sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

A FOTO MOSTRA UMA MATILHA DE LOBOS CAÇANDO BIZONTES NO CÍRCULO POLAR ÁRTICO

 

Você vê esta foto extraordinária ? Ele retoma o padrão de caminhada de uma matilha de lobos.

Os 3 primeiros lobos são os mais fracos e doentes , eles marcam o ritmo da matilha. Se fosse o contrário, eles teriam sido os últimos e teriam morrido.

Atrás deles, estão 5 lobos fortes formando a vanguarda, enquanto no centro está a riqueza da alcateia, 11 lobos . Atrás deles, outros 5 Lobos fortes, formando a retaguarda.

O último , quase isolado, é o líder. Ele deve ter uma visão clara de todo o grupo para poder controlá-lo, dirigi-lo e coordená-lo.

Que show a natureza é.

Nem os lobos doentes vão na frente nem o líder é o último do grupo: veja a explicação

Rafael MARTI, AFP Espanha Facebook Twitter Email Publicado em sexta-feira 23 outubro 2020 às 16:44

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A imagem de uma alcateia usada para explicar a hierarquia e o comportamento social dos lobos foi compartilhada mais de 254 mil vezes nas redes sociais desde, ao menos, dezembro de 2015 e voltou a circular recentemente. As publicações afirmam que os lobos doentes vão na frente, enquanto o “líder” ou o “alfa” é o lobo solitário que vai por último. Mas, tanto especialistas consultados pela AFP, quanto o autor da foto, descartaram que ela mostre um comportamento social como é alegado nas postagens e que este tipo de papel exista na espécie.

“O exemplo dos Lobos – Os 3 primeiros são os mais velhos ou os doentes e marcam o ritmo do grupo. […] Eles são seguidos pelos 5 mais fortes que os defenderão em um ataque surpresa. No centro seguem os demais membros da alcateia, e no final do grupo seguem os outros 5 mais fortes que protegerão o grupo. Em último, sozinho, segue o lobo ‘alpha’, o líder da alcateia […]”, indica parte do texto de uma das publicações, compartilhadas milhares de vezes no Facebook (1, 2, 3) ao menos desde dezembro de 2015 e que voltou a aparecer em 2020.

A fotografia e a explicação também registraram mais de 257,7 mil curtidas no Instagram (1, 2, 3) ao longo dos anos, e circularam no Twitter (1, 2, 3) e em outros idiomas, como espanhol.

O texto acompanha uma foto na qual observa-se uma alcateia de 25 lobos em uma paisagem coberta de neve com marcações sobre os diferentes grupos para explicar a suposta hierarquia e o comportamento social de cada um deles.

Captura de tela feita em 23 de outubro de 2020 de uma publicação no Instagram

Uma busca pela imagem no Google levou a uma galeria do jornal britânico The Guardian, com data de 19 de outubro de 2011, na qual são mostradas algumas fotos como trailer do documentário “Frozen Planet”, transmitido pela BBC naquele ano. Entre as imagens, aparece a de uma alcateia, com crédito a Chadden Hunter, diretor e produtor da Natural History Unit da emissora.

A descrição da foto indica: “uma enorme matilha de 25 lobos caçando bisontes no Círculo Polar Ártico, ao norte do Canadá. Em meio ao inverno no Parque Nacional de Wood Buffalo, as temperaturas chegam a -40ºC. A alcateia, liderada pela fêmea alfa, viaja em fila única pela neve profunda para economizar energia. O tamanho da matilha é um sinal de quão rica é a sua base de presas no inverno, quando os bisontes estão mais vulneráveis pela má alimentação e pela profundidade da neve. As alcateias neste Parque Nacional são as únicas do mundo especializadas em caçar bisontes, que têm 10 vezes o seu tamanho. Evoluíram até se tornar os maiores e mais fortes lobos do mundo”.

A imagem, contudo, não faz parte dos fotogramas transmitidos no documentário, que mostra em uma sequência como a mesma matilha ataca um grupo de bisontes no Parque Nacional de Wood Buffalo.

Para ter uma explicação mais completa além da descrição, a equipe de checagem da AFP entrou em contato com o etólogo e especialista em lobos David Nieto Maceín, que escreveu sobre este assunto em seu blog em 2015.

“Os grupos de lobos são compostos pelo casal reprodutor e seus filhotes, ou seja, de seus descendentes da última ninhada e, talvez, da anterior. Em grupos tão grandes como o desta foto, que caçam bisontes, costuma haver alguns acrescidos, que são lobos espalhados de outros grupos (são os que, quando completam um ano, se dispersam e vão buscar um território e uma parceira para formar uma família)”, explica o etólogo.

“Neste caso, quem vai na frente é a fêmea reprodutora e os demais são, simplesmente, os lobos que vão seguindo a reprodutora. Ficam em fila única para uma economia de esforço. Quando vão pela neve, os lobos seguem o caminho de outros”, continua.

Por último, sobre a hierarquia e o comportamento social, Nieto Maceín afirma que na natureza “não existem os feridos, os idosos, ou os doentes. Na vida selvagem pode haver eventualmente um doente, mas os doentes e fracos morrem”.

Por isso, ao contrário do que dizem as publicações, o ritmo não é marcado pelos doentes, mas “pelo pai ou pela mãe, que, neste caso, é a líder do grupo. Não sei se havia um macho reprodutor ou se havia morrido”, assinala Nieto Maceín.

O especialista também descarta que existam outros subgrupos na matilha, como afirmam publicações.

Na mesma linha, o veterinário e divulgador Eugenio Fernández Suárez assegura que “os lobos não são animais entre os quais existe um cuidado especial com animais mais velhos ou doentes, e não é uma conduta natural garantir que ninguém fique atrás. O certo é que esses animais precisam de pouca proteção, pois são um dos maiores grupos carnívoros terrestres no planeta”.

“Em geral, sabendo das bases de comportamento desses animais, o texto [das postagens viralizadas] é um exemplo claro de antropomorfismo”, considerou. “Os animais têm hierarquias estabelecidas, mas a maioria dos lobos vive em unidades familiares e, embora existam exceções em que se juntam grandes grupos como o da foto, não têm organização semelhante”.

Na sua opinião, este tipo de discurso é pensado para “para fazer coaching empresarial”, mas não para explicar os métodos de caça dos lobos.

Em 2015, o site de verificação norte-americano Snopes publicou um artigo sobre o tema.

Em resumo, a imagem de uma matilha de 25 lobos registrada em 2011 no Parque Nacional de Wood Buffalo, no Canadá, não mostra a hierarquia e o comportamento social dos lobos. Trata-se de um grupo de dimensões extraordinárias formado para caçar bisontes. Além disso, os lobos se organizam entre o casal reprodutor e seus descendentes.

Descubra o Marketplace Valeon do Vale do Aço: Um Hub de Empresas, Notícias e Diversão para Empreendedores

Moysés Peruhype Carlech – ChatGPT

O Vale do Aço é uma região próspera e empreendedora, conhecida por sua indústria siderúrgica e seu ambiente de negócios dinâmico. Agora imagine ter um único local onde você pode encontrar todas as informações e recursos necessários para ter sucesso nesse ambiente competitivo. Bem-vindo ao Marketplace Valeon do Vale do Aço – um hub online que engloba empresas, notícias, diversão e empreendedorismo, oferecendo uma plataforma única para empresários e gerando leads valiosos.

Um ecossistema empresarial abrangente:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço reúne empresas locais de diversos setores em um só lugar. Com uma interface intuitiva, os usuários podem facilmente encontrar e se conectar com fornecedores, parceiros comerciais e clientes potenciais na região. A plataforma oferece uma ampla gama de categorias de negócios, desde indústrias tradicionais até empresas inovadoras, garantindo que todos os empreendedores encontrem as oportunidades certas para expandir seus negócios.

Notícias e insights atualizados:

Além de ser um diretório empresarial, o Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece um fluxo contínuo de notícias e insights relevantes para os empresários da região. Através de parcerias com veículos de comunicação locais e especialistas em negócios, a plataforma mantém os usuários informados sobre as últimas tendências, oportunidades de mercado, mudanças regulatórias e eventos relevantes. Essas informações valiosas ajudam os empresários a tomar decisões informadas e a se manterem à frente da concorrência.

Diversão e engajamento:

Sabemos que a vida empresarial não é só trabalho. O Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece uma seção de entretenimento e lazer, onde os usuários podem descobrir eventos locais, pontos turísticos, restaurantes e muito mais. Essa abordagem holística permite que os empresários equilibrem o trabalho e a diversão, criando uma comunidade unida e fortalecendo os laços na região.

Foco no empreendedorismo:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço é uma plataforma que nutre o espírito empreendedor. Além de fornecer informações e recursos valiosos, também oferece orientação e suporte para os empresários que desejam iniciar seus próprios negócios. Com seções dedicadas a tutoriais, estudos de caso inspiradores e conselhos de especialistas, o marketplace incentiva e capacita os empreendedores a alcançarem seus objetivos.

Geração de leads para os empresários:

Uma das maiores vantagens do Marketplace Valeon do Vale do Aço é a capacidade de gerar leads qualificados para os empresários. Com um público-alvo altamente segmentado, a plataforma oferece a oportunidade de se conectar diretamente com potenciais clientes interessados nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas cadastradas. Isso significa que os empresários podem aumentar sua visibilidade, expandir sua base de clientes e impulsionar suas vendas de forma eficiente.

Conclusão:

O Vale do Aço é uma região cheia de oportunidades e empreendedorismo, e o Marketplace Valeon do Vale do Aço se torna um recurso indispensável para os empresários locais. Ao oferecer um ecossistema empresarial abrangente, notícias atualizadas, diversão, suporte ao empreendedorismo e a geração de leads qualificados, o Marketplace Valeon se destaca como uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios na região. Não perca a chance de fazer parte dessa comunidade dinâmica e descubra o poder do Marketplace Valeon do Vale do Aço para o seu sucesso empresarial.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/)  tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 222.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.800.000 de visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

POLARIZAÇÃO POLÍTICA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS ENTRE LULA E BOLSONARO

 

História de CAUE FONSECA, JOSÉ MATHEUS SANTOS E JOÃO PEDRO PITOMBO • Folha de S. Paulo

PORTO ALEGRE, RS, RECIFE, PE, E SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) intensificou a costura de alianças para as eleições deste ano nas capitais e indicou que pretende se empenhar nas disputas onde houver cenário claro de polarização, opondo um candidato de sua base a outro ligado a Jair Bolsonaro (PL).

Lula deve centrar forças em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, onde se desenham disputas entre lulistas e bolsonaristas, a despeito de haver mais de uma candidatura de aliados do petista.

O movimento foi indicado pelo próprio Lula em entrevista na semana passada ao falar sobre o apoio ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na capital paulista.

“Na capital de São Paulo é uma coisa muito especial. Uma confrontação direta entre o ex-presidente e o atual presidente, é entre mim e a figura [Bolsonaro]”, disse Lula à rádio Metrópole, de Salvador.

O PT não lançará candidatura à Prefeitura de São Paulo pela primeira vez. Nesta sexta (2), a ex-senadora Marta Suplicy retornará ao partido após movimento articulado por Lula. A chapa Boulos-Marta enfrentará Ricardo Nunes (MDB), que negocia o apoio do PL e de Bolsonaro.

No Rio e no Recife, a ordem é fortalecer o campo lulista com o apoio a aliados. O PT busca a indicação para vice de Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB) de olho nas eleições de 2026, quando os atuais prefeitos poderão renunciar para disputar o governo.

No Rio, a resistência esbarra no próprio Paes, que tem indicado preferência por um nome do seu entorno. O PT segue insistindo, mas sem tensionar: “Estaremos com o prefeito, mas queremos mostrar que com o PT na vice ele fica mais competitivo”, afirma o presidente do PT do Rio, João Maurício de Freitas.

O candidato do PL no Rio tende a ser um nome próximo a Bolsonaro. O do deputado federal Alexandre Ramagem, alvo de operação da Polícia Federal sobre um suposto esquema de espionagem ilegal de opositores e autoridades, agora está em xeque.

Em viagem a Pernambuco em janeiro, Lula defendeu à cúpula do PT estadual que siga em busca da vice na aliança com João Campos (PSB). O presidente ainda orientou, em encontro reservado, que o partido converse diretamente com o prefeito sobre as eleições de 2026.

Os petistas, contudo, dizem acreditar que o PSB só entregará a vice ao PT em caso de pedido direto de Lula.

O principal opositor de João Campos no Recife deverá ser o ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro Gilson Machado Neto. A expectativa é que o ex-presidente viaje ao Recife até março para lançar a pré-candidatura oficialmente.

Em Porto Alegre, a candidatura da deputada Maria do Rosário (PT) representa uma aposta dobrada na polarização nacional, graças aos embates de décadas dela com Bolsonaro e à aproximação do atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), com o bolsonarismo.

Rosário deverá ter como vice Tamyres Filgueira, do PSOL. PT e PSOL comemoram a decisão de Lula de não ungir mais Manuela D’Avila (PC do B) à prefeitura, que concorreu em 2020 com a bênção do PT, mas decepcionou o presidente ao se recusar a concorrer ao Senado em 2022.

Melo vinha construindo uma chapa ampla para si, mas cresceram nas últimas semanas conversas por uma terceira via ao gosto do governador Eduardo Leite (PSDB), que poderia ter PDT e PSB em torno de uma mulher: Nadine Anflor (PSDB), ex-chefe de polícia, ou Any Ortiz (Cidadania), ambas deputadas estaduais.

Curitiba é uma das capitais em que a orientação de Lula pode ser fundamental para manter coesa a frente ampla que o elegeu. Embora o PT tenha pré-candidatos, ele pode se ver obrigado a ceder a cabeça de chapa para o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) ou o deputado estadual Goura (PDT), segundo colocado em 2020.

A situação no Paraná, que hoje tem o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) e o ex-governador Beto Richa (PSDB) pode bagunçar caso Deltan Dallagnol (Novo) consiga se lançar ou viabilizar sua mulher, Fernanda Dallagnol, filiada ao Novo recentemente. Salvo outro entendimento da Justiça Eleitoral, Deltan ficou inelegível ao ter o mandato de deputado federal cassado.

Em Cuiabá, há movimento oposto. Lula entrou em campo para fortalecer o nome do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) com apoio do PSD, partido do ministro da Agricultura Carlos Fávaro. Apesar da força do bolsonarismo no estado, a direita está rachada na disputa pela sucessão de Emanuel Pinheiro (MDB).

Algo parecido pode ocorrer em Goiânia, onde o senador Vanderlan Cardoso (PSD), pré-candidato e outrora bolsonarista, ensaia aproximação com a candidatura de Adriana Accorsi (PT), deputada federal.

Enquanto intensifica as articulações nas cidades onde se desenha um cenário de polarização, Lula adota uma postura mais cautelosa em cidades que vão protagonizar uma disputa entre partidos aliados.

É o caso de Salvador, onde o prefeito Bruno Reis (União Brasil) vai enfrentar o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que terá o apoio do PT.

Adversários na Bahia, os dois partidos fazem parte da base no Congresso. Bruno Reis negocia apoio do PL de Bolsonaro, mas trabalha por uma frente com outras legendas aliadas de Lula como PDT, PP e Republicanos.

Em visita à Bahia na última semana, Lula indicou apoio a Geraldo Júnior, mas escorregou ao ser questionado sobre sua participação na campanha. “Temos que colocar o pé na realidade. Não posso, como presidente da República, fazer campanha como se fosse um cidadão comum. Se tiver dois candidatos da base do governo disputando uma eleição, eu tenho que dar um tratamento mais respeitoso, eu não posso ser acintoso no apoio a um candidato nosso”, disse.

Esse cenário deve se repetir em outras cidades como Fortaleza, Belém, João Pessoa e Aracaju. Na capital cearense, Lula só deve se engajar na campanha do PT num eventual segundo turno contra Capitão Wagner (União Brasil), aliado de Bolsonar

FRANÇA BLOQUEIA O ACORDO DO MERCOSUL COM A UNIÃO EUROPEIA

 

História de RFI 

Decisão da França de bloquear acordo entre UE e Mercosul é política e racha o bloco, diz especialista

Decisão da França de bloquear acordo entre UE e Mercosul é política e racha o bloco, diz especialista© AFP – FREDERICK FLORIN

Paris decidiu entrar em um cabo de guerra com a Comissão Europeia para impedir que o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul seja assinado. Para o especialista Antoine Bouët, diretor do Centro de Estudos Prospectivos e de Informações Internacionais (CEPII), a posição da França é sobretudo política e a fragilidade do setor é resultante de questões interiores ao bloco. 

A decisão da França de bloquear o acordo é “uma escolha política”, segundo Antoine Bouët, que também é professor de economia na Universidade de Bordeaux e autor do livro, “Les français et la mondialisation, perception et réalité” (Os franceses e a mundialização, percepção e realidade).

“Na verdade, este acordo permitirá mais exportações francesas e europeias para o Mercosul, como produtos lácteos, vinhos e bebidas alcoólicas, automóveis, aeronáutica e produtos químicos. Mas, inversamente, haverá mais importações francesas e europeias provenientes dos países do Mercosul, dos setores ovino e bovino. Além do açúcar, e do etanol”, explicou o especialista à RFI.

São principalmente os produtos alimentícios e agrícolas importados que causam discórdia na França e em outros países da Europa, que atravessa uma crise do setor agrícola. “Por isso, há o desejo de que o governo implemente um objetivo de soberania alimentar”, diz. “De fato, o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul corre o risco de enfraquecer ainda mais setores como o ovino e o bovino”. 

Mas nem todos os países do bloco concordam em colocar fim ao acordo. Berlim, por exemplo, pressiona por sua assinatura. O especialista explica que, do lado alemão, é dado mais peso aos setores industriais na negociação. O acordo poderia proporcionar lucros  para a indústria química, farmacêutica, aeronáutica e também de automóveis, setores bastante fortes na Alemanha, além das importações de lítio da Argentina, que interessam aos setores dia informática e para a fabricação de baterias de veículos elétricos. 

Pacto Verde e rastreabilidade 

A França aponta como questão problemática do acordo o Pacto Verde europeu, que impõe uma série de normas para uma agricultura mais sustentável. Importar produtos com normas diferentes ou que não respeitem as regras europeias coloca os produtores rurais europeus em desvantagem. 

A rastreabilidade dos produtos é uma das questões levantadas pela França. “Existem vários produtos cujo consumo é proibido. Há produtos que também terão de ser rastreados, por exemplo, produtos que contribuíram para o desmatamento. Normalmente, eles serão proibidos de circular na Europa e precisamos saber como foram produzidos”, explica Bouët. “Por exemplo o gado que é exportado do Brasil para a União Europeia. Se ele foi alimentado com soja que contribuiu para o desmatamento da Amazônia, bom, teremos que rastrear. Portanto, são acordos que ainda são difíceis de implementar”, diz.

“O que resume a raiva dos agricultores é que existem muito mais padrões internos do mercado europeu e muitos mais normas na França do que em outros países europeus. Além disso, eles são mais controlados. Portanto, há um custo administrativo extremamente significativo para a verificação destas normas”, analisa. 

“E claro, este sentimento de haver concorrência dentro do mercado único. O que é injusto porque as normas não são aplicadas da mesma forma em todos os países europeus. Se somarmos a isso países que têm ainda menos normas e que são países da América do Sul, com mais vantagem comparativa nestes produtos agrícolas, isso explica a raiva dos agricultores”, diz. 

A Europa precisa dos produtos do Mercosul

Bouët explica que é difícil separar a parte agrícola do acordo de outros setores. “Porque é muito difícil impor à América do Sul um tratado em que suas fronteiras sejam abertas para a indústria (europeia) e de nosso lado não concedemos nada. A escolha não se resume apenas à agricultura, é um acordo global”, explica lembrando que um acordo de livre comércio é basicamente uma “troca de concessões”. 

A oposição entre a Alemanha e a França, que são as forças motrizes da UE, bloqueia o processo de negociações, o que poderia levar a uma total ausência de assinatura.  

“Na verdade, se não existirem outras medidas do lado francês que possam realmente apaziguar a ira dos agricultores e aliviar este setor que está em crise, não haverá também do lado do mercado único”, diz. 

“Os agricultores fazem uma relação entre sua situação atual e o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Na verdade, a situação frágil dos produtores provém mais do que acontece na Europa”, conclui.

AÇÕES NA VENEZUELA CONTRA ADVERSÁRIOS NÃO TEM NADA DE DEMOCRACIA

 

História de Notas & Informações • jornal Estadão

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela confirmou no último dia 26 a inelegibilidade por 15 anos de María Corina Machado, a ex-deputada consagrada nas primárias da oposição para enfrentar o ditador Nicolás Maduro na eleição presidencial de 2024. Eram favas contadas.

O compromisso do regime chavista com os Estados Unidos de realizar um pleito livre e justo – em troca da retomada de seus embarques de petróleo e gás ao mercado americano – surgiu sem o fio de bigode de uma das partes em outubro passado. Acreditar nos termos aceitos por Caracas, isto é, esperar que a Venezuela chavista pudesse se tornar minimamente democrática de uma hora para outra, era crer num conto da carochinha. Para preservar-se no poder, Maduro jamais dispensaria os mecanismos autoritários à sua mão.

A decisão da mais alta corte venezuelana foi mais uma trava levantada contra a mobilização da oposição em torno de uma candidatura capaz de destronar Maduro, há quase 14 anos no poder. Henrique Capriles, outro nome forte entre os eleitores avessos ao regime, tornou-se também inelegível. No início de novembro, quando se contavam apenas 13 dias desde a assinatura do acordo com os EUA em Barbados, o mesmo tribunal suspendeu os efeitos das primárias da oposição. O Ministério Público, em paralelo, desencadeou uma perseguição aos integrantes da comissão organizadora daquele pleito. Mais iniciativas certamente virão.

É assim que as coisas funcionam na Venezuela, onde Maduro controla sem nenhum pudor o Judiciário, o Legislativo e o Ministério Público e não titubeia em valer-se dos aparatos de coerção das Forças Armadas, da Guarda Nacional Bolivariana e das milícias chavistas contra quem quer que seja. Nesse caldo de cultura autoritária, o mesmo Ministério Público ordenou, na semana passada, a prisão de 32 pessoas sob a acusação de conspirar contra o regime. Não precisou, obviamente, apresentar qualquer evidência de caráter não fictício às instituições pelegas. Menos ainda à sociedade.

A reação negativa de Washington estava nos cálculos de Caracas. Até que demorou, diante dos seguidos atropelos de Maduro ao Acordo de Barbados nos últimos dois meses. Mas veio nesta semana, na forma de sanções imediatas à importação de ouro e da retomada das travas ao ingresso de petróleo venezuelano a partir de abril. A inelegibilidade de María Corina e de Capriles jogou por terra a tese da Casa Branca de que, sob os auspícios do comércio petroleiro, a Venezuela pudesse abrandar seu regime. Ledo engano. O acordo está desfeito.

A sequência de ações do regime contra a oposição confirma a vocação autoritária de Maduro e o valor nulo de sua palavra – a mesma que foi empenhada no compromisso da Venezuela de não invadir a região de Essequibo, da Guiana, firmado em Brasília. O Brasil de Lula da Silva poderia exercer pressão sobre o companheiro Maduro. Mas não o faz e, diante da mais recente demonstração de arbitrariedade de seu companheiro, mantém-se em obsequioso silêncio – provavelmente porque ainda acredita na fábula de que a Venezuela seja uma democracia.

CONGRESSO ACHA QUE PRECISA ROTEIRIZAR O STF

 

História de Giordanna Neves • Jornal Estadão

BRASÍLIA – O relator do projeto de lei na Câmara que limita as decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), deputado Alex Manente (Cidadania-SP), disse em entrevista exclusiva ao Broadcast Político/Estadão que a proposta busca “roteirizar” os procedimentos da Corte e estabelecer regras à atuação dos magistrados, em respeito às atribuições de cada Poder.

“Creio que é uma necessidade o Brasil avançar isso, caso contrário nós continuaremos observando os procedimentos questionados pela população do STF sendo colocados por eles mesmos. São eles que decidem, através de jurisprudências, os ritos e procedimentos. Isso precisa acabar”, disse Manente. A expectativa é de que a matéria avance já no primeiro semestre deste ano, após o retorno das atividades legislativas.

Alex Manente é o relator do “PL da Moderação dos Poderes” Foto: Helvio Romero/Estadão

Alex Manente é o relator do “PL da Moderação dos Poderes” Foto: Helvio Romero/Estadão© Fornecido por Estadão

O projeto de lei é de autoria do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), vice-presidente da Casa, e foi apelidado de “PL da Moderação dos Poderes”. O texto é resultado de propostas feitas em 2020 por uma comissão de juristas presidida pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes. Na época em que foi constituído esse grupo de juristas, o presidente da Câmara era Rodrigo Maia.

A matéria é vista como uma alternativa à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas de ministros do STF, aprovada no ano passado pelo Senado. De acordo com Manente, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), é a favor de regulamentar os Poderes e deve apoiar o projeto de lei.

Apesar da pressão da oposição para que avance propostas contra o STF, em meio às recentes decisões tomadas pela Corte, Manente defendeu que deve haver uma pacificação na relação entre os Poderes, sem criar um cenário de embate.

“Eu acho que temos que tentar pacificar as relações institucionais dos Poderes, cumprindo nosso papel legal que é limitar quais são as atuações e o alcance das ações de cada Poder. Acredito que o embate não é benéfico para ninguém, até porque oposição e situação mudam”, avaliou.

O projeto de lei propõe que ministros do STF tomem decisões individuais somente no recesso do Judiciário, em caso de “extrema urgência, perigo de lesão grave e excepcional interesse social”. Além disso, a decisão precisaria ser fundamentada em jurisprudência anterior da Corte e deve ser julgada pelo plenário na sessão subsequente.

Manente também acrescentou no texto o aumento do “sarrafo” para que partidos possam ingressar na Corte com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC).

Leia a entrevista:

Já tem algum calendário definido para a tramitação do projeto de lei na Câmara?

É um projeto que é terminativo na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), ele foi pautado na última sessão do ano passado, agora vamos aguardar as composições das comissões permanentes da Casa e trabalhar para que já no início dos trabalhos da CCJ ele possa ser debatido e votado. Sem perder de vista a possibilidade de levar diretamente ao plenário para tentar fazer esse debate que é fundamental, de roteirizar ritos e procedimentos do Supremo Tribunal Federal. Vamos trabalhar para ser no primeiro semestre

Esse projeto foi costurado e articulado com senadores? Porque no ano passado eles aprovaram uma PEC limitando as decisões monocráticas de ministros.

Não, porque são coisas bem distintas. O PL (projeto de lei) é muito mais amplo e é a maneira constitucional correta de se fazer a roteirização do Supremo. É através de legislação específica para poder falar das possibilidades dos legitimados para ingressar com ação de controle constitucionalidade, para poder trabalhar essas questões da (decisão) monocrática, onde nós estamos deixando exclusivamente para caráter excepcional, de extrema urgência com obrigação de votar na sessão subsequente do pleno do Supremo. E (estamos) também limitando o Supremo abordar algum caso através de um projeto original, ou seja, muitas vezes o Supremo debate outros temas puxando assunto de algum processo principal. Nós estamos restringindo exclusivamente ao pedido da ação, o Supremo não pode avançar para nenhum outro tema. Então acho que é importante para poder fazer com que o Supremo cumpra o seu papel de Corte Constitucional e é um respeito aos princípios dos poderes constituídos.

Qual análise o senhor faz sobre a PEC aprovada no senado?

A análise é de que a PEC pode ser, até em virtude da origem da própria emenda constitucional, debatida pelo próprio Supremo. O Supremo pode averiguar inconstitucionalidade nesta tese de avançar as limitações das ações dos ministros. O PL é o caminho constitucional adequado.

As recentes decisões do STF reforçaram a agenda da oposição de impor limites à atuação dos ministros da Corte. Eles cobram celeridade e uma postura mais enfática de Lira em defesa dessa agenda. Tem espaço na Câmara para essa pauta de embate contra o Supremo?

Eu acho que temos que tentar pacificar as relações institucionais dos Poderes, cumprindo nosso papel legal que é limitar quais são as atuações e o alcance das ações de cada Poder. Acredito que o embate não é benéfico para ninguém, até porque oposição e situação mudam. Nós não podemos pensar momentaneamente nas posições políticas da maioria de cada Poder. O que nós precisamos pensar é dar as condições legais para que os limites estejam estabelecidos independentemente de quem esteja governando.

O teor do seu projeto tem sido discutido com a oposição? Atende ao que eles defendem?

Não. Acho que esse tema é mais amplo do que nós diminuirmos para o embate de oposição e situação. Então o que precisamos deixar claro é que o Brasil precisa de regras claras nos procedimentos do Supremo. E é este o convencimento que farei. Creio que é uma necessidade o Brasil avançar isso, caso contrário nós continuaremos observando os procedimentos questionados pela população do STF sendo colocados por eles mesmos. São eles que decidem, através de jurisprudências, os ritos e procedimentos. Isso precisa acabar.

Essa proposta tem apoio do Lira? Até o ano passado o assunto ficou morno na Câmara, apesar de toda a pressão.

Acho que Lira é a favor de regulamentar os Poderes, sem dúvida. Eu creio que tem o apoio dele. Esse foi um projeto articulado por centenas de juristas e ele é a favor de cada vez mais nós regulamentarmos e sabermos efetivamente os limites de cada Poder. Não é diferente neste projeto, que não é da oposição, não é do governo, não é do Judiciário. É uma proposta da Câmara, com participação da sociedade, para poder roteirizar o Supremo e não ficar sujeito a decisões que podem ocorrer a qualquer momento do próprio Supremo para se auto regulamentar.

E como o senhor avalia a atuação do STF, que tem sido alvo de muitas críticas?

A grande parte dessas críticas é pela nossa ausência de regulamentar os limites de ações do Supremo. E a (decisão) monocrática é um tema importante, mas não é único, tem vários outros temas. É necessário então nos debruçarmos (neste assunto) este ano para acabarmos de uma vez por todas com essa polêmica de ultrapassar os limites constitucionais de cada Poder.

Quais outros temas?

Partidos que não tem representação de caráter nacional ingressam com várias ações, entupindo o Supremo de ações, e fazendo com que ele delibere sobre temas que a maioria legislativa, que é a força expressa da democracia, já se posicionou, que é a Câmara dos Deputados. Então nós tentarmos fazer com que o número de ações que são ingressas no STF diminua, para fazer com que o Supremo se posicione em temas que realmente são divergentes e precisam da atuação do Judiciário. Essa é a ideia do meu relatório mesmo.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, chegou a criticar essa proposta dizendo que ‘contraria a legitimidade e a autonomia dos partidos’.

A Gleisi talvez não conheça o conjunto todo do projeto, acho que ela precisa dedicar-se a estudar essa roteirização e aí debater para colocar a proposta dela. Porque ninguém está tirando a possibilidade de quem tem caráter nacional ingressar com uma ação de inconstitucionalidade. O que nós não podemos permitir é que quem não tem caráter nacional, não tem condições de ingressar com uma ação no Supremo paralisando nosso judiciário, debatendo temas que o Congresso Nacional já aprovou na sua maioria e que muitas vezes servem a interesses muitos segmentados que não mexem com a estrutura do País.

Ano passado a gente viu uma postura muito mais combativa do Senado contra o STF, numa agenda até apoiada pelo presidente Rodrigo Pacheco, em um movimento que foi visto como uma antecipação da disputa pela sucessão do comando da Casa. O senhor acredita que isso pode se repetir na Câmara? Essa pauta pode ser determinante na sucessão de Lira na Casa?

Não acho que isso terá relação com a sucessão da Câmara. Não acho que este tema tem que ser tratado como embate entre os Poderes. E creio que se nós não fizermos o debate de maneira adequada, de maneira justa e principalmente pensando no Brasil e não na sua posição ideológica momentânea, porque governo e oposição são passageiros… Você tem que pensar numa legislação que envolve a Corte constitucional e que ela possa ter regras claras, independentemente de quem governe. Então eu não quero tratar este tema como embate entre os Poderes. Ao contrário. Quero a pacificação e a clarificação do que representa cada Poder.

O que o senhor acha da proposta sobre impeachment de ministros do STF?

Essa discussão não tem a ver com PL, mas todo o impeachment precisa ser bem regulamentado e precisa existir este dispositivo. Eu sempre acho que é a última das possibilidades, porque todo impeachment traz algum transtorno. É importante que tenhamos as condições de ter a possibilidade, ter o instrumento, mas sinceramente, o ideal é não utilizar.

Sobre a proposta que também está sendo discutida no Senado de criar mandato para ministro do STF… O que o senhor acha?

Eu sou a favor. Qualquer cargo vitalício é muito danoso. Mas não entraria na minha proposta. Este PL é exclusivamente para roteirização dos procedimentos e ritos do Supremo em ações de controle de inconstitucionalidade. Mais que isso, esse PL não trata. Não dá para misturar os assuntos.

BOLSONARO E SEU ADVOGADO INTIMADOS PELA PF POR CONTA DE IMPORTUNAÇÃO DE BALEIA

 

História de Rafaela Freitas • Jetss Entretenimento

Ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ex-presidente Jair Bolsonaro.©Foto: Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o advogado Fabio Wajngarten, que é seu aliado, foram intimados pela Polícia Federal a depor.

A intimação ocorreu por conta de um inquérito que tenta apurar se o ex-chefe do Executivo federal “importunou” uma baleia jubarte durante passeio de jet ski no litoral de São Paulo, em junho do ano passado.

Segundo a PF, ambos podem comparecer a uma delegacia da corporação, em 7 de fevereiro, ou responder às perguntas por videoconferência.  Wajngarten foi intimado porque acompanhava Bolsonaro no passeio que virou alvo de diligência policial. Na ocasião, Bolsonaro andou de jet ski e teria, segundo a PF, passado perto do mamífero aquático. A investigação é pelo suposto crime de “importunação intencional”.

O inquérito sobre a baleia tem sido usado por aliados de Bolsonaro para reforçar o discurso de que há uma operação de perseguição injustificada e implacável ao ex-presidente no aparato policial do atual governo.

Wajngarten classificou a investigação como “vergonhosa”. O próprio Bolsonaro já ironizou a investigação quando o inquérito foi aberto. “Todo dia tem uma maldade em cima de mim, a de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim lá na Esplanada é aquela que está no ministério. É aquela que diz que eu queria dar o golpe agora no dia 8 ”, disse ele, em novembro de 2023, aproveitando para provocar o então ministro da Justiça, Flávio Dino, que era chefe formal da PF.

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BLOUEIO NO ORÇAMENTO PODE GERAR PUNIÇÃO AOS GESTORES?

História de IDIANA TOMAZELLI E ADRIANA FERNANDES • Folha de S. Paulo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou a consulta ao TCU (Tribunal de Contas da União) para saber se a imposição de um bloqueio menor no Orçamento de 2024 em um cenário de grande frustração de receitas pode gerar punição aos gestores responsáveis pelo ato.

O documento é assinado pela ministra Simone Tebet (Planejamento) e foi encaminhado ao presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, na noite de segunda-feira (29).

Nas estimativas do governo, o dispositivo incluído na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2024 trava o contingenciamento em até R$ 25,9 bilhões.

O valor é menor que os R$ 53 bilhões que seriam passíveis de bloqueio pela regra do novo arcabouço fiscal, que autoriza uma contenção de até 25% das despesas não obrigatórias para cumprir a meta fiscal -que prevê déficit zero neste ano.

O artigo da LDO diz que não poderão ser alvo de contingenciamento as despesas necessárias para garantir a expansão de gastos mínima prevista no arcabouço fiscal, que é de 0,6% acima da inflação.

A inserção do trecho foi articulada pelo governo para tentar gerar respaldo legal à blindagem de recursos durante o ano, após o ministro Fernando Haddad (Fazenda) prometer a Lula a preservação de investimentos públicos.

Vídeo relacionado: Oposição ao governo vai ao TCU e PGR contra postagem da Secom (Dailymotion)

https://geo.dailymotion.com/player/xffdq.html?video=x8rwybb&mute=true&loop=false

No entanto, a aprovação do instrumento gerou controvérsia jurídica. Por isso, o Planejamento quer uma resposta do TCU para ter segurança do que fazer quando as reavaliações de receitas e despesas apontarem a provável necessidade de segurar gastos para cumprir a meta.

Segundo relatos obtidos pela Folha de S.Paulo, porém, Haddad manifestou a pessoas próximas uma preocupação com o que entendia ser um movimento precipitado, já que eventual contingenciamento só será decidido a partir de março, quando será publicada a primeira reavaliação de receitas e despesas.

Além disso, uma resposta desfavorável à consulta seria ruim para o governo.

Interlocutores do ministro disseram a ele que não havia justificativa para o governo enviar a consulta agora, uma vez que ela não deve ser julgada rapidamente pelo plenário do TCU.

Como mostrou a reportagem da Folha, o teor da consulta parte da premissa de que o mecanismo aprovado pelo Congresso é constitucional, pois blinda parte das despesas do alcance do contingenciamento -algo permitido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), na interpretação do governo.

Há, no entanto, o reconhecimento da existência de um conflito entre normas.

Enquanto a LDO diz que o bloqueio pode ser menor, a lei n.º 10.028, de 2000, diz que configura infração administrativa contra a lei de finanças públicas “deixar de expedir ato determinando limitação de empenho e movimentação financeira, nos casos e condições estabelecidos em lei”.

A consulta pede uma interpretação do TCU sobre o que fazer diante de duas regras que têm a mesma força dentro da hierarquia da legislação brasileira: uma que obriga a contingenciar e outra que limita o bloqueio.

“Não se afigura juridicamente possível que o cumprimento da lei [LDO] configure infração à lei”, diz o Planejamento na consulta.

O que o ministério pergunta ao tribunal de contas é se o “agente responsável” que promova um contingenciamento até a trava da LDO (ou seja, os R$ 25,9 bilhões) “pode ser considerado como tendo adotado as medidas de limitação de empenho e pagamento” –isto é, se a lei seria considerada cumprida e o gestor ficaria livre de punição.

A preocupação de resguardar os técnicos existe porque eventual infração administrativa é passível de punição pelo TCU, com cobrança de multa.

Por outro lado, obter o posicionamento da corte de contas também deve ser determinante para o debate em torno da flexibilização da meta fiscal, que segue vivo dentro do governo.

Se a orientação do TCU for desfavorável ao Executivo, no sentido de que é necessário bloquear um valor maior, a avaliação de uma ala do governo é de que isso tende a antecipar a rediscussão do alvo da política fiscal neste ano.

Na corte de contas, o ministro Jhonathan de Jesus deve ser o relator, uma vez que ele já é responsável por outra consulta sobre o mesmo tema, apresentada pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), que é vice-líder do governo na Câmara.

Mesmo com o envio da nova consulta, Pedro Paulo disse à Folha que Haddad o contatou nesta quarta-feira (31) pela manhã, preocupado com a consulta que o parlamentar fez ao TCU.

De acordo com o deputado, o ministro disse que, caso a resposta à consulta seja negativa, a meta acabará sendo alterada.

Contrário à flexibilização da meta, Pedro Paulo disse que o melhor caminho seria mudar a lei complementar do novo arcabouço, para pôr fim à controvérsia e garantir segurança jurídica. Ele se colocou à disposição da Fazenda para apresentar um projeto nesse sentido.

“Falei: ‘É risco para o senhor [Haddad] e o presidente Lula. Não preciso dizer que a oposição está só esperando o governo fazer um empenho descumprindo a lei'”, afirmou o deputado, em referência indireta ao que ocorreu no governo Dilma Rousseff (PT), cujas pedaladas fiscais se tornaram o pano de fundo para o processo de impeachment.

 

MANTER-SE ATIVO MESMO EM CASA BUSCANDO O BEM-ESTAR DIÁRIO É UM OBJETIVO MAIS ACESSÍVEL PARA A POPULAÇÃO

 

Alexandre Victor – Assessor do Cartão de TODOS

Conheça dicas fáceis de como ter uma rotina com hábitos mais saudáveis e seus benefícios para o corpo e mente

Com o avanço da tecnologia, manter-se ativo, mesmo em casa, buscando o bem-estar diário, tornou-se um objetivo mais acessível para a população

Em um mundo cada vez mais preocupado com a saúde e o bem-estar, iniciar 2024 com uma rotina que promova hábitos saudáveis tornou-se uma prioridade para muitos. A conscientização sobre a importância da prática regular de exercícios e de hábitos saudáveis para a saúde física e mental tem impulsionado a procura por soluções práticas que se adequem à rotina cada vez mais agitada das pessoas.

“Para driblar a escassez de tempo e falta de movimento no dia a dia, programas de treinos e aplicativos, cada vez mais, foram adaptados e criados especificamente para a dinâmica dos lares brasileiros, proporcionando orientação e suporte personalizado. Essa abordagem oferece uma solução prática e conveniente na palma da mão”. Destaca Roberth Resende, profissional de educação física e fundador do aplicativo Allp Home.

 Que tal começar hoje? Descubra agora dicas simples e adaptáveis a diversas rotinas, que prometem instaurar melhores hábitos e práticas para o corpo e mente:

Prática de exercícios e atividades físicas em casa

Um dos pontos cruciais para manter uma rotina saudável é a prática regular de exercícios físicos. No atual contexto, no qual a praticidade se torna essencial, opte por soluções que ofereçam uma experiência completa e personalizada para usuários de todos os níveis. Não se esqueça de estabelecer metas e objetivos periódicos para um melhor acompanhamento de resultados.

“Uma pesquisa conduzida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) concluiu que mais da metade da população raramente ou nunca praticam atividades físicas. Esse número alarmante traz à luz a questão da escassez de soluções que promovam a inclusão social por meio da saúde e fitness. O desenvolvimento do aplicativo Allp Home foi justamente desenhado para suprir essas necessidades de forma ampla e individualizada”, aponta Roberth.

Alimentação consciente

Pratique a alimentação consciente, dedicando tempo para saborear cada refeição. Evite comer em frente à TV ou ao computador, e concentre-se nos sabores e texturas dos alimentos, promovendo uma relação mais saudável com a comida.

Controle do tempo nas redes sociais

Em um cotidiano cada vez mais conectado, é fácil cair na armadilha da distração constante das redes sociais, especialmente ao passar mais tempo em casa. Estabeleça limites para o tempo dedicado a essas plataformas ao longo do dia. Evite o uso excessivo, principalmente antes de dormir, para preservar a qualidade e consistência do sono.

Momentos de lazer

Reserve tempo para momentos de lazer, seja assistindo a um filme, lendo um livro ou praticando o hobby favorito. Manter um equilíbrio entre trabalho e lazer é crucial para o bem-estar.

Hidratação adequada

O consumo regular de água é crucial para o bom funcionamento do corpo. Para ajudar no cumprimento das metas diárias, experimente se hidratar antes ou depois de atividades fixas em sua rotina, isso ajuda na memorização e criação do hábito.

Cuidado com a autoestima

Engana-se quem pensa que a boa autoestima não está intimamente ligada com o bem-estar. O autocuidado e a imagem que a pessoa tem de si mesma estão diretamente relacionados com a segurança nas relações pessoais, profissionais e em diversos aspectos da vida. Por isso, como aponta Roberth Resende, é tão importante investir tempo para cuidar de si mesmo. “Cada pessoa tem o seu objetivo específico para se sentir melhor, seja o emagrecimento, ganho de massa muscular, resistência física ou até mesmo ter a tão sonhada ‘barriga tanquinho’, o importante é se olhar no espelho e estar satisfeito. Quando desenvolvemos a Allp Home, pensamos em atender esses diferentes tipos de anseios, justamente porque entendemos que cada indivíduo é único”, explica o educador físico. 

Para contribuir com o acesso do público a uma rotina de hábitos mais saudáveis, o Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do país, que atende, atualmente, mais de 16 milhões de pessoas e a Allp Home,  plataforma de bem-estar e treinos em casa, acabam de lançar uma promoção que disponibiliza aos novos filiados do cartão seis meses de acesso ao aplicativo da Allp Home, além de oferecer a primeira mensalidade do cartão gratuita. “O propósito do Cartão de TODOS é melhorar a qualidade de vida da população, facilitando o acesso à saúde, educação e lazer, assim, com essa promoção damos mais um passo para oferecer um cuidado integral com o bem-estar físico e mental do público”, afirma Jean Kashi, Head de Branding Marketing do Cartão de TODOS.

A DISNEY NO PASSADO ERA MAIS CATIVANTE DO QUE A DISNEY ATUAL

André Charone é contador, professor universitário, Mestre em Negócios Internacionais pela Must University (Flórida-EUA), possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV (São Paulo – Brasil) e certificação internacional pela Universidade de Harvard (Massachusetts-EUA) e Disney Institute (Flórida-EUA).

O Brilho do Passado: A Era de Ouro da Disney

No passado, a Disney se destacava pela sua capacidade de criar experiências imersivas e narrativas cativantes que ressoavam com públicos de todas as idades. Seus parques temáticos não eram apenas coleções de atrações, mas mundos encantados onde cada detalhe contava uma história. No cinema, a Disney era conhecida por seus filmes inovadores que misturavam perfeitamente animação de qualidade, roteiros inteligentes e mensagens universais. Era uma era onde a criatividade e a conexão emocional com o público eram prioritárias.

No entanto, o presente não parece estar apontando para um futuro tão promissor assim para a empresa que, recentemente, completou 100 anos de atividades.

Desafios Contemporâneos: A Mudança dos Tempos

Hoje, a Disney enfrenta desafios significativos tanto nos parques temáticos quanto no cinema. Vamos ser honestos: os recentes filmes da Disney têm sido mais “O Que Aconteceu?” do que “Era Uma Vez”. Recentemente, a empresa registrou fracassos notáveis nas bilheterias com filmes como “Indiana Jones 5”, “As Marvels” e “Mundo Estranho”, sugerindo uma desconexão com as expectativas e desejos do público atual.

Nos parques, apesar dos investimentos em expansão e aprimoramento anunciados recentemente, há preocupações sobre a manutenção do charme e da qualidade que definiram a Disney. É importante considerar o fenômeno recente de “skimpflation” que tem sido reportado nos parques da Disney. Skimpflation é um termo que descreve a redução da qualidade de serviços e produtos oferecidos sem uma correspondente diminuição nos preços. Este fenômeno parece estar afetando a experiência dos visitantes nos parques da Disney.

Relatos recentes sugerem que a frequência aos parques da Disney tem caído substancialmente. Isso tem sido atribuído a diversos fatores, incluindo condições meteorológicas imprevisíveis, que têm afetado o número de visitantes. Fechamentos do parque devido a eventos climáticos extremos, como furacões, e o desconforto causado por ondas de calor também têm sido citados como razões para a queda na frequência​​.

Além disso, há queixas registradas no Better Business Bureau sobre problemas com serviços e produtos nos parques da Disney. Estas incluem questões com reembolsos, experiência de atendimento ao cliente insatisfatória e problemas com mercadorias enviadas. Estes relatos apontam para uma crescente insatisfação com o nível de serviço oferecido pela Disney, um contraste nítido com a reputação de excelência que a empresa construiu ao longo dos anos​​.

Portanto, ao revisitar as lições do passado da Disney, a empresa pode se beneficiar ao abordar esses problemas atuais, retornando ao seu foco em proporcionar experiências de alta qualidade e atendimento ao cliente excepcional. Isto implica em ouvir ativamente o feedback dos clientes e fazer ajustes para garantir que a magia e a excelência, que uma vez definiram a Disney, sejam restauradas e preservadas para as gerações futuras.

Lições do Passado: Reconectando com a Essência

Para a Disney reencontrar seu caminho mágico, ela pode se inspirar em seu próprio legado histórico. Vamos explorar algumas lições valiosas do passado da Disney, que podem ser particularmente relevantes hoje:

1.      A Arte da Contação de Histórias: A Disney de outrora era uma mestra na arte de contar histórias. Cada filme, cada atração do parque, cada personagem, tinha uma história envolvente que cativava o público. Esta habilidade de tecer narrativas emocionantes e memoráveis é algo que a Disney moderna poderia reviver, focando menos em agendas políticas e mais em boas histórias.

2.      Inovação com Propósito: A Disney sempre foi pioneira em inovação, mas no passado, cada nova tecnologia ou ideia tinha um propósito claro – enriquecer a experiência do público. Hoje, a inovação pela inovação pode levar a resultados impressionantes, mas sem alma. Relembrar esse equilíbrio entre inovação e propósito poderia ajudar a empresa a criar experiências mais profundas e gratificantes.

3.      Foco no Cliente, Não Apenas no Lucro: Em seus primeiros dias, a Disney era famosa por priorizar a experiência do cliente acima de tudo. Essa abordagem centrada no cliente criou uma base de fãs leais e apaixonados. Hoje, com o foco muitas vezes deslocado para os resultados financeiros no curto prazo, a Disney poderia se beneficiar ao reorientar sua atenção para a satisfação e engajamento do público.

4.      Preservando a Magia e o Encanto: A magia e o encanto sempre foram a essência da marca Disney. No entanto, em um esforço para permanecer contemporânea, relevante e atender a agendas políticas, a empresa às vezes pode se distanciar desses elementos centrais. Redescobrir e preservar a magia que fez da Disney o que é hoje pode ser a chave para reconectar com gerações de fãs.

5.      Respeito pela Tradição, Enquanto se Molda o Futuro: A Disney sempre soube como respeitar suas tradições enquanto moldava o futuro. Isso significa honrar seu legado e os clássicos que definiram a marca, ao mesmo tempo em que se adapta e evolui para atender às demandas e gostos atuais. Encontrar esse equilíbrio entre passado e presente pode ser crucial para o sucesso futuro.

6.      Cultura da Excelência: No auge, a Disney era sinônimo de excelência. Tudo, desde animações até parques temáticos, era feito com uma atenção meticulosa aos detalhes. Essa busca pela excelência é algo que a Disney poderia revitalizar para garantir que cada nova produção ou atração seja da mais alta qualidade.

Ao aplicar essas lições do passado, a Disney não só pode resolver os desafios atuais, mas também pavimentar o caminho para um futuro repleto de inovação, magia e histórias que continuem a encantar gerações.

Conclusão: Uma esperança que pode vir das lições do passado

Ao aprender com seu passado glorioso, a Disney tem a oportunidade de não apenas resolver seus desafios atuais, mas também de pavimentar o caminho para um futuro ainda mais brilhante. A chave está em combinar a inovação com a essência que sempre definiu a Disney: uma capacidade única de criar magia, contar histórias que tocam o coração e construir mundos que transportam o público para lugares de pura imaginação e alegria.

Afinal, a Disney nos ensinou que, com um pouco de imaginação e um toque de magia, tudo é possível. Então, quem sabe, com um pouco de esforço, a Disney de amanhã possa ser ainda mais mágica do que a de ontem. E, se tudo der certo, a próxima vez que dissermos “Era uma vez”, o final será “E eles viveram mágica e felizes para sempre”.

Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso

Junior Borneli, co-fundador do StartSe

Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)

Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor

Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).

É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.

Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.

Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.

De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.

Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.

Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.

Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.

É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.

É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.

O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.

Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.

DERROTA TAMBÉM ENSINA

Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.

No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.

Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.

Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.

É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.

                   O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?                  

Moysés Peruhype Carlech

Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.

Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?

Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?

Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.

A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente.  Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.

Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.

O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.

Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.

Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.

Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.

Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.

Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.

Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

 

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