sábado, 31 de agosto de 2024

PROMPT SÃO INSTRUÇÕES CLARAS PARA UMA MÁQUINA DE IA E ESPERAR RESPOSTAS RELEVANTES

 

Gabriel Custódio – redator da StartSe

Ao entender e aplicar estas técnicas, abrem-se novas portas para a eficiência, criatividade e inovação, tanto em ambientes pessoais quanto profissionais. Confira!

Foto de Sigmund na Unsplash

Engenharia de Prompt é um conjunto de estratégias essenciais para uma interação homem-máquina eficaz. Esta prática não se limita apenas a criar perguntas… 

  • É sobre moldar a forma como nos comunicamos com os LLMs (Grandes Modelos de Linguagem) como ChatGPT e Bard, garantindo respostas mais precisas, seguras e úteis.

A Engenharia de Prompt é um campo novo e consiste em otimizar como aplicamos, desenvolvemos e entendemos esses modelos de linguagem.

São um conjunto de estratégias que visam expandir o que essas IAs podem fazer, direcionar e/ou contornar suas fraquezas, e fazer as requisições certas entendendo como operam por baixo do capô.

Mas o que é Prompt?

Prompt são instruções para uma máquina. Um prompt serve como uma ponte entre o usuário e a máquina, traduzindo necessidades humanas em uma linguagem que a Inteligência Artificial pode compreender e processar.

Nos anos 70 já utilizamos prompts, contudo, em uma máquina que as palavras aceitas eram previamente estabelecidas, portanto, limitadas. Era coisa de 100 a 1000 palavras. Quem já usou o “prompt de comando” ou o “terminal” sabe bem disso.

Mas hoje temos modelos treinados com trilhões de textos. Codificado a partir de estudos sobre a linguagem (para os curiosos: é a teoria linguística de Noam Chomsky). E que, com efeito, compreende muito bem como nos comunicamos. Tem capacidades para compreender dialetos, gírias e, inclusive, palavras inventadas!

Entendendo, agora, esse potencial, ‘promptar’ hoje é como se comunicar naturalmente. E de fato, muitas vezes escrever como pensamos ou falamos vai funcionar bem na maioria dos casos, e o esperado é que os resultados melhorem ao longo do tempo com comandos simples assim. 

  • Mas por enquanto, precisamos de algumas estratégias, porque as máquinas operam e compreendem as coisas um pouco diferente de nós.

Elementos de um Prompt

Um prompt eficiente deve incluir:

Instruções Claras: Diretrizes específicas sobre o que é esperado da resposta.
Contexto Relevante: Informações externas que ajudam o modelo a gerar a resposta.
Dados de Entrada: Entradas específicas que a IA usará para gerar a resposta.
Indicadores de Saída: O que define uma resposta bem-sucedida: coisas como formato, estilo do texto, o que é esperado da saída.

Vou trazer alguns exemplos.

Vamos considerar um assistente virtual utilizado em um serviço de atendimento ao cliente.

Um prompt mal formulado poderia ser: “Resolva a questão”. Isso é vago e pode levar a respostas imprecisas. Um prompt melhor seria: “Forneça uma solução detalhada para o problema de conexão de internet do cliente, incluindo etapas de solução de problemas e perguntas de acompanhamento para clarificação”. Mas é claro, esse exemplo só será bom se fornecido o contexto do problema do cliente: seu email, mensagem, etc.

Outro caso:

Vamos imaginar que precisamos fazer um resumo. Um mal exemplo de prompt seria:

ENTRADA: “Faça um resumo de uma avaliação de serviço que elogia minha loja”.

SAÍDA: Algo fictício, genérico, inventado… Ou então, se a avaliação for incluída no prompt, há a chance de se ter um texto tão grande quanto o original, por causa da ambiguidade e vagueza.

Agora, um bom exemplo de prompt:

ENTRADA: “Escreva um resumo de uma avaliação de serviço usando duas frases.
Loja: Online, Serviço: Atendimento ao Cliente.
Avaliação: A loja virtual LojaExemplo oferece um serviço de atendimento ao cliente excepcional. Sempre que tive problemas com meus pedidos, a equipe foi rápida, eficiente e extremamente cortês, resolvendo minhas questões em pouco tempo. A facilidade de comunicação através do chat online e a atenção personalizada que recebi fizeram com que eu me sentisse valorizado como cliente. A LojaExemplo realmente se destaca no atendimento, o que me faz continuar comprando com eles e recomendar a loja para amigos e familiares. O serviço ao cliente é um dos melhores que já experimentei, e a agilidade em lidar com problemas é impressionante.
Resumo:”

SAÍDA: “A LojaExemplo oferece um serviço de atendimento ao cliente excepcional, caracterizado por rapidez, eficiência e cortesia, destacando-se na resolução de problemas e na comunicação personalizada. Essa qualidade no serviço faz com que os clientes se sintam valorizados, incentivando a fidelidade e recomendações positivas.”

Observe que ao satisfazer os 4 elementos de um prompt que mencionamos acima, temos muito mais qualidade e previsibilidade da saída. Um elemento importantíssimo é inserir o FORMATO da Saída, que no exemplo acima foi mencionar que o resumo deve ter duas frases.

A Arte da Revisão e Intencionalidade

Após receber a resposta de um modelo de linguagem, é crucial revisar e ajustar para garantir que o resultado final reflita a intenção humana, a SUA intenção e o SEU estilo.

Esta etapa é fundamental, pois embora a IA possa processar o prompt, ela não compreende completamente nuances e contextos específicos da maneira que um humano o faria. 

A revisão ativa garante que o resultado seja não apenas tecnicamente correto, mas também relevante, estilizado, com o toque humano, a cadência de raciocínio, a variedade e organicidade que se tem em um texto humano demasiado humano. 

E no fim das contas: pessoas querem ler pessoas, pessoas querem ver pessoas e pessoas querem comprar de pessoas!

POR QUE IMPORTA?

Dominar a Engenharia de Prompts é mais do que uma habilidade técnica; é um passo essencial para aprimorar a interação com as IAs de maneira significativa e produtiva. Ao entender e aplicar estas técnicas, abrem-se novas portas para a eficiência, criatividade e inovação, tanto em ambientes pessoais quanto profissionais. 

Esta habilidade permite que aproveitemos ao máximo o potencial dos avanços tecnológicos, mantendo o toque humano e a intencionalidade no coração da nossa interação com a IA.

 
 

 

COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS

 

“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.

Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.

Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.

É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.

Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros   são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!

É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:

“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?'”.

Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.

As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.

 

 

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

 

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

 

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

 

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

 

·        Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;

·        Informações detalhadas dos Shoppings de Ipatinga;

·        Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;

·        Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;

·        Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;

·        Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;

·        Notícias da região e do mundo;

·        Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;

·        Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;

·        Fazemos métricas diárias e mensais de cada consulta às empresas e seus produtos.

 

·        Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)

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sexta-feira, 30 de agosto de 2024

DECISÃO DE MORAES CONTRA STARLINK AFETA CLIENTES, ESCOLAS E FORÇAS ARMADAS

 

História de Vinícius Valfré – Jornal Estadão

BRASÍLIA – A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear contas bancárias da Starlink, afeta a principal empresa de internet via satélite no Brasil, com uma base de 215 mil clientes, incluindo Forças Armadas e escolas públicas.

De imediato, a medida não prejudica os serviços, segundo intermediários da tecnologia de Elon Musk consultados pelo Estadão. Entretanto, ela colocou o mercado em alerta para impactos futuros provocados pela eventual impossibilidade de pagamento de fornecedores de serviços prestados em terra.

Starlink tem 215.528 acessos de banda larga fixa no Brasil, conforme dados de junho computados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mesmo período de 2023, eram 66.516.

Em comunicado enviado a clientes nesta quinta-feira, 29, a Starlink informou que “está comprometida em defender seus direitos” e que continuará prestando os serviços “gratuitamente, se necessário”.

Site da Starlink usado para contratação direta do serviços da empresa de Elon Musk Foto: Starlink

Site da Starlink usado para contratação direta do serviços da empresa de Elon Musk Foto: Starlink

A rede de satélites de Elon Musk, operada por meio da empresa Space X, já entrou na administração pública brasileira. Há contratos para serviços militares do Exército e da Marinha e para a rede de ensino, como mostrou o Estadão.

Além de contratos para conectar escolas, feitos por governos locais com empresas nacionais intermediárias da Starlink, há, no âmbito federal, escolas e universidades conectadas principalmente por meio de duas iniciativas.

Uma delas é pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), uma organização social ligada ao governo federal que virou uma espécie de “faz-tudo” no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A outra é um projeto-piloto desenvolvido pela estrutura criada para gerir o dinheiro arrecadado com o leilão do 5G.

Graças à RNP, o presidente Lula, sem saber, serviu de garoto-propaganda da tecnologia de Elon Musk após testar e aprovar a qualidade da internet, em 2023. A organização social, após pedido do Ministério das Comunicações, instalou a Starlink no Navio Hospital Escola Abaré, usado para telemedicina na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Lula visitou a embarcação, ouviu pacientes e saiu elogiando o funcionamento do serviço.

A foto de Lula em frente a um monitor com internet da Starlink foi interpretada por executivos do mercado de satélites como um aval presidencial à adoção da tecnologia. Como mostrou o Estadão, o Ministério da Educação criou uma regra que facilitava a entrada da Starlink nas escolas, mas recuou.

Lula participa de teleconferência dentro do Navio Abaré, da Ufopa, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, e a primeira-dama, Janja da Silva Foto: Rafael Miranda/Ufopa

Lula participa de teleconferência dentro do Navio Abaré, da Ufopa, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, e a primeira-dama, Janja da Silva Foto: Rafael Miranda/Ufopa© Fornecido por Estadão

Na Marinha, a Starlink foi contratada para conectar o maior navio de guerra da frota nacional, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico. Apesar de recorrer ao serviço, a Força dizia que dados militares não passariam pela tecnologia de Musk. O Exército também usa a Starlink, principalmente em equipamentos militares localizados no Norte do País.

Sindicato de empresas de satélites vê riscos de ‘apagão’ da Starlink

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélites (Sindisat), Fabio Alencar, avalia que um bloqueio de contas bancárias prolongado pode impactar os serviços da Starlink no Brasil.

“Eu diria que, por enquanto, não afeta, mas poderá afetar. Se as contas continuarem bloqueadas, eles perderão a condição de receber e efetuar pagamentos. Isso afetaria a operação em geral, pois os fornecedores poderiam parar de prestar os serviços contratados, como a própria operação dos gateways”, afirmou.

Gateways são estruturas físicas com a tecnologia necessária para que usuários navegam com a internet dos satélites. Segundo Alencar, a Starlink tem mais de 10 gateways no País. “Estes gateways devem estar instalados em localidades alugadas pela Starlink. Se eles não pagarem o aluguel, a luz ou o pessoal de manutenção, por exemplo, o sistema para”, explicou.

Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de contas bancárias da Starlink. O ministro considerou a existência de um “grupo econômico de fato” sob comando do empresário e mandou bloquear todos os valores financeiros do grupo para garantir o pagamento das multas aplicadas pela Justiça brasileira contra a rede X (antigo Twitter), também pertencente a Elon Musk.

Em comunicado a clientes divulgado nesta quinta-feira, 29, a Starlink disse classificar a decisão de Moraes como “inconstitucional” e afirmou que vai recorrer.

X DE ELON MUSK DESCUMPRE ORDENS DE MORAES E AINDA VAI DIVULGAR DECISÕES SECRETAS

 

História de Gabriel de Sousa – Jornal Estadão

BRASÍLIA – A rede social X (antigo Twitter) anunciou na noite desta quinta-feira, 29, que não cumpriu o prazo determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para indicar um representante legal da empresa no País. Com isso, a plataforma deve ser suspensa a qualquer momento.

O bilionário Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes Foto: Trevor Cokley/Força Aérea dos EUA e Pedro Kirilos/Estadão

O bilionário Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes Foto: Trevor Cokley/Força Aérea dos EUA e Pedro Kirilos/Estadão

A decisão do X foi adiantada pela Coluna do EstadãoApós a ordem de Moraes, tanto a empresa quanto seu dono, o bilionário Elon Musk, não deram perspectiva de que iriam indicar um representante legal para o País.

Em uma postagem na própria plataforma, o perfil responsável pelas relações internacionais do X afirmou que está aguardando o bloqueio das atividades no Brasil. A conta também prometeu divulgar, nos próximos dias, documentos judiciais sigilosos de Moraes que foram entregues à empresa de Musk.

“Nos próximos dias, publicaremos todas as exigências ilegais do Ministro e todos os documentos judiciais relacionados, para fins de transparência. Ao contrário de outras plataformas de mídia social e tecnologia, não cumpriremos ordens ilegais em segredo”, escreveu a conta de relações internacionais da plataforma.

Como o X não cumpriu o prazo determinado por Moraes agora decidirá sobre o assunto ou levará o assunto ao plenário da Corte. Para a suspensão, o magistrado deve oficiar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por dar prosseguimento à derrubada da plataforma. A agência irá demandar provedores de internet, que irão cumprir a ordem de impedir a atividade da rede social em território brasileiro.

A intimação feita por Moraes à plataforma foi feita no próprio X, através de um perfil institucional do STF. De acordo com juristas ouvidos pelo Estadão, a notificação pode ser considerada inválida por não comprovar que o representante legal da empresa no exterior a recebeu.

Além de exigir a indicação de um representante legal, Moraes também bloqueou as contas bancárias da Starlink — outra empresa de Musk, responsável por produzir satélites de baixo custo. Em nota, a companhia afirmou que a decisão é ilegal e fere os princípios da Constituição Federal.

“Esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas cobradas — inconstitucionalmente — contra o X. Ela foi emitida em segredo e sem dar à Starlink qualquer um dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil. Pretendemos abordar o assunto legalmente”, diz o texto.

LEILÃO DA BR-381 TEVE UMA EMPRESA GANHADORA 4UM QUE VAI ADMINISTRAR A RODOVIA POR 30 ANOS

 

História de Estadão Conteúdo – CNN Brasil

Renan Filho: Ter dois participantes no leilão da BR-381 é uma grandiosa vitória

Renan Filho: Ter dois participantes no leilão da BR-381 é uma grandiosa vitória

O ministro dos Transportes, Renan Filho, considera muito positiva a expectativa de ter dois participantes no leilão da BR-381 (MG), previsto para esta quinta-feira, 29. A avaliação foi feita após o ministro ser questionado se o número de interessados ainda não seria baixo quando comparado a certames realizados em governos anteriores. “Este é o maior desafio de engenharia rodoviária do Brasil. Por isso, ter dois interessados é uma grandiosa vitória”, afirmou Renan Filho. O ministro destacou que esta é a quarta tentativa de leiloar o trecho, conhecido como “Rodovia da Morte” por causa do grande número de acidentes. Para ele, o leilão será, enfim, bem-sucedido por causa dos aprimoramentos do projeto promovidos desde a última tentativa frustrada, em novembro do ano passado. O ministro reforçou a informação, antecipada pelo ministério ao Broadcast sobre quais deverão ser os participantes. Estarão no páreo duas gestoras de investimento: Opportunity e 4UM, que tem a Aterpa na lista de investidas, segundo o Ministério dos Transportes. A concessão contempla um trecho de 303,4 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares. O contrato de 30 anos prevê cerca de R$ 9 bilhões em investimentos, incluindo opex e capex. Deste montante, R$ 5,6 bilhões serão em investimentos e R$ 3,7 bilhões para despesas operacionais.

4UM Investimentos vence leilão da BR-381/MG, a velha ‘Rodovia da Morte’

“Com os investimentos de R$ 9 bilhões em 30 anos, a concessão se transformará em rodovia da vida”, afirma o presidente da ANTT

Agência Gov | via MTransp

4UM Investimentos vence leilão da BR-381/MG, a velha 'Rodovia da Morte'

ANTT/divulgação

A BR-381/MG será administrada pela Empresa 4UM Investimentos em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada (Corretora Sita Investimentos), que arrematou o processo licitatório promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes (MT) nesta quinta-feira (29/8), na B3, em São Paulo (SP). O vencedor do certame vai investir R$ 9 bilhões (Capex e Opex) em 30 anos de concessão.

O grupo apresentou o valor de desconto de tarifa de 0,94% sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km), com data base de jan/23. O outro concorrente foi a Opportunity Dinâmico FIP Multiestratégica Investimento no Exterior (Corretora XP Investimentos), com uma proposta de desconto de 0,10%. Segundo o edital, seria verificada a diferença entre os percentuais de desconto ofertados, sendo habilitadas para a Etapa de Viva-Voz a proponente classificada preliminarmente em primeiro lugar e as proponentes que tenham ofertado desconto sobre a Tarifa Básica de Pedágio até 20% (vinte por cento) inferior em termos relativos, ou com diferença nominal de até 5% (cinco por cento) em relação ao maior desconto apresentado, o que resultar em maior abrangência. Nessa segunda etapa, a XP Investimentos não teve interesse em uma nova proposta e a 4UM Investimentos venceu o leilão.

Em seu discurso, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, destacou que é o fim da alcunha de “rodovia da morte”. “Com os investimentos de R$ 9 bilhões em 30 anos, a concessão se transformará em rodovia da vida!”, comemorou. Vitale destacou que o sucesso do leilão é uma batalha vencida em parceria e sinergia com o Governo Federal, Ministério dos Transportes e Infra S.A., cujo projeto teve que ser reescrito e reestruturado em conjunto para aprimorar a atratividade para o setor e para implantar investimentos e melhorias essenciais para a população.

O diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio também celebrou: “Essa é uma vitória para o cidadão brasileiro e, especialmente, para os mineiros. Eu, como mineiro e usuário frequente da rodovia, tenho uma alegria em especial. Sofremos com a licitação deserta ano passado, mas voltamos para a prancheta. Ouvimos ativamente toda a sociedade e os investidores. Agora a rodovia vai prosperar para as vidas e o setor produtivo!”.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também ressaltou que foi um trabalho em equipe bem-sucedido, com um objetivo em comum: salvar vidas. “O projeto está bem estruturado, com um desconto exequível. Era um gargalo da infraestrutura nacional que ceifou tantas vidas, mas que agora isso vai mudar. Criamos, em conjunto, soluções novas para problemas antigos. É um novo capítulo para essa história!”.

O projeto

Trata-se de concessão do Sistema Rodoviário composto pela BR-381/MG, por 30 anos, no trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG), com extensão total de 303,4 km.

O leilão tem o objetivo de concessão de serviço público, precedida da execução de obra pública, compreendendo a exploração da infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade do sistema rodoviário da BR-381/MG.

Benefícios

A rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos (Capex e Opex). Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente): Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; Timóteo.

Além disso, a concessão oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.

O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

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