sexta-feira, 9 de novembro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO



HORÁRIO DE VERÃO


Moysés Peruhype Carlech 


Histórico

O famoso inventor americano Benjamim Franklin teve esta idéia de adotar o horário de verão para aproveitar a intensidade luminosa da energia solar, quando nem havia energia elétrica.
Mas, esta idéia só foi colocada em prática durante a Primeira Guerra Mundial pela Inglaterra.
No Brasil, copiando o que existe no mundo, seja bom ou ruim, o horário de verão foi estabelecido pelo governo de Getúlio Vargas no dia 1º de outubro de 1931.

Objetivos

O principal objetivo para a instituição do horário de verão é o de conscientizar as pessoas para que diminuam o consumo de energia elétrica, procurando aproveitar melhor a luz solar.
No Brasil, a adoção do horário de verão ocorre no verão, onde a luz solar é mais intensa, podendo ser melhor aproveitada pelo fato do sol nascer mais cedo neste período, por isso, adianta-se uma hora no fuso horário oficial de Brasília.
Segundo as justificativas oficiais, adota-se o horário de verão no Brasil para aproveitar melhor o sistema de distribuição de energia, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste.

Paradoxo

“Um dos principais especialistas brasileiros em produção de energia, o físico José Goldemberg, de 82 anos, alerta para o paradoxo de um país com ampla irradiação solar como o Brasil utilizar principalmente a energia elétrica, que é mais cara, no aquecimento de água nas residências e indústrias.  
Não é a energia solar, pela sua atual participação na matriz energética, que vai resolver este desafio. São as grandes usinas hidrelétricas, como a de Belo Monte, que o governo está construindo. A preocupação com a demanda de energia é correta. Porém, a solução não é só a construção de usinas. Também é preciso reforçar os sistemas de transmissão e sua capacidade para transportar a energia dos locais com excesso de produção para os locais com falta de energia e maior demanda”.
No Brasil, 71% da energia consumida provem das usinas hidrelétricas que realizam todo o processo de produção da energia elétrica utilizando-se de um rio, processo que além de beneficiar a população brasileira ainda não polui o meio ambiente com a emissão de poluentes durante todo o processo.
O período mais chuvoso do ano, no solo brasileiro ocorre justamente no verão nas regiões abrangidas pelo horário de verão.
O fluxo de radiação solar global incidente no território brasileiro são superiores aos da maioria dos países da União Européia onde projetos para aproveitamento de recursos solares são amplamente disseminados.
A média anual de irradiação global apresenta uma ampla uniformidade, apesar das diferentes características climáticas observadas no Brasil.
Observa-se que o aproveitamento da luminosidade solar nos dias mais ensolarados, mais longos, é muito baixo e na maioria dos dias do horário de verão há necessidade de utilizar a luz elétrica no período da manhã no horário de 06:00 horas.
No dias normais, sem o horário de verão, neste período, não é necessário a utilização de energia elétrica para a iluminação das residências, exceto em alguns casos.
Constata-se que no horário de verão o consumo de energia elétrica é bem maior que o normal.

Consequências

O horário de verão provoca desequilíbrio no relógio biológico das pessoas como: sonolência durante o dia, falta de concentração nas atividades, irritabilidade, cansaço e dor muscular, perda de sono.
Além do sono e do stress, a chegada do horário de pode afetar o organismo humano, já que a produção de certos hormônios como o cortisol e melatonina, secretados conforme o tempo de exposição ao sol e à escuridão, sofrem alterações, segundo o neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba Shigueo Yonekura.
Durante o horário de verão, quem sofre é o povo que trabalha e as crianças que saem cedo de casa,  antes do amanhecer, no escuro, e correm riscos de assaltos e podem até perder a vida.    A economia de energia neste período que o governo divulga, coisa que eu não acredito,  não vale o sacrifício de toda a população afetada por este “ridículo” horário de verão.

Plebiscito

A população mineira pode ir às urnas nas próximas eleições, junto com as eleições gerais,  para decidir se o Estado de Minas Gerais mantém o Horário de Verão nos próximos anos. A proposta surgiu na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
A idéia é fazer o que foi feito na Bahia e está sendo feito em outros Estados, onde a maioria do povo não gosta do Horário de Verão, referendo para verificar se o Horário de Verão continua sendo implantado ou deixa de ser implantado.






Um comentário:

  1. Penso que o Blog foi muito bem construído e pode ser um espaço de alto nível para discussão sobre a verdadeira realidade da maioria dos professores no Brasil como um todo.

    Há um ditado popular na Korea do Sul,que é uma das referências no aprimoramento em educação no mundo que diz assim: "Não ouse nem pisar na sombra de um professor"

    Leonardo P.C.

    ResponderExcluir

DÍVIDA EXTERNA BRASILEIRA É DE US$ 355,733 BILHÕES DE DÓLARES

  Brasil e Mundo ...