domingo, 12 de maio de 2024

O SÍMBOLO DA NEXT CUSTOU A STEVE JOBS 100 MIL DÓLARES

História de Viny Mathias – IGN Brasil

"Eu resolvo seu problema, você me paga": o dia que Steve Jobs pagou US$ 100 mil por um logo que dividiu especialistas

“Eu resolvo seu problema, você me paga”: o dia que Steve Jobs pagou US$ 100 mil por um logo que dividiu especialistas© Fornecido por IGN Brasil

Dizer que Steve Jobs era alguém peculiar é chover no molhado. Ele não era como os outros e por isso triunfou. Porém, ao longo de sua vida há momentos que podemos chamar de curiosos, para dizer o mínimo. Um desses momentos é sobre o que falaremos hoje. Jobs precisava de um logo para a empresa que fundou quando foi demitido da Apple e acabou pagando US$ 100 mil por isso.

Após ter sua saída forçada por John Sculley, ele criou a NeXT, uma empresa que poderia ter concorrido com a Apple, mas que inicialmente não teve o sucesso esperado. Seu computador mais famoso foi aquele cubo cujos moldes custaram US$ 650 mil para ter os cantos com exatamente 90 graus. No geral não vendia muito, mas seu sistema operacional era muito bom, a tal ponto que a Apple decidiu comprar a NeXT para mantê-la, e com isso Steve Jobs voltou a fazer parte da empresa de sua vida.Steve JObs com uma roupa da NeXT (Imagem: Reprodução via Applesfera) O fator mnemônico

Voltemos ao logotipo da NeXT. US$ 100 mil dólares (que hoje custariam mais de meio milhão de reais). Pode parecer muito, mas não chega nem perto do logo mais caro da história. O da BBC custou US$ 1,8 milhão e o da BP US$ 210 milhões, por exemplo. Se compararmos esses valores com o que Jobs pagou na época, dá pra dizer que ficou barato.

O designer contratado para a ocasião foi Paul Rand, um profissional completo que estava por trás de logos bem famosos como FordIBM ou ABC. Por isso, quando a NeXT o contratou para desenhar seu logo, ele forneceu um livro de 100 páginas onde explicou, passo a passo, todo o processo criativo que levou ao seu design final. No livro, Rand diz:

“Idealmente, um logotipo explicaria ou sugeriria a empresa que simboliza, mas isso raramente é possível ou mesmo necessário. O símbolo da IBM, por exemplo, não sugere nada sobre computadores, exceto o que o espectador lê nele. As listras agora estão associadas a computadores porque as iniciais de uma grande empresa de informática possuem listras. O mesmo vale para o símbolo da ABC, que não sugere televisão. Os fatores mnemônicos de ambos os logotipos são dispositivos gráficos: listras e círculos. Neste exemplo, o ‘e’ [de NeXT] é o fator mnemônico.”

A letra ‘e’ era o fator mnemônico do logo da NeXT (Imagem: Reprodução via Applesfera)

Mas estamos falando de cabeças pensantes. E Steve Jobs estava inquieto, queria um punhado de soluções, não uma única alternativa. Porém, em entrevista, Steve Jobs explicou que:

“Perguntei se ele conseguia pensar em alguma opção e ele disse: ‘Não, eu resolvo o seu problema e você me paga. Você não precisa usar a solução. Se você quiser opções, converse com outras pessoas’.”

Foi um logo inovador. Naquela época, o estilo de múltiplas cores, letras diferentes ou qualquer coisa do tipo não era muito popular. Alguns até dizem que foi de certa forma o precursor do Google. Talvez isso seja um pouco exagerado, mas seria imprudente negar que não tem pelo menos uma leve inspiração no ar.

Logo da NeXT, feito por Paul Rand (Imagem: Reprodução via Applesfera)

Dá para dizer que hoje, com o minimalismo que reina no mundo (inclusive além do corporativo), não teria dado certo. Na verdade, muitos criticam que se tratava de um logo muito ancorado à sua época (embora seu lançamento em 1986, de certa forma, se antecipou às cores da década de 90), com uma estética antiga. Com certeza esse logo teria sido atualizado para sobreviver nos dias atuais.

Naturalmente, o mundo de logos é um terreno demasiado subjetivo para podermos determinar com certeza quem está certo. Por um lado temos quem pensa que este logo da NeXT nasceu velho e preso numa época “cafona”, mas por outro lado, há quem o considera uma obra-prima revolucionária. Independente de qual lado você escolha, não dá para negar que o logo possui uma personalidade.

Pessoalmente, eu curto muito mais logos chamativos e coloridos do que o minimalismo de hoje (saudades logos dos times da NBA no início dos anos 2000). E você?

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