domingo, 13 de outubro de 2024

GERAÇÃO Z É MENOS AMBICIOSA DO QUE AS ANTERIORES E T^M UM PERFIL MENOS WORKAHOLIC

Sabrina Bezerra – Jornalista StartSe

Relatório feito por site de carreiras analisa o que mudou no comportamento dos jovens no mercado de trabalho; Confira a lista de empresas preferidas

Foto: Break Em Films

A Geração Z ficou conhecida no mercado de trabalho por ser menos ambiciosa do que as anteriores, com um perfil menos workaholic e que busca mais equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Isso deu origem a uma série de movimentos corporativos, como quiet quitting e job hopping, classificando esses novos profissionais como a geração mais desafiadora de se liderar, segundo pesquisa feita com mil gerentes nos Estados Unidos. O impacto também pode ser percebido na hora de atrair esses talentos.

Um novo relatório feito pelo Handshake, site de carreiras focado nesse público, revela que a Geração Z está sim mais preocupada na escolha das empresas onde querem trabalhar. Mas o que realmente surpreende é que, entre as companhias mais desejadas pelos jovens profissionais, nenhuma delas é do setor de tecnologia.


O que a geração Z busca no trabalho em 2023?

Agora, em 2023, a Geração Z busca por mais estabilidade e um bom salário. Isso por causa do aumento dos desafios macroeconômicos e das demissões em massa. 

Em comparação ao ano passado: se antes a Geração Z não priorizava a marca da empresa como um fator relevante na busca de emprego, agora a história é outra. 

“[A Geração Z] Ajustou suas prioridades em resposta a demissões e incerteza econômica. Ela está mais aberta a encontrar emprego em diferentes setores e lugares”, diz a pesquisa.

De acordo com as informações do estudo, resumindo, a geração está disposta a flexibilizar outros requisitos, que até então eram inegociáveis: desde a marca da empresa, a taxa de crescimento até opções de trabalho remoto.

  • 47% se candidatam a mais empregos com base nas notícias sobre a economia
  • 36% busca emprego nas mais diferentes indústrias, empresas e funções
  • 71% estão dispostos a se mudar para uma cidade diferente para a oportunidade de trabalho certa

Quatro jovens descolados sentados (Fonte: Getty Images)

Quais são as empresas onde Geração Z gostaria de trabalhar?

Segundo a pesquisa do Handshake, essas são as 10 principais empresas que tiveram o crescimento mais rápido no interesse de pesquisa da plataforma:

1 – Raytheon

Empresa aeroespacial e de defesa multinacional americano

O interesse em trabalhar na companhia aumentou 209% em comparação com o ano anterior.

2 – Nike

Empresa de acessórios, calçados e roupas

O interesse de pesquisa aumentou 103% em comparação com o ano anterior.

3 – Toyota

Fabricante de veículos

O interesse em trabalhar na companhia aumentou 101% em comparação com o ano anterior.

4 – Lockheed Martin

Fabricante de produtos aeroespaciais

O interesse de pesquisa aumentou em 92% em comparação com o ano anterior.

5 – Chevron

Grande empresa mundial do ramo energético, especialmente petrolífero

O interesse de pesquisa aumentou em 72% em comparação com o ano anterior.

6 – Capital One

Empresa de serviços financeiros

O interesse de pesquisa aumentou em 64% em comparação com o ano anterior.

7 – Morgan Stanley

Serviços financeiros

O interesse de pesquisa aumentou em 60% em comparação com o ano anterior.

8 – Boeing

Multinacional de desenvolvimento aeroespacial

O interesse de pesquisa aumentou em 56% em comparação com o ano anterior.

9 – Bank of America

Um dos maiores bancos dos Estados Unidos

O interesse de pesquisa aumentou em 42% em comparação com o ano anterior.

10 – NASA

Agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial

O interesse de pesquisa aumentou em 29% em comparação com o ano anterior.

Sobre a pesquisa da Handshake 

O último relatório feito pelo site de carreiras para universitários e recém-graduados analisou o tráfego de pesquisa na plataforma no último ano e entrevistou 954 alunos da turma de 2023.

Por que importa?

É importante entender sobre o comportamento da Geração Z em relação ao mercado de trabalho porque são as pessoas que farão parte da sua rotina de trabalho e vão construir o futuro da sua empresa. Assim, compreenda o que essa geração pensa, como age e como ela avalia sobre as marcas que gostariam de trabalhar. Conhecer as preferências dessa geração é essencial para atrair e reter talentos de qualidade para a sua equipe e usar sua experiência para fomentar a inovação no negócio.

Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso

Junior Borneli, co-fundador do StartSe

Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)

Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor

Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).

É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.

Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.

Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.

De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.

Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.

Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.

Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.

É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.

É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.

O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.

Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.

DERROTA TAMBÉM ENSINA

Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.

No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.

Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.

Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.

É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.

                   O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?                   

Moysés Peruhype Carlech

Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.

Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?

Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?

Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.

A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente.  Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.

Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.

O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.

Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.

Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.

Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.

Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.

Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.

Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

 

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