O QUE VÍ DA ESCOLA E DA SALA DE AULA
REALIZAÇÕES
PESSOAIS:
.
COORDENEI E PARTICIPEI DE 2 FEIRAS DE CIÊNCIAS DE EXPRESSÃO NA CIDADE DE
IPATINGA-MG OBTENDO 8º E 3º LUGARES);
• COORDENEI E PARTICIPEI DA 7ª
FEBRACE/USP EM SÃO PAULO NO ANO DE 2007;
• COORDENEI E PARTICIPEI DO GRUPO
DO GDP-FÊNIX DE 2008 A 2012 E ADMINISTREI O BLOG DESSE GDP NESSE PERÍODO;
•
FUI
UM DOS ORGANIZADORES DE 4 FETEC (FEIRA TÉCNICA E CULTURAL) DA EE. DONA CANUTA
ROSA DE OLIVEIRA – IPATINGA – MG);
•
COORDENEI
E PARTICIPEI DE AMOSTRAS DE EXPERIMENTOS E TEATRO NO AMBIENTE ESCOLAR;
•
SONHEI
MUITO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E DE PROVEITO PARA OS ALUNOS;
·
ESFORÇEI-ME MUITO PARA APRENDER E PRODUZIR
ALGO DE ÚTIL;
•
PARTICIPEI
DO CRV/SEE/MG COM PROJETOS, AULA PRÁTICA
E ROTEIROS DE ATIVIDADES;
•
ELABOREI
APOSTILHAS DE FÍSICA PARA 1º, 2º E 3º ANOS.
FRACASSO
ESCOLAR: CULPA DO ALUNO OU DO PROFESSOR?
• ALUNO REPETE ANO POR NÃO QUERER
ESTUDAR;
• ALUNO PASSA DE ANO SEM ESTUDAR
AJUDADO PELO PROFESSOR;
• PROFESSOR MAL PREPARADO NAS
FACULDADES FICA HABILITADO A DAR AULAS
NO ESTADO ASSIM QUE SE FORMA;
• FACILIDADES PARA APROVAR ALUNOS
NOS ESTUDOS ORIENTADOS (DEPENDÊNCIA);
• A DIREÇÃO DA ESCOLA ORIENTA OS
PROFESSORES PARA EVITAREM REPROVAÇÕES;
• CBC É MAL APLICADO OU VISTO POR
CIMA;
• PROFESSOR NÃO É FISCALIZADO NAS
SUAS AULAS, ENSINA O QUER;
• SUPERINTENDÊNCIAS DE ENSINO NÃO
PRIORIZAM O PEDAGÓGICO, POUCA FISCALIZAÇÃO DOS PROFESSORES;
• ALUNOS NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA
FAZEREM AS AVALIAÇÕES DO PROALFA, PROEB, PAAE, BRASIL, ENEM E OLIMPÍADAS. O
ENSINO NÃO PRIORIZA ESTAS AVALIAÇÕES.
PARA
O SUCESSO ESCOLAR:
• OBRIGAR OS PROFESSORES
CONTRATADOS A FAZEREM PROVAS ESCRITA E ORAL UMA VEZ POR ANO. SÓ VÃO PODER DAR
AULAS SE FOREM APROVADOS NOS TESTES.
• FORMAR COMISSÕES DE AVALIAÇÕES
DOS PROFESSORES CONTRATADOS NAS SUPERINTENDÊNCIAS, COM PARTICIPAÇÃO DE
PROFESSORES APOSENTADOS;
• APLICAR TESTES OBRIGATÓRIOS NOS
PROFESSORES EFETIVOS DE 2 EM 2 ANOS COBRANDO INCLUSIVE CONHECIMENTOS DE
INFORMÁTICA.
• OBRIGAR OS PROFESSORES DAS ÁREAS
A SE REUNIREM SOB COORDENAÇÃO DE UM PROFESSOR MAIS EXPERIENTE QUE DEVE ORIENTAR
OS DEMAIS, PARA DISCUTIREM SEUS PROBLEMAS;
• APERFEIÇOAR OS PLANEJAMENTOS
ESCOLARES COM MAIS DETALHES POR BIMESTRE E POR AULAS E ATUALIZÁ-LOS
PERIODICAMENTE.
• AS PEDAGOGAS DEVEM PRIORIZAR O
PEDAGÓGICO E FISCALIZAR O PLANEJADO.
• OBRIGAR AS ESCOLAS A INSTALAREM
EM CADA SALA DE AULA UM COMPUTADOR, UM PROJETOR DE IMAGENS FIXO E UMA TELA, PARA OS PROFESSORES DAREM AULAS DIFERENTES E
ATUALIZADAS PELA INTERNET;
• OBRIGAR OS PROFESSORES A SE
ATUALIZAREM COM AS TÉCNICAS DE INFORMÁTICA;
• AS DISCIPLINAS DE EXATAS DEVEM
TER NO MÍNIMO 03 AULAS SEMANAIS, POR CLASSE, SENDO: UMA TEÓRICA, UMA DE PRÁTICA
DE LABORATÓRIO E UMA UTILIZANDO A INFORMÁTICA;
DIAGNÓSTICO
DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS:
• QUE PROBLEMAS ENTRAVAM HOJE O
DESENVOLVIMENTO DAS NOSSAS ESCOLAS, DOS NOSSOS PROJETOS EDUCATIVOS, DAS
APRENDIZAGENS DOS NOSSOS ALUNOS, DA IMPLICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS NOSSOS
PROFESSORES, DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E DIRETORES DE ESCOLA?
• FALTA DE REUNIÕES DE PROFESSORES
POR ÁREA DE ENSINO E COBRANÇA DO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO;
• EVASÃO, SOBRETUDO NO PERÍODO
NOTURNO, EM QUE OS ALUNOS “MATAM” MUITAS AULAS E EXIGEM APROVAÇÃO;
• FALTA DE PROFISSIONALISMO E DE
RESPONSABILIDADE PEDAGÓGICA (PRIORIZA-SE A ADMINISTRAÇÃO E DEIXA DE LADO O
PEDAGÓGICO);
• PROFESSORES DESMOTIVADOS E POUCO
COMPROMETIDOS;
• NECESSIDADE DE MUDAR A CONCEPÇÃO
DE APRENDIZADO;
• FALTA DE OBJETIVOS MAIS CLAROS E
COMUNS A TODOS. ENSINAR PARA QUE? PARA ONDE VAMOS? QUE RUMO A SEGUIR? QUE
MÉTODOS? QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS?
• EXISTÊNCIA DE VÁRIAS “ESCOLAS”
DENTRO DA ESCOLA, CADA UM AGE DA SUA MANEIRA E FORMA, FALTA PADRONIZAÇÃO DO
ENSINO.
• A ESCOLA PRECISA TER BEM CLARO
QUAIS SÃO AS SUAS METAS, OBJETIVOS E INTENÇÕES;
• BAIXO RENDIMENTO DOS ALUNOS NA
ESCOLA DEVIDO A POUCA COBRANÇA.
ELABORADO POR:
MOYSÉS PERUHYPE CARLECH
IPATINGA – MG
E-mail: mpcarlechblog@gmail.com
Fones: (31) 8662-2521 / 3827-2297
Nenhum comentário:
Postar um comentário