porque abriga um canal específico de educação em um site extremamente popular, voltado para fins diversos e que oferece conteúdo pedagógico no formato audiovisual de maneira gratuita. Pode-se estabelecer um paralelo com o clássico Telecurso 2000, exibido pela Rede Globo, em que as vídeo-aulas podem ser acompanhadas por qualquer telespectador – mas as menções às apostilas do curso indicam que o aprendizado seria mais completo com o uso das mesmas. 
A plataforma web, no entanto, permite um nível de interação que estimula os alunos. A construção do conhecimento é feita de maneira mais intuitiva, o que não quer dizer que não exija esforço. Só “passa de fase” o aluno que obtiver 100% de acerto nos exercícios, o que por um lado se assemelha ao formato  convencional, em que é preciso passar por avaliações para poder avançar no conteúdo. Por outro lado, esse avanço é feito de forma mais orgânica pelos alunos tão acostumados ao universo dos jogos – além da linguagem e das “recompensas” tornarem atraente lutar pelo conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAVA ESPACIAL BLUE ORIGIN VOLTOU A FAZER UM VOO DE TURISMO ESPACIAL

  Brasil e Mundo ...