domingo, 13 de outubro de 2024

GERAÇÃO Z É MENOS AMBICIOSA DO QUE AS ANTERIORES E T^M UM PERFIL MENOS WORKAHOLIC

Sabrina Bezerra – Jornalista StartSe

Relatório feito por site de carreiras analisa o que mudou no comportamento dos jovens no mercado de trabalho; Confira a lista de empresas preferidas

Foto: Break Em Films

A Geração Z ficou conhecida no mercado de trabalho por ser menos ambiciosa do que as anteriores, com um perfil menos workaholic e que busca mais equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Isso deu origem a uma série de movimentos corporativos, como quiet quitting e job hopping, classificando esses novos profissionais como a geração mais desafiadora de se liderar, segundo pesquisa feita com mil gerentes nos Estados Unidos. O impacto também pode ser percebido na hora de atrair esses talentos.

Um novo relatório feito pelo Handshake, site de carreiras focado nesse público, revela que a Geração Z está sim mais preocupada na escolha das empresas onde querem trabalhar. Mas o que realmente surpreende é que, entre as companhias mais desejadas pelos jovens profissionais, nenhuma delas é do setor de tecnologia.


O que a geração Z busca no trabalho em 2023?

Agora, em 2023, a Geração Z busca por mais estabilidade e um bom salário. Isso por causa do aumento dos desafios macroeconômicos e das demissões em massa. 

Em comparação ao ano passado: se antes a Geração Z não priorizava a marca da empresa como um fator relevante na busca de emprego, agora a história é outra. 

“[A Geração Z] Ajustou suas prioridades em resposta a demissões e incerteza econômica. Ela está mais aberta a encontrar emprego em diferentes setores e lugares”, diz a pesquisa.

De acordo com as informações do estudo, resumindo, a geração está disposta a flexibilizar outros requisitos, que até então eram inegociáveis: desde a marca da empresa, a taxa de crescimento até opções de trabalho remoto.

  • 47% se candidatam a mais empregos com base nas notícias sobre a economia
  • 36% busca emprego nas mais diferentes indústrias, empresas e funções
  • 71% estão dispostos a se mudar para uma cidade diferente para a oportunidade de trabalho certa

Quatro jovens descolados sentados (Fonte: Getty Images)

Quais são as empresas onde Geração Z gostaria de trabalhar?

Segundo a pesquisa do Handshake, essas são as 10 principais empresas que tiveram o crescimento mais rápido no interesse de pesquisa da plataforma:

1 – Raytheon

Empresa aeroespacial e de defesa multinacional americano

O interesse em trabalhar na companhia aumentou 209% em comparação com o ano anterior.

2 – Nike

Empresa de acessórios, calçados e roupas

O interesse de pesquisa aumentou 103% em comparação com o ano anterior.

3 – Toyota

Fabricante de veículos

O interesse em trabalhar na companhia aumentou 101% em comparação com o ano anterior.

4 – Lockheed Martin

Fabricante de produtos aeroespaciais

O interesse de pesquisa aumentou em 92% em comparação com o ano anterior.

5 – Chevron

Grande empresa mundial do ramo energético, especialmente petrolífero

O interesse de pesquisa aumentou em 72% em comparação com o ano anterior.

6 – Capital One

Empresa de serviços financeiros

O interesse de pesquisa aumentou em 64% em comparação com o ano anterior.

7 – Morgan Stanley

Serviços financeiros

O interesse de pesquisa aumentou em 60% em comparação com o ano anterior.

8 – Boeing

Multinacional de desenvolvimento aeroespacial

O interesse de pesquisa aumentou em 56% em comparação com o ano anterior.

9 – Bank of America

Um dos maiores bancos dos Estados Unidos

O interesse de pesquisa aumentou em 42% em comparação com o ano anterior.

10 – NASA

Agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial

O interesse de pesquisa aumentou em 29% em comparação com o ano anterior.

Sobre a pesquisa da Handshake 

O último relatório feito pelo site de carreiras para universitários e recém-graduados analisou o tráfego de pesquisa na plataforma no último ano e entrevistou 954 alunos da turma de 2023.

Por que importa?

É importante entender sobre o comportamento da Geração Z em relação ao mercado de trabalho porque são as pessoas que farão parte da sua rotina de trabalho e vão construir o futuro da sua empresa. Assim, compreenda o que essa geração pensa, como age e como ela avalia sobre as marcas que gostariam de trabalhar. Conhecer as preferências dessa geração é essencial para atrair e reter talentos de qualidade para a sua equipe e usar sua experiência para fomentar a inovação no negócio.

Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso

Junior Borneli, co-fundador do StartSe

Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)

Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor

Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).

É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.

Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.

Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.

De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.

Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.

Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.

Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.

É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.

É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.

O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.

Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.

DERROTA TAMBÉM ENSINA

Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.

No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.

Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.

Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.

É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.

                   O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?                   

Moysés Peruhype Carlech

Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.

Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?

Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?

Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.

A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente.  Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.

Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.

O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.

Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.

Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.

Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.

Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.

Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.

Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

 

sábado, 12 de outubro de 2024

GOVERNO LULA CULPADO PELO AUMENTO NAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA

 

Jetss

O Relatório 2024 da Base de Dados de Emissões para Pesquisas Atmosféricas Globais mostra que, entre os grandes poluidores, apenas China, Índia, Rússia e Brasil registraram aumento nas emissões em comparação a 2022.
O Brasil emitiu 1,7 milhão de toneladas de CO2 a mais em 2023, o que representa um aumento de 0,1%.
A China continua sendo o maior poluidor global, responsável por 30,1% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, com um aumento de 5,2% em 2023.

O Relatório 2024 da Base de Dados de Emissões para Pesquisas Atmosféricas Globais mostra que, entre os grandes poluidores, apenas China, Índia, Rússia e Brasil registraram aumento nas emissões em comparação a 2022.©EDGAR

Um relatório do principal órgão da União Europeia responsável por monitorar a emissão de gases de efeito estufa (GHG) revelou um aumento na poluição no Brasil entre 2022, último ano do governo Bolsonaro, e 2023, primeiro ano do governo Lula (PT) e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O Relatório 2024 da Base de Dados de Emissões para Pesquisas Atmosféricas Globais (EDGAR) mostra que, entre os grandes poluidores, apenas China, Índia, Rússia e Brasil registraram aumento nas emissões em comparação a 2022.

O Brasil emitiu 1,7 milhão de toneladas de CO2 (ou gases GHG equivalentes) a mais em 2023, o que representa um aumento de 0,1%.

A China continua sendo o maior poluidor global, responsável por 30,1% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, com um aumento de 5,2% em 2023.

Embora esteja entre os grandes emissores, o Brasil é o país que menos polui, respondendo por 2,5% do total de emissões globais, seguido pela Indonésia, com 2,3%.

Por outro lado, os Estados Unidos (-1,4%) e a União Europeia, excluindo o Reino Unido (-7,5%), conseguiram reduzir suas emissões em 2023, mantendo-se como o segundo e terceiro maiores poluidores globais.

ESTADOS UNIDOS INVESTIGAM COMPRA DE CAÇAS GRIPEN DA SAAB PELO BRASIL

 

História de Redação – IstoÉ Dinheiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “intromissão” o pedido de informação feito pelos Estados Unidos à Saab, fabricante de aviões, sobre a compra dos caças Gripen pelo Brasil, em 2014.

“Eu sinceramente acho que um pedido de informação dos Estados Unidos é intromissão em uma coisa de outro país. É descabida essa informação. Não sei qual é a informação que eles estão pedindo, também não quero fazer julgamento precipitado, mas não tem sentido pedir informação de um avião que o Brasil comprou”, disse o presidente em entrevista à Rádio O Povo/CBN de Fortaleza nesta sexta-feira,11.

A sueca Saab, fabricante da aeronave, informou na quinta-feira, 10, que foi intimada pelo Departamento de Justiça dos EUA a fornecer informações sobre a venda dos 36 caças em um contrato avaliado em US$ 4,5 bilhões (R$26 bilhões em valores atuais), considerada a maior aquisição militar da América Latina. A empresa afirmou que cooperará com as autoridades americanas e fornecerá as informações requisitadas.

“Autoridades brasileiras e suecas já investigaram partes do processo de aquisição dos caças. As investigações foram encerradas sem indicar qualquer irregularidade por parte da Saab”, diz o comunicado.

O edital para a compra dos caças foi lançado em 2006, durante do governo do petista. Além da Saab, participaram da licitação a americana Boeing e a francesa Dassault. O processo, no entanto, foi concluído apenas em 2014, no final do primeiro mandato da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Em 2016, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou Lula por suspeita de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e associação criminosa no contexto das investigações da Operação Zelotes, relacionadas à contratação dos caças.

De acordo com o MPF, o ex-presidente teria participado de um esquema que prometia influenciar o governo para beneficiar determinadas empresas. A denúncia também apontava que a compra das aeronaves e a prorrogação de incentivos fiscais a montadoras teriam sido realizadas em troca de R$ 2,5 milhões, supostamente repassados a seu filho, Luis Cláudio Lula da Silva.

O caso não chegou a ter o mérito julgado pela Justiça Federal, pois a ação foi trancada pelo então ministro do Supremo Tribunal Federal e hoje chefe da pasta de Justiça e Segurança Pública do governo de Lula, Ricardo Lewandowski.

Ele alegou parcialidade dos procuradores envolvidos e citou trocas de mensagens que vieram à tona após o hackeamento dos celulares de membros da força-tarefa da Lava Jato. Para o magistrado, as comunicações mostravam que até mesmo os procuradores consideravam frágeis as acusações contra Lula, que sempre negou envolvimento no caso.

Lewandowski voltou a decidir sobre o assunto em fevereiro de 2023, encerrando definitivamente a ação contra o presidente. Na mesma decisão, ele trancou processos relacionados a doações da Odebrecht ao Instituto Lula, bem como a compra de um terreno para a sede do instituto e de um apartamento em São Bernardo do Campo.

O ministro justificou que as provas apresentadas eram inválidas e carentes de embasamento suficiente. “Não há justa causa para que esses processos continuem tramitando, sob risco de evidente constrangimento ilegal imposto ao reclamante (Lula)”, registrou.

Como são os caças Gripen

O F-39 Gripen E/F atinge uma velocidade máxima de 2.400 km/h, quase o dobro da velocidade do som (1.234 km/h em condições normais), o que permite percorrer a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro em apenas 12 minutos.

A aeronave pode transportar até 7,2 toneladas de armamentos. Entre eles, destaca-se o míssil Meteor, capaz de atingir alvos a até 200 km de distância, e o Iris-T, utilizado para alvos a até 30 km.

Além da alta velocidade, o teto máximo do F-39 é de 16.000 metros acima do nível do mar. Em comparação, o quadrimotor Airbus A380, reconhecido pela performance em voos comerciais de grandes distâncias, pode alcançar 15.700.

A autonomia da aeronave varia. Equipada com armamentos, ela pode alcançar até 1.100 quilômetros, o equivalente à distância entre Anápolis (GO), onde os caças estão estacionados no 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA) e Salvador, na Bahia. Com o caça vazio, a distância máxima é de 4 mil quilômetros, equivalente a distância de Anápolis até o Panamá, na América Central.

O Gripen tem a capacidade de detectar os alvos de superfície e terrestre ao mesmo tempo, usando todos os sensores disponíveis da aeronave. As informações desses sensores são apresentadas de forma clara em um display moderno, que é sensível ao toque e apresenta os principais dados de voo.

Outro destaque é o sistema de criptografia que permite a comunicação sigilosa entre os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), garantindo o compartilhamento seguro de informações sobre os alvos.

As primeiras unidades entraram em operação na FAB em 2022 e o contrato prevê a aquisição de 40 aeronaves no total, após a inclusão de quatro unidades adicionais em 2022. A montagem dos caças será realizada pela Saab em parceria com a Embraer, em uma linha de produção inaugurada em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, no ano passado.

CINZAS DO PANTANAL VÃO PARAR NO PARLAMENTO EUROPEU

 

História de Juliana Domingos de Lima – Jornal Estadão

A eurodeputada Anja Hazekamp exibiu cinzas retiradas do Pantanal brasileiro durante uma sessão plenária realizada no Parlamento Europeu nesta quinta-feira, 10, em Estrasburgo, na França. As cinzas são da Terra Indígena Kadiwéu, localizada em Porto Murtinho (MS).

Eurodeputada Anja Hazekamp discursa mostrando cinzas do Pantanal em sessão plenária de 10 de outubro Foto: Reprodução/Parlamento Europeu

Eurodeputada Anja Hazekamp discursa mostrando cinzas do Pantanal em sessão plenária de 10 de outubro Foto: Reprodução/Parlamento Europeu

Na sessão, que tratava das “consequências dos incêndios florestais devastadores na Amazônia e a importância do bioma para as mudanças climáticas”, a representante dos Países Baixos fez um pronunciamento de cerca de dois minutos.

Em sua fala, chamou atenção para os incêndios florestais e o desmatamento nos biomas da América do Sul – citando a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal – que são impulsionados pelas relações comerciais da Europa com a América do Sul, segundo afirmou a parlamentar.

“Na Europa, somos cúmplices da destruição em massa dessas florestas, savanas e pântanos frágeis e vitais. A principal causa desses incêndios é o desmatamento implacável para que os agricultores possam dar lugar ao gado, que se torna carne e acaba no nosso prato”, disse.

Integrante do Parlamento Europeu desde 2014, Hazekamp é bióloga, defensora dos animais e representa o Partido Holandês pelos Animais.

Ela também criticou o adiamento da regulamentação da lei europeia antidesmatamento (EUDR), “claramente destinado a permitir o fechamento do controverso acordo com o Mercosul” e que significará “a importação de ainda mais carne e ração e vai levar a um desmatamento ainda maior”, segundo ela.

No início de outubro, a Comissão Europeia pediu ao Parlamento e ao Conselho Europeu o adiamento de um ano da entrada em vigor da lei que proíbe a entrada no bloco de commodities de áreas desmatadas. A nova lei passaria a valer em 30 de dezembro deste ano, mas com o adiamento fica para dezembro de 2025.

Com o recipiente contendo cinzas do Pantanal em mãos, a eurodeputada ambientalista fez um apelo ao presidente da comissão para parar de importar produtos relacionados ao desmatamento e pôr fim às negociações do acordo entre UE e Mercosul, cobrando medidas pela proteção da Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Mais de 60% de terra indígena foi queimada

Em 2024, 2,3 milhões de hectares do Pantanal já foram consumidos pelas chamas, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ). O número equivale a quase 16% do bioma.

Mais de 350.000 hectares de terras indígenas situadas no Pantanal já queimaram neste ano. A Terra Indígena Kadiwéu, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, é a maior fora da Amazônia e teve cerca de 63% de sua área devastada pelo fogo, segundo os números do Lasa/UFRJ.

As cinzas que chegaram a Estrasburgo foram coletadas por um brigadista indígena na Aldeia Tomázia em 13 de setembro e entregues a líderes europeus pela organização Environmental Justice Foundation (EJF).

Brigadista coleta cinzas na Aldeia Tomázia, da TI Kadiwéu em Mato Grosso do Sul. Foto: Environmental Justice Foundation/Divulgação

Brigadista coleta cinzas na Aldeia Tomázia, da TI Kadiwéu em Mato Grosso do Sul. Foto: Environmental Justice Foundation/Divulgação

A entrega foi feita por Luciana Leite, defensora da biodiversidade e do clima na EJF, que esteve em Bruxelas no mês passado com o objetivo de chamar a atenção internacional para a situação do ecossistema no Brasil:

“O Pantanal é a maior área úmida tropical do mundo, e sua contribuição para a regulação climática beneficia a humanidade como um todo. Comprometer-se com a sua preservação fortalece o compromisso urgente que devemos ter com o enfrentamento às mudanças no clima no mundo, mas também com a sobrevivência das comunidades e povos tradicionais e indígenas que vivem nesse ecossistema único”, disse.

CANDIDATOS DA DIREITA QUE SOBRESSAIRAM NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

História de Rayanderson Guerra – Jornal Estadão

RIO – Inelegível para as eleições de 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vê emergir nomes de antigos aliados e novas figuras da direita como potenciais alternativas a seu nome no campo conservador e da direita no País. A disputa municipal fortaleceu a influência de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, dentro do PL – partido do ex-presidente – e revelou que os eleitores bolsonaristas podem encontrar em outsiders como Pablo Marçal (PRTB) um discurso tão extremista quanto o pregado pelo capitão reformado do Exército.

Apesar da derrota no Rio de Janeiro, berço do bolsonarismo, o PL de Bolsonaro avançou nas grandes cidades. Nas 103 com mais de 200 mil eleitores, a sigla teve o melhor desempenho, com 10 prefeitos. Nas capitais, lidera o ranking de vereadores, seguido por PSD, PP, MDB e União Brasil. No Nordeste, tradicional cinturão vermelho, o PL superou o PT nas principais cidades da região.

Em São Paulo, Tarcísio de Freitas, que já despontava como sucessor natural de Bolsonaro para a disputa presidencial de 2026, ganhou terreno. O apoio do chefe do Executivo paulista foi considerado essencial para que Ricardo Nunes (MDB) fosse ao segundo turno contra Guilherme Boulos (PSOL) na capital do Estado.

Ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do governador Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro e Silas Malafaia no ato do Sete de Setembro em São Paulo. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do governador Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro e Silas Malafaia no ato do Sete de Setembro em São Paulo. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Na reta final da campanha, Tarcísio se dedicou integralmente à campanha do prefeito, candidato à reeleição. A campanha de Nunes acendeu o sinal de alerta após pesquisas indicarem uma tendência de crescimento de Marçal, impulsionada pela migração de eleitores bolsonaristas da candidatura do prefeito.

O nome do governador já é tratado pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, como o “número 1 da fila” que o partido deve apoiar na disputa de 2026 para o Planalto. Em entrevista à GloboNews o cacique do PL reforçou que o ex-presidente é “o melhor nome” da legenda, mas que Tarcísio deve assumir o posto de favorito diante da inelegibilidade de Bolsonaro.

“Eu acho que o Bolsonaro ainda vai ser candidato. Quando o Lula estava preso vocês achavam que ele ia ser candidato? Ninguém achava no Brasil. Mas eu acho que vai ter uma saída (pro Bolsonaro). Acho que vai ter uma saída para isso. A gente vai botar para votar a anistia. O candidato nosso é o Bolsonaro, seria o melhor para nós. Mas o número 1 da fila é o Tarcísio”, declarou o cacique na sexta-feira, 11.

Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas em coletiva após o resultado do primeiro turno em São Paulo. Foto: ALEX SILVA/ESTADAO

Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas em coletiva após o resultado do primeiro turno em São Paulo. Foto: ALEX SILVA/ESTADAO

Espólio de Marçal

A principal ameaça ao bolsonarismo nas eleições municipais deste ano ficou por conta do candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal. O ex-coach aglutinou eleitores do ex-presidente insatisfeitos com a gestão Nunes e abriu brecha para um disputa de narrativa entre os apoiadores de Bolsonaro.

A relação entre Marçal e o clã Bolsonaro foi marcada por tensões e elogios de ambas as partes durante a corrida eleitoral. Após a derrota do integrante do PRTB no primeiro turno das eleições municipais e o anúncio do ex-coach sobre uma possível candidatura aos cargos do Executivo em 2026, expoentes do bolsonarismo ligaram um alerta a respeito do futuro do influenciador e do ex-presidente.

Pablo Marçal vota descalço a alguns minutos de encerrar o prazo para o fechamento da seção eleitoral em escola no bairro de Moema. Foto: WERTHER SANTANA

Pablo Marçal vota descalço a alguns minutos de encerrar o prazo para o fechamento da seção eleitoral em escola no bairro de Moema. Foto: WERTHER SANTANA

Como mostrou o Estadão, interlocutores de dois grupos demonstraram certa preocupação com o desgaste do capital político do antigo líder do Executivo na capital paulista, e chegaram a defender uma reaproximação entre Bolsonaro e Marçal. Uma possibilidade reduzida após Marçal dizer em uma live na terça-feira, 8, que espera por um pedido de desculpas de Bolsonaro, do pastor Silas Malafaia, do governador Tarcísio de Freitas , do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do atual prefeito, a quem anunciou que não irá apoiar no segundo turno contra Boulos. “Se não engolir o vômito vai ficar sem meu apoio”, afirmou Marçal.

A eleição em São Paulo, que terminou com uma acirrada disputa entre três candidatos por duas vagas no segundo turno, refletiu cenários nacionais que indicam um enfraquecimento das duas principais lideranças do País: o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro enfrenta uma clara ameaça com o fortalecimento de Pablo Marçal, de acordo cientista político Renato Dorgan, CEO do instituto Travessia, em entrevista ao Estadão.

Relação estremecida com Caiado

Outro aliado que vive um relação estremecida com Bolsonaro e que saiu fortalecido das urnas foi o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). O apoio do Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, contribuiu para a eleição de 210 prefeitos em um Estado que tem 246 municípios. As estimativas são do próprio governo. Mas os resultados em duas das três maiores cidades de Goiás, incluindo a joia da coroa, a capital Goiânia, podem ofuscar a vitória do governador que ostenta o título de mais bem avaliado do País, com 75% de aprovação, segundo pesquisa AtlasIntel publicada em agosto.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente Jair Bolsonaro (08/11/2019) Foto: Isac Nóbrega/PR

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente Jair Bolsonaro (08/11/2019) Foto: Isac Nóbrega/PR© Fornecido por Estadão

O parlamentar é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que demarcou a diferença entre a direita de Caiado e a que ele representa ao chamar o governador de “covarde” pela atuação na pandemia. O resultado do primeiro turno na capital de Goiás, no entanto, foi um baque para o caiadismo. Diferentemente do que indicavam todas as pesquisas de intenção de voto divulgas até o último sábado, 5, o primeiro colocado na etapa inicial da disputa foi o deputado estadual Fred Rodrigues (PL), com 31% dos votos.

Centrão mantém domínio

O União Brasil e o PL ganharam quase metade das prefeituras dos 100 municípios mais ricos do agronegócio do País. Os partidos venceram em 47 cidades com maior Valor da Produção Agrícola (VBP) nacional. O União venceu em 25, ou um quarto do total, e o PL levou a vitória em 22. Os números reiteram a predominância da centro-direita nos municípios agrícolas e o alinhamento de líderes e entidades do setor produtivo ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Juntos, estes municípios concentram 16% do VBP nacional, somando R$ 130,405 bilhões do total de R$ 814,508 bilhões.

Das 26 capitais em disputa, candidatos apoiados por Bolsonaro foram eleitos ou estão no segundo turno em 17, em contraste com 7 apoiados por Lula.

O Centrão foi o grande vencedor. O PSD superou o MDB em sua estratégia de capilarização municipal e levou 870 prefeituras, seguido pelo próprio MDB (845), o PP (743), o União Brasil (578), o PL (510) e o Republicanos (430) – todos partidos que transitam do centro à direita.

 

MUITOS POLICIAIS FORAM ELEITOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESSE ANO

 

História de Matheus Gouvea de Andrade – DW Brasil

Primeiro turno municipal terminou com 856 agentes de segurança eleitos – maior número número da história recente. Especialistas apontam que resultado consolida “policialismo” na política e advertem para riscos.

O que está por trás do número recorde de policiais eleitos em 2024?

O que está por trás do número recorde de policiais eleitos em 2024?© SILVIO AVILA/AFP/Getty Images

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 terminou com o maior número de prefeitos eleitos oriundos de forças de segurança da história recente. Foram 52 prefeitos eleitos em 2024 contra 45 em 2020.

Ao todo, 856 agentes foram eleitos para todos os cargos – 759 vereadores, 52 prefeitos e 45 vice-prefeitos. É o maior número desde o ínicio da série histórica, em 2012.

Em 2024, foram quase sete mil candidatos com histórico de passagem por instituições como a Polícia Militar e Civil e as Forças Armadas, que usaram termos como “sargento”, “capitão” e “delegado” junto a seus nomes nas urnas. O movimento consolida o chamado “policialismo” na política brasileira, e preocupa especialistas por possíveis reflexos na segurança pública.

O levantamento foi elaborado pelo Instituto Sou da Paz. O número pode aumentar depois do segundo turno, já que algumas cidades como São Paulo, Manaus e Belém contam com candidatos a prefeito e vice-prefeito com origem na segurança pública ainda na disputa.

“Há a consolidação do que chamamos de policialismo, que tem em uma de suas características a participação eleitoral de agentes da segurança pública”, afirma Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. Segundo ela, há um padrão que vem se repetindo nas últimas eleições, com aproximadamente 1,5% das candidaturas sendo oriundas das forças de segurança.

“Os partidos são predominantemente de direita, o que mostra que esse espectro político entendeu como usar a agenda da segurança pública. É uma agenda que se baseia no medo e em um discurso beligerante”, afirma a diretora, indicando que são candidatos que se “baseiam mais na violência policial do que no planejamento para a segurança pública”. Por outro lado, há “um vazio no campo progressista, com poucos candidatos deste espectro político”, indica.

O Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro é o que teve mais candidaturas com essas características e maior número de eleitos, com um porcentual de quase 20%. Em seguida, aparecem Progressistas, Republicanos, MDB, PSD, União Brasil e Podemos.

Apesar de muitos temas abordados na campanha não serem de atribuição direta dos municípios, Roberto Uchôa, policial e conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, avalia que o movimento faz parte de uma presença cada vez maior da segurança municipal no debate público.

Ele destaca que o tema é especialmente forte em grandes cidades, nas quais a segurança pública é vista como o principal problema. “Mesmo com a queda nos índices de homicídios registradas nos últimos anos, não se sente melhora na sensação de segurança”, afirma.

Na visão de Uchôa, as candidaturas municipais, especialmente para o Legislativo, não são o “objetivo final” para muitos, já que se trata de um “primeiro passo” para ocupar posições maiores. Ele avalia que se trata de uma forma de acumular capital político, e lembra que muitos policiais vêm ocupando funções no Executivo, como as secretarias municipais e estaduais de segurança.

Em número proporcional, o Rio de Janeiro foi estado com mais candidaturas de agentes das forças de segurança em 2024: 3,48% do total de candidatos

Em número proporcional, o Rio de Janeiro foi estado com mais candidaturas de agentes das forças de segurança em 2024: 3,48% do total de candidatos© Jose Lucena/TheNews2/IMAGO

Forte presença nas redes

Parte importante dos eleitos teve amplo apoio das redes sociais, como o Sargento Nantes, quarto vereador mais votado em São Paulo. No Instagram, ele acumula 600 mil seguidores, e frequentemente publica conteúdos controversos.

A presença na rede ajuda a explicar como Nantes conseguiu a média de gasto mais barata entre os vereadores eleitos em São Paulo, gastando apenas R$ 2,89 por voto. Perfil semelhante tem o Sargento Salazar, vereador mais votado em Manaus, que mistura memes e perseguições a “maconheiros” para seus mais de 600 mil seguidores na mesma rede social.

A presença virtual é alvo de preocupação, e muitos órgãos limitaram o uso das redes sociais por agentes. Em 2023, a confissão extrajudicial de uma mulher condenada pela morte do marido foi anulada no Superior Tribunal de Justiça (STJ) após defesa apresentar trecho de um podcast no qual uma policial civil revelou detalhes do método utilizado para extrair a confissão.

“Existem polícias que baixaram resoluções regulando as redes sociais, já que é um risco a partir da espetacularização da violência e das ações policiais. Existem pessoas que estão trabalhando como policiais e que ganham dinheiro usando as redes sociais”, aponta Ricardo. Um caso notório foi do Delegado da Cunha, que foi investigado pelos lucros que teria obtido monetizando um canal no Youtube no qual apresentava operações. Atualmente, da Cunha é deputado federal.

Riscos e enfraquecimento do debate

Com o avanço do movimento, “há o aumento de uma visão que recorre à violência policial e se baseia pouco em evidência. É uma lição linha dura, que não funciona para a segurança”, avalia Ricardo. Uchôa concorda, destacando um fenômeno que ocorre em uma série de cidades que visa mudar o perfil das guardas municipais, transformando-as em “réplicas da Polícia Militar”.

“Há o risco de estas forças perderem o caráter civil e aumentarem a militarização. Houve a possibilidade de ser algo mais próximo da população, mas estamos no caminho de criar outra PM”, avalia. Entre os exemplos, o analista cita a tentativa no Rio de Janeiro de criar um grupo de elite armado dentro da Guarda Municipal carioca.

Parte dos reflexos foi quantificada por Lucas Martins Novaes, professor associado do Insper e autor do estudo A violência da política de lei e ordem: o caso dos candidatos da aplicação da lei no Brasil. Com base em sua pesquisa, ele afirma à DW que quando um município elege um “vereador lei e ordem” que também é policial, há um aumento no número de homicídios.

Com base em sua pesquisa, ele avalia que discursos que incluem promessas de “bandido bom é bandido morto” potencialmente aumentam o número de homicídios, já que os candidatos policiais têm maiores razões eleitorais para “incentivar seus colegas para serem mais violentos”. O estudo apontou um aumento de até 14 homicídios a cada 100 mil habitantes em municípios com maior eleição de candidatos com este perfil

Há ainda o risco do conflito de interesses, com uso da segurança pública para fins privados e partidários, destaca Ricardo. “É muito grave, pois se trata da política de força do Estado”.

Uchôa também vê potencial para fragilização do espaço democrático. “Quando você coloca pessoas acostumadas a outro tipo de ambiente em um lugar em que o debate é o padrão, é preocupante”, observa. Em sua visão, a estrutura hierarquizada das polícias muitas das vezes é reproduzida pelos eleitos nos ambientes políticos, o que acaba limitando a busca por consensos. “Tem gente que diz: ‘se a proposta veio de esquerdista, não vou aprovar’”, observa.Policiais no Complexo da Maré no Rio de Janeiro. Avanço de políticos oriundos de forças de segurança na política tem riscos, avaliam especialistas

Policiais no Complexo da Maré no Rio de Janeiro. Avanço de políticos oriundos de forças de segurança na política tem riscos, avaliam especialistas© Buda Mendes/Getty Images

Limitar candidaturas?

O projeto de lei do Novo Código Eleitoral (PLP 112/21) pretende colocar um freio nas candidaturas de policiais e militares. A ideia do relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI), é estabelecer uma quarentena de quatro anos para que estas pessoas possam disputar cargos públicos eletivos.

“Todas as categorias profissionais devem ter direito de se candidatar. E, afinal, os policiais tem algum conhecimento da segurança pública”, afirma Ricardo. Por outro lado, diante do atual quadro, a diretora avalia que uma quarentena de ao menos dois anos seria adequada para mudar limitar os conflitos de interesses.

Uchôa também acredita que alguma limitação deveria ser estabelecida, mas é extremamente cético quanto a mudanças diante da configuração atual no Congresso, no qual a chamada “bancada da bala” tem grande força legislativa.

Na visão dele, “foi um equívoco permitir a politização das forças de segurança”. Neste momento, com a proliferação de agentes obtendo êxito no campo político, a avaliação do especialista é a de que cada vez mais candidatos vindos deste meio se sentirão impulsionados a seguir o mesmo rumo. “Quando se observa colegas se dando bem nesse meio, você acaba sendo estimulado”, resume.

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

 

UOL Educação


Nicho de Nossa Senhora Aparecida, no oratório com mosaicos de ouro que guarda a imagem original de 39 centímetros, encontrada no rio Paraíba do Sul, em 1717.
Nicho de Nossa Senhora Aparecida, no oratório com mosaicos de ouro que guarda a imagem original de 39 centímetros, encontrada no rio Paraíba do Sul, em 1717. Imagem: Thiago Leon / Divulgação

O dia 12 de outubro é uma data emblemática no calendário brasileiro, marcado pela celebração de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Esse dia é especial não apenas pela fé e devoção que movimenta milhares de fiéis, mas também pela história que o envolve. Vamos entender por que essa data foi escolhida para honrar a santa a seguir.
A descoberta de Nossa Senhora Aparecida

A origem da devoção a Nossa Senhora Aparecida remonta a outubro de 1717, quando três pescadores – João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia – enfrentavam dificuldades para encontrar peixes no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Durante suas tentativas, eles encontraram uma imagem sacra de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Mais tarde, ao lançar novamente as redes, pescaram a cabeça da imagem, completando a estátua.

Após esse acontecimento, os pescadores testemunharam o que foi considerado um milagre: suas redes se encheram de peixes, mesmo em um dia de pesca escassa. Esse episódio ficou conhecido como o “Milagre dos Peixes” e marcou o início da veneração popular à santa.
A escolha do 12 de outubro

Embora a descoberta da imagem tenha ocorrido em uma data imprecisa na segunda quinzena de outubro de 1717, o dia 12 de outubro foi escolhido por vários motivos históricos e religiosos.

Proclamação da Padroeira do Brasil. Nossa Senhora Aparecida foi declarada padroeira do Brasil em 1930 pelo Papa Pio XI, e a partir dessa data, sua festa foi oficialmente reconhecida.

Coincidências históricas. O 12 de outubro também coincide com a data em que Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492. Além disso, a maternidade divina de Maria era celebrada em 11 de outubro no calendário romano antigo. Essas coincidências influenciaram a escolha da data.

Outros eventos históricos. No Brasil, o 12 de outubro também marca a aclamação de Dom Pedro I como imperador, em 1822, e a inauguração da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 1931.

O reconhecimento do feriado

Em 1980, o então presidente João Figueiredo sancionou a lei 6.802, que oficializou o 12 de outubro como feriado nacional. A lei reforçou a importância de Nossa Senhora Aparecida para a identidade e a cultura religiosa brasileira, estabelecendo um dia de celebração em todo o país.
A devoção popular

Desde sua descoberta, a devoção a Nossa Senhora Aparecida cresceu de forma espontânea. Milagres atribuídos à sua intercessão, como a libertação do escravizado Zacarias, ajudaram a difundir sua importância entre as comunidades. A santa tornou-se um símbolo de esperança e fé para milhões de brasileiros.

Oração a Nossa Senhora Aparecida

“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!”.

A CADA DIA ME DOU CONTA DE QUE MEU MAIOR OBSTÁCULO SOU EU MESMO

Mauro Falcão – Escritor brasileiro

A cada dia me dou conta de que meu maior obstáculo sou eu mesmo. A desconstrução daquilo que penso ser talvez seja o portal para a ação da Providência Divina. Não é a elevação o desafio mais árduo, mas sim a difícil tarefa de nos olharmos com sinceridade e compreender quem realmente somos, desmantelando os alicerces corroídos pelos vícios e ilusões que carregamos e formam a nossa identidade.

Começo a entender que o melhor de mim não está em mim isoladamente, mas se reflete nas pessoas ao meu redor, no olhar alheio que me devolve uma nova perspectiva de quem devo ser. A cura das minhas feridas espirituais parece se encontrar na benevolência que preciso desenvolver com mais intensidade. Quanto mais eu aprendo a amar, mais descubro que esse sentimento é o sustentáculo da minha jornada, a escada que me conduz, degrau por degrau, a uma conexão maior com o Supremo. 

Ofender o outro é, na verdade, uma autoagressão, pois somos todos interligados no tecido da existência. Cada ofensa ergue barreiras, me afastando das promessas de Cristo, que nos chama a fraternidade. “Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor” (João 4:8). Esse princípio filosófico ressoa como um lembrete de que o bem-querer é a essência de tudo, a única via pela qual nos aproximamos verdadeiramente do Criador. 

A consagração ao outro, então, não é apenas um gesto altruísta, mas um ato de descoberta de si mesmo, um retorno ao nosso ser mais autêntico. Na medida em que nos despimos das ilusões do ego, abrimos espaço para que a afeição e a verdade, como potências universais, possam reformular nossa existência. É nesse gesto, aparentemente simples, que percebo a verdadeira ascensão espiritual.

Desconstruir-me, portanto, é mais do que um ato de mudança; é um ato de abertura. Ao romper com as antigas estruturas do egoísmo e do orgulho, crio espaço para que o amor, em sua forma mais pura, preencha minha vida. E só então, nessa reconstrução silenciosa e contínua, sinto que estou caminhando rumo ao que é divino, ao que é eterno.

DESCONSTRUINDO-ME!

Mauro Falcão – Escritor brasileiro

A cada dia me dou conta de que meu maior obstáculo sou eu mesmo. A desconstrução daquilo que penso ser talvez seja o portal para a ação da Providência Divina. Não é a elevação o desafio mais árduo, mas sim a difícil tarefa de nos olharmos com sinceridade e compreender quem realmente somos, desmantelando os alicerces corroídos pelos vícios e ilusões que carregamos e formam a nossa identidade.

Começo a entender que o melhor de mim não está em mim isoladamente, mas se reflete nas pessoas ao meu redor, no olhar alheio que me devolve uma nova perspectiva de quem devo ser. A cura das minhas feridas espirituais parece se encontrar na benevolência que preciso desenvolver com mais intensidade. Quanto mais eu aprendo a amar, mais descubro que esse sentimento é o sustentáculo da minha jornada, a escada que me conduz, degrau por degrau, a uma conexão maior com o Supremo. 

Ofender o outro é, na verdade, uma autoagressão, pois somos todos interligados no tecido da existência. Cada ofensa ergue barreiras, me afastando das promessas de Cristo, que nos chama a fraternidade. “Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor” (João 4:8). Esse princípio filosófico ressoa como um lembrete de que o bem-querer é a essência de tudo, a única via pela qual nos aproximamos verdadeiramente do Criador. 

A consagração ao outro, então, não é apenas um gesto altruísta, mas um ato de descoberta de si mesmo, um retorno ao nosso ser mais autêntico. Na medida em que nos despimos das ilusões do ego, abrimos espaço para que a afeição e a verdade, como potências universais, possam reformular nossa existência. É nesse gesto, aparentemente simples, que percebo a verdadeira ascensão espiritual.

Desconstruir-me, portanto, é mais do que um ato de mudança; é um ato de abertura. Ao romper com as antigas estruturas do egoísmo e do orgulho, crio espaço para que o amor, em sua forma mais pura, preencha minha vida. E só então, nessa reconstrução silenciosa e contínua, sinto que estou caminhando rumo ao que é divino, ao que é eterno.

Desconstrução

PENSADOR

Quando a gente conhece uma pessoa, construímos uma imagem dela. Esta imagem tem a ver com o que ela é de verdade, tem a ver com as nossas expectativas e tem muito a ver com o que ela “vende” de si mesma. É pelo resultado disso tudo que nos apaixonamos. Se esta pessoa for bem parecida com a imagem que projetou em nós, desfazer-se deste amor, mais tarde, não será tão penoso. Restará a saudade, talvez uma pequena mágoa, mas nada que resista por muito tempo. No final, sobreviverão as boas lembranças. Mas se esta pessoa “inventou” um personagem e você caiu na arapuca, aí, somado à dor da separação, virá um processo mais lento e sofrido: a de desconstrução daquela pessoa que você achou que era real.

Desconstruindo Flávia, desconstruindo Gilson, desconstruindo Marcelo. Milhares de pessoas estão vivendo seus dias aparentemente numa boa, mas por dentro estão desconstruindo ilusões, tudo porque se apaixonaram por uma fraude, não por alguém autêntico. Ok, é natural que, numa aproximação, a gente “venda” mais nossas qualidades que defeitos. Ninguém vai iniciar uma história dizendo: muito prazer, eu sou arrogante, preguiçoso e cleptomaníaco. Nada disso, é a hora de fazer charme. Mas isso é no começo. Uma vez o romance engatado, aí as defesas são postas de lado e a gente mostra quem realmente é, nossas gracinhas e nossas imperfeições. Isso se formos honestos. Os desonestos do amor são aqueles que fabricam idéias e atitudes, até que um dia cansam da brincadeira, deixam cair a máscara e o outro fica ali, atônito.

Quem se apaixonou por um falsário, tem que desconstruí-lo para se desapaixonar. É um sufoco. Exige que você reconheça que foi seduzido por uma fantasia, que você é capaz de se deixar confundir, que o seu desejo de amar é mais forte do que sua astúcia. Significa encarar que alguém por quem você dedicou um sentimento nobre e verdadeiro não chegou a existir, tudo não passou de uma representação – e olha, talvez até não tenha sido por mal, pode ser que esta pessoa nem conheça a si mesma, por isso ela se inventa.

A gente resiste muito a aceitar que alguém que amamos não é, e nem nunca foi, especial. Que sorte quando a gente sabe com quem está lidando: mesmo que venha a desamá-lo um dia, tudo o que foi construído se manterá de pé.

Martha Medeiros

Crônica “Descontruções”, 2003.

Às vezes para construir, você deve desconstruir. Não destruir.
Desconstrução não é destruição. É reconstrução.

Crow Spike

20 compartilhamentos

Quando o dia começa, junto dele continuo a construção e desconstrução de mim mesma… há dias que sinto ter encaixado peças importantes, definitivas e dali tenho a sensação de que tudo que há por vir é só lucro, mas no dia seguinte retiro tudo aquilo… Desisto daquela ordem de montagem e começo do zero… eu gosto muito de um trecho de uma música “prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”…. é muito chato ter verdades absolutas, planos definitivos, enfim, nada como um dia após o outro para se ter sempre a chance do recomeço… de um novo eu… de um novo plano de vida… de uma melhor verdade…

Caio Fernando Abreu

Das Palavras aos retratos

A desconstrução da mente humana,
A mudança de polaridades, os retratos, a partir de palavras.
Embroderies de memórias,
visão necessidades diárias on-line,
amenidades sensível.
Daily margaridas marcando seus caminhos,
saudade Fur moradores abrigo, hélices Strange,
Pilares que sustentam a sua presença conhecida
Para os pares venerável,

 

AO LONGO DOS PRÓXIMOS ANOS AS PROFISSÕES EXIGIRÃO NOVAS HABILIDADES OU ATÉ MESMO NÃO EXISTIR MAIS

 

Sabrina Bezerra – Jornalista StartSe

The Future of Jobs Report 2023, relatório feito pelo Fórum Econômico Mundial, analisa o futuro do trabalho e mostra as profissões que vão sumir nos próximos quatro anos. Confira!

(Foto: via Canva)

Você ama ou odeia a sua profissão? Você está reformulando a sua equipe? Independente da resposta, acredite: ao longo dos próximos anos, as áreas exigirão novas habilidades ou podem até mesmo não existir mais. Quem prevê o cenário é o Fórum Econômico Mundial em seu mais recente relatório.

  • Nos próximos cinco anos, quase um quarto dos empregos (23%) devem se transformar
  • Estima-se que 83 milhões de postos de trabalho deixarão de existir

Assim, o futuro do trabalho será bem diferente do que vemos hoje. Principalmente por causa do crescimento da Inteligência Artificial e outras tecnologias. Diante disso, é possível afirmar: novas profissões vão existir e outras vão acabar (confira mais adiante).


Por que algumas profissões não existem mais?

De acordo com o relatório The Future of Jobs Report 2023, a extinção das profissões vão ao encontro da mudança do mercado de trabalho que tem adotado, cada vez mais, automação e novas tecnologias.

Por exemplo, algumas profissões que envolvem atividades repetitivas e rotineiras, como operadores de telemarketing e caixas de supermercado, podem ser substituídas por sistemas automatizados e Inteligência Artificial.

  • Além disso, profissões que dependem de habilidades específicas e técnicas que podem ser facilmente automatizadas, como técnicos em contabilidade, também pode desaparecer.

Por outro lado, o relatório também destaca que novas profissões surgirão à medida que novas tecnologias e mudanças no mercado de trabalho aparecem, criando novas oportunidades de emprego. 

Quais profissões vão deixar de existir?

1 – Caixas de banco e funcionários relacionados 

2 – Funcionários dos Correios 

3 – Caixas e cobradores 

4 – Escriturários de entrada de dados 

5 – Secretários administrativos e executivos 

6 – Assistentes de registro de produtos e estoque 

7 – Escriturários de contabilidade

8 – Legisladores e oficiais judiciários 

9 – Atendentes estatísticos, financeiros e de seguros 

10 – Vendedores de porta em porta, ambulantes e trabalhadores relacionados 

Por que importa?

É importante que você fique por dentro das mudanças no mercado de trabalho para que possa se preparar para elas, apostar em novas habilidades que serão valorizadas no futuro e, claro, capacitar também o seu time. Assim, vocês estarão sempre um passo à frente. 

A importância do bom site da Valeon para o seu negócio

Moysés Peruhype Carlech

Antigamente, quando um cliente precisava de um serviço, buscava contatos de empresas na Lista Telefônica, um catálogo que era entregue anualmente ou comprado em bancas de jornais que listava os negócios por áreas de atuação, ordem alfabética e região de atuação.

De certa forma, todos os concorrentes tinham as mesmas chances de serem encontrados pelos clientes, mas existiam algumas estratégias para que os nomes viessem listados primeiro, como criar nomes fantasia com as primeiras letras do alfabeto.

As listas telefônicas ficaram no passado, e, na atualidade, quando um cliente deseja procurar uma solução para sua demanda, dentre outros recursos, ele pesquisa por informações na internet.

O site da Valeon é essencial para que sua empresa seja encontrada pelos seus clientes e ter informações sobre a empresa e seus produtos 24 horas por dia.  Criamos uma marca forte, persuasiva e, principalmente, com identidade para ser reconhecida na internet. 

Investimos nas redes sociais procurando interagir com o nosso público através do Facebook, Google, Mozilla e Instagram. Dessa forma, os motivos pelos quais as redes sociais ajudam a sua empresa são inúmeros devido a possibilidade de interação constante e facilitado como o público-alvo e também a garantia de posicionamento no segmento de marketplaces do mercado, o que faz com que o nosso cliente sempre acha o produto ou a empresa procurada.

A Plataforma Comercial site Marketplace da Startup Valeon está apta a resolver os problemas e as dificuldades das empresas e dos consumidores que andavam de há muito tempo tentando resolver, sem sucesso, e o surgimento da Valeon possibilitou a solução desse problema de na região do Vale do Aço não ter um Marketplace que Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos e o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

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Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.

Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.

Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?

Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto resulta em mais vendas.

Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?

A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

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sexta-feira, 11 de outubro de 2024

GOVERNO QUER REGULAR AS BIG TECHS

 

História de Mariana Carneiro e Bianca Lima – Jornal Estadão

BRASÍLIA – O Ministério da Fazenda apresentou nesta quinta-feira, 10, uma proposta de regulação para as “big techs” (as gigantes globais da tecnologia) no Brasil, com o objetivo de evitar práticas predatórias de grandes plataformas digitais, ao limitar ou encarecer o acesso de consumidores a produtos e empresas.

A proposta se baseia em regras para a atuação dessas companhias já aplicadas em dez países, notadamente EUA, Alemanha, Inglaterra e Austrália, além da União Europeia.

Procurada, a Brasscom, entidade que reúne as big techs no Brasil, afirma que “buscará entender os detalhes da proposta, em conjunto com todas as suas empresas associadas, e não se manifestará nesse momento”.

Já a Câmara Brasileira da Economia Digital, que representa empresas como Amazon e Facebook, afirmou, em nota, “que o Brasil já possui um arcabouço regulatório e jurisprudência robustos, flexíveis e eficazes para enfrentar desafios concorrenciais”, e que uma nova regulação “poderia sufocar a competitividade e impactar negativamente a qualidade dos serviços digitais e os preços para os consumidores”.

Atualmente, não há uma regulação para a conduta das big techs no Brasil Foto: Andreas Prott - stock.adobe.com

Atualmente, não há uma regulação para a conduta das big techs no Brasil Foto: Andreas Prott – stock.adobe.com

Hoje, não há uma regulação para a conduta dessas plataforma no Brasil e, durante consulta pública realizada no primeiro semestre deste ano, o governo colheu reclamações de empresas quanto à cobrança de taxas e de limitação de acesso de consumidores por big techs como GoogleAppleAmazon e Meta (dona do Instagram, WhatsApp e Facebook).

Regulação torna Cade ‘xerife’ de big techs

Pela proposta, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) passa a ser o regulador da atuação desses conglomerados, que deverão abolir certas práticas, como dar preferência à aparição de produtos vendidos por sua própria plataforma ao consumidor ou fazer exigências em cláusulas de exclusividade.

Embora as regras devam alcançar as redes sociais, como a Meta, a equipe econômica quer restringir o debate apenas à regulação concorrencial. O objetivo é evitar discussões sobre o cerceamento à liberdade de expressão, que bloqueou o avanço de projetos como o PL das Fake News, de moderação de conteúdo e de direitos autorais, no Congresso Nacional.

A proposta da Fazenda é que as empresas a serem alvo das regras sejam definidas previamente, de acordo com critérios como faturamento e sua relevância em múltiplos mercados, além da inegável dominância demonstrada em número de usuários. Esses requisitos deverão ser descritos em projeto de lei, que o governo ainda avalia qual caminho legislativo tomar: ou propor um novo texto ou aproveitar um que já esteja em tramitação e fazer uma contribuição.

A expectativa é de que apenas big techs sejam objeto dessa avaliação prévia de conduta, a exemplo das sete grandes que estão sob lupa na legislação aprovada na Europa em 2022: Google, Meta, Apple, Amazon, Booking, ByteDance (TikTok) e Microsoft. Elas foram denominadas “gatekeepers” na legislação europeia, ou seja, funcionam como porta de entrada para empresas e consumidores ao mercado e, por isso, passaram a ser reguladas.

O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, evitou cravar qual será o número de empresas monitoradas no País, caso o projeto avance no Congresso, mas sinalizou que deve ser algo similar ao observado no cenário internacional.

“A realidade brasileira é um pouco diferente da realidade da União Europeia, mas não acredito que tenhamos um número de plataformas muito maior ou muito menor do que eles fizeram lá. Essa tem sido a tendência mundial e o Brasil não vai ficar muito longe disso”, afirmou Pinto durante a apresentação do relatório.

Fazenda quer modelo ‘intermediário’

O secretário também frisou que o governo está propondo uma regulação distinta da europeia, que é criticada pela burocracia. Na equipe econômica, fala-se em um “modelo intermediário”, que traçará regras de conduta prévias para as empresas, mas adaptadas ao negócio de cada uma delas e em atenção a problemas específicos identificados pelo Cade.

A legislação europeia é frequentemente apontada como um excesso de burocracia e um empecilho à inovação, o que o governo brasileiro diz querer evitar.

“Estamos propondo um modelo equilibrado, que vai preservar a concorrência e a inovação, sem gerar custos excessivos às empresas”, disse Pinto. As big techs, porém, já começam a se movimentar para evitar ou ao menos ajustar a regulação proposta pelo governo, vista como desnecessária.

“O setor não está fechado para discutir eventuais mudanças e construir ferramentas adicionais. Nossa preocupação é que essas ferramentas adicionais não inibam o desenvolvimento, sejam fundamentadas em dados robustos, privilegiem métodos científicos e que se avalie quais serão as consequências de cada uma delas. Nossa preocupação é sobre pressupostos e sobre a governança do debate”, afirma Igor Luna, advogado e consultor da camara-e.net.

A Fazenda avalia que a resistência do setor é natural: “Nenhuma empresa quer ser regulada, até porque muitas delas confiam que estão agindo corretamente e que não precisam do Estado para tutelá-las. Mas o recado que gostaríamos de passar é que estamos propondo algo muito razoável e equilibrado. O que a gente quer é defender um valor fundamental, sobre o qual economistas de esquerda e direita concordam: concorrência”, afirmou o secretário Marcos Pinto.

Além das regras fixadas em lei, a ideia é atualizar as normas que monitoram condutas anticoncorrenciais já existentes no Cade, por meio de portarias do Poder Executivo. Neste caso, seria possível exigir informações da atuação das empresas no âmbito digital, em caso de fusões e aquisições, e atualizar esses parâmetros para que focalizassem apenas grandes empresas com dominância inegável no meio digital.

Nesta quinta-feira, 10, a Fazenda apresentou um relatório com a experiência de outros países na regulação das big techs, além de um compilado de queixas e contribuições (foram 301) reunidas entre janeiro e maio deste ano. Essas informações fundamentam a proposta de regulação a ser impulsionada pelo governo brasileiro.

Queixas contra big techs se avolumam

Na consulta pública, entidades que representam empresas de cartões de crédito e fintechs (startups do setor financeiro) enviaram reclamações, por exemplo, sobre a taxa de 30% cobrada por vendas em aplicativos e de jogos online e no pagamento por aproximação feitas pela Apple.

A dona do Tinder, aplicativo de namoro, se queixou de exigências da Apple que resultam na “pior experiência do usuário, menos segurança, preços mais elevados, coleta desnecessária de dados dos clientes, menor escolha do consumidor e menor inovação”.

Já a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) fez referência ao acúmulo de dados que colocam plataformas digitais em vantagem em relação a concorrentes e a “critérios obscuros” na distribuição de conteúdo jornalístico na internet, sem justa remuneração aos veículos de comunicação.

O Centro de Jornalismo e Liberdade do Open Market Institute, entidade sem fins lucrativos americana, elencou ações na Justiça americana que dão conta de um monopólio do Google em buscas na internet, na publicidade digital e em vendas digitais feitas na Amazon.

Eduardo Lopes, presidente da Zetta, entidade que reúne fintechs como Nubank, Mercado Pago e PicPay, afirma que o tema é importante e entrou no radar de empresas de diferentes setores porque essas plataformas se tornaram parte da vida das pessoas. Ele defende, no entanto, que a regulação não freie a inovação.

“Somos pró-inovação e novas tecnologias, o problema todo está em práticas abusivas de empresas que abusam de suas posições dominantes. É para isso que temos de olhar”, afirma ele. “O problema é quando há uma centralização excessiva que inibe a capacidade de outros inovarem porque se cria travas artificiais”.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

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