
Gabriel Custódio – redator da StartSe
Ao entender e aplicar estas técnicas, abrem-se novas portas para a eficiência, criatividade e inovação, tanto em ambientes pessoais quanto profissionais. Confira!

Foto de Sigmund na Unsplash
Engenharia de Prompt é um conjunto de estratégias essenciais para uma interação homem-máquina eficaz. Esta prática não se limita apenas a criar perguntas…
- É sobre moldar a forma como nos comunicamos com os LLMs (Grandes Modelos de Linguagem) como ChatGPT e Bard, garantindo respostas mais precisas, seguras e úteis.
A Engenharia de Prompt é um campo novo e consiste em otimizar como aplicamos, desenvolvemos e entendemos esses modelos de linguagem.
São um conjunto de estratégias que visam expandir o que essas IAs podem fazer, direcionar e/ou contornar suas fraquezas, e fazer as requisições certas entendendo como operam por baixo do capô.
Mas o que é Prompt?
Prompt são instruções para uma máquina. Um prompt serve como uma ponte entre o usuário e a máquina, traduzindo necessidades humanas em uma linguagem que a Inteligência Artificial pode compreender e processar.
Nos anos 70 já utilizamos prompts, contudo, em uma máquina que as palavras aceitas eram previamente estabelecidas, portanto, limitadas. Era coisa de 100 a 1000 palavras. Quem já usou o “prompt de comando” ou o “terminal” sabe bem disso.
Mas hoje temos modelos treinados com trilhões de textos. Codificado a partir de estudos sobre a linguagem (para os curiosos: é a teoria linguística de Noam Chomsky). E que, com efeito, compreende muito bem como nos comunicamos. Tem capacidades para compreender dialetos, gírias e, inclusive, palavras inventadas!
Entendendo, agora, esse potencial, ‘promptar’ hoje é como se comunicar naturalmente. E de fato, muitas vezes escrever como pensamos ou falamos vai funcionar bem na maioria dos casos, e o esperado é que os resultados melhorem ao longo do tempo com comandos simples assim.
- Mas por enquanto, precisamos de algumas estratégias, porque as máquinas operam e compreendem as coisas um pouco diferente de nós.
Elementos de um Prompt
Um prompt eficiente deve incluir:
Instruções Claras: Diretrizes específicas sobre o que é esperado da resposta.
Contexto Relevante: Informações externas que ajudam o modelo a gerar a resposta.
Dados de Entrada: Entradas específicas que a IA usará para gerar a resposta.
Indicadores de Saída: O que define uma resposta bem-sucedida: coisas como formato, estilo do texto, o que é esperado da saída.
Vou trazer alguns exemplos.
Vamos considerar um assistente virtual utilizado em um serviço de atendimento ao cliente.
Um prompt mal formulado poderia ser: “Resolva a questão”. Isso é vago e pode levar a respostas imprecisas. Um prompt melhor seria: “Forneça uma solução detalhada para o problema de conexão de internet do cliente, incluindo etapas de solução de problemas e perguntas de acompanhamento para clarificação”. Mas é claro, esse exemplo só será bom se fornecido o contexto do problema do cliente: seu email, mensagem, etc.
Outro caso:
Vamos imaginar que precisamos fazer um resumo. Um mal exemplo de prompt seria:
ENTRADA: “Faça um resumo de uma avaliação de serviço que elogia minha loja”.
SAÍDA: Algo fictício, genérico, inventado… Ou então, se a avaliação for incluída no prompt, há a chance de se ter um texto tão grande quanto o original, por causa da ambiguidade e vagueza.
Agora, um bom exemplo de prompt:
ENTRADA: “Escreva um resumo de uma avaliação de serviço usando duas frases.
Loja: Online, Serviço: Atendimento ao Cliente.
Avaliação:
A loja virtual LojaExemplo oferece um serviço de atendimento ao cliente
excepcional. Sempre que tive problemas com meus pedidos, a equipe foi
rápida, eficiente e extremamente cortês, resolvendo minhas questões em
pouco tempo. A facilidade de comunicação através do chat online e a
atenção personalizada que recebi fizeram com que eu me sentisse
valorizado como cliente. A LojaExemplo realmente se destaca no
atendimento, o que me faz continuar comprando com eles e recomendar a
loja para amigos e familiares. O serviço ao cliente é um dos melhores
que já experimentei, e a agilidade em lidar com problemas é
impressionante.
Resumo:”
SAÍDA: “A LojaExemplo oferece um serviço de atendimento ao cliente excepcional, caracterizado por rapidez, eficiência e cortesia, destacando-se na resolução de problemas e na comunicação personalizada. Essa qualidade no serviço faz com que os clientes se sintam valorizados, incentivando a fidelidade e recomendações positivas.”
Observe que ao satisfazer os 4 elementos de um prompt que mencionamos acima, temos muito mais qualidade e previsibilidade da saída. Um elemento importantíssimo é inserir o FORMATO da Saída, que no exemplo acima foi mencionar que o resumo deve ter duas frases.
A Arte da Revisão e Intencionalidade
Após receber a resposta de um modelo de linguagem, é crucial revisar e ajustar para garantir que o resultado final reflita a intenção humana, a SUA intenção e o SEU estilo.
Esta etapa é fundamental, pois embora a IA possa processar o prompt, ela não compreende completamente nuances e contextos específicos da maneira que um humano o faria.
A revisão ativa garante que o resultado seja não apenas tecnicamente correto, mas também relevante, estilizado, com o toque humano, a cadência de raciocínio, a variedade e organicidade que se tem em um texto humano demasiado humano.
E no fim das contas: pessoas querem ler pessoas, pessoas querem ver pessoas e pessoas querem comprar de pessoas!
POR QUE IMPORTA?
Dominar a Engenharia de Prompts é mais do que uma habilidade técnica; é um passo essencial para aprimorar a interação com as IAs de maneira significativa e produtiva. Ao entender e aplicar estas técnicas, abrem-se novas portas para a eficiência, criatividade e inovação, tanto em ambientes pessoais quanto profissionais.
Esta habilidade permite que aproveitemos ao máximo o potencial dos avanços tecnológicos, mantendo o toque humano e a intencionalidade no coração da nossa interação com a IA.

COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS
“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.
Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.
Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.
É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.
Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!
É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs e Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:
“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?'”.
Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.
As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.
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