segunda-feira, 13 de maio de 2024

TODOS OS LÍDERES SE TORNARAM BEM-SUCEDIDOS APÓS ENTENDEREM QUE A COMPETIVIDADE ESTÁ NO COLETIVO

 

Por André Girotto*

Todos os grandes líderes se tornaram bem-sucedidos após entenderem, consciente ou inconscientemente, que a vantagem competitiva está no coletivo. A sabedoria e o aprendizado coletivo fornecem um modelo de negócios que é benéfico tanto no sentido material quanto no emocional.

O equilíbrio entre desafio e competências, alinhado a um propósito e um ambiente que proporcione segurança, autonomia e colaboração, cria aspectos vitais de conexão do ser humano com o meio. Essa conexão faz com que nosso potencial seja de certa forma liberado com mais intensidade. Com isso, passamos a ter um ambiente muito mais criativo, inovador e propício a mudanças e resultados acima do normal.

Conheça os dois pilares da felicidade no trabalho

O primeiro pilar é alguém poder cumprir totalmente seu potencial na função que desempenha. Isso passa por dois processos. O processo de diferenciação envolve percebermos que somos indivíduos únicos, responsáveis por nossa própria sobrevivência e bem-estar, dispostos a desenvolver essa singularidade onde quer que ela nos leve, enquanto desfrutamos da expressão de nosso ser em ação. Já o processo de integração envolve a percepção de que, por mais únicos que sejamos, também estamos completamente envolvidos em redes de relacionamentos com outros seres humanos, com símbolos culturais e artefatos, bem como com o ambiente à nossa volta.

Pode-se dizer que uma pessoa que está totalmente diferenciada e integrada torna-se um indivíduo completo – e, por consequência, aquele que tem a melhor chance de levar uma vida feliz, vital e significativa.

Contudo, a felicidade não simplesmente acontece. Pelo contrário, é algo que nós mesmo fazemos acontecer, resultado de nosso esforço máximo nesse sentido. Sentir-se realizado quando alcançamos nosso potencial é o que motiva a diferenciação e leva à evolução. A experiência da felicidade em ação é o resultado de nossos esforços e realizações. Às vezes, é necessária muita dedicação, e o mais importante é que quanto maior o desejo e maior o empenho, maior se torna a recompensa.

Quando estamos por completo com um propósito claro, que realmente nos desafia a sermos melhores do que já somos e exige que estejamos presentes de corpo e alma, plenos, focados, sem medo de fazer o próximo movimento, convictos do que deve ser feito, pouco a pouco percebemos o quão bem estamos realizando nosso trabalho. É então que sentimos a sensação de conexão, de plenitude.

Nesse momento, entra em cena o segundo Pilar da Felicidade, um estado que os estudiosos apelidaram de flow (fluxo, em português). Ele descreve a maestria máxima que alguém pode atingir. O ápice do ápice. Quando estamos conectados, concentrados, focados, confiantes, isso faz toda a diferença. Não há distinção entre pensamento e ação, entre o eu e o ambiente. O importante é executar cada movimento da melhor forma possível.

Quatro pontos-chave para alguém se conectar com o estado de fluxo

• Objetivos claros: para que uma pessoa se envolva profundamente em qualquer atividade, é essencial que ela saiba precisamente quais tarefas deve realizar, momento a momento.

• Feedback imediato: é difícil para as pessoas se manterem engajadas em qualquer atividade a menos que recebam informações oportunas e “em tempo real” sobre o quão bem estão se saindo. A sensação de envolvimento total da experiência de fluxo deriva em grande parte do fato de que o que se faz importa, que têm consequências. O feedback pode vir do comentário de colegas ou supervisores sobre o desempenho, mas, preferivelmente, é a própria atividade que deve fornecer essa informação.

• Equilíbrio entre oportunidade e capacidade: é mais fácil se envolver completamente em uma tarefa se acreditarmos que ela é importante e está ao nosso alcance. Se parecer estar além de nossa capacidade, tendemos a ficar ansiosos; se a tarefa for muito fácil, ficamos entediados. Em ambos os casos, a atenção se desvia do que precisa ser realizado, a pessoa ansiosa fica distraída, e a entediada, também. Portanto, o equilíbrio entre a dificuldade da tarefa e nossa capacidade de realizá-la desempenha um papel crucial na experiência de fluxo.

• Concentração profunda: quando começamos a responder a uma atividade que possui objetivos claros e fornece feedback imediato, é provável que nos envolvamos nela, mesmo que a atividade em si não seja muito “importante”.

Ao somar todos esses elementos, temos uma sensação de plenitude, de conexão presente, que alguns estudiosos chamam de fluxo (flow, em inglês). Proporcionar isso para as pessoas também é papel de um líder.

*André Girotto, o empresário e palestrante paulista, é considerado o maior treinador de líderes da atualidade, e compartilha o conhecimento que acumula desde 2002 em seu quarto livro, intitulado “Framework da Liderança 10x: A Nova Era da Liderança”. Aos 18 anos, fundou a Sport Moving, que se transformou rapidamente em uma rede de seis academias. Aos 24, se formou Treinador de líderes pela empresa global Dale Carnegie Training. Aos 27, fundou a Netprofit Training, expandindo-a para 27 unidades com mais de 1.000 empresas atendidas, 50 mil líderes treinados e 300 mil pessoas impactadas pelos programas Netprofit.

Marketplaces em alta: o sucesso no mercado

Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Certas estratégias são cruciais para alavancar as vendas e isso começa com o primeiro contato

Marketplaces são uma tendência no e-commerce. Isso porque, os benefícios existem tanto para quem tem seu próprio ambiente, quanto para os sellers, os quais vendem nas plataformas de outros empreendedores. Entretanto, apesar dessa alta, é fundamental as organizações se prepararem da melhor forma para receberem seus grupos alvo, independentemente da época do ano. Isso inclui uma elaboração iniciada pelo atendimento.

O que são marketplaces e qual a sua realidade no mercado?

Esse conceito se remete a uma noção mais coletiva de vendas on-line. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus artigos, dando ao cliente um leque de opções. Desse jeito, trata-se de uma rede cujos vendedores podem fazer suas ofertas dentro da mesma página. Ou seja, é como um shopping center virtual cujos visitantes têm acesso a vários estabelecimentos. Sites como Mercado Livre, Magalu, Americanas, Amazon e a Valeon são ótimos exemplos, inclusive, de acordo com o último relatório Webshoppers, 84% dos empreendedores brasileiros possuem canais ativos em ambientes como esses.

Conforme a ChannelAdvisor, na China, esse tipo de comércio já representa 90% do faturamento do varejo on-line e, nos EUA, 33%. Já no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o crescimento do setor em 2021 foi de 19%.

Principalmente em temporadas de forte atividade, como o Natal, Dia dos Namorados, das Mães e dos Pais, as movimentações tendem a ser significativas. O Dia do Consumidor, por exemplo, em 2022, chegou a um faturamento de R$ 722 milhões, com elevação de 22% em comparação a 2021, de acordo com dados da Neotrust. Contudo, para, de fato, chamar a atenção dos fregueses, apenas preços atrativos e propagandas não são o suficiente, é preciso oferecer uma experiência completa. “Para deixar uma marca positiva é necessário garantir um primeiro contato excelente, indo até o pós-venda. Os responsáveis por esse tipo de negócio tendem a pensar só no produto final entregue, mas toda interação importa”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Um destaque em meio à concorrência é fundamental

Ciente de como apenas qualidade final não é o suficiente, diversos quesitos tendem a ajudar uma empresa a se destacar em meio a tanta concorrência. Logo, diferentes fatores influenciam a posição ocupada nas buscas, seja preço, custo do frete, avaliações, etc. Além disso, é imprescindível identificar como chamar a atenção em detrimento de sellers ocupando o mesmo espaço. Nesse contexto, conhecimento nunca é demais para descobrir como planejar condições visando se sobressair.

Outra questão importante diz respeito aos parceiros mantidos por perto e a estrutura do negócio em geral. Para a quantidade de vendas alcançadas por um programa como esse, investir na atração de indivíduos para promover suas corporações lá dentro, diversificando e ampliando o portfólio torna tudo mais robusto. Além disso, deve haver uma atenção especial à otimização das operações.

Todavia, de nada adianta tomar cuidado com tudo isso e não promover uma boa gestão operacional. Dentre diversos benefícios, a transformação de um e-commerce em um marketplace proporciona ganho de escala das demandas. A partir desse ponto é crucial redobrar a cautela com estratégias adotadas no local omnichannel. Uma administração eficiente é o meio para a criação de modelos de vivência da persona para ela ter uma boa prática nessa aquisição. “Hoje em dia, uma pessoa transita por diferentes pontos de contato. É relevante, então, conseguir alcançar o preciso da melhor forma e naquele momento, assim, há grandes chances de fidelizar”, comenta o especialista.

Dicas para se sair bem no mercado

Antes de tudo é sempre interessante se colocar no lugar dos frequentadores, pois, somente conhecendo bem eles é viável proporcionar oportunidades e elementos favoráveis. Em circunstâncias assim, um bom levantamento de dados para analisar as dores e as necessidades é uma excelente alternativa, tendo em vista como, por meio dessas informações, é fácil identificar qual a busca e como agradar.

No entanto, o ditado é real e, de fato, a primeira impressão fica. Logo, a assistência inicial desse sujeito deve ser levada em consideração de forma primordial. Como anda o seu atendimento? Quais as abordagens utilizadas para lidar com esses interessados? Independentemente de qual seja, a Startup Valeon consegue auxiliar, incrementar e melhorar qualquer estratégia de forma inovadora.

A tecnologia de robôs tem sido cada vez mais utilizada em diversas esferas do cotidiano da população. No geral, essa indústria está em crescimento, de acordo com a VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), as vendas do setor aumentaram em 13% em 2022. Nos primeiros quatro meses, os pedidos recebidos foram elevados em 38%, também em relação ao ano anterior, na Alemanha.

Em todo o mundo, já existem mais de três milhões deles operando em fábricas e pelo menos US$ 13,2 bilhões foram gastos nos últimos anos em novas instalações utilizando esse tipo de modernização. Pelo menos 76% desses investimentos foram feitos por cinco países: China, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha. As indústrias automotiva, elétrica, eletrônica e metálica se destacam nesse uso em seus parques industriais. Porém, no caso do apoio ao consumidor esse artifício também não poderia ficar de fora. Com a Startup Valeon isso é possível para todos os âmbitos. “Nós enxergamos essa assistência como parte do processo de conquista e a colocamos como um pilar principal para os nossos usuários.

Dessa maneira, a firma oferece serviços baseados na aprimoração desse suporte para as companhias parceiras, seja com os tão comentados robôs, responsáveis por atender chamadas e responder mensagens automaticamente, ou com outras ferramentas. Ao todo, há uma flexibilidade sem igual para atender a todo tipo de instituição, com humanos, chat, voz, redes sociais e WhatsApp, o propósito é aumentar os resultados e promover atualização constante.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

domingo, 12 de maio de 2024

MICHEL TEMER DIZ QUE OS CULPADOS PELA NÃO PACIFICAÇÃO POLÍTICA SÃO LULA E A OPOSIÇÃO

 

História de Monica Gugliano e Eliane Cantanhêde – Jornal Estadão

Três vezes presidente da Câmara dos Deputados e presidente da República após um conturbado processo de impeachment presidencial, o segundo em 25 anos no Brasil, Michel Temer acreditava que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ia fazer uma espécie de redenção nacional durante seu terceiro mandato, unindo um País que vem sofrendo com um rompimento social desde 2013. Não foi isso o que aconteceu, lamenta o político.

Apesar da decepção, Temer reconhece que a falta de vontade política não ficou apenas na conta do atual detentor da cadeira mais importante do terceiro andar do Palácio do Planalto. “Foi a oposição que radicalizou? Eu não saberia dizer. Mas acho que foi. Faltou vontade política de um lado e do outro”, analisou o ex-presidente em entrevista exclusiva ao Estadão.

Ao longo da conversa, Temer destaca a importância da oposição para o exercício da democracia.

“A oposição existe para ajudar a governar na democracia. Por que ela ajuda a governar? Porque ela critica, observa, contesta, contraria”, diz, lamentando, porém, que o conceito de oposição foi radicalizado: “Aqui no Brasil nós temos a ideia de que cada governo que chega precisa destruir os governos anteriores, tanto que o vocábulo herança maldita se incorporou ao vocabulário político do País”.

O ex-mandatário também defende que é preciso por fim à disputa entre Poderes: “Cada um ficando no seu quadrado ajuda muito o País porque as pessoas têm que ter ciência e consciência da posição que ocupam”.

Ex-presidente da República, Michel Temer defende que é preciso trabalhar na ideia de um governo de união nacional Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Ex-presidente da República, Michel Temer defende que é preciso trabalhar na ideia de um governo de união nacional Foto: Daniel Teixeira/Estadão© Fornecido por Estadão

Veja os principais trechos da entrevista:

O que o senhor está achando desta confusão entre Legislativo, Executivo…?

Não é por culpa nem do presidente da República, nem evidentemente por conta dos presidentes da Câmara e do Senado, o clima que se criou…

Falta um terceiro agente. Não é só um mal-estar entre Executivo e Legislativo, é entre Executivo, Legislativo e Judiciário, mas especificamente o Supremo Tribunal Federal, não?

Tem razão. Mas, para governar, quem manda no País é o Executivo com o Legislativo. O Judiciário só comparece quando provocado e quando provocado ele tem que dar uma decisão. Mas ele não é um agente governativo do País.

Mas quando há uma crise do Executivo com o Legislativo quem manda mais? Quem é que arbitra? O Supremo, que hoje é acusado de ser que manda no País.

É uma acusação inadequada. Por que é que o Supremo se intromete em tudo? Porque a Constituição é muito ampla. Como ela é muito detalhista, muito pormenorizada, todas as questões vão parar no Supremo. O segundo ponto é que a jurisdição é inerte, mas quando ela é provocada, tem que decidir. Ou vão cobrar: “como é que nós provocamos e não decidiram?” Lamento dizer que muitas e muitas vezes a classe política provoca muito o Supremo. Seja do Executivo, seja do Legislativo. O que se pode é criticar uma ou outra decisão do Supremo sob o foco jurisdicional. Era Rui Barbosa quem dizia: “O Supremo tem o direito de errar por último”. Você pode questionar juridicamente a matéria. Agora, dizer que ele se intromete em tudo por conta própria, não acho.

Há um excesso de críticas ao Supremo?

Crítica tem. Não há dúvida. E essa crítica deriva do que se estabeleceu no País em meio a um conflito muito grande entre dois setores, isto todo mundo sabe. É a radicalização. A polarização é sempre uma coisa útil, porque se usa a palavra polarização para o conflito de ideias, de programas, sistemas. Mas o que há no País é radicalização. A radicalização é que opera os conflitos, porque ela é um passo muito além da polarização. E isto toma conta do País. (…) A Constituição não determina essa radicalização de posições. Ela determina um Estado baseado na ideia da paz interna e internacional. Essa é a regra, é o recado político. Quando a Constituição diz que todos são iguais perante a lei, isso não significa que não vai haver divergência. A divergência tipifica a democracia.

A radicalização é puxada pela oposição?

A democracia impõe a divergência. A oposição existe para ajudar a governar na democracia. Por que ela ajuda a governar? Porque ela critica, observa, contesta, contraria. Na Inglaterra, por exemplo, você tem o shadow cabinet, que é um gabinete que se forma (pela oposição) em paralelo ao gabinete da situação para criticar, para ajudar a governar.

No Brasil não é assim, é?

Não. A oposição tem um sentido político, ou seja, se eu perder a eleição o meu dever é destruir aqueles que ganharam. No Brasil nós temos a ideia de que cada governo que chega precisa destruir os anteriores. Tanto que o vocábulo herança maldita se incorporou ao vocabulário político do País. Se você examinar desde o presidente (José) Sarney até hoje, cada presidente no seu momento histórico fez uma coisa útil. Você não pode negar. O que se estabeleceu no País – não de agora, mas lá de trás – foi uma radicalização brutal. Cada governo que chega, quando critica o governo anterior, não está ajudando a harmonia do País. Eu digo sempre: o presidente Lula vive falando do presidente (Jair) Bolsonaro. Ele é quem mais divulga o presidente Bolsonaro. Imagina se eu fosse fazer isso no meu governo, quando as pessoas me criticavam… E eu ficasse: “Mas a ex-presidente, a ex-presidente…” Eu não dizia nada. Eu ia tocando o governo.

O que o senhor acha dessas emendas que estão correndo no Congresso criando a possibilidade de impeachment e também estabelecendo mandato para os ministros do Supremo?

O impeachment já é previsto. Se houver uma representação do Senado, pode haver um processo de impeachment de ministro do Supremo. A questão do mandato é uma coisa antiga. Na Constituinte, eu sugeri uma emenda propondo nove membros para o Supremo, que seria uma corte exclusivamente constitucional. Seriam indicados três pelo Legislativo, três pelo Executivo e três pelo Judiciário, com mandato de 12 anos. Não foi aprovado. Agora se volta a esse tema. Não tenho nenhuma objeção a que se estabeleça uma emenda dessa natureza. Mas eu digo que fala-se isso porque os ministros atuais são responsáveis por esse quadro? Não. É porque o quadro geral político institucional do País está inteiramente radicalizado.

Michel Temer considera que crítica ao STF advém da radicalização política que tomou conta do País Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Michel Temer considera que crítica ao STF advém da radicalização política que tomou conta do País Foto: Daniel Teixeira/Estadão© Fornecido por Estadão

O que se vê é a troca de acusações, brigas…

Cada um ficando no seu quadrado ajuda muito o País, porque as pessoas têm que ter ciência e consciência da posição que ocupam. É claro que eu sempre dou exemplo da minha vida pública. Eu, quando era líder do MDB, defendia os interesses do partido. Quando fui presidente da Câmara, representava todos os membros da Câmara. Quando era presidente da República, era para todos. Vocês se lembram que a oposição política minha era feroz. Havia uma posição institucional para me derrubar do governo. Não conseguiram, eu passei a faixa. Mas houve uma tentativa brutal, sabe por quê? Porque, em certas ocasiões, eu não dava atenção ao que as pessoas diziam, o que significava até às vezes economizar tempo.

Logo no começo do governo Lula, o senhor defendeu que houvesse um movimento de união nacional. Lula assumiu com esse discurso, mas nada aconteceu. O que faltou?

Faltou ação.

Ação do presidente Lula?

Houve um equívoco, uma distância entre a palavra e a ação. Eu achei ele faria uma espécie de governo de redenção nacional. Ele declararia: ‘eu vou pacificar o País’, o que significa que você vai governar para todos os brasileiros. Não significa que não haverá divergência. Acabei de dizer no início da minha fala, você tem que ter oposição, divergência, tem temas que são delicados. Mas existe a figura do presidente da República, e aqui eu faço um pequeno corte: sempre lembro da figura de Juscelino Kubitschek (1902-1976). Foi um presidente que governou o País há mais de 60 anos. Ele era um homem da pacificação.

O que o senhor acha que aconteceu com Lula? Não soube fazer, o PT não deixou, a oposição não deixou, foi a radicalização?

Acho que faltou talvez um pouco de vontade política de um lado e, de outro lado, como o Brasil já estava radicalizado, houve agressão de todos os lados. Teve também aquele 8 de janeiro que foi um desastre, porque era uma invasão de prédios públicos. Atingiu os prédios numa tentativa de eliminar os Poderes, o que é gravíssimo. Qualquer ataque a essas instituições democráticas é proibido pelo texto constitucional. É um atentado à democracia. Não há dúvidas sobre isso.

Quem tem militância hoje? Bolsonaro tem gente na rua. O presidente Lula e o PT não chegaram a colocar 2.000 pessoas no evento do 1o de Maio. O que está acontecendo com essa radicalização ou polarização que um põe gente na rua e o outro não?

Se Bolsonaro coloca tanta gente na rua, não se pode negar prestígio a ele. Agora, não se podem negar as circunstâncias em que Lula foi eleito. Teve a maioria dos votos, embora com pequena diferença. A circunstância de não ter colocado gente na rua não sei se é problema de organização, de simpatia. Colocar gente na rua não ganha eleição. Mas mostra prestígio.

O senhor falou que a situação do País já foi pior e que agora houve uma melhora. Por quê?

Acho que o Haddad (Fernando Haddad, ministro da Fazenda) está fazendo o possível. A economia começa ou tem perspectiva de ir bem. Não vai indo bem ainda. Li um artigo do Armínio Fraga (ex-presidente do Banco Central), dizendo que não é tão bom como diz. Acho que a economia começa a aparentar melhor. É preciso seguir adiante. Por exemplo: qual é a vantagem do teto para os gastos públicos que eu fiz? Você reduz a dívida pública. A ideia é essa. Agora não é mais teto, é arcabouço. Sabe o que é o arcabouço? É o teto readaptado.

Haddad tem certo apoio do sistema financeiro e de boa parte da mídia. O problema dele está dentro do governo: a relação com a Casa Civil e Lula desautorizando. O senhor acha que é possível conviver com essa situação, onde o ministro da Fazenda é desautorizado pelo presidente e pelo próprio partido do governo?

Isso atrapalha. No meu governo, quando havia uma pequena faísca entre um e outro ministro, eu juntava, às vezes, na minha sala só os dois para conversar. Eu não tinha esse problema. Se você disser: “Isso é útil para o governo?”. Eu creio que não é.

Opinião

Lula foi elogiado a vida inteira por ter uma grande habilidade política para compor. Essa habilidade ainda existe?

Por isso que eu, quando ele assumiu o governo, pensei: “Ele vai dedicar toda a vida dele para tranquilizar o País”. Eu fiquei com isso na cabeça, mas as palavras muitas vezes não corresponderam à ação.

Como o senhor avalia a atuação e as polêmicas em torno do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo?

Alexandre de Moraes é um grande constitucionalista. Eu conheço o Alexandre muito antes de ele ser ministro. E ele fez muito pelo País. Sou obrigado a dizer que, se não fosse a atuação jurídica e corajosa do Alexandre Moraes, talvez não tivesse havido eleições. Ele faz um papel adequado. E é interessante, observando um pouco a distância, que ele agora começa a amenizar algumas situações, você percebe que ele está liberando gente, vai liberando situações, não é? Acho que ele é competente para tanto.

E o que o senhor está achando da mudança do foro?

Na medida em que a jurisprudência é estável, ela também ajuda a estabilizar o País. Você decidir de uma maneira, depois decidir de outra maneira não é bom. É claro que muitas e muitas vezes a jurisprudência também tende ao momento. A pergunta é: o Supremo tem competência para fazer isso? Se tem, não creio que seja um malefício para o País.

Como o senhor viu o papel dos militares no 8 de janeiro? Como avalia a evolução desse ajuste de funções e qual deve ser a reação se houver generais presos?

A hierarquia militar é obediente à Constituição Federal. Eu não tenho dúvidas disso porque eu convivi muito com eles, fosse como o presidente ou vice-presidente da República e até como presidente da Câmara. Há um preconceito contra os militares no Brasil, fruto de 64. Eu nunca tive preconceito. Eu não faço a distinção que as pessoas costumam fazer entre militar e civil porque são brasileiros. Eu não sei se individualmente, a, b, c, d, e, por exemplo, propuseram coisas inadequadas. Mas eles não toparam isso em momento algum. Aliás, convenhamos: golpe no País você só tem se as Forças Armadas quiserem. Como não quiseram, não teve. Dizem que uma parte queria, mas não sei dizer. Talvez algumas pessoas, mas o que vale é a instituição, e na instituição eu nunca vi uma palavra de desapreço pela democracia. Agora, como é que eles vão reagir se houver general preso, confesso a você que eu acho que não será agradável para eles. Mas não creio que isto gere uma espécie de rebelião.

O senhor acha que essa sua declaração vale para Bolsonaro se ele for preso?

Aí eu não sei dizer. Eu não acredito em uma prisão dele, nem acho conveniente criar uma confusão.

Durante seu governo a segurança pública era separada das demais atribuições do Ministério da Justiça. O senhor acha que esse modelo funciona melhor?

Hoje só se fala em segurança. Eu restauraria o Ministério da Segurança. É preciso um organismo nacional que coordene a segurança pública no País, até porque o crime não é apenas estadual. Ele é nem nacional. É transnacional.

Leia a entrevista com o secretário nacional de Segurança Pública

O senhor acha que a segurança pública será um tema central na campanha deste ano?

Em certas capitais, não tenho dúvida. Eu acho que nas cidades médias e pequenas, não creio que seja o ponto central. O que não se pode é transformar uma eleição municipal em uma disputa nacional, porque você tem que pensar no munícipe. Porque mais uma vez as pessoas estão saindo do seu quadrado. O que o morador quer? Quer a rua asfaltada, ele quer ter iluminação, quer ter água, quer ter bom transporte.

O senhor tem conversado sobre isso com o prefeito Ricardo Nunes, que disputa a reeleição?

Eu digo: “Você tem que mostrar por que que é bom viver em São Paulo”. É para o munícipe de São Paulo, não de Alagoas, nem do Ceará. Tem que dizer que é bom viver em São Paulo, porque você está fazendo creches. Obras para a população.

O que uma aliança em torno de Nunes significa em termos de apoio futuro para o governador paulista Tarcísio de Freitas? Seria reunir o eleitorado numa bolha pela candidatura dele à Presidência?

É possível. Se houver essa essa conjugação agora ela vai estabelecer uma reunião de forças políticas para a próxima eleição. Quem vai ser o candidato? Não se sabe ainda. O Tarcísio, evidentemente, é um nome muito cogitado. Ele tem classe, sabe o que diz. E ele é muito disciplinado, ele estuda as questões antes de falar. No meu governo ele foi um dos principais responsáveis pelo programa de parceria e investimentos.

FLAMENGO É CONTRA A PARALIZAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL

Folha de S. Paulo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O diretor de futebol Bruno Spindel afirmou que o Flamengo é contrário à paralisação do Brasileirão porque, no entendimento do clube, o Rubro-Negro pode “ajudar muito mais” a população gaúcha se o campeonato seguir.

Spindel se solidarizou com os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul e disse que o Fla está fazendo de tudo para ajudar. O Rubro-Negro está participando de campanhas de auxílio e disponibilizou as suas instalações esportivas para Inter, Grêmio e Juventude, clubes gaúchos da Série A.

O diretor acrescentou que o Flamengo acredita que pode ajudar mais se o Brasileirão continuar sendo disputado. Ele ponderou que “outras atividades” no Brasil não foram interrompidas em decorrência da catástrofe no sul do país. Spindel falou em entrevista coletiva após a vitória sobre o Corinthians.

“O Flamengo entende que, continuando a trabalhar e exercendo nossa atividade, podemos ajudar mais ainda do que se estiver parado. Uma série de outras atividades no Brasil não foram paralisadas pela catástrofe, estão todos tentando ajudar da melhor forma possível.”, disse Bruno Spindel.

“O Flamengo entende que pode ajudar muito mais se o campeonato seguir. Nos solidarizamos com todo o lado humano, saúde, vidas, e vamos fazer tudo o que tiver para fazer Flamengo vai continuar ajudando dos nossos companheiros. Bruno Spindel”, continuo o diretor de futebol.

O que mais ele disse

“Todos nós, como instituição e seres humanos, somos extremamente solidários a todos do Rio Grande do Sul que estão passando por essa catástrofe. Lado humano vem acima de tudo. Clube tem feito uma série de ações, além da solidariedade, para ajudar o povo do RS. Tudo o que o Flamengo puder ajudar, vai ajudar e vamos continuar. já se posicionou com os coirmaos gauchos, inter e gremio temos amigos lá. colocou nosso CT À disposição. para quando e se julgarem necessários, podem usar nossas instalações. Entende que continuando a trabalhar, temos mais alternativos para ajudar. Hoje, pro exemplo, o Pix da cidadania na camisa foi para o Brasil inteiro.”, finalizou

O que Marcos Braz disse

O vice-presidente de Futebol Marcos Braz também falou sobre o assunto. Ele passou rapidamente pela zona mista após o jogo e disse que os clubes têm de procurar a melhor solução.

“Essa posição quem deve dar é o presidente Rodolfo Landim, que tem essa ligação junto à CBF. Acho que os clubes têm de ajudar da melhor forma possível, contribuir para que essa tragédia seja diminuída, [seja diminuída] a dor de todos os moradores do Rio Grande do Sul. Tem de ver qual é a melhor forma possível. Se a melhor forma possível é essa [paralisar], se caminha para isso. Ou se tem outras formas, mais contundente, que possa se fazer.”, disse Marcos Braz.

“Acho que o presidente, na hora certa, vai dar o tom e fazer o encaminhamento disso. Estávamos em uma semana meio conturbada. Estávamos resolvendo as coisas no CT, ajustando os pontos que achávamos que deveríamos ajustar. Falei pouco com o presidente, mas esse tema fica para ele Marcos Braz.”, finalizou.

 

ENTREVISTA COM LUCIANO HANG DONO DA HAVAN SOBRE A TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL

 

História de JOANA CUNHA – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Luciano Hang, dono da Havan, diz ter recebido inúmeras mensagens de amigos na semana passada, depois que os jornais publicaram uma fotografia da réplica da Estátua da Liberdade, símbolo da rede, diante da cheia em Lajeado (RS).

A imagem ajudou a mostrar a dimensão da destruição que atingiu o Rio Grande do Sul, mas o empresário afirma que é difícil transmitir com precisão o que está acontecendo.

“Não foi uma enchente, foi um tsunami, uma devastação. Tudo por onde passou essa água foi derrubado. É uma coisa que não dá para descrever”, diz.

O prejuízo da companhia está estimado em R$ 30 milhões, mas ele diz considerá-lo pequeno se comparado ao impacto de quem perdeu suas casas.

Segundo o empresário, o plano de contingência da Havan inclui antecipação de décimo terceiro salário e participação nos resultados aos funcionários atingidos.

Hang, que se tornou um ícone da polarização entre Lula e Bolsonaro desde a eleição de 2018, hoje, pede pacificação diante da tragédia e diz ver esforços conjuntos de todos os governos.

“Neste momento, não devemos polarizar uma catástrofe como esta”, afirma.

A tragédia tem sido usada nas redes sociais como munição contra o governo, superando, em alguns momentos, as postagens sobre doações e Pix para ajudar as vítimas. O próprio Hang foi alvo de fake news. Nesta semana, circularam nas redes sociais a falsa informação de que a Havan teria disponibilizado mais helicópteros do que a FAB (Força Aérea Brasileira) para atuar nos esforços no estado, além de outras mentiras. A empresa tem divulgado o trabalho de dois helicópteros para atender a população.

“O governo estadual, municipal e federal estão juntos nessa. Não precisamos dividir nem comparar quem está fazendo mais, quem chegou primeiro. Isso não importa. O que importa é que todos estão querendo fazer o melhor”, afirma.

*Folha – Uma das primeiras imagens da tragédia, que deu a dimensão do nível das águas, foi uma foto em que apareceu uma Estátua da Liberdade da Havan com a água muito elevada. Como foi isso?*

*Luciano Hang -* As pessoas estão vendo na televisão e nas redes sociais o que está acontecendo, não é como vemos daqui. [Após a divulgação da foto] recebi ligações de amigos da Espanha, da Itália e tantos lugares. Foram 22 metros de água. Não foi uma enchente, foi um tsunami, uma devastação. Tudo por onde passou essa água foi derrubado. É uma coisa que não dá para descrever.

*Folha – Quantas lojas a Havan tem no estado?*

*Luciano Hang -* Temos 16 lojas no estado sendo que duas pegaram água, em Lajeado e Porto Alegre, e tem algumas com possibilidade, porque estão na foz da lagoa dos Patos. Lá embaixo, em Rio Grande e em Pelotas, nós também temos duas lojas [sob risco iminente]. Os gaúchos são nossos vizinhos. Temos cinco [pequenas centrais] hidrelétricas no estado, que também foram atingidas.

*Folha – Pode estimar, em valores, o tamanho do prejuízo da Havan?*

*Luciano Hang -* Acho que uns R$ 30 milhões.

*Folha – Como estão os funcionários? Como foi o plano de contingência?*

*Luciano Hang -* Temos 176 lojas. Perdemos pouco perto de outras pessoas que perderam tudo. Uma loja não é o foco do nosso negócio. A gente reconstrói. Daqui a 60 dias, está tudo de pé. Vamos tentar fazer rápido para ser inspiração de que acreditamos no lugar, na cidade, no estado, e acreditamos que não vai mais acontecer outra coisa dessas.

Eu vim para cá no primeiro dia. Consegui vir, mas o tempo estava ruim. E eu disse aos nossos colaboradores: ninguém vai ser deixado para trás. Como fizemos em outras lojas, a gente não vai despedir ninguém. Hoje, estamos pagando décimo terceiro, programa de participação de resultado, antecipando tudo para todas as cidades que foram atingidas. Das 16 lojas, 7 cidades deram água ou teve alguma coisa na cidade. Hoje, todos estão com três salários na conta.

*Folha – Uma parte dos funcionários está desabrigada?*

*Luciano Hang -* Teve gente que perdeu a casa e tudo o que tinha. Vamos, um por um, ver o que podemos fazer.

*Folha – Circulou uma fake news de inteligência artificial falando sobre uma suposta promoção que a Havan estaria fazendo?*

*Luciano Hang -* A Havan só fez um Troco Solidário, em que as pessoas que vão nas lojas ajudam, fazem a doação no caixa. Aliás, é uma campanha de 16 anos. Só que as pessoas estão pegando a minha imagem, usando inteligência artificial, e pedindo pix, falando de falsas promoções de liquidação. É tudo mentira. Não existe nada que a Havan esteja fazendo que não seja o Troco Solidário, que acontece pessoalmente nas nossas lojas. Não estamos fazendo nada que não seja presencial.

Eu tinha certeza de que iriam usar a minha imagem. Eu até brinquei que eu estava passando a minha imagem para os vagabundos. Quem não quer ajudar, que pegue férias neste momento e que não vá roubar aquelas pessoas que têm pouco e que querem ajudar o povo gaúcho.

*Folha – Temos ouvido outros casos de fake news, como a história de que iria faltar arroz. Lembrando que as fake news surgem no contexto de polarização, você tem refletido sobre isso que estamos passando no Brasil com esse fundo da polarização?*

*Luciano Hang -* Neste momento de caos, de catástrofe, temos que nos unir em prol do povo gaúcho e não polarizar. Eu tenho dito que o poder público está ajudando. O poder civil está ajudando, e todos ajudando pelo povo gaúcho. Neste momento, não devemos polarizar uma catástrofe como esta.

*Folha – Essa é a sua avaliação política dos órgãos que estão atuando nesta emergência?*

*Luciano Hang -* Estou voltando pela terceira vez para o Vale do Taquari. Eu vejo o Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar, o Exército, a Marinha, a Aeronáutica, a sociedade civil organizada, todos ajudando. Não é hora de dividirmos o povo brasileiro. Tem que unir para resolver esse problema. Não pode haver política numa coisa como essa. Quando eu falo em governo são os três: municipal, estadual e federal. Todos os órgãos. Todos estão querendo fazer o seu melhor.

*Folha – Desde o primeiro dia, os vídeos que vocês divulgaram mostravam a dificuldade de chegar aos locais atingidos. Quais são as piores dificuldades?*

*Luciano Hang -* No primeiro momento, era a dificuldade de chegar ao Vale do Taquari pelo mal tempo. Nós saímos com as duas aeronaves, elas passaram dificuldade para subir a serra e até pelo litoral. Nossos helicópteros biturbina são helicópteros que voam com IFR [voo por instrumentos], noturno, dentro das nuvens. Por isso, chegamos rápido e bem no princípio do problema.

*Folha – Como é a sua avaliação? É mudança climática que vamos continuar enfrentando nos próximos anos?*

*Luciano Hang -* Somos PhD em enchentes. Nós moramos no Vale do Itajaí [em Santa Catarina, onde foi fundada a Havan]. Nas nossas cidades, Blumenau, Gaspar, Brusque, isso acontece quase que anualmente. A maior que eu vivi foi em 1983, e nunca mais teve uma enchente como aquela.

O que eu quero crer é que talvez eu não viva mais um momento de uma catástrofe como esta. É nisso que eu quero crer. Acho que foi uma tempestade perfeita que aconteceu, em que tudo culminou na tragédia que estamos vivendo agora. Se olharmos para trás, nunca aconteceu. E pode ser que, para a frente, também não vá acontecer.

*Folha – Na época em que faltou oxigênio em Manaus na pandemia, você foi questionado se tinha de fato doado oxigênio. Você tem receio de que as suas ações, agora, sejam comparadas àquele momento?*

*Luciano Hang -* Quem duvidou que eu tinha doado os 200 cilindros de oxigênio errou. Na realidade, eu fiz acontecer, não querendo saber quanto custariam os 200 cilindros. Foi R$ 1 milhão na época, e eu coloquei os 200 no dia seguinte. Agora, também não pensei em nada, em custo, em nada. Simplesmente, falei para os meus pilotos: vão para lá ajudar. Como também fizemos no ano passado, quando deu problema em Rio do Sul (SC) e Taió (SC). Não foi uma catástrofe tão grande, e as pessoas não souberam que os nossos helicópteros também andaram pela região ajudando a população.

*Folha – Como funciona a campanha do Troco Solidário?

*Luciano Hang -* É uma campanha normal, tem 15 anos. A população geral e a aviação civil estão colaborando. O aeroporto de Porto Alegre está fechado, então, tem aeroportos trabalhando direto para a região. Montaram aeroclube para atender a população. O governo estadual, municipal e federal estão juntos nessa. Não precisamos dividir nem comparar quem está fazendo mais, quem chegou primeiro. Isso não importa. O que importa é que todos estão querendo fazer o melhor neste momento de caos. A Havan é uma empresa solidária, e temos a obrigação de ajudar.

*RAIO-X | LUCIANO HANG, 61*

O empresário fundou a Havan em 1986, em Brusque (SC), uma loja com 45 metros quadrados, que nasceu vendendo tecidos e ampliou a oferta de produtos com itens importados, eletrônicos e brinquedos. A partir dos anos 1990, consolidou o perfil de megalojas e, em 2018, se tornou conhecido politicamente ao apoiar a campanha de Bolsonaro.

O NÚMERO DE DESALOJADOS NO RS É GRANDE E A TENDÊNCIA É AUMENTAR

 

História de Redação – Jornal Estadão

O número total de pessoas desalojadas em decorrência das fortes chuvas que há dias assolam o Rio Grande do Sul chegou a 537 mil na noite deste sábado, 11, segundo balanço mais recente da Defesa Civil do Estado.

Trata-se de uma diferença expressiva em relação aos números divulgados um pouco mais cedo, às 12h, quando 339 mil pessoas estavam nessas condições.

Ao todo, 136 pessoas morreram por conta das chuvas no Estado, mas esse número pode aumentar. Novas chuvas são esperadas no Estado ao longo dos próximos dias.

Além disso, conforme o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado às cerca de 19h pela Defesa Civil, há 125 desaparecidos, além de 806 feridos entre as pessoas já resgatadas.

Voluntários tentam resgatar pessoas no bairro São João, em Porto Alegre; barcos e jetskis particulares circulam pelo bairro Foto: Wilton Junior/Estadão

Voluntários tentam resgatar pessoas no bairro São João, em Porto Alegre; barcos e jetskis particulares circulam pelo bairro Foto: Wilton Junior/Estadão© Fornecido por Estadão

Cerca de 537,3 mil pessoas estão desalojadas no Rio Grande do Sul. Entre elas, ao menos 81 mil estão em abrigos. A situação já afeta mais de 2,1 milhões de gaúchos, segundo o balanço.

Ao menos 446 dos 497 municípios do Estado foram afetados. Foram resgatados, até aqui, 74 mil pessoas e 10 mil animais, em ações que mobilizam um efetivo estadual de 27 mil pessoas.

Ao mesmo tempo, as próprias vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul assumem a linha de frente de salvamentos, em cenário praticamente sem precedentes na história do Estado.

Como mostrou reportagem do Estadão, depois de perder tudo, com barcos improvisados, sem estrutura e equipamentos, moradores se revezam há dias para resgatar vítimas em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Alerta

Diante da previsão de chuva forte neste domingo, 12, em grande parte do Rio Grande do Sul, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas para o risco de novas inundações e deslizamentos de terra no Estado.

De acordo com o órgão, o Lago Guaíba receberá toda água que se desloca pelas bacias dos rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, “agravando muito a situação da cidade de Porto Alegre”. O nível do Lago Guaíba se encontra em 4,58m, 1,58m acima da sua cota de transbordamento.

O SÍMBOLO DA NEXT CUSTOU A STEVE JOBS 100 MIL DÓLARES

História de Viny Mathias – IGN Brasil

"Eu resolvo seu problema, você me paga": o dia que Steve Jobs pagou US$ 100 mil por um logo que dividiu especialistas

“Eu resolvo seu problema, você me paga”: o dia que Steve Jobs pagou US$ 100 mil por um logo que dividiu especialistas© Fornecido por IGN Brasil

Dizer que Steve Jobs era alguém peculiar é chover no molhado. Ele não era como os outros e por isso triunfou. Porém, ao longo de sua vida há momentos que podemos chamar de curiosos, para dizer o mínimo. Um desses momentos é sobre o que falaremos hoje. Jobs precisava de um logo para a empresa que fundou quando foi demitido da Apple e acabou pagando US$ 100 mil por isso.

Após ter sua saída forçada por John Sculley, ele criou a NeXT, uma empresa que poderia ter concorrido com a Apple, mas que inicialmente não teve o sucesso esperado. Seu computador mais famoso foi aquele cubo cujos moldes custaram US$ 650 mil para ter os cantos com exatamente 90 graus. No geral não vendia muito, mas seu sistema operacional era muito bom, a tal ponto que a Apple decidiu comprar a NeXT para mantê-la, e com isso Steve Jobs voltou a fazer parte da empresa de sua vida.Steve JObs com uma roupa da NeXT (Imagem: Reprodução via Applesfera) O fator mnemônico

Voltemos ao logotipo da NeXT. US$ 100 mil dólares (que hoje custariam mais de meio milhão de reais). Pode parecer muito, mas não chega nem perto do logo mais caro da história. O da BBC custou US$ 1,8 milhão e o da BP US$ 210 milhões, por exemplo. Se compararmos esses valores com o que Jobs pagou na época, dá pra dizer que ficou barato.

O designer contratado para a ocasião foi Paul Rand, um profissional completo que estava por trás de logos bem famosos como FordIBM ou ABC. Por isso, quando a NeXT o contratou para desenhar seu logo, ele forneceu um livro de 100 páginas onde explicou, passo a passo, todo o processo criativo que levou ao seu design final. No livro, Rand diz:

“Idealmente, um logotipo explicaria ou sugeriria a empresa que simboliza, mas isso raramente é possível ou mesmo necessário. O símbolo da IBM, por exemplo, não sugere nada sobre computadores, exceto o que o espectador lê nele. As listras agora estão associadas a computadores porque as iniciais de uma grande empresa de informática possuem listras. O mesmo vale para o símbolo da ABC, que não sugere televisão. Os fatores mnemônicos de ambos os logotipos são dispositivos gráficos: listras e círculos. Neste exemplo, o ‘e’ [de NeXT] é o fator mnemônico.”

A letra ‘e’ era o fator mnemônico do logo da NeXT (Imagem: Reprodução via Applesfera)

Mas estamos falando de cabeças pensantes. E Steve Jobs estava inquieto, queria um punhado de soluções, não uma única alternativa. Porém, em entrevista, Steve Jobs explicou que:

“Perguntei se ele conseguia pensar em alguma opção e ele disse: ‘Não, eu resolvo o seu problema e você me paga. Você não precisa usar a solução. Se você quiser opções, converse com outras pessoas’.”

Foi um logo inovador. Naquela época, o estilo de múltiplas cores, letras diferentes ou qualquer coisa do tipo não era muito popular. Alguns até dizem que foi de certa forma o precursor do Google. Talvez isso seja um pouco exagerado, mas seria imprudente negar que não tem pelo menos uma leve inspiração no ar.

Logo da NeXT, feito por Paul Rand (Imagem: Reprodução via Applesfera)

Dá para dizer que hoje, com o minimalismo que reina no mundo (inclusive além do corporativo), não teria dado certo. Na verdade, muitos criticam que se tratava de um logo muito ancorado à sua época (embora seu lançamento em 1986, de certa forma, se antecipou às cores da década de 90), com uma estética antiga. Com certeza esse logo teria sido atualizado para sobreviver nos dias atuais.

Naturalmente, o mundo de logos é um terreno demasiado subjetivo para podermos determinar com certeza quem está certo. Por um lado temos quem pensa que este logo da NeXT nasceu velho e preso numa época “cafona”, mas por outro lado, há quem o considera uma obra-prima revolucionária. Independente de qual lado você escolha, não dá para negar que o logo possui uma personalidade.

Pessoalmente, eu curto muito mais logos chamativos e coloridos do que o minimalismo de hoje (saudades logos dos times da NBA no início dos anos 2000). E você?

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A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É A MAIOR INVENÇÃO DA HISTÓRIA MUNDIAL

 

História de Notas & Informações – Jornal Estadão

Se tudo o que amamos na civilização é um produto da inteligência, a criação de uma inteligência artificial (IA) capaz de realizar as operações mais complexas da inteligência humana em milésimos de segundo pode ser a maior invenção da história mundial. A euforia com as novas tecnologias de IA generativa são justificadas. Mas também o pavor: os humanos poderiam se tornar simplesmente obsoletos. Mas poderiam realmente?

A capacidade das novas máquinas de computar dados e sintetizá-los já supera em muito as capacidades humanas. Ainda assim, resta a questão: quem gera esses dados?

Um modo mais humilhante, mas realista, de descrever máquinas de IA é, na expressão da linguista Emily M. Bender, “papagaios estocásticos”. “Os amplos modelos de linguagem são impressionantes em sua habilidade de gerar uma linguagem realista, mas no fim das contas eles não entendem verdadeiramente o sentido da linguagem que estão processando”, diz Bender. Assim, as previsões realizadas por uma máquina que aprende sozinha estão essencialmente repetindo conteúdos dos dados. Em outras palavras, se uma máquina eficiente é alimentada com dados confiáveis, os resultados serão provavelmente confiáveis, mas, se os dados não são confiáveis, os resultados serão o inverso.

Os próprios programadores reconhecem isso. Uma pesquisa da News Media Alliance, que representa mais de 2 mil publicações, averiguou que as empresas de tecnologia utilizam “desproporcionalmente” as notícias online e conteúdos de revistas e jornais digitais para treinar seus softwares de IA. Uma análise do Washington Post revelou que as 10 principais fontes utilizadas para treinar os “modelos de linguagem grande” são veículos de mídia profissional. “Nossa própria presença (online) está dando credibilidade para essas plataformas que de outra forma seriam preenchidas por nonsense caça-cliques e informação desregulada”, resumiu Katie French, editora da Newsquest.

As empresas de tecnologia têm resistido a remunerar as fontes dessas informações com base na jurisprudência americana do “uso justo” (fair use), segundo a qual “o uso por inovadores de modos transformadores de materiais protegidos por direitos autorais não infringe esses direitos”. Pode-se questionar até que ponto isso se aplica à aprendizagem da máquina. Humanos utilizam obras protegidas por direitos autorais para aprender. Mas quando os robôs utilizam esses materiais para gerar conteúdo disponibilizado ao público e explorado comercialmente, parece inequívoco o dever de remuneração.

A prova de que as empresas de IA reconhecem isso é o acordo fechado com o grupo alemão Axel Springer pela OpenAI, que remunerará pelo uso de mídias como Bild, Politico e Business Insider.

Após meses de negociações frustradas para se fechar um acordo similar, o New York Times (NYT) se tornou a primeira grande empresa de mídia norte-americana a processar a OpenAI e a Microsoft sobre seus robôs, “por lucrar com a infração massiva de direitos autorais, a exploração comercial e a apropriação indevida da propriedade intelectual do Times”. O jornal alega que as empresas têm buscado “surfar livremente sobre o investimento massivo do Times em seu jornalismo, utilizando-o para construir produtos substitutivos sem permissão ou remuneração”. Até há pouco tempo, um internauta que quisesse, por exemplo, reproduzir a receita de macarrão com queijo do NYT teria de bancar o pagamento de uma assinatura. Hoje ele pode simplesmente pedi-la a um chatbot.

Uma opção para as mídias jornalísticas seria bloquear o acesso dos robôs aos seus websites. Isso evitará as perdas, mas não trará ganhos a ninguém. Máquinas treinadas com informação ruim, gerando conteúdos com informação ruim, só produzirão resultados ruins: mais desinformação e ameaças ao debate democrático.

Se os robôs das empresas de tecnologia geram conteúdos utilizando dados apurados por jornalistas profissionais e lucram com isso, nada mais razoável que parte desses lucros seja repassada a quem gerou esses dados. Isso, sim, será um uso justo e benéfico a todos.

FELIZ DIA DAS MÃES VIVAS E ETERNA SAUDADES DAS QUE PARTIRAM

 

Mundo das Mensagens

Nesta data em que celebramos todas as mães, não podemos deixar de lembrar aquelas que já partiram deste mundo. Este é também o Dia das Mães Falecidas, e a elas deixo minha sincera homenagem!

Sua marca continua viva através dos filhos que trouxeram ao mundo e que tanto amaram, e no coração dos que ficaram para sempre baterá a saudade das guerreiras que foram.

Às que partiram fica o agradecimento, a homenagem por tudo que fizeram, e aos que ficaram e sofrem com saudade, peço que Deus se lembre dos seus corações e os possa consolar.

AS EMPRESAS E SUAS MARCAS DEVEM DAR PRIORIDADE À CULTURA LOCAL

 

*Gustavo Alves

Em outubro do ano passado, a L’Occitane au Bbrésil lançou, junto com a atriz Grazi Massafera, o filme “É tempo de Caju na pele!”. Nos segundos iniciais, vemos um caju, fruto que tem tanta representatividade para o Nordeste brasileiro, pendurado pela castanha e preso em uma árvore que não é um cajueiro.

Esse equívoco levou a uma repercussão negativa nas redes da marca, levando à pouca aceitação da campanha por parte do público. Esse deslize pode parecer irrelevante para quem não vive a realidade do Nordeste, mas, para quem está inserido nessa cultura, ver algo de tamanho significado ser utilizado de forma equivocada por uma marca pesa nos aspectos sentimentais para com ela.

Elaborar uma estratégia regional demanda conhecimento local aprofundado, pois é muito fácil cometer deslizes e fomentar certos estereótipos a depender da região. Sendo uma estratégia mercadológica ou não, é preciso entender como seu produto/serviço será inserido naquele local e como os atuais concorrentes, caso existam, atuam.

Dialogando com seu mercado

Independentemente de sua marca ser a primeira a atuar no setor daquela região ou não, é imprescindível criar uma conexão com a cultura local, pois não deveríamos adaptar comunicações de acordo com um direcional nacional, e sim criá-las exclusivamente para cada região.

O Nordeste tem potencial criativo para expandir ainda mais seus horizontes – basta um olhar fora da bolha e, principalmente, do eixo Rio-São Paulo -, mas, infelizmente, muitos Estados da região têm uma imagem construída por quem está de fora como pouco evoluído ou precário.

Thaynara OG, influenciadora digital e maranhense, eleva a cultura do seu Estado por meio dos seus canais há anos. Por exemplo, o São João da Thay, promovido pela influenciadora em benefício do UNICEF, já acontece há muito tempo; mais do que uma comemoração, o evento serve para mostrar ao Brasil as possibilidades que existem fora do que está à altura dos nossos olhos.

Já no Norte, há 15 anos atrás, a Coca-Cola, patrocinadora a 25 anos do festival de Parintins, no Amazonas, abriu mão da sua principal cor, o vermelho, para dar espaço para o azul em uma ação no festival; no mesmo evento, o Banco Bradesco também deixou de lado a predominância vermelha e abriu espaço para o azul. Cases como esses nos mostram a possibilidade de marcas territórios que têm capacidade para gerar conexão, ou não, em locais sentimentais e de muito significado para cada um.

De maneira prática, utilizar abordagens tailor made garante maior agilidade, foco naquilo que precisa de fato ser resolvido e, claro, personalização. Mas, independentemente do modo de trabalho, o foco está na necessidade de falar a língua de quem queremos atingir.

Recomendações para sua marca acertar em outras regiões

Embora o exemplo da L’Occitane mostre que a marca está buscando ampliar sua área de atuação, é importante que as marcas tenham bastante cuidado na hora de se apropriar de outras culturas para abrir seu leque de potenciais consumidores. Afinal, é sabido que existe uma disputa acirrada para conquistar espaço não apenas na mídia, mas também na mente das pessoas.

A seguir, confira dicas que podem potencializar sua campanha com estratégias regionais:

1. Não apareça de surpresa e suma: Conquiste seu território e permaneça nele, cada vez mais forte e criando novas conexões com o público. É um grande risco para marcas que aproveitam apenas da sazonalidade para promover suas mensagens em regiões onde a maior parte do tempo não se vê nada sobre elas.

2. Não adapte material, crie: Crie de acordo com a realidade apresentada. Cada povo tem suas culturas e hábitos, cabe respeitar e usar aquilo que de fato seja relevante e, de alguma forma, entretenha. Adentre de fato na proposta e bons caminhos criativos surgirão.

3. Invista em agências, produtoras e veículos locais: Além de testar formatos exclusivos e provar da criatividade local, os clientes e anunciantes podem favorecer o mercado local alocando seus investimentos em propriedades regionais. É preciso levantar essa pauta, já que agências, produtoras e veículos locais têm, sim, potencial para levar sua mensagem ainda mais longe, invista na Startup Valeon do Vale do Aço.

Por fim, a questão é maior que isso: ela ultrapassa o que é campanha ou qualquer estratégia. Estamos falando de locais com potenciais criativos brilhantes que precisam ser enxergados e investidos.

*Gustavo Alves, sócio e Head de Projetos e Atendimento na Karu, agência de marketing especializada em soluções tailor made.

FANS TOKENS DA VALEON

Os Clubes de Futebol no Brasil e no Mundo estão alinhados fora de campo e estão investindo em inovação e no mercado de criptoativos, mais especificamente as Fans Tokens que são moedas digitais chamadas de CHILIZ(CHZ).

A novidade é atribuir um valor de ativo financeiro a um produto com o qual o fã cria relacionamentos e experiências com o Clube de Futebol e que antes era apenas um serviço sem valor de revenda ou de valorização desse ativo. As Fans Tokens ajudam os clubes a melhorar a parte financeira.

Assim como nenhum elemento do marketing faz nada sozinho, não só em clubes, mas em qualquer empresa, as Fans Tokens também precisam ter a imagem trabalhada para chegar ao consumidor de forma clara, oferecendo algo que seja palatável e legível ao torcedor, ou seja, as pessoas precisam entender do que se trata este ativo digital para poder consumi-lo.

Como toda inovação, as Fans tokens ainda estão numa fase inicial e todos nós estamos aprendendo com elas. Não podemos perder de foco é que a tecnologia não pode ser o fim, a tecnologia é simplesmente o meio e é a chave para o engajamento e temos que compreender que a tecnologia pode gerar lucro, construir operações sustentáveis, proteger a integridade da concorrência, desenvolver multiplataformas e muito mais.

Engajar os fãs não é algo exclusivo do esporte. Pelo contrário, todas as marcas querem encantar seus consumidores e engajá-los das mais variadas formas. Descobrir essas formas é uma das muitas atividades de quem trabalha com comportamento do consumidor.

Em marketing, podemos definir o engajamento do cliente como os comportamentos espontâneos, interativos e cocriativos do consumidor, principalmente em trocas não transacionais entre consumidor e empresa para atingir seus objetivos individuais e sociais.

Em outro contexto, porém, podemos pensar no engajamento como um estado de espírito motivacional relacionado à marca e dependente do contexto de um cliente, caracterizado por níveis específicos de atividade cognitiva, emocional e comportamental nas interações da marca. E, nesse aspecto, surge um fator importante: como os consumidores engajados fornecem referências e recomendações para produtos específicos, o engajamento do cliente é um elemento-chave nas estratégias das empresas para o desenvolvimento de soluções, de novos produtos e retenção de clientes. É aqui que surge a ideia da monetização.

A Startup Valeon cria as FANS TOKENS VALEON para premiar uma enorme comunidade de consumidores que utilizam as redes sociais, que são o nosso público-alvo, que são as pessoas que achamos que podem realmente se beneficiar do nosso produto que é a Plataforma Comercial Marketplace Valeon e muitas vezes não possuem o conhecimento básico de como o nosso produto funciona.

As Fans Tokens são para aqueles que não querem apenas ser espectadores, mas para aqueles que desejam ter um papel mais ativo na comunidade das redes sociais.

A tokenização fornece novas maneiras inspiradoras de classificar valor, criando novos ativos ou reinventado os tradicionais, abrindo portas para melhoria de processos totalmente novos, fluxos de receitas e envolvimento dos clientes com novas oportunidades.

Pensando nisso, a Startup Valeon através do seu Site, aposta na possibilidade de trazer o consumidor que pode estar longe ou não conhece a Valeon para perto da gente e ainda ser nosso colaborador participando ativamente do nosso desenvolvimento, gerando transformações e tendo o direito de fornecer conhecimentos específicos para o desenvolvimento do Site.

Valor do Fan Token Valeon = R$ 1,00

Solicitamos a colaboração dos consumidores do Vale do Aço para as oportunidades de influenciarem em algumas decisões do nosso dia-a-dia e quanto maior o peso de suas opiniões, mais Fan Tokens irá ganhar.

1 – Você pode auxiliar no desenvolvimento do nosso Site Valeon verificando alguma possibilidade de melhoria nele.

Prêmio: 50 Fan Token Valeon

2 – As Empresas, Serviços e Profissionais que desejarem participar aderindo suas Publicidades e Propagandas ao Site Valeon terão descontos.

Prêmio: 30% na mensalidade

3 – Sugestões de Internautas que queiram incluir ÁLBUNS DE MÚSICAS de até 150 MB NA COLEÇÃO DE MÚSICAS do Site Valeon.

Prêmio: 20 Fan Token Valeon

VALIDADE DAS FANS TOKENS VALEON: 06 MÊSES

IPAT/1/01/2024

Envie sua MENSAGEM por e-mail no site da Valeon

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

sábado, 11 de maio de 2024

GOVERNO E EMPRESAS CHEGAM A UM ACORDO PARA REONERAR A FOLHA DE PAGAMENTO

 

História de Notas & Informações – Jornal Estadão

Após um longo embate, o governo anunciou um acordo para reonerar a folha de pagamento de 17 setores da economia de maneira gradual. Pela proposta anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a tributação continuará zerada neste ano e voltará a ser cobrada de maneira escalonada entre 2025 e 2028.

Duas vezes derrotado por um Congresso amplamente favorável à medida, o governo apelou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reequilibrar o jogo na marra. Pela liminar concedida pelo STF, as empresas teriam de recolher a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha já no dia 20 deste mês, fator que obrigou os setores a sentar à mesa de negociação com o Executivo.

Se o acordo ficou longe do ideal para as empresas, o governo também teve de ceder na busca de um meio-termo. Haddad queria dar fim imediato à desoneração, mas aceitou adiá-la até o início de 2025, quando a cobrança será restabelecida de maneira escalonada – 5% no ano que vem, 10% em 2026, 15% em 2027 e 20% em 2028.

A Fazenda ainda terá de encontrar maneiras de compensar uma renúncia de R$ 20 bilhões neste ano, bem como desenhar uma solução para os pequenos municípios, também incluídos no benefício. O governo, no entanto, tem consciência de que sua vitória parcial tem prazo de validade curto, e o próprio ministro Haddad reconheceu que o modelo atual de tributação da folha está ultrapassado.

Reportagem publicada pelo Estadão expôs o tamanho desse anacronismo. Segundo José Pastore, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os encargos trabalhistas custeados pelas empresas superam os salários pagos por elas a seus funcionários. Representam nada menos que 103,7% das remunerações.

Pastore já havia apontado essas distorções há 30 anos, em artigo publicado pelo Jornal da Tarde em 9 de fevereiro de 1994. O texto alertava que os encargos sociais eram uma das causas do aumento do desemprego – além, é claro, dos efeitos da recessão que assolou o País durante a década de 1980. Nem mesmo os países europeus, conhecidos pela política de bem-estar social, tinham encargos tão elevados quanto os cobrados no Brasil.

Décadas atrás, para evitar aumentar custos fixos num cenário de incertezas, as empresas preferiam pagar horas extras aos funcionários a contratar novos trabalhadores. Hoje, o problema explica parte do fenômeno da ascensão do empreendedorismo – que, em muitos casos, não tem qualquer relação com a abertura de novos negócios.

É evidente que há brasileiros que querem de fato empreender, mas é inegável que muitos se tornam pessoas jurídicas (PJs) ou microempreendedores individuais (MEIs) apenas para sobreviver num mercado de trabalho dominado por baixos salários e informalidade. Na falta de uma solução estrutural, recorre-se a puxadinhos, como a pejotização, os MEIs e a desoneração da folha de pagamento.

É fato que a medida foi prorrogada sucessivas vezes pelo Legislativo, mas a gênese dessa política remete ao ano de 2011 e ao governo Dilma Rousseff, que pretendia estimular setores em dificuldades atrelando o benefício à manutenção de empregos. Como se diz em Brasília, nada mais permanente que um programa temporário de governo.

É essencial que o governo assuma a responsabilidade de construir um novo sistema que valha indistintamente para todos os brasileiros e setores econômicos – e é fundamental que ele desonere a folha para todos os setores, o que ampliará a formalização do mercado de trabalho, melhorando a base de arrecadação da Previdência. A inação e a falta de liderança do Executivo são um estímulo ao ativismo de um Congresso sensível às dificuldades do setor privado.

Não se trata mais de uma questão meramente trabalhista. Projeções sobre a Previdência mostram não haver alternativa que não seja a revisão de políticas que comprometem sua sustentabilidade. Será preciso enfrentá-las, por mais impopulares que essas pautas sejam, a não ser que o governo prefira assistir de camarote ao colapso do sistema de proteção social.

PROPOSTA DE FIM DA ESCALA DE TRABALHO 6X1

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